Malawi - Habitat Natural


ogcjme

Recommended Posts

Boas,tenho num aquario de 120*50*60

 

tenho 3 +edras calcarias, e silica como areão.

 

peixes:

 

1 macho e 2 femeas Aulonocara nyassae

1 macho Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"

1 macho Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot"

1 casal Metriaclima greshakei

1 macho e 2 femeas Labidochromis caeruleus( que foram hoje tranferidos para um aqua de 80cm para ver se reproduzem)

 

O problema é o seguinte, os casais não se entendem, o neon spot não deixa ninguem se aproximar do seu territorio, as femes aulonocaras estam-se a tornar agressivas, e ainda não houve uma unica reprodução, vieram para ca todos jovens a cerca de 5 meses, os niveis da agua estão excelentes....

é normal haver diversas perseguiçoes entre eles?

o que posso fazer para que haja reprodução?

posso por mais especies?

sera que fiz bem em separar os Labidochromis caeruleus

segue foto:

aq.jpg

 

AJUDEM-ME

Editado por Marco Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,tenho num aquario de 120*50*60

 

tenho 3 +edras calcarias, e silica como areão.

 

peixes:

 

1 macho e 2 femeas Aulonocara nyassae

1 macho Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"

1 macho Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot"

1 casal Metriaclima greshakei

1 macho e 2 femeas Labidochromis caeruleus( que foram hoje tranferidos para um aqua de 80cm para ver se reproduzem)

 

O problema é o seguinte, os casais não se entendem, o neon spot não deixa ninguem se aproximar do seu territorio, as femes aulonocaras estam-se a tornar agressivas, e ainda não houve uma unica reprodução, vieram para ca todos jovens a cerca de 5 meses, os niveis da agua estão excelentes....

é normal haver diversas perseguiçoes entre eles?

o que posso fazer para que haja reprodução?

posso por mais especies?

sera que fiz bem em separar os Labidochromis caeruleus

 

AJUDEM-ME

 

bem, qual o tamanho do aqua?

primeiro que tudo é arranjar femeas para os machos solteiros

sim, nos Malawis é normalicimo haver perseguiçoes

 

quanto aos caeruleus, se sao peixes a mais no aqua principal, sim, fizeste bem, o minimo aconselhado, sao 100l, mas num aqua de 80cm, nao é perigo de morte......

 

para que eles se reproduzam, aconselho-te paciencia e que arranjes os pares que te faltam....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa, desculpa, ja vi o tamanho do aqua, nao me parec pequeno para esses peixes, tenta meter mais pedras a dividir o aqua em territorios, para tentares acalmar os animos aos bichos....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,tenho num aquario de 120*50*60

 

tenho 3 +edras calcarias, e silica como areão.

 

peixes:

 

1 macho e 2 femeas Aulonocara nyassae

1 macho Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"

1 macho Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot"

1 casal Metriaclima greshakei

1 macho e 2 femeas Labidochromis caeruleus( que foram hoje tranferidos para um aqua de 80cm para ver se reproduzem)

 

O problema é o seguinte, os casais não se entendem, o neon spot não deixa ninguem se aproximar do seu territorio, as femes aulonocaras estam-se a tornar agressivas, e ainda não houve uma unica reprodução, vieram para ca todos jovens a cerca de 5 meses, os niveis da agua estão excelentes....

é normal haver diversas perseguiçoes entre eles?

o que posso fazer para que haja reprodução?

posso por mais especies?

sera que fiz bem em separar os Labidochromis caeruleus

 

AJUDEM-ME

 

 

 

qual a temperatura que tem no aqua>?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

a temperatura está excelente, não é por aí! Quase de certeza que tens falta de rochedo nesse aqua, pois 3 rochas é muito pouco para a definição de territórios (a não ser que sejam rochedos enormessss, todos esburacos :D )

 

Experimenta colocar mais rochas, criar várias tocas e arranjar algumas fêmeas para os solteirões!

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso,

também apostava em criar mais "tocas" (colocando pedra) e acertar os rácios.

 

Por vezes alterar o layout (tirar e mudar a colocação da pedra) também ajuda (especialmente na inserção de novos peixes) obriga-os a redefinir os territórios.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso,

também apostava em criar mais "tocas" (colocando pedra) e acertar os rácios.

 

Por vezes alterar o layout (tirar e mudar a colocação da pedra) também ajuda (especialmente na inserção de novos peixes) obriga-os a redefinir os territórios.

 

Cumps.

 

Sinceramente, esotu um pouco farto dos malawi, so para apanhar os careoleus, lixei a decoração toda, vou vender tudo e meter 3 oscars, são peixes que interagem com as pessoas, não fogem cada vez que nos aproximamos do aquario, e da prazer alimentar:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, esotu um pouco farto dos malawi, so para apanhar os careoleus, lixei a decoração toda, vou vender tudo e meter 3 oscars, são peixes que interagem com as pessoas, não fogem cada vez que nos aproximamos do aquario, e da prazer alimentar:)

 

 

Com uma afirmação dessas só demonstra que não tens experiência nenhuma (pelos vistos nem queres vir a ter) com ciclídeos do Malawi, caso contrário perceberias que não tem qualquer fundamento. Os Mbunas também interagem com as pessoas e são capazes de nos transmitir sensações espectaculares. Simplesmente tens de dar tempo ao tempo, não podes estar à espera que eles já te conheçam e que te comam na mão.... :crazyeyes:

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com uma afirmação dessas só demonstra que não tens experiência nenhuma (pelos vistos nem queres vir a ter) com ciclídeos do Malawi, caso contrário perceberias que não tem qualquer fundamento. Os Mbunas também interagem com as pessoas e são capazes de nos transmitir sensações espectaculares. Simplesmente tens de dar tempo ao tempo, não podes estar à espera que eles já te conheçam e que te comam na mão.... :)

Abraço,

 

Não é questão de me querer apressar, gastei bastante dinheiro, tempo, e investiguei bastante antes de tomar cada passo, mas estou desiludido por ver por exemplo o yellow sided a dar mocadas a todos, não ver criações, mas tens razão...a minha solução é a mais facil...vou-me seguir por ti, vou insestir com os malawi:), quarta vou redecorar o meu aqua, podes dar-me o teu mail para te mandar fotos dele para me dares a tua opiniao?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo não está a resultar no teu aqua.

 

A agressividade entre Mbunas é uma característica, mas é possível encontrar um equilibrio que proporcione animação suficiente sem que o aqua se torne cenário de batalha campal.

 

E como se faz isso?... Não existe uma receita, há algumas ideias estabelecidas mas o melhor mesmo é a experiência.

 

Posso te dar o meu exemplo, de momento tenho num aqua de 240lts (1.20m de frente) 5 espécies num total de 17 peixes (juvenis e adultos, sem contar o ancistrus e synodontis), todos se dão bem, raramente me aparecem com barbatanas ratadas, e tenho criações frequentemente (então os saulosi é semana sim, semana sim).

 

Tenho alguns conflitos ocasionais, mas o labeo fuelle que está no topo da hierarquia dá uma ajuda, impondo a sua autoridade.

 

É claro que tenho que acompanhar os desenvolvimentos diariamente, pois à medida que alguns peixes crescem e outros envelhecem, há sempre algum que se faz "à vida" e tenta a sua sorte para subir na hierarquia. Para além disso, por vezes noto que determinado individuo está mais stressado (provavelmente um dia mau) e em determinado dia tentar distribuir cacetada ao "colegas" da mesma espécie ou até de outra diferente. Se a coisa perdura por vários dias tenho de intervir, separando ou alterando o layout. Às vezes é mesmo necessário acertar o número de peixes e retirar ou colocar algum.

 

Para iniciar, a escolha de espécie conhecidas por mais pacíficas são também uma ajuda.

 

Finalmente, há também uma questão de gosto pessoal que é no meu entender incontornável.

No meu caso, foi precisamente o contrário. Iniciei no hobby com amazónicos (plantado) e só depois de montar o Malawi (ainda mantenho um aqua de 84lts plantado, que não teria montado se soubesse o que sei hoje) é que percebi que a "minha onda" são ciclídeos africanos, mais própriamente do lago Malawi.

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Marco e o Daniel é preciso ter paciência e estudar cada situação, para que sirva de experiência a situações futuras. Quanto aos peixes fugirem, a principio isso é normal, eu adquiri há cerca de um ano um casal de Labeotropheus fuelleborni com 2 anos e tal na altura, estão agora a caminho dos quatro anos, vieram do Porto, um casal com várias reproduções - quando entraram no meu aquário separaram-se e meteram-se em tocas, cada um em seu lado do aquário, assim viveram quase dois meses, mal se viam, hoje mandam no aquário, vêm comer à mão e têm reproduções mensais. São estas alterações de comportamento e adaptação que tornam estes peixes fascinantes, mas claro está, há que ter paciência.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

Como podes ver, a paciência é um dos segredos da aquariofilia. Costuma-se dizer que as coisas boas demoram tempo, as más surgem rapidamente.

Agora um conselho: acho que continuas com poucas rochas. Deves criar grutas onde as fêmeas "cheias" possam repousar e onde os alevins se escondam quando forem libertados. Sem isso, serão presa fácil e passarão a "comida viva"...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Viva,

Como podes ver, a paciência é um dos segredos da aquariofilia. Costuma-se dizer que as coisas boas demoram tempo, as más surgem rapidamente.

Agora um conselho: acho que continuas com poucas rochas. Deves criar grutas onde as fêmeas "cheias" possam repousar e onde os alevins se escondam quando forem libertados. Sem isso, serão presa fácil e passarão a "comida viva"...

Boas, o meu aqua foi completamente remodelado, e ja ca cantam alevins de careoleus, e juntei mais umas especies neste momento

tem a seguinte fauna:

Aulonocara nyassae (2f+1m)

Labidochromis caeruleus (2f+1m)

Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot" (1m+1f)

Pseudotropheus Salousi (1m+1f)

Melanochromis cyaneorhabdos 1

Metriaclima estherae "Minos Reef" (4f+1m)

Cynotilapia sp Hara (1m+1f)

 

segue uma foto geral

 

P1260005.jpg

 

 

Abraço

 

 

Paulo Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem sei que tenho aberto diversos topicos, em que na maioria falam do mesmo, pois bem, este sera o que manterei actualizado com o historial do meu aqua.

 

Começando pela historia inicial, ja desde pequeno que tenho aquarios, onde mantive discos, e depois um Oscar, de tamanho familiar, agora com uma vida de casado e pai de filhos...resolvi voltar para a minha paixao...aquariofilia.

comprei um aqua de 360Lts, 1,20c*60a*50l, segui o conselho do Eduardo da Redfish e segui em frente com um aquario de Malawis, no inicio sinceramnete senti-me arrependido, pois sempre que entrava no escritorio, todos se escondiam, e não havia qualquer interacção comigo.

o aspecto do aquario tambem estava bastante morto...

aq-1.jpg

 

depois, resolvi ler e ler e mais ler, artigos deste site, onde juntei algumas peças e tentei melhorar o aquario, tanto em especies, como em habitat para eles, coloquei ais esconderijos, sei que é mais dificil de os ver, mas eles sentem-se mais protegidos, e agem com mais naturalidade, quando me aproximo do aquario, vem todos ao topo em busca de comida, e depois, cada um por si para os seus buracos...

 

P2070122.jpg

Adquiri um aquario de 100lts para as futuras crias, e passado uma semana a Labidochromis caeruleus apareceu de boca cheia, passei por alguns maus bocados, que referi num outro topico, mas ja ca estao os novos inqulinos da MAC...

 

neste momento mantenho a seguinte fauna...

 

Aulonocara nyassae (2f+1m)

Labidochromis caeruleus (2f+1m)

Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot" (1m+1f)

Pseudotropheus Salousi (1m+1f)

Melanochromis cyaneorhabdos 1

Metriaclima estherae "Minos Reef" (4f+1m)

Cynotilapia sp Hara (1m+1f)

 

 

seguem fotos...

Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot"

sera um macho?

ando com BASTANTES problemas em ter um casal deste magnifico peixe...

P2070098.jpg

 

Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot"

 

sera uma femea?

P2070097.jpg

 

Cynotilapia sp Hara

P2070096-1.jpg

casal de Aulonocara nyassae

PC300007.jpg

femeas Aulonocara nyassae

P2070111.jpg

macho Aulonocara nyassae

e peixe desconhecido...

aquario.jpg

 

sera este (do meio) um macho Pseudotropheus Salousi em fase de transformaçao?

parece-me de boca cheia...

P2070104.jpg

femea Metriaclima estherae "Minos Reef" da horta do Ricardo Antunes

 

P2070132.jpg

 

Macho Metriaclima estherae "Minos Reef" da horta do Ricardo Antunes

P2070134.jpg

 

Plecostomos

P2070131.jpg

 

umas gerais

 

P2070122-1.jpg

 

P2060086.jpg

 

P1260005-1.jpg

 

desculpem este topico vir assim dividido, mas ainda sou novo nisto...

aos que tiverem a paciencia de ler, se puderem ajudem-me com as minhas questoes, façam criticas e claro elogios para aumentar a vontade

 

 

Abraço

 

Paulo Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, tudo bem?

 

 

O aquário está de facto muito melhorado, de qualquer forma eu aconselharia um pouco mais de esconderijos. Repara que o facto de às vezes existirem muitas rochas num aquário (o que também nao será o caso) tal não significa que existam esconderijos em condições. Tenta recriá-los com as rochas que tens disponíveis e sempre acautelando as derrocadas. Acredita que com a quantidade de peixes que tens, eles vão agradecer. As valisnérias foi deveras uma óptima escolha!

 

Boa sorte com esse projecto e vai informando sobre a evolução do mesmo!

 

 

Um abraço,

 

P.S: Aiii esse plecostomus em 360 litros!! Vai crescerrrrrrrrrr......

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, ai vai mais uma bela de uma postura:)

Aulonocara nyassae

o macho logo de manha, andava a abrir caminho por todo o aquario de forma a que ninguem se aproxima-se da sua femea

deixo-vos um video de forma a partilhar o acontecimento

 

video

 

 

Paulo Jorge

Editado por ogcjme
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Estava a ler este tópico e também para ver as fotos e, embora mais que atrasado na resposta (mas também sou novo por aqui :angel: ) reparei que no aquario tens algo que se parece com um tronco.

 

Não sei que evolução teve desde essas fotos e, se fôr mesmo um tronco, sugiro a sua remoção. Os troncos têm tendência a amaciar a água através de substancias que vão largando além de acastanhar a água - isto não significa que não se mantenha cristalina mas se tirares um copo cheio deve dár para reparar.

 

No entanto, é pequeno e provavelmente sem impacto mas continua anti-natura e contraproducente.

 

Dizias algures que tinhas atrás do aulonocara um desconhecido... Assim de repente só se vê o traseiro do animal mas tenho quase a certeza que é um melanochromis johannii.

 

Já agora, o aulonocara com mbunas não é boa ideia num aquário especialmente por causa do tipo de alimentação. Claro que pelo que leio as experiências divergem pelo que há quem tivesse mantido os dois tipos mas creio está tudo relacionado com o tamanho do aquário.

 

Uma coisa é certa, não lhes chamam "pavões" à toa :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais