Onde andam e em que condições estão os nossos espadas?


Recommended Posts

Boas.

 

Abri este tópico para "juntar" os amantes dos espadas, saber onde estão localizados os peixes e em que condições são mantidos.

 

Eu tenho 3 espadas, 2 femeas e um macho.

 

 

Macho

 

373.jpg

 

 

Femeas

 

254.jpg

 

343.jpg

 

 

 

Todos os meus espadas estão em Linda a Velha num aqua de 60x30x30, plantado, filtro 75w e filtro fan1 50-300l/h.

Como companheiros têm 4 corys e 3 ampulárias marfim.

Tenho um tronco que serve de esconderijo para enventuais alvins e tenho plantado, musgo de java, fetos de java e valisnérias

 

Tento alimenta-los da forma mais variada, dou-lhes 2 a 3 vezes por dia, artémia, lavras de mosquito ou flocos.

 

É importante relembrar que estes peixes que gostam de ser mantidos em águas ligeiramente salgadas (que não é o caso dos meus), porém nunca é de mais alertar que o sal poderá prejudicar os restantes residentes, por isso é uma opção para quem os mantém.

 

O meu macho tem cerca de 8 cm e as femeas 10 e 11.

Ao contrário do que se diz vulgarmente, que os espadas andam à superficie do aqua, os meus espadas andam pelo aquario todo, desde o fundo à superficie.

 

Mantenho-os a uma temperatura de 23cº e ph 7.2

 

(evitem fugir ao assunto do tópico)

Editado por pamivelmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pamivelmo

 

Eu neste momento tenho 1 espada femea o macho faleceu algum tempo atrás, agora tenho uma ninhada de espadinhas e estão em Formoselha, Santo Varão, Montemor-o-Velho. e també concordo que eles percorrem o aquario todo a minha femea deve ter uns 5 a 6 cm, neste momento estou a preparar o meu aquário grande com 85 l depois ponho fotos. da Femea e dos putos que penso colocar no aquario de 20l ainda este fim de semana.

 

Quanto à temperatura ronda os 26º e para não esquecer que a minha sala é um poço de gelo.

 

Noto também que os meus peixes com uma temperatura inferior ficam um pouco aninhados como se tivessem frio. O Barbo Verde e Colisa são os companheiros da minha espada os putos estão na maternidade Só até amanhã Sabado (prevenir é melhor) eles estão todos vivos até à data.

 

Alimentação à base de Nutrifex, Flocos SERA e Granulado SERA eles preferem os 2 primeiros.

A alimentação dos putos é feita neste momento com um pó da SERA.

 

Noto que começam a ter alguma cor no corpo especialmente nas caudas. e desde o dia 2 até hoje dá-me a senssação que estão mais bonitos e maiorzinhos estou a escrever num livro o seu desenvolvimento.

 

Boas a todos.

 

Artur

Editado por Tui Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu comprei em primeiro lugar um belo macho de lira, e posteriormente uma femea "normal".

A femea vinha prenha e neste momento tenho 6 dos seus filhotes com 2 meses a nadarem livremente em 30L, com pH 7 e companheiros neons, tanictis, botias, cory e plecto. Tanto macho como femea acabaram por morrer, mas nao sem antes me deixarem a sua descendencia: 11 alevins do cruzamento entre especie normal com cauda de espada de lira. Vamos ver o que este cruzamento vai dar!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que tens ai peixes com necessidades de "agua" diferente e parece me muito povoado para 30Litros o que leva os numeros de amonia a subir e poderás ter mais baixas.

 

Está tudo no de 30 litros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou amantes de todos os estilos de espadas, mas apenas possuo espadas com cauda-de-lira, que são os meus preferidos.

 

Todos os meus espadas estão em minha casa divididos por dois aquários um de 80x40x40, ao qual lhe dei o nome de “AquaDream”, plantado (mas a precisar de mais plantinhas diferentes), aquecedor de 150w e um filtro de 460 litros por hora, e outro de 60x30x30 aquecedor de 75w e filtro 300l/h.

 

O “AquaDream”, é composto por 5 coridoras, 3 ampulinárias ( 2 marfim e 1 dourada ( gentilmente trocadas com o furista Zolgi )), guppys HalfBlack AOC, Espadas Cauda de lira, mollies, red’s Cherrys, casal de barbos cereja, e um comedor de algas chinês, enfim muita gente linda e colorida. Tem um tronco plantado com musgo de Java que está maravilhoso, de flora tenho valisnérias gigantes, riccia (muita), Cabombas , e outras. Tenho-os à temperatura de 24ºC e ph de 7h.

 

Alimento-os de uma forma variada, dou-lhes 2 a 3 vezes por dia, com granulado próprio e flocos, repartindo, e dando o granulado de manhã.

 

Em relação aos espadas tenho vários de diversas cores, como por exemplo ananás, laranja, e laranja com cauda preta. Todos bastante bonitos, e como sabem os machos são mais pequenos que as fêmeas.

 

De ninhadas tive recentemente uma ninhada apenas de ananás bastante bonita e anteriormente tem sido laranjas de rabo preto, todas elas com cauda de lira, e duas das fêmeas já adultas que tenho que nasceram cá tem cauda de lira com três bifurcações, que são maravilhosas e já tenho mais uma ninhada dessas a caminho.

 

Agora esperem que gostem.

 

Fêmea, criada por mim e é filha da ananão com um por-do-sol:

img064tj4.jpg

 

 

Mais uma fêmea, são irmãs de ninhada.

img060go9.jpg

 

 

Um macho que em todas as fotos recentes sai desfocado, este também é irmão delas apenas da parte da mãe.

dsc08640va4.jpg

 

 

Agora a minha mais que tudo, que felizmente acabou de me dar uma bela ninhada igual a ela.

Nesta foto tambem aparece uma filha e o macho por-do-sol, todos cauda de lira, o macho não se nota muito.

peixes009io2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão alguns dos meus. Eram inicialmente 5 (2 M e 3 F) agora são 10. Aqua de 54 litros, semi-plantado.

 

Geral

 

DSCF0836.jpg

 

 

 

Um macho e uma fêmea. Este macho só tem um olho, mas isso não o impede de ser o rei do aquário.

 

DSCF0847.jpg

 

 

 

Três gerações, e por baixo das pedras que se vêem ao fundo anda um sobrevivente com meio centímetro...

 

DSCF0844.jpg

 

 

Desculpem a qualidade das fotos, mas são uns irrequietos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui vai um dos meus que esta num aqua com estas caracteristicas

 

aqua 100x40x50 cm

filtro esterno EHEIM 2217

 

corridoras de varias especies

varios guppys

varios alvelins guppys

varios platys

varios alvelins platys

3 mollis

7 ampularias marfim

5 neons cardinais

5 neons chineses

5 neons verdadeiros

5 neons com risca encarnada

5 neons negros

2 Comedor de Algas Chinês(CAE)

3 Comedores de algas siameses (SAE)

2 cardina japonica

5 danio zebra

 

HPIM0140.jpg

 

os outros esta no aqua da maria esta um link na minha assinatura

Editado por toyota

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que tens ai peixes com necessidades de "agua" diferente e parece me muito povoado para 30Litros o que leva os numeros de amonia a subir e poderás ter mais baixas.

 

Está tudo no de 30 litros?

 

Pois, realmente deviam tar prai em 60L... mas é o que há...POR AGORA! :) o macho morreu a levar pancada da femea e a femea deve ter sofrido muito stress quando andei a modificar o layout todo... Não foi problema de amonia, porque ando "em cima" dela, com testes semanais e TPAs bisemanais!

Agora espadas só alevins! É deixar crescer!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Abri este tópico para "juntar" os amantes dos espadas, saber onde estão localizados os peixes e em que condições são mantidos.

 

Eu tenho 3 espadas, 2 femeas e um macho.

Macho

 

373.jpg

Femeas

 

254.jpg

 

343.jpg

Todos os meus espadas estão em Linda a Velha num aqua de 60x30x30, plantado, filtro 75w e filtro fan1 50-300l/h.

Como companheiros têm 4 corys e 3 ampulárias marfim.

Tenho um tronco que serve de esconderijo para enventuais alvins e tenho plantado, musgo de java, fetos de java e valisnérias

 

Tento alimenta-los da forma mais variada, dou-lhes 2 a 3 vezes por dia, artémia, lavras de mosquito ou flocos.

 

É importante relembrar que estes peixes que gostam de ser mantidos em águas ligeiramente salgadas (que não é o caso dos meus), porém nunca é de mais alertar que o sal poderá prejudicar os restantes residentes, por isso é uma opção para quem os mantém.

 

O meu macho tem cerca de 8 cm e as femeas 10 e 11.

Ao contrário do que se diz vulgarmente, que os espadas andam à superficie do aqua, os meus espadas andam pelo aquario todo, desde o fundo à superficie.

 

Mantenho-os a uma temperatura de 23cº e ph 7.2

 

(evitem fugir ao assunto do tópico)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!! estou a responder sobre onde andam os espadas, pq ainda me restam 2 femeas, e nao sei quantos alevins de espadas, que estao sos num aqua de +- 70 lts, a pergunta é a seguinte: ja os tenho a aproximadamente 2 meses e nao crescem por ai alem, o mesmo acontece com os alevins dos gupies, embora note um crescimento nestes + rapido, a alimentacao k lhes dou é so a normal para alevins, não lhes dou + nada! :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Actualização sobre os meus espadinhas, neste fim de semana tireios da maternidade e deixei-os ficar sózinhos no meu aquario de 20 l, os outros estão no grande.

 

Os meus espadinhas estão a ficar com o corpo com cores o quese nota mais são em tons de vermelho e preto. já tem uma forma mais elegante pelo menos parece-me. E acima tudo não me morreu nenhum até hoje.

 

Vou dando noticias se quiserem.

 

Artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas! 8)

Trago novidades dos meus espadas... os pequenotes com 3 meses já andam livremente pelo aquario há quase um mês e já têm quase 4 cm cada um...

Nota-se diferenças no desenvolvimento de cada um, julgo que tenha a ver com o genero de cada um, supondo eu, que os machos estejam a ficar mais pequenos e esguios (apenas um deles ou no maximo 2) e as femeas maiores e mais roliças...

Pic_14312_22.jpg

 

:lol::lol: Alguém me sabe dizer a partir de que idade/tamanho os espadas machos evidenciam a cauda em espigao? :lol::lol:

 

Por outro lado os irmãos mais novos que não sei se serão filhos de um espada-de-lira, ou do mesmo macho que os primeiros, já têm 1 mês e estão a desenvolver-se mais rapido que os seus irmãos mais velhos.

Isto tem definitivamente a ver com o modelo de alimentação que dei a uns e que dei a outros. Os primeiros so eram alimentados 2 a 3 vezes ao dia, enquanto estes são alimentados 5 vezes ao dia e as vezes parece que ainda pedem mais! :lol:

Fica uma foto:

Pic_14312_20.jpg

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais