TPA's  

107 votos

  1. 1. Ferquencia das TPA's

    • Diariamente
      23
    • Semanalmente
      52
    • De 2 em 2 semanas
      12
    • De 3 em 3 semanas
      9
    • Mensalmente
      1
    • De 2 em 2 meses
      2
    • De 3 em 3 meses
      3
    • De 4 em 4 meses
      0
    • Outra
      5
    • Não faço TPA's
      0
  2. 2. Quanta Água?

    • 5%
      3
    • 10%
      13
    • 20%
      29
    • 30%
      22
    • 40%
      5
    • 50%
      4
    • Outra
      1
    • Não Faço TPA's
      0


Recommended Posts

Olá,

 

Na minha opinião e para completares o inquérito, faltaria um outro quadro que era o da quantidade de Água/Aquario.

 

Quando maior "menos" manutenção:

eu no meu de 24 L, faço manutenção 2 em 2 dias, com TPA´s

no de 100L semanalmente com trocas de +- 15% e sistemas de filtros 20 em 20 dias (lâ ou esponjas)

no de 200L semanalmente com trocas de 20 a 30 % e filtros entre essas datas mas de 20 em 20 dias

 

0-20L

21-40L

41-60L

61-80L

80-100L

100-150L

151-200L

201-250L

251-300L

300-+

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem... respondendo ao tópico, resta-me dizer que com essa votação, ou outra qualquer, não se vai chegar a nenhuma conclusão :)

 

É aquilo a que se chama, um tópico de 'encher chouriços'... quer queiram, quer não :P

 

Eu tenho plantados... faço assim ou assado. Vem outra pessoa qualquer, que tem um comunitário qualquer, e faz de outra maneira... vem ainda outro indivíduo qualquer, que tem ainda mais uma maneira...

 

Em que é que ficamos? Será que há alguma das pessoas que faz melhor que os outros? Não...

 

Não existem regras para se fazer uma TPA... há conselhos, mas não passam disso.

 

O que pode funcionar para mim, não quer dizer que funcione para vocês, e vice-versa. Cada aquário é um caso, e tentar generlaizar uma coisa que não o pode ser... para mim, é uma perda de tempo.

 

Só para terem uma ideia, tenho 2 aquários plantados cá em casa, e cada um tem necessidades específicas em termos de TPA's.

 

Por isso, e mais uma vez, é algo que na minha opinião, não vale a pena estar a discutir.

 

O importante é serem feitas, quando e na quantidade que devem ser feitas :(

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Se quiseres apagar um tópico, faz um report do mesmo com a razão pela qual o queres apagado. Se esta fôr plausível, qualquer administrador/moderador se encarregará de o fazer.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,...

 

 

Concordo em pleno com as afirmações, mas simplesmente tenho que mencionar, que para tudo na vida existem certas medidas preventivas ás quais se devem tomar em atenção.

 

Depois,... cada um á sua maneira, mas num principio deve haver uma informação generalizada para que todos os principiantes (como eu), possam atingir uma meta.

 

Se num principio ninguém me informa-se que tinha que fazer TPA ao meu aqua, estava bem "lixado", como o uso de váriada "maquinaria".

Agora,..., agora já me tento informar, consultar, ler,... uma serie de coisas que num presente ou melhor, que num futuro, me torne um melhor conhecedor deste novo mundo.

 

Ignorancia não é doença, é ou pode ser uma falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema.

 

AQUAROFILIA

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%A1rio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

eu acho que esta discusao e boa para se aprender algo.

acho que e facil chegar a uma conclusao por exemplo

 

aquario de 200lt por norma tpa's de semana a semana de 30%

aquario de 200lt com um peixe podemos continuar com o mesmo tpa

aquario de 200lt com 10 discos urgente tpa's 2 em dois dias com 20%

so conhecendo o nosso aquario poderemos definir o melhor tpa para ele

claro que existe sempre uma base de suporte que e o conhecimento que temos adquirido ao longo deste anos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Concordo com o que anteriormente foi dito, por alguns elementos.

Mas cada aquario tem caracteristicas muito proprias e estar a comparar todos os tipos de aqua quanto ao numero TPA's é muito subjectivo

As TPA's são feitas de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um é um facto. Mas fazer 50% 1x semana ou 10% dias alternados EM PRINCIPIO o resultado seria semelhante o que é falso, pois um aqua plantado, comunitario ou de por exemplo discos têm necessidades muito proprias, que se vão aprendendo ao olhar para o aquario e ver se as coisas estão a correr bem ou nem por isso.

O que me leva a dizer que temos de saber controlar o aqua não so pela realização de testes, mas a cima de tudo pela observação do estado do mesmo.

 

Conclusão : TPA's são fundamentais, agora mais ou menos, de maior ou menor volume vai das necessidades proprias do aqua e não do que queremos que ele seja.

 

Abraços

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.