Pseudotropheus sp. Acei "Msuli"


Ricardo Paula

Recommended Posts

Amigos,

 

 

Comprei a dois dias um Pseudotropheus sp. Acei "Msuli" adulto, acontece que não me come Sera Granugree, Granured, que alimentação come este bicho?

agradecia que me ajudassem com urgência, pois o bicho não come a dois dias :puppydogeyes:

 

Abraços,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

Comprei a dois dias um Pseudotropheus sp. Acei "Msuli" adulto, acontece que não me come Sera Granugree, Granured, que alimentação come este bicho?

agradecia que me ajudassem com urgência, pois o bicho não come a dois dias :(

 

Abraços,

Ricardo

 

Boas,

 

Experimentaste perguntar onde o compraste o que lhe davam de comer?!

 

É normal que peixes mudados do seu ambiente demorem a ambientar-se ao novo e isso inclui a alimentação... mas fica atento pois pode ser sintoma de algo mais grave.

 

Atenção que o Granured não é o mais adequado a esse menino...

 

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Experimentaste perguntar onde o compraste o que lhe davam de comer?!

 

É normal que peixes mudados do seu ambiente demorem a ambientar-se ao novo e isso inclui a alimentação... mas fica atento pois pode ser sintoma de algo mais grave.

 

Atenção que o Granured não é o mais adequado a esse menino...

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

 

Amigo,

 

Comprei na Aquaplante, no dia em que chegaram a loja :)

 

vou esperar mais um dia para ver, alface come ele mas Granugreen tá quieto :( talvez flocos?

 

Abraço,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que o Granured não é o mais adequado a esse menino...

 

 

Tal como referiu o João e bem, esse granulado não é o mais adequado, aliás, existe muita gente a cometer o mesmo erro com outros mbunas... Experimenta outro tipo de granulados a ver se ele pega, por exemplo JBL Novo Rift. Se ele come alface, à partida será mesmo um problema de adaptação, mas se teimar em rejeitar comida fica atento a essa situação....

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já referi experimenta a dar-lhe granulado seco para gato triturado no 1.2.3, alternas com papa caseira à base de vegetais, não há mbunas que não devorem, quer alvins quer peixes que já adquiri adultos e com outros hábitos alimentares. É velos a crescer saudáveis e com reproduções.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixe que não come, não é bom sinal (especialmente em Mbunas, que são vorazes).

 

Mas poderá ser aquilo que já foi falado, habituação.

 

Os Acei gostam de vir à tona de água.

Experimenta dar-lhe flocos, para ver se pega (Sera Flora, é que dou aos meus, intervalod com GranuGreen, Dainichi e Hikari).

 

Sendo a maioria dos Mbunas (e no caso os Acei) herbívores, são recomendados granulados com grande teor vegetal e percentagens de proteina inferiores a 50%.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a proteina não deve passar muito a casa dos 30%, no caso do granulado que lhe dou a composição é esta:

Ingredientes:

 

Cereais (min. 4%), Carnes e subprodutos animais (min. 4% carnes no recheio dos pockets), Extractos de proteínas vegetais, Óleos e gorduras, Substâncias minerais, Peixes e subprodutos de peixes (min. 4% atum nos croquetes bege), Legumes (min. 4% cenouras nos croquetes cor de laranja, min. 4% ervilhas nos croquetes verdes).

 

Análise Química (%):

Proteína bruta: 32 / Gordura bruta: 12.5 / Cinza bruta: 8 / Fibra bruta: 1.5 / Cálcio: 1.1 / Fósforo: 1 / Magnésio: 0.11.

 

Vitamina A: 12000 Ui/kg, Vitamina D3: 1200 Ui/kg, Vitamina E (alfa-tocoferol): 150 mg/kg, Taurina: 1000 mg/kg.

 

Níveis de vitaminas garantidos até à data de durabilidade mínima. Cobre (sulfato cúprico): 10 mg/kg. Com antioxidantes, corantes e conservantes autorizados pela UE.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Parece ser uma questão de adaptação, pois a fome apertou e ja come Granugreen, mas vou a mesma dar-lhes papa caseira e alternando com granulado para gatos,

vou tambem ver o granulado da Jbl.

 

 

mais uma vez obrigado pela vossa ajuda :)

 

Um abraço,

Ricardo

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joao marques,

 

com apenas 30% de fonte proteica numa base diária, reforcava com krill ou artémia congelada (que dou aos meus 1 vez por mês).

 

as rações ditas para "vegetarianos" têm por volta de 40% de proteina (dainichi veggie deluxe 38%, dainichi veggie fx 39%, sera granugreen 38%, sera flora 42%, hikari excel 35%).

 

No seu ambiente natural, para alem de rapinar algas também faz parte da sua dieta os pequenos crustáceos e larvas de insecto (entre outros) que populam o aufwuchs.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joao marques,

 

com apenas 30% de fonte proteica numa base diária, reforcava com krill ou artémia congelada (que dou aos meus 1 vez por mês).

 

as rações ditas para "vegetarianos" têm por volta de 40% de proteina (dainichi veggie deluxe 38%, dainichi veggie fx 39%, sera granugreen 38%, sera flora 42%, hikari excel 35%).

 

No seu ambiente natural, para alem de rapinar algas também faz parte da sua dieta os pequenos crustáceos e larvas de insecto (entre outros) que populam o aufwuchs.

 

Cumps.

 

Boas Daniel, o que eu achava demais era andar na casa dos 50%, de resto a papa caseira tem também como ingrediente o camarão com alguma fonte proteica, eu não me posso queixar dos resultados, claro que esta é apenas a minha experiência e tem o valor que tem, com esta alimentação durante um ano felizmente nunca me morreu um peixe, têm nascido e crescido saudáveis, ainda não sei o que é um peixe doente, pelo que não vejo motivo para mudar ou estar a gastar balurdios em comidas ditas comerciais.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João.

 

à volta (ou superior) de 50% só rações para carnívoros/omnívoros, no meu entender para herbívoros sempre abaixo da fasquia do 50%.

Convém não esquecer também que nem todos os Mbunas são herbívoros puros.

No meu caso por exemplo, mantenho iodotropheus, caeruleus e cynotilapias, todos eles omnívoros que têm necessidades diferentes dos herbívoros.

 

Não tenho nada contra papa caseira, acho que é base de uma boa alimentação se a receita for adequada.

Acredito acima de tudo que a dieta tem de ser diversificada, e as rações permitem isso.

O que me parece também é que a alimentação de Mbunas não pode ser exclusivamente à base de "alface" e ainda que não a proteina não

predomine, esta deve estar presente.

 

A rações comerciais têm apenas uma vantagem em relação à papa caseira, os aditivos.

Na verdade nas melhores rações estão presentes aditivos naturais de coloração e outros essenciais para prevenção da boa saúde dos peixes (soja, cálcio, vitaminas, minerais e outros). Bem sei que estes aditivos também podem ser adicionados à papa caseira, mas tal processo tornaria complicado e sobretudo bem mais cara a elaboração de papa caseira.

 

Mas são opções, e se tens bons resultados parece-me bem manter essa dieta (em equipa que ganha não se mexe).

 

Do meu lado e seguindo uma dieta exclusivamente à base de rações comerciais (vario entre 4 a 5 rações e flocos) tenho resultados idênticos aos teus, nenhuma baixa e criações frequentes (os saulosi então, é semana sim, semana sim).

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João.

 

à volta (ou superior) de 50% só rações para carnívoros/omnívoros, no meu entender para herbívoros sempre abaixo da fasquia do 50%.

Convém não esquecer também que nem todos os Mbunas são herbívoros puros.

No meu caso por exemplo, mantenho iodotropheus, caeruleus e cynotilapias, todos eles omnívoros que têm necessidades diferentes dos herbívoros.

 

Não tenho nada contra papa caseira, acho que é base de uma boa alimentação se a receita for adequada.

Acredito acima de tudo que a dieta tem de ser diversificada, e as rações permitem isso.

O que me parece também é que a alimentação de Mbunas não pode ser exclusivamente à base de "alface" e ainda que não a proteina não

predomine, esta deve estar presente.

 

A rações comerciais têm apenas uma vantagem em relação à papa caseira, os aditivos.

Na verdade nas melhores rações estão presentes aditivos naturais de coloração e outros essenciais para prevenção da boa saúde dos peixes (soja, cálcio, vitaminas, minerais e outros). Bem sei que estes aditivos também podem ser adicionados à papa caseira, mas tal processo tornaria complicado e sobretudo bem mais cara a elaboração de papa caseira.

 

Mas são opções, e se tens bons resultados parece-me bem manter essa dieta (em equipa que ganha não se mexe).

 

Do meu lado e seguindo uma dieta exclusivamente à base de rações comerciais (vario entre 4 a 5 rações e flocos) tenho resultados idênticos aos teus, nenhuma baixa e criações frequentes (os saulosi então, é semana sim, semana sim).

 

Cumps.

 

Daniel, tens toda a razão, mas eu não dou só papa caseira, dou igualmente o granulado seco da wiskas, que se analizares bem no post anterior tem todos esses nutrientes de que falas... proteina, vitaminas, sais minerais, aminoácidos, etc.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais