Luis C Lopes

Membro
  • #Conteúdo

    58
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Germany

Tudo publicado por Luis C Lopes

  1. Boas rafhpt, Neste momento tenho a minha calha a cerca de 20 cm da superficie da agua. Eu diria que o ideia será o mais baixo possível mantendo a calha em segurança de salpicos. Coloca a calha entre 20 a 30 cm da agua e com o tempo vai regulando conforme o teu gosto e o comportamento dos corais.
  2. Boas Paulo, Tenho algumas novidades mas ainda não tive tempo para actualizar o tópico com fotos. De qualquer forma só para aguçar a curiosidade aqui vai a lista dos vivos que adicionei: Lysmata amboinensis 2 ocellaris Frag de zooanthus Frag Acanthastrea Acropora tenuis (pois eu sei ainda é muito cedo mas não resisti ) Em breve actualizo com fotos...
  3. Boas Carol511, Qualquer um é livre de fazer o que bem entender e não vou ser eu a impor qualquer tipo de opinião. Este é um espaço de partilha de conhecimento e de experiência. Se as pessoas quiserem aceitar os concelhos, óptimo senão óptimo na mesma. Quanto ás provas cientificas, elas não me parecem existir. O que existe sim, é a consciência moral de cada um. Mais informação neste link: Identity Crisis – What’s My Name? Paracanthurus hepatus
  4. Pois, realmente nunca é facil construir um layout com uma aparência natural. São muitas horas e por vezes com várias tentativas. Com um pouco de paciência acabas por lá chegar.:D
  5. Boas Panterarosa, Apenas alguns reparos (sempre construtivos): Acho que podias dar um toque ao layout da rocha para ficar um pouco mais natural. Tens muitos bons aquarios aqui no forum para servir de inspiração. Em relação aos peixes, acho que devias repensar e investigar quais os peixes indicados para um aquario da tua litragem e as suas caracteristicas particulares. Por exemplo, o mínimo para manter um hepatus é cerca de 280 litros e o Mandarim normalmente depende exclusivamente do alimento que encontra na rocha viva o que requer um bastante rocha e um aquario bem maturado. Este é um hobby apaixonante mas que requer muito estudo e paciencia para não cometermos erros normalmente com grande prejuizo financeiro.
  6. Boas, Nas passadas 3 semanas o aquário tem estado a ciclar. As diatomáceas, comuns nesta fase, já começaram a invadir o areão pelo que decidi este fim de semana introduzir a equipa de limpeza (turbos e ermitas). Entretanto dei uns toques no layout de forma a criar mais area para colocar corais e esconderijos para os peixes. Fica aqui o layout actual:
  7. Boas, Concordo com o Rui. Normalmente nessas situações o coral ressente-se retraindo os pólipos e pára de crescer. Se conseguires, retira o coral do aquário para fazeres uma inspecção "á lupa" nessas zonas. Espero não ter razão, mas pode ser AEFW.
  8. Boas, consegues tirar uma foto mais nítida da base dessa acropora? Quanto tempo demorou essa zona a branquear?
  9. Obrigado Paulo, também tenho seguido a montagem do teu e penso que promete... Coloca uma actualização para vermos como está neste momento.
  10. Boas, O forcing final compensou e o aquário está neste momento a ciclar. A montagem decorreu conforme planeada e sem grandes problemas o que é sempre muito satisfatório. Deixo-vos imagens do layout que fiz. Como a altura do aquário não é muita e como pretendo o mais aberto possível, tentei adicionar o mínimo possível de rocha. Assim sempre tenho espaço para dar uns retoques. Digam de vossa justiça o que acham.
  11. Boas, finalmente comecei a montar o aquario. Segue uma actualização dos trabalhos efectuado nos últimos dias. O progresso tem sido lento e limitado ao tempo disponível. De qualquer forma também tenho dado bastante atenção a todos os pormenores. O sistema preparado para a prova de fogo...ou melhor de agua. Já cheio e eu a rezar para não haver fugas Afinal havia uma mas nada de especial E finalmente o grande momento....está pronto!!! Neste momento o unico problema que tenho é o barulho da queda de agua no tubo de esgoto, que me parece um pouco exagerada. Não sei o que fazer para melhorar esse factor, por isso se tiverem alguma sugestão, agradeço.
  12. Boas Alberto, O meu está quase, falta apenas terminar a estrutura de suspensão da calha e fica pronto a levar agua. Em relação a essas algas, tens que perceber o que está a alimenta-las. Nitratos e fosfatos são essenciais para o crescimento dessas algas. Muitas vezes os testes indicam valores a zero, mas podem ser leituras erradas, pois os elementos estão a ser consumidos pelas algas.
  13. Boas, Acho que tens repensar um pouco melhor a construção desse aquário. Na minha opinião existem algumas medidas que pode adoptar para combater o problema: 1. Utilização de agua de osmose na reposição 2. Reduzir tempo de iluminação (se possivel apenas actinicas durante algumas semanas) 3. Retirar as lampadas dos chineses 4. Aumenta a circulação 5. Aumenta equipa de limpeza Tenta partir daí e ver se tens melhoras.
  14. Boas João e Alberto, primeiro é necessário identificar que algas estamos a falar. Coloquem uma foto para se poder identificar. Só depois de uma identificação correcta, pode-se avançar com a procura da causa que muitas vezes podem ser mais do que uma. Durante o primeiro ano é o período em que as pessoas mexem mais nas rochas, colocam mais vivos e por volta dessa altura as lâmpadas já estão em fim de vida. Outra situação que não ajuda na identificação das causas é os testes (que são comprados com a montagem do aquário) já não estarem nas devidas condições e por isso darem valores incorrectos. Nestas situações convém tirar a prova com outro conjunto novo e de preferência de boa qualidade. Em situações em que os nitratos estão altos, mudanças de 10% semanais não ajudam muito. O ideal será fazeres uma mudança de 50% seguida de outra 2 dias depois (sempre com agua com a mesma salinidade e temperatura da agua do aquario).
  15. Boas Alberto, Deixa-me que te diga que esse aquário está com muito bom aspecto.O crescimento na montipora nota-se bastante de foto para foto. Só pode significar que os teus valores de Ca/Kh estão estáveis. De qualquer forma, pelo que percebi estavas a pensar em usar o metodo balling. Já estás a usar? Olha que só te posso aconselhar vivamente. Tive kalk, kalk+reactor, só reactor e na minha opinião o balling é mais fácil e mais pratico em todos os sentidos. São 2 semanas a acertar os consumos e depois é deixar sem preocupações. E em relação ás algas verdes, já conseguiste perceber a causa? Já testastes os valores de nitratos e fosfatos?
  16. Luis C Lopes

    Reefresh II

    Parabéns Carlos. Que excelente quadro conseguiste criar com este aquário. Realmente com essas cores, estás num nível muito lá em cima. Espero poder um dia ter o privilégio de o poder ver ao vivo. Em relação aos nutrientes ou à falta deles que te provocaram alguma perda de cor, que medidas adaptaste para resolver a situação?
  17. Obrigado Alberto, realmente espero ter tudo pensado ao pormenor para não ter surpresas O layout que vou tentar montar será mais aberto pela beleza estética, pela profundidade que dá ao aquário e também para permitir aos corais crescerem. seguem alguns exemplos que gosto muito: Quanto á lista de corais e peixes, ainda estou a trabalhar nelas.
  18. Boas, Antes de mais agradeço a todos, os comentários que deixaram. Espero estar a altura das vossas expectativas... Assim o espero Vodka7, todos os reviews que li indicaram que era suficiente. A circulação é um dos factores mais importantes num aquário onde predominam os SPS. Por exemplo, no aquario anterior cheguei a ter 17000 l/h de circulação e por vezes parecia pouco. Grande André, sim, embora lentamente, a construção já vai um pouco mais avançada. Os suportes estão neste momento estão a ser construidos pela Naturline. As tubagens estão prontas a serem montadas (incluindo os loc-lines pretos vindos directamente dos states) e para semana possivelmente avanço com o revestimento da estrutura. Obrigado Pparente. O meu conselho é que faças tudo com muita calma e que planeies todos os passos da montagem ao pormenor. Vais ver que te vai poupar muitas dores de cabeça no futuro ( e alguns euros). Felizmente não foi devido á crise. No sistema anterior já não cabia mais corais nem mais peixes. Foi mesmo vontade de voltar a montar algo de raiz e de maneira diferente do anterior. Um abraço, Luis Lopes
  19. Luis C Lopes

    Reef 180L

    Boas, Depois de manter um reef de 300 litros durante 6 anos, resolvi finalmente virar a página e substitui-lo por um novo sistema, mais pequeno, com um melhor planeamento e com uma construção mais cuidada tentando não cometer os mesmos erros do sistema anterior. Para quem não conheceu o meu sistema antigo seguem algumas imagens em diversas fases da sua existencia. No sistema que estou a montar, as HQI's serão substituídas por T5's, o "mural" de rocha viva irá dar lugar a um layout mais aberto, a DSB passará a ser uma camada de apenas 2 ou 3 cm com efeitos meramente estéticos. Pretendo manter, na maioria, SPS’s com algumas (poucas) peças de LPS’s e zooanthus. Acima de tudo, espero ter o mesmo sucesso e satisfação que tive em manter o sistema anterior... O setup pretendido é o seguinte: Aquário - 70x60x40 (CxLxA) - Vidro extra-claro (Vidromoldura) Sump - 50x40x45 - apenas com divisória para a bomba de retorno. (Vidromoldura) Móvel - Estrutura em perfil de aluminio (Naturline) Escumador - ATB - Nano Cone 2nd Line Circulação - Vortech MP10w ES (dúvidas se não será necessário adicionar mais uma igual ou substituir por uma MP40w) Aquecimento - Jager 200W Iluminação - Calha ATI Sunpower com 6 x 24W T5 (talvez no futuro 8x24w) Rocha Viva - Depende do layout. Rocha proveniente do sistema anterior. Substracto – 2 ou 3 cm de Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate Bomba Retorno – Eheim Compact+ 2000 Reposição água – Tunze Osmolator Suplementação - Metodo Balling Light da Fauna Marin através de uma doseadora GHL Profilux Outros - Reactor de fosfatos/Carvão activado, Chiller. Neste momento, faltam apenas acertar alguns pormenores como o posicionamento das bombas doseadoras e da parte eléctrica (o espaço na casa das maquinas é apertado). Também ainda não decidi como irei forrar a estrutura, mas estou inclinado para algo com aspecto “clean” e moderno a imitar os móveis da Elos. Seguem algumas imagens do material adquirido e do trabalho já executado: Em relação á rocha a ser utilizada no layout, optei por transitar rocha do sistema anterior, não antes lhe fazer um tratamento de limpeza de modo a ter a rocha completamente livre de quaisquer indícios de fosfatos. Com tantos anos no sistema anterior a rocha já mostrava estar saturada com matéria orgânica. Mantive a rocha 4 semanas em agua doce e 1 semana ao sol de forma matar todos os micro organismos no seu interior. Neste momento está á 1 mês em agua salgada com escumador e adição de bactérias para voltar a repovoar a rocha. Tenho feito um controle semanal dos fosfatos libertados na agua para saber se a rocha já está limpa. Neste momento os valores mantém-se estáveis pelo que pressuponho que o tratamento está a ter sucesso. Em termos de peixes também ainda não decidi o que vou colocar embora saiba que estou limitado pela litragem que irei manter. Aceito sugestões nesta matéria. A única certeza que tenho é que passarão todos por um período de quarentena num pequeno sistema que irei montar. Os corais serão também sujeitos a um banho com um dos produtos existentes no mercado para esse efeito de forma a evitar a introdução de parasitas no sistema. Qualquer sugestão ou comentário a todo este processo será sempre bem vindo. Não quero deixar de agradecer ao André Silvestre e ao Rui Melo pelas excelentes dicas e pela ajuda que me tem dado. Abraço, Luis Lopes
  20. Grande André, Como sempre, imagens de deixar o pessoal banzado Gosto muito do cardume de parvulus. Dá mesmo aquele efeito de uma massa densa de peixes a nadar á volta do recife. Excelentes aquisições. Das peças novas (corais) nem vou falar, que começo já aqui a ressacar.... Já vi também que mudaste a vortech de sitio. Estavas com algum problema de circulação ou foi só para aumentar o fluxo directo ás acroporas? Continua a postar imagens, que são sempre uma inspiração para o pessoal. Abraço
  21. Boas André, realmente o teu aquário está impressionante para o tempo que está montado. Quando esses frags crescerem vai ser uma floresta de SPS's fantástica. é possivel que a redução a zeros dos NO3 e PO4 em apenas 2 semanas seja a causa desse STN que estás a ter. Estás a adicionar algum tipo de aminoácidos para além do aumento de alimentação dos teus peixes? Um abraço Luis Lopes PS: tinhas razão em relação ás lâmpadas. Não estou muito contente com a cor.
  22. Boas, tenho uma calha Arcadia com 2x HQI 150w (Aquamedic 13000 k) + 2x T8 30w actinicas (arcadia) nesnte momento. A sensação que tenho é que os SPS perdem um pouco a cor debaixo desta combinação de lampadas/temperatura ficando sempre com um tom mais amarelado. Mantendo a calha qual a combinação na vossa opinião de lampadas HQI (marca, temperatura) e T8's (marca, actinicas ou não) que poderia ter para fazer sobressair mais a fluorescencia das cores?
  23. Boas Diogo, A minha muda encontra-se de perfeita saude e com optimo aspecto. Os polipos ainda não sairam mas é normal que isso aconteça. Daqui a duas ou tres semanas penso já poder colocar algumas fotos com a evolução.
  24. Tem cerca de 2 cm em média.
  25. Luis C Lopes

    Drupella rugosa ?

    Boas, Ultimamente tenho encontrado no meu aquario (sobretudo á noite) estes caracois cuja identificação tenho algumas duvidas. Normalmente estão agarrados á base das acroporas como podem ver na foto. Eu penso que são Drupella rugosa o que me deixa preocupado depois de ler este artigo: http://www.gbrmpa.gov.au/corp_site/info_se...sue2_99/pg6.htm Alguem consegue confirmar esta identicação?