Cichlasoma facetum


Recommended Posts

Não estou a ter muita sorte com estes meninos... é a primeira frase que me vem à cabeça ao falar dos meus Chanchitos.

 

Eram 4 tive que mandar dois embora por causa de brigas.

 

Sobrou um casal que já fez duas posturas, as quais não duraram 3 dias até serem comidas.

 

Ultimamente não há posturas para ninguém, estão em 80L só deles e o macho persegue a fêmea que já nem estica a barbatana dorsal nem a caudal e passa o dia escondida por trás do filtro ou junto ao termostato.

 

Quando a Luz se apaga, parece-me que eles se juntam mais no centro do aquário, mas também não dá para ver muito, pois mal se liga uma luz fora do aquário, mesmo que não seja muito forte, eles tocam a esconder...

 

Irrita-me um bocado esta cena da fêmea estar a ser perseguida, até porque me parece que eles têm tudo para dar certo.

 

abraço, poderá ser passageiro? Será falta de vida no aquário?

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive.

Mas experimenta separa-los por uns tempos. Retira o macho do aquário e deixa a femea lá. Assim quanbdo o macho voltar, vai para o território da femea.

Mete também mais esconderijos. Podem estar a stressar com o que veêm fora do aquário e não se sentirem seguros.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive...mas não consegui apurar nenhum casal...

Tinha uns 8 ou 9 num aquário ... mas não deu...Demasiadas picardias... lol

Acabaram por ir para um lago :)

Ainda tenho de ir ver se ainda são vivos...

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho dos bichos?

 

Um aquário de 80l parece-me pequeno.

 

Têm 8cm. No fundo eu acho sempre que os meus peixes estão com espaço a menos, mas 80L só para um casal deste tamanho parece-me bem desde que o gajo não implique com ela.

 

Um amigo meu que tem um casal com ~12cm estava a pensar pôr os dele em 54L, por isso os dele devem ser mais calmos que os meus...

 

Ela ainda não está ratada nas barbatanas, o que indica pelo menos que ele não a mordeu.

 

O aquário tem esconderijos suficientes, o gajo é que não pára de circular e vai sempre ao encontro dela.

 

A ver vamos se isto melhora. Quando vagar o meu aquário de 100L eles vão para lá com uma nova disposição.

 

abraço e obrigado

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais