CO2 a causar variações do PH constantes


Recommended Posts

Boas, o que se passa é o seguinte.adquiri um sistema de CO2 pressurizado de 2kg da aquaristik e estou a adicionar uma media de uma bolha por 2 segundos...O sistema tem elecrtovalvula, o que significa que adiciona CO2 quando a luz está ligada e quando a luz apaga o CO2 para...o que acontece é que antes de desligar a luz o PH está a 6,8, e de manha antes da luz apagar, vou medir o ph e ele fica-m,e a 7,5...Ora, esta é uma variação muito grande para os meus peixes sofrerem diariamente...O aquario é de 180 litros reais +/-.. e não sei o que fazer para que estas variações parem..será que é da superficie da agua estar a ser constantemente agitada que faz com que durante a noite ( sem injecçao de CO2) o CO2 evapore mais facilmente?será que as minhas plantas não estao a consumir o CO2 que lhes é fornecido?Será que devo reduzir a quantidade das bolhas por segundo? será?....

 

Precisava de uma ajudinha..se alguem souber os motivos/ o que fazer...

Agradecia muitissimo..

abraço

fishiado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta não desligar o C02 durante a noite,e faz com que a superficie da água esteja em movimento,de modo a que haja O2 suficiente e ao mesmo tempo se liberte algum do C02.Eu deixo o meu CO2 ligado toda a noite,coloco é a saida do filtro ligeiramente acima da linha de água,de dia torno a descer.

De qualquer modo o teu KH deve estar um pouco baixo,para o PH variar tanto do dia para a noite.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa também é uma das dúvidas que tenho, mas nunca me dei ao trabalho de medir o pH de manhã... sou um pouco descuidado com isso e de manhã é sair de casa a correr para o trabalho! (pois, ainda tenho o fim de semana...)

 

Como tenho dúvidas, comprei um teste de CO2 permanente (chega na próxima encomenda) e depois vou tentar acompanhar...

 

Se vir que aquilo baixa muito, acho que vou tentar compensar com introdução de algum CO2 durante a noite, ligando, por exemplo, o CO2 uns 15 minutos, de x em x horas, só para repor níveis (vou controlar com o teste para não deixar fugir de valores aceitáveis - acho eu. Isto admitindo que é necessário.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o que se passa é o seguinte.adquiri um sistema de CO2 pressurizado de 2kg da aquaristik e estou a adicionar uma media de uma bolha por 2 segundos...O sistema tem elecrtovalvula, o que significa que adiciona CO2 quando a luz está ligada e quando a luz apaga o CO2 para...o que acontece é que antes de desligar a luz o PH está a 6,8, e de manha antes da luz apagar, vou medir o ph e ele fica-m,e a 7,5...Ora, esta é uma variação muito grande para os meus peixes sofrerem diariamente...O aquario é de 180 litros reais +/-.. e não sei o que fazer para que estas variações parem..será que é da superficie da agua estar a ser constantemente agitada que faz com que durante a noite ( sem injecçao de CO2) o CO2 evapore mais facilmente?será que as minhas plantas não estao a consumir o CO2 que lhes é fornecido?Será que devo reduzir a quantidade das bolhas por segundo? será?....

 

Precisava de uma ajudinha..se alguem souber os motivos/ o que fazer...

Agradecia muitissimo..

abraço

fishiado

 

 

Boas,

 

Acho que deverias ver qual o Kh do teu aqua. O Kh tem um efeito tampão às variações do ph, o que significa que se o Kh for muito baixo, fácilmente pela introdução do CO2, que como sabes tem uma acção acidificante, o ph baixa. Se o Kh tiver um valor maior o efeito tampão é maior, ou seja, mais difícilmente ocorrem variações do ph.

 

No fundo o que acontece é que quando colocas CO2, passa-se o seguinte:

 

CO2 + H2O ----> H2CO3 (ácido carbónico)

 

este ácido porque é instável vai decompor-se em :

_ +

H2CO3 ------> HCO3 + H

 

O ião H+ é que é o responsável pela descida do ph

 

Começaria por aí.

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.