Manutenção durante as férias.


Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria de lançar aqui um debate sobre um assunto que nos preocupa (penso eu) nesta epoca que se aproxima...a manutenção do aqua e seus habitantes durante as nossas tão merecidas férias.

 

Ok, voces podem dizer, pede a alguem que reponha agua e alimente os peixes. Mas, e se não houver essa possibilidade ?

 

No meu caso a reposição é feita por um sistema automatico da tunze mas o preço desse equipamento é elevado e para muita gente pode não ser uma opção viavel.

 

No que diz respeito á alimentação existem tambem equipamentos que deitam pequenas doses de flocos ou granulado. Mas tambem existem peixes que necessitam de cuidados acrescidos tal como o meu chelmon rostratus que só come comida congelada.

 

Penso que ao longo da nossa experiencia vamos desenvolvendo algumas tecnicas artesanais para solucionar estas situações e que podemos aqui partilhar entre nós.

 

Um abraço

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

A questão que o YellowTang coloca aqui faz todo o sentido e acho que é realmente um assunto que poderia ser "bem debatido".

 

Na minha opinião, relativamente à alimentação, existem alimentadores automáticos que fazem esse trabalho, uns melhores que outros mas isso não interessa... :)

 

Mas nestes alimentadores não "convém" colocar comida congelada... logo já temos um pequeno/grande problema... :) , como é que se vão alimentar os peixes que só comem comida congelada?

 

É logico que se tivermos um aquario bem estabilizado os peixes conseguem alimentar-se da comida que o proprio aquario proporciona certo? Mas por quanto tempo?

 

Relativamente à reposição de agua, aconselho a todos que não quiserem ou não têm dinheiro para comprar um aparelho "automático" que façam o seu próprio tal como eu fiz... :) Basta apenas um garrafão ou um recepiente , uma mangueira e uma torneira... e já está... simples e eficaz... :)

 

Abraços. :)

 

Gostava de ouvir mais opiniões.

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O principal problema acho que é mesmo a alimentação.

 

Em água doce um peixe, que esteja bem alimentado, aguenta sem problemas uma semana sem comer. E em água salgada?

 

 

A ideia que tenho, e corrijam-me se estiver errado, é que na água salgada os peixes comem muito mais e mais vezes que os de água doce.

 

Os peixes de água doce, no seu habitat, passam a vida à procura de comida porque é escassa, tenho ideia que na água salgada não é tanto assim. Há muito mais variedade de comida e os peixes alimentam-se muito mais. Será?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia que tenho, e corrijam-me se estiver errado, é que na água salgada os peixes comem muito mais e mais vezes que os de água doce.

 

Olá,

 

Num aquário estabilizado os peixes podem ser alimentados de semana a semana. A ideia que tenho é inversa à tua! Os peixes de água salgada precisam de menos alimento que os de água doce!

 

Os meus peixes comem apenas 1 vez por semana...

 

Abraço,

Diogo

 

PS - nas Férias deixo ficar um alimentador automático com flocos e a quantidade é reduzida ao mínimo possível. No caso de peixes mais exigentes, não conheçpo nenhum método!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não experimentas fazer um sistema semelhante a um autoclismo?

 

Com uma boia, e quando baixar ele abre uma valvula e se puseres um garrafão mais alto que o aquario esta feito.

Renato Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi..

Diogo, isso de alimentar pouco os peixes nao e muito natural.. para alem disso e uma teoria que tem vndo a ser abandonada. Dantes, era pratica comum nao alimentar muito os peixes, devido a problemas com excesso de materia organica, destabilizacao da agua etc... mas a pouco e pouco como evoluir das tecnicas de manutencao de aquarios, bons escumadores, refugios, muita rocha viva...etc a maioria dos cientistas e investigadores comecaram-se a preocupar muito mas foi com a perfeita e correcta alimentacao de peixes e corais...

 

Os peixes na natureza estao sempre a procura de alimento e sempre a comer... esperimenta colocar uma folha grande de nori atada em uma pedra e vais facilmente reparar que comem dao umas voltas e depois comem mais e depois dao outra volta e comem mais um pouco e assim por diante...

os peixes nao devem comer demasiado, devem e comer bastantes vezes por dia devido ao seu processo digestivo. Ao comerem muito o sistema digestivo nao consegue acompanhar a ingestao de alimentos e acaba por os rejeitar nao aproveitando metade do que ingeriram.... repara no livro do Scott Michael...

ele fornece muitas dicas acerca da dieta de cada peixe e quantas vezes e que deveria em media comer por dia....

 

outra coisa muito importante, a variedade na alimentacao que e muitas vezes esquecida pela maioria dos aquariofilistas.

 

quanto as ferias...

o melhor e arranjar alguem para la ir a casa... se nao for possivel, o alimentador e uma alternativa e ja existem uns a venda que alimentam mais do que duas vezes por dia !!

Mas de qualquer das maneiras disseste uma coisa muito importante e que ja experimentei...

Num aquario bem equilibrado, os peixes conseguem-se desenrascar por 1, 2 semanas... apesar de nao ser perfeito e ate passarem alguma "fome" ...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Marco - tens toda a razão no que dizes e eu também já tenho lido algumas coisas dizendo o que referes. Quando coloco aqui no fórum o que faço, não quer dizer que esteja correcto, mas é o que faço...

 

Tenho tido o cuidado de referir sempre que não há regras fixas! Neste caso os meus peixes aparentam boa saúde, mas como sabes o meu aqua está montado e equilibrado há já algum tempo, pelo que admito que estejam bem, pelo facto de se alimentarem da "bicharada" que existe no aqua.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

Quando coloco aqui no fórum o que faço, não quer dizer que esteja correcto, mas é o que faço...  
exacto, Diogo... tambem nao disse que nao era correcto.. apenas apresentei aqueles factos para complementar a duvida do Hugo quanto aos peixes marinhos.
A ideia que tenho, e corrijam-me se estiver errado, é que na água salgada os peixes comem muito mais e mais vezes que os de água doce.  

 

era so por causa disso, nao me expliquei bem... :lol:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

o alimentador e uma alternativa e ja existem uns a venda que alimentam mais do que duas vezes por dia !!  

 

Marco isto só se pode fazer com flocos e granulado, mas com comida congelada? Como achas que se pode fazer... ? Ou não se faz ? :lol:

 

Talves "tentar" habituar os peixes que só comem "congelados" a comer outro tipo de comidas secas... pode ser que eles se habituem ou não... :lol:

 

Abraço.

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante o período de férias deixo os peixes sem comer. Os alimentadores automáticos podem poluir a água do aquário e entupir.

 

Normalmente costumo alimentar bem os peixes pois gosto de os ver saudáveis. Quando estou em casa alimento-os 2 vezes por dia até eles cairem para o lado. Durante o período de alimentação tenho o cuidado de ver se todos comem e se não sobra comida. A alimentação é variada.

 

Quanto à reposição de água tenho um sistema automático.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

 

O Ricardo tem razao... com comida congelada e um perigo... a alternativa e descongelar e tentar secar os alimentos... mas ai acho que os peixes ja nao vao na conversa... mas e uma questao de experimentar !! :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais