Praga de caracois


Paradoxus

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Nos últimos dias o numero de caracóis tem aumentado consideravelmente no meu aquário e já não sei o que fazer.

Tenho 2 bótias palhaço, mas nunca vi nenhum deles a comer caracóis, por isso penso que eles não os estão a comer. Já tentei também a folha de alface, mas também não resultou, será que alguém me pode ajudar?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Em último caso, usa um medicamento para acabar com os caracóis.

Antes de mais nada tens de diminuir a alimentação que dás aos peixes (principal causa do seu crescimento exponencial).

Os botias são activos mais à noite, quando não estás a observá-los. Se calhar são tantos caracóis que eles não têm barriga para tanto, ou se calhar são botias pequenos e não têm boca suficiente para comê-los.

 

Um óptimo 2008

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:smile2:

Boas pessoal,

 

Nos últimos dias o numero de caracóis tem aumentado consideravelmente no meu aquário e já não sei o que fazer.

Tenho 2 bótias palhaço, mas nunca vi nenhum deles a comer caracóis, por isso penso que eles não os estão a comer. Já tentei também a folha de alface, mas também não resultou, será que alguém me pode ajudar?

 

Obrigado

 

Olá,

Eu tb tive uma praga no meu aquário,

Reduzi a alimentação e não tive assim mt's resultados, como consegui mesmo foi com um casal de Escalares que me deram. Aos poucos foram desaparecendo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra técnica é colocar uma folha de alface durante a noite e retirar de manha, pelo menos os "activos" vêm todos agarrados às folhas.

 

Mas esses caracois so se reproduzem quando têm alimento para isso, 2 dias sem alimentar os peixes, usando nos 2 dias a técnica da alface, e a limpeza ta feita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe um medicamento à venda nas farmácias de nome fluvermal, é um desparasitante mas segundo li aqui acaba com os caracóis de vez, faz uma pesquisa por +fluvermal +caracóis que encontras alguns posts a falar do assunto.

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o melhor remédio como já aqui foi dito é a diminuição de alimentação dos peixes, pois sobram muitos restos o que aumenta exponecialmente a reprodução e aparecimento dos mesmos. Vais ver que a coisa estabeliza em pouco tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe um medicamento à venda nas farmácias de nome fluvermal, é um desparasitante mas segundo li aqui acaba com os caracóis de vez, faz uma pesquisa por +fluvermal +caracóis que encontras alguns posts a falar do assunto.

Abraço

 

Eu posso confirmar.

Tinha uma praga incontrolável e desapreceu 2 dias depois do tratamento.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo retirando, so se pode voltar a colocar depois de algumas (muitas) tpas e filtragem com carvão para eliminar a medicação, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se esqueçam que muitos caracóis mortos no áqua é uma grande porcaria.

Amónia, nitritos e uma data de produtos tóxicos.

 

Já experimentaram em vez da alface pôr um raminho de bróculos congelados, os meus adoram, faço isso para os alimentar, mas se os quizesse caçar eheheh, era à molhada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não se esqueçam que os produtos que matam os caracois, certamente é um veneno.

 

Se mata caracois, de certeza que não faz muito bem à saude dos restantes vivos do aqua.

 

Mais uma coisa, alguns caracois no aqua até são uteis, comem os restos de comida no aqua, remechem o fundo favorecendo a oxigenação das raizes das plantas, e servem de alimento vivo a alguns peixes ( Ex.: botias palhaço)

 

Melhor que acabar com eles é controlar a sua população e para basta reduzir a alimentação em demasia dada aos peixes.

 

E já agora um ou outro caracol dentro do aqua até nem fica mal. (pelo menos para mim)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os caracois aqui referidos, estéticamente são muito feios (pelo menos para mim), parecem caganitas de qualquer coisa..lol.

 

Quanto aos caracois serem úteis, é verdade se não forém em demasia, porque caracois em demasia podruzem mais matéria organica o que por sua vez origina um maior número de amónia.

 

Eu tenho desses caracois, vão aparecendo e não me incomodam, mas se for em excesso trato lhes logo da saúde :wink: .

 

Mas com diminuições de comida e folhas de alface tenho controlado facilmente o seu aparecimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Bem...para mim ter centenas de caracois é pura e simplesmente horrivel.

Os medicamentos por matarem uma coisa não quer dizer que façam mal a outras.

O medicamento de que se fala aqui (Fluvermal) é para desparasitação de discus.

Não faz mal aos discus, não faz mal a Red Cherries, não faz mal a Tetras Santa Filomena, a Neons Rosa, a Cardinais, a Rodosthumus, a SAEs, a corydoras.

 

Controlar a alimentação com discus pode dar um problemas. Não com os caracois, mas com os discus.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso tens razão, cada caso tem que ser pensado antes de qualquer tratamento.

 

Eu tenho me ficado pelas alfaces durante a noite, mas não falo de centenas, falo de 10 no máximo. Nada dramatico.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optimos conselhos... vou tentar a tecnica da alface, ate porque assim posso escolher os caracois que ficam e os que tiro, uma vez que me surgiram Planorbis Corneus Rubrum e parece que são bons limpadores de algas e detritos com a vantagem de não serem feios.

 

se por outro lado alguem precisar de Fluvermal ou outro farmaco, avise por MP .....

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disseram por aqui que os caracóis devem-se maioritariamente a excesso de comida, certo? pois então o que me dizem se eu vos informar que tenho uma PRAGA desses caracóis e não tenho peixe nenhum no aquário, só plantas, logo não dou comida. :) :) :silly:???

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os caracóis também podem vir nas plantas e quando não são eleminados reproduzem-se o que normalmente á origem a uma praga, mas acho que uns bótias palhaço devem resolver o assunto, tenho um em cada aquário e nunca tive problemas com caracóis (exepto na maternidade de 15 l na qual não tenho nenhum bótia...)

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma PRAGA desses caracóis e não tenho peixe nenhum no aquário

precisamente! essa é outra explicação: a falta de predadores!

 

num aquário povoado por peixes e camarões existe sempre um controle relativo da quantidade de caracóis, os ovos são comidos e eles tambem. basta reparar na quantidade de conchas vazias que são aspiradas do fundo quando fazemos TPAs... tambem com muita frequencia os peixes tentam comê-los e não conseguem, mas basta o caracol ficar danificado para os camarões se encarregarem disso.

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optimos conselhos... vou tentar a tecnica da alface, ate porque assim posso escolher os caracois que ficam e os que tiro, uma vez que me surgiram Planorbis Corneus Rubrum e parece que são bons limpadores de algas e detritos com a vantagem de não serem feios.

 

se por outro lado alguem precisar de Fluvermal ou outro farmaco, avise por MP .....

 

Tenta também a técnica do "dar comida = zero" durante uns dias... :mrgreen:

 

Pode ser que a fome faça com que os bótia mostrem as suas "habilidades".

 

Desde que introduzi bótia, nunca mais vi um caracol! (Há uns 5 anos que não tenho caracóis no principal)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem daqueles pequeninos irritantes e se tiverem escalares no aqua (o que vou dizer é um bocado sádico, por isso, os mais sensiveis parem de ler por aqui).

 

Esmagem-nos contra o vidro e dêm aos peixes, quando tinha desses fazia isso, desde que comprei um botia striata, nunca mais vi nenhum...

Noutro aqua tenho caracois rubi, que agora se reproduziram em massa, são mais bonitos que os normais e mais faceis de controlar, pois são maiores, decididamente uma boa escolha.

Se alguém quiser (mande MP) daqui a uns tempos tenho alguns para dar ou trocar...

 

Abraço

Editado por Nuno_lvc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais