.:Botia macracantha:.


Diogo HC Matias

Recommended Posts

À pouco quando ia a passar em frente do aqua reparei numa cena estranha: os dois bótias palhaços pegados!!! surprised

Pareciam dois veados machos a investirem um contra o outro... mordiam caudas, mordiam barbatanas, davam cabeçadas... :P Esta cena durou à volta de 30 min, depois da qual voltaram à naturalidade do seu dia-a-dia: sempre juntos e amigos como peixes sociaveis que são.

De estranho neles notei que ficaram ambos com a cabeça muito mais escura (os botias palhaços já custumam ter o focinho com uma mancha escura), e as barbatanas erguidas e firmes. cabecadura

 

Deixo agora aqui um video de um pouco da cena de pancada... desculpem a qualidade, mas so tinha a maquina fotografica digital à mão para filmar

 

(video em 2x a velocidade normal para ser mais rápido a carregar)

 

Opiniões? (ritual de acasalamento, dois machos agressivos, ou simplesmente estavam chateados)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Tenho essa espécia de bótias á uns tempos e tenho mantido sempre 3 a 4 botias. Frequentemente assisto a esse espectáculo, e o que me parece não é mais nem menos do que pôr o grupo na linha. Como sabes os botias andam sempre em grupo. É um peixe de cardume e como tal terá que haver uma hierarquia, talvez seja esta a forma de mostrar quem manda no grupo!!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EhEh!

 

Quando os meus 3 eram mais novos também os vi "encrespar" algumas vezes, mas nada que durasse muito... ficavam mais pela atitude de mauzões... corpo "firme e hirto" (como uma barra de ferro), e um nadar "manhoso".

 

Agora vejo-os brincar muito e dormir a sesta juntos... são os peixes que inter-agem mais dentro do aquário!

 

Provavelmente a hierarquia está mais que estabilizada, lembro-me de uma persiguição há uns meses, com uns estalidos com a boca por parte do maior (se ele atinge um peixe daquela forma...), mas nada de mais... os outros usaram bem as barbatanas.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho 5 desses.

 

Normalmente andam em grupo, sem problemas.

 

Mas também já os vi a brigarem para o monte.

 

Depois passa e fica tudo bem.

 

Já os tenho à alguns meses e só tive a sorte de os ver a brincar 1 vez.

 

Foi só 1 vez mas foi um espectáculo fabuloso.

 

Continuo com esperança de que voltem a brincar, e parem de brigar tanto.

 

Enfim a esperança é a ultima a morrer.

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.