controlar a quantidade de "bolhas" no CO2 de botija


Recommended Posts

Boas,

 

Pessoal tou com 1 problema. Tenho uma botija de co2 com 5kg a supostamente funcionar desde ontem. Digo supostamente porque na realidade não está a funcionar muito bem. Quando eu tento controlar a quantidade de "bolhas" através da saida do manometro vejo-me aflito...e finalmente quando consigo aquilo depois começa a baixar. Bem a minha pergunta é qual a pressão que o CO2 tem de sair do manometro e como é que controlo a quantidade de bolhas. É só através do manometro ou existe outra coisa?

 

 

abraço e obrigado :mrgreen:

 

 

P.S: O comprimento do tubo também interessa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

has-de ter dois manometros certo???

 

Um deles diz a pressão da garrafa.... que deve andar a marcar á volta de 55.....

 

O outro diz a pressão de saida.... deves ter um regulador (parafuso) para ajustares a pressão de saída.... que deves colocar a +- 1 bar....

 

Depois ajustas a quantidade de bolhas na válvula de agulha.........

 

Ajustas, digamos que a 2 bolhas por segundo... e deixas tar... passado uns tempos verificas.... se continuar igual deixas tar.... senao, fazes mais um ajuste fino.... tao fino que podes quase nem notar logo a diferença.... das um toquinho leve na valvula de agulha de cada vez.... e com intervalos de tempo grandes.....

o facto de teres um numero de bolhas agora, e amanha é diferente, depois ajustas, e no dia seguinte e diferente outravez..... tem a ver com a pressao que tens entre o regulador e a valvula de agulha.....

 

é ajustar com o tempo.... isso vai lá......

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pessoal tou com 1 problema. Tenho uma botija de co2 com 5kg a supostamente funcionar desde ontem. Digo supostamente porque na realidade não está a funcionar muito bem. Quando eu tento controlar a quantidade de "bolhas" através da saida do manometro vejo-me aflito...e finalmente quando consigo aquilo depois começa a baixar. Bem a minha pergunta é qual a pressão que o CO2 tem de sair do manometro e como é que controlo a quantidade de bolhas. É só através do manometro ou existe outra coisa?

abraço e obrigado :mrgreen:

P.S: O comprimento do tubo também interessa?

 

Tens valvula de agulha nos manometros??

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela minha experiencia a pressão de saida depende um pouco do do difusor de CO2 em uso...

 

Uso um da eheim e para conseguir ter uma pressão estável e conseguir controlar as bolhas p/ seg facilmente com a valvula de agulha, tive de aumentar a pressão de saida para 1,2Bar ao contrário dos 0.8 Bar que vem nas instrucções...

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim tenho dois manometros. 1 que mede a pressão da garrafa (55bar) e outro que tá na saida. Bem agora tenho duvidas. Como sou um bocado leigo nisto....não sei o que é a valvula de agulha...alguem me pode explicar?? Eu sei que tenho um parafuso no manometro de saida, aí é que vou meter a saida em 1 bar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pessoal tou com 1 problema. Tenho uma botija de co2 com 5kg a supostamente funcionar desde ontem. Digo supostamente porque na realidade não está a funcionar muito bem. Quando eu tento controlar a quantidade de "bolhas" através da saida do manometro vejo-me aflito...e finalmente quando consigo aquilo depois começa a baixar. Bem a minha pergunta é qual a pressão que o CO2 tem de sair do manometro e como é que controlo a quantidade de bolhas. É só através do manometro ou existe outra coisa?

O redutor tem dois manómetros. Um dá a pressão do gás dentro da botija (enquanto houver CO2 líquido anda por volta dos 50~60 bar), e outro à saída. Dependendo do volume do aquário, a pressão à saída deverá encontrar-se entre 0,5 e 1,5 bar.

 

Obviamente, quanto maior a pressão à saída do redutor, mais difícil é de calibrar o caudal de CO2 no difusor com a válvula de agulha.

 

Se tens um aquário somente, aconselho-te a colocares a pressão à saída nos 0,8 bar (máximo).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim tenho dois manometros. 1 que mede a pressão da garrafa (55bar) e outro que tá na saida. Bem agora tenho duvidas. Como sou um bocado leigo nisto....não sei o que é a valvula de agulha...alguem me pode explicar?? Eu sei que tenho um parafuso no manometro de saida, aí é que vou meter a saida em 1 bar??

 

O parafuso que referes supostamente deve ser a valvula de agulha... faz o seguinte fecha esse parafuso levemente para nao o partires... depois no manometro da pressão de saida ( oque deve ir de 0 a 5bar) mete a 1bar.. e dps abre devagar a valvula até sair bolhas... se ves que a pressão do manometro de saida está a baixar aumentas um pouco tipo 1.2Bar.... entendes..

 

a valvula de agulha serve apenas para um maior precisão.... tens é de conseguir achar um equilibro entre a pressão estável de saida e o nº de bolhas p/seg que sai no difusor que tu pretendes ter!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

O redutor tem dois manómetros. Um dá a pressão do gás dentro da botija (enquanto houver CO2 líquido anda por volta dos 50~60 bar), e outro à saída. Dependendo do volume do aquário, a pressão à saída deverá encontrar-se entre 0,5 e 1,5 bar.

 

Obviamente, quanto maior a pressão à saída do redutor, mais difícil é de calibrar o caudal de CO2 no difusor com a válvula de agulha.

 

Se tens um aquário somente, aconselho-te a colocares a pressão à saída nos 0,8 bar (máximo).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luis,

 

Olha e como é que coloco a pressão de saída nos 0,8 bar?? Naquele parafuso de fendas que tá na saida do manometro??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Olha e como é que coloco a pressão de saída nos 0,8 bar?? Naquele parafuso de fendas que tá na saida do manometro??

 

 

supostamente tens de ter 2 roscas para controlares os 2 manometros + o tal parafuso que deve ser a valvula de agulha

 

1 rosca serve somente para dar passagem ou cortar o seguimento do CO2 da botija para os manometros, a 2 rosca é a de controle de pressão de saida do CO2 dos manometros para o tubo de saida..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O parafuso que referes supostamente deve ser a valvula de agulha... faz o seguinte fecha esse parafuso levemente para nao o partires... depois no manometro da pressão de saida ( oque deve ir de 0 a 5bar) mete a 1bar.. e dps abre devagar a valvula até sair bolhas... se ves que a pressão do manometro de saida está a baixar aumentas um pouco tipo 1.2Bar.... entendes..

 

a valvula de agulha serve apenas para um maior precisão.... tens é de conseguir achar um equilibro entre a pressão estável de saida e o nº de bolhas p/seg que sai no difusor que tu pretendes ter!

 

 

OU seja, que dizer que eu tenho 1º que meter a pressão entre 0,8 e 1,2 bar e dps com a valvula de agulha ir controlando. Ok pessoal obrigado pela rapidez de respostas e qualidade das mesmas :D ;)

 

 

abraços :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Olha e como é que coloco a pressão de saída nos 0,8 bar?? Naquele parafuso de fendas que tá na saida do manometro??

 

 

Exctamente.... como foi dito... fechas a valvula de agulha (que esta em ultimo lugar, onde vai ligar o tubo que vai para o aqua) e nesse parafuso de fendas rodas ate o manometro de saida marcar por ex. 0,8 bar..... depois abres lentamente a valvula de agulha..... lentamente....... e vais começas a ver bolhas a sair.... depois se achares necessário aumentas a pressao mais um pouco.... (se quiseres mais bolhas por ex..... mas nunca ponhas mais de 1,5 ~ 1,6bar

 

 

EDIT: Peço desculpa ao Luis por responder a uma questao direccionada a ele...

 

Abraço....

Editado por Gimbras

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

EDIT: Peço desculpa ao Luis por responder a uma questao direccionada a ele...

Estás à vontade...

 

Aliás, por isso é que devem evitar colocar dúvidas não pessoais por MP. Eu e outras pessoas não somos as únicas que sabemos.

Assim, ao invés de estarem à espera (a gente não está cá sempre), há muitas pessoas que sabem tanto ou mais que nós.

 

Cumprimentos e obrigado por teres respondido. Aliás, eu nunca trabalhei com redutores usados nas botijas da Unicer. Por isso, nunca poderia responder a 100%.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive agora a ver aquilo e ainda tá dificil... Aquilo tem a o tal parafuso de fendas e depois tem uma torneira onde se enfia o tubo de saida para o aqua. O que eu fiz foi...fechar o parafuso e dps mete-lo a 0,8 Bar e depois abrir a torneira, é isso?? Ahh já agora ..reparei que a pressão na garrafa tá a 35Bar... isto é mau?:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ahh já agora ..reparei que a pressão na garrafa tá a 35Bar... isto é mau?

Mau não é... significa apenas que já não tens CO2 líquido dentro da garrafa, somente CO2 gasoso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cumprimentos e obrigado por teres respondido.

 

Não tens de quê......

 

 

 

Quanto á pressão estar a 35 bar.... isso ta quase vazio...... :P

 

Mas mesmo assim devias ser capar de ter saida de co2..... mas com essa pressao, o numero de bolhas vai estar sempre a diminuir.....

 

quando a pressão baixa do 50bar (+-) quer dizer que o co2 liquido foi-se..... a partir daí a pressao vai sempre baixando..... e nao vais conseguir controlar o numero de bolhas......

 

Sugiro que carregues a botija, e aí sim, afinar a saída de co2.....

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas mesmo assim devias ser capar de ter saida de co2..... mas com essa pressao, o numero de bolhas vai estar sempre a diminuir.....

Por acaso... é ao contrário.

Quanto menor a pressão, mais rapidamente sai o gás de um recipiente. Parece contra-intuitivo, mas há quem explique o movimento das moléculas de gás, parecido às pessoas a sairem de uma carruagem de metro. Ou seja, com muitas pessoas a tentarem sair, o movimento é mais lento... e do mesmo modo, com menos pessoas o movimento é muito mais facilitado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Por acaso... é ao contrário.

Quanto menor a pressão, mais rapidamente sai o gás de um recipiente. Parece contra-intuitivo, mas há quem explique o movimento das moléculas de gás, parecido às pessoas a sairem de uma carruagem de metro. Ou seja, com muitas pessoas a tentarem sair, o movimento é mais lento... e do mesmo modo, com menos pessoas o movimento é muito mais facilitado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Correcto, mas penso que após o regulador, acontece o contrário.... como a pressão é baixa, ao regulares para um numero de bolhas x, vais criar uma segunda carruagem....

 

Vamos lá ver se nao me baralho... hehe

 

Imagina as tais pessoas a sair da carruagem.... se forem poucas, saem mais depressa.... mas se a seguir colocares uma porta mais pequena do que a da carruagem (valvula de agulha) elas vão acumular nessa porta.... e como cada vez saem mais pessoas da carruagem, mais acumulam e menos conseguem sair pela porta a seguir......

 

 

Percebeste?? eu não.... hehe :P

 

 

Daí o Antrax dizer que regula aquilo para um numero de bolhas e no dia a seguir deita menos.....

 

Mas posso tar enganado..... tambem nao sou nenhum expert......

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo a ter 55~60bar não quer dizer que esteja cheia, pode e querer dizer apenas que tem um pouco de gás liquefeito.

Para saber se não e enganado deve pesar a garrafa antes da carga e depois, para saber quantos quilos levou.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela minha experiencia a pressão de saida depende um pouco do do difusor de CO2 em uso...

 

Uso um da eheim e para conseguir ter uma pressão estável e conseguir controlar as bolhas p/ seg facilmente com a valvula de agulha, tive de aumentar a pressão de saida para 1,2Bar ao contrário dos 0.8 Bar que vem nas instrucções...

 

CUMPS

 

 

Boas!

 

O meu da mesma marca só a 1.6!!

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porra carreguei aquilo à pouco tempo !! Ainda nem cheguei a usar.... :S..será que fui enganado?:(

 

 

Boas!

 

Só sabes se foste enganado, se souberes quantos Kg lá foram colocados e quanto pagaste!

 

Se não consegues regular isso, será que tens mesmo válvula de agulha? Os manómetros da Unicer não trazem essas válvulas...!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Só sabes se foste enganado, se souberes quantos Kg lá foram colocados e quanto pagaste!

 

Se não consegues regular isso, será que tens mesmo válvula de agulha? Os manómetros da Unicer não trazem essas válvulas...!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

Boas,

 

Bem então não deve ter essas valvulas. Tens fotos?? Já agora.... Sabes onde e que posso comprar e quanto custam?

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem então não deve ter essas valvulas. Tens fotos?? Já agora.... Sabes onde e que posso comprar e quanto custam?

abraço

 

Boas!

 

Podes comprar por exemplo na Aquaplante ou na Naturline. Estas são aquelas que eu sei que têm, mas deve haver mais lojas, apesar de às vezes não ser fácil encontrar!!

Quanto aos preços, o meu conselho é comprares na Aquaristic através das encomendas que se fazem aqui no fórum. Comprei uma através de uma dessas encomendas e custou cerca de 15€. Esta é linha branca e terá que ser roscada no conjunto de manómetros. Uma outra que comprei na Aquaplante da marca RED SEA e que não é roscada mas sim apertada nos tubos para CO2 e é de muita precisão custou-me só 75€!!!

Tenho foto da mais barata que veio da Alemanha e deixo-o aqui para teres a noção para que serve a dita cuja, ou melhores para veres o aspecto.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro

 

DSC02283.jpg

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Podes comprar por exemplo na Aquaplante ou na Naturline. Estas são aquelas que eu sei que têm, mas deve haver mais lojas, apesar de às vezes não ser fácil encontrar!!

Quanto aos preços, o meu conselho é comprares na Aquaristic através das encomendas que se fazem aqui no fórum. Comprei uma através de uma dessas encomendas e custou cerca de 15€. Esta é linha branca e terá que ser roscada no conjunto de manómetros. Uma outra que comprei na Aquaplante da marca RED SEA e que não é roscada mas sim apertada nos tubos para CO2 e é de muita precisão custou-me só 75€!!!

Tenho foto da mais barata que veio da Alemanha e deixo-o aqui para teres a noção para que serve a dita cuja, ou melhores para veres o aspecto.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro

 

DSC02283.jpg

 

Ok obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.