Alimentação de OSCAR


Recommended Posts

Olá,

 

Penso que comida preparada + o trabalho que esta dá para fazer + a provável sugidade que esta vá criar no aquário + TPA's com maior frequência não compensem muito em relação ao que já se pode encontrar no mercado.

Por isso acho que vou dar ao meu menino granulado e uma vez por outra algum insecto minusculo que consiga apanhar.

 

Podem ser devoradores ou melhor comilões, mas também precisam de algum espaço bem cuidado e limpo. Não esquecendo que devem de existir uma boa quantidade de receitas e entre as quais não se sabe qual a melhor.

 

Seria um bom tópico para o fórum "Receita do mês".

 

Obrigado,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que comida preparada + o trabalho que esta dá para fazer + a provável sugidade que esta vá criar no aquário + TPA's com maior frequência não compensem muito em relação ao que já se pode encontrar no mercado.

Por isso acho que vou dar ao meu menino granulado e uma vez por outra algum insecto minusculo que consiga apanhar.

 

Podem ser devoradores ou melhor comilões, mas também precisam de algum espaço bem cuidado e limpo. Não esquecendo que devem de existir uma boa quantidade de receitas e entre as quais não se sabe qual a melhor.

 

Seria um bom tópico para o fórum "Receita do mês".

 

Obrigado,

Luis

 

Olá , bem quanto ao trabalho que dá e ao que compensa , para um hobbysta como tu que tem apenas alguns peixitos( pelo que entendi) e que não gosta de fazer tpa´s , ou pelo que percebi não gostas de ter muito tempo de manutenção no teu aqua não serve .

 

Pois a melhor manutenção que possas fazer é trocar muita água , tendo filtros xpto 5 estrelas , tendo tudo estável e mesmo dando essa comidinha bem cara que as empresas desenvolveram , acho que sim deves continuar porque serve os teus propósitos .

 

Pelo que li deste post as opiniões variam consoante os designios de cada aquarofilo que te respondeu.

 

Eu uso papas caseiras , digo papas , porque ás vezes faz-se para tratamentos tb , digo-te que duram em média comigo 3 mêses (válidade do congelado) de 1kg ,tenho cerca de 800 peixes em casa (claro com crias incluido) e o que a papa suja com as trocas de água que nem ligo.

 

Depois claro que automatizei parte do meu sistema em casa porque tenho 1300 L de água em 11 aquas , cada um com diferentes funções , como deves calcular ,claro que não dou só papa aos meus peixes, compro JBL Bell Mix , flocos, artemia congelada, daphnias congeladas , krill seco e congelado, e granulado que arranjo muito bom que é especifico para crescimento de peixes de rio , sem quimicos nenhuns porque é para viveiros de peixes que irão para consumo humano, com um senão faz fosfatos a mais a quem não tem os animais em um aqua nú e não aspira após dar a comida cria algas castanhas. Regras e mais regras , cada um pela sua experiencia que adquire tem as suas , o que eu não sou é tão leigo assim que ache que os preparados industriais da aquariofilia sejam os melhores.

 

Aliás desafio a longo prazo quem quiser por em questão o crescimento dos meus peixes (falando por experiencia , meto os meus escalares há venda com 3 cm de diametro em 9/10 semanas de crescimento com o meu método , mas não é só papa claro é mais água ) , senão mudam água bem podem dar a comida que quiserem que eles param de crescer , ou vão muito lentamente , já para não falar no espaço fisico de mobilidade do animal relacionado com o seu tamanho. A longo prazo , espero que os meus Botias ultrapassem o meu tempo de vida que só os tenho há um ano e eles duram 50 , visto eu ter já 39, espero que os meus filhos e netos cuidem deles ;) .um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como hobbysta que sou tenho de presar pelo que tenho em casa. Na realidade até faço TPA's com a frequência que acho correcta bem como todo a manutenção do aquário no que diz respeito também à limpeza dos diferentes sistemas de filtragem. Posso me gabar que os meus peixes até se têm aguentado bem.

 

É mais que natural que uma pessoa que tenha tempo para exercer actividades comerciais com os seus animais tenha o melhor dos equipamentos e tecnicas para que tudo corra às mil maravilhas, agora uma pessoa que quer ter um aquário para embelezar a casa e mante-lo na melhor das condições, não se pode dar ao luxo de fazer papas caseiras.

 

Cumps,

Luis Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia inventar uma papa caseira, mas tenho o receio que esta me vá sujar a água e ai tenha de tornar mais frequente as TPA's.

 

O granulado para ciclideos não irá afectar os outros peixes? (Silver dollars, Tubarão martelo, L201)

 

Cumps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e más :)

O meu Oscar faleceu esta manhã:P encontrei ele ontem à noite com uma barbatana presa numa pedra:(

Ficou preso e não conseguiu sair, quando o fui retirar ele estava bem preso, quando o retirei estava todo arranhado de se roçar nas pedras:(

Tinha tanto carinho e amor poder ele:(

But life goes on....and he will be always in my heart and my mind:(

Abraços ppl

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e más :)

O meu Oscar faleceu esta manhã;) encontrei ele ontem à noite com uma barbatana presa numa pedra:(

Ficou preso e não conseguiu sair, quando o fui retirar ele estava bem preso, quando o retirei estava todo arranhado de se roçar nas pedras:(

Tinha tanto carinho e amor poder ele:(

But life goes on....and he will be always in my heart and my mind:(

Abraços ppl

 

Sinto muito :smile2: , talvez possas arranjar outro.

O meu ontem fez a proeza de saltar cerca de 15cm fora de água para apanhar a comida, acho que ele gosta de granulado a valer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

boas. muitos comentarios interesantes e desde já uma força para o amigo k perdeu o seu oscar, verdade é k desde k dsd k o meu provou a racao canina n ker outra coisa agora ate ao camarao diz k não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus tb já não querem ração para peixes, simplesmente rejeitam-na !!!

 

Costumo dar aos meus, camarões congelados, mexilhões congelados, delicias do mar, ameijoas até flocos do pequeno almoço o meu puto já lhes deu, e olha que eles não rejeitaram !!!

 

É mesmo como já disseram aí, desde que caiba na boca embarca tudo !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Boas

 

vou me armar em coveiro e aproveitar aqui este tópico do pessoal para não estar a abrir outro...

 

Isto anda muito parado por aqui e gostava de ler as ideias do pessoal e se houve alguma inovação na alimentação das nossas feras...

 

Posso adiantar que tambem dou kiwi devido a falta de vitamina C que é natural nesta especie.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

 

Desde já lamento a morte do oscar do membro tuning_sound pois quanto mim quando um oscar morre é diferente de qualquer outro peixe esse peixe cria uma relacção interessante com o dono quase como um cão :sad2:

Eu falo por experiência propria, no que respeita a alimentação eu divertia-me imenso com os oscars pois dava-lhes minhocas da terra e caracois, saltavam fora de água para apalhar as minhocas :smile2:

 

Um abraço

 

Hugo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Um excerto do que pus aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193552&hl=

 

"...

4.Alimentação:

O Oscar é um glutão e não se pode ceder à tentação de o sobrealimentar. A variedade é mais importante que a quantidade. Enquanto os pequenos comem de tudo em tamanhos pequenos, os grande preferem pedaços maiores para mastigar.

Não há uma regra fixa, o ideal é desenvolver um esquema de alimentação e manter, mas é indicado para peixes/Oscars:

 

Até aos 10cm dar alimentação 3 x ao dia devido ao elevado ritmo de crescimento e necessidade de nutrientes quando nesta fase.

 

Entre 10 e 20cm devem ser alimentados 1 a 2x ao dia.

 

Com mais de 20cm podem não comer alguns dias ou fazer pequenas refeições 1 x ao dia dando um grilo ou uma minhoca por exemplo e 3 x por semana fazer refeições maiores.

 

As quantidades a dar consoante o tamanho do Óscar nunca devem ser superiores ao volume da sua barriga.

Os alimentos indicados são vários. Pode-se dar comidas granuladas ou flocos consoante os tamanhos, formuladas para Ciclideos Carnívoros, podendo os grandes experimentar comida para Koi ou Trutas. As larvas vermelhas são boas para os juvenis mas no caso dos adultos acaba por sujar demasiado a água. A comida congelada, tendo em atenção a sua qualidade (não descongelar e voltar a congelar) é uma boa opção.

A comida fresca como camarão, fígado, Krill, ou comida viva como Grilos, Minhocas “Bloodworms” e pequenos Peixes são no entanto mais completas e nutritivas. A alimentação viva devido ao seu elevado teor de proteínas e gordura, em especial das minhocas, não deve ser dada diariamente, apenas 2 a 3 x por semana. Há que ter ainda especial atenção á origem dos vivos pois animais doentes ou intoxicados podem provocar doenças no Óscar. Se não encontrarem minhocas nas lojas de animais, as lojas de artigos de pesca costumam ter para usar como isco.

 

Uma receita caseira a dar fresca e que pode de seguida ser congelada para outros dias é bastante simples e fácil de preparar: Juntar pedaços limpos de Camarão, Lulas e outros peixes, triturar, juntar vitaminas prÓprias para peixes e folha de gelatina para solidificar, dividir em pequenas doses e fazer bolinhas ou quadradinhos de diversos tamanhos consoante o(s) Oscar(s) que tenham em casa e já está!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais