fertelizante para plantas de vaso


ruymar

Recommended Posts

Comprei um fertelizante para plantas de vaso da bayer com as seguintes concentraçoes: N=9;P=3;K=8

Da-me a entender que o potassio ta em pouca concentraçao, devia tar nos 40 para esta concentraçao!?

Tenho Kcl dissolvido, posso por eventualmente!

A minha pergunta é a seguinte: este fertelizante diz que contem micro-elementos como o Fe e outros, será este ferro suficiente ou tenho de adicionar mais ferro à água?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ruymar.

 

O conselho que te posso dar é para esqueceres isso.

 

Primeiro de tudo, tem Azoto e Fósforo juntos o que num aquário plantado de alta manutenção não é aconselhável.

Segundo, sabes sobre que forma se encontram os produtos azotados? Muito provavelmente sobre a forma de amónia e/ou ureia que a introduzir num aquário é de evitar.

Terceiro, esse valores são, quase de certeza, dados para as espécie K2O, N e P2O5 que é o que se mede na realidade (espectrofotometria de chama) que não tem nada a ver com aquilo que a gente insere no aquário: NO3-, K+ e H2PO4- Ou seja, para saberem as relações em K+/NO3-/H2PO4- há que fazer contas...

 

Não estou a dizer que não serve, ou que ninguém consegue usar isso... mas se estás com dúvidas em relação a isso, então não uses.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" adubo foliar misto especial, doseado por 100 ml, 9 gr. de azoto, 3 gr. de fósforo sob forma de P2O5 solúvel em água, 8 gr. de potássio e ainda os elementos mínimos manganes, ferro, boro, cobre, zinco, molibdénio e cobalto. "

bem.... ja meti 5 ml à 3 dias e nada de especial, ainda deve ser cedo mas os peixes e camaroes tao fixes!

O aquario tem cerca de 400 litros uteis de 600 de area.

Meti tambem uns 20 ml de kcl diluido em 1000ml. Ja nao sei qual era a cc desta soluçao de kcl mas posso dizer que era uma embalagem que se compra na farmacia e dilui em 1 litro de agua destilada. Na altura lembro-me do Luis ter falado disso e fiz como ele disse!

Enfim.... por enquanto ta tudo fixe ( mollys, platys, espadas, neos, corys, plecos, siemeses, barbos cereja e camaroes reds) sao cerca de 100 peixes e nada de mortes. Entretanto vou dando noticias. Um aparte: tenho co2 de garrafa com uma bolha por sec. e faço trocas de agua de 100 litros por semana. Tenho algumas algas verdes filamentosas ( muito poucas ), atençao que ja as tinha antes e nao aumentaram. Nao as retiro porque dito pelos especialistas, devem ser elas a desaparecer sozinhas sobre o bom sinal de que deixamos de ter o desiquilibrio e por outro lado consomem a substancia que esta em desiquilibrio, ajudando no equilibrio do mesmo.

Vou dando noticias....

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais