Iluminação Ideal Pra Palantado 240l


wilchespires

Recommended Posts

Olá a todos, venho uma vez mais pedir uma opinião à malta dos plantados, vou montar em breve um Plantado 240L brutos (120*40*50) tou a pensar usar Akadama como substrato e as plantas serão "Hygrophila Guianensis", "Heteranthera Zosterifolia", Alternanthera Roseafolea", "Eleocharis Parvula", "Echinodorus Amazonicos" e "Echinodorus Tenellus"...neste momento tenho umas dúvidas ao tipo de iluminação a usar, keria evitar a proporção 1W/L pois ñ keria um plantado a crescer muito e a precisar de podas semanais, mas no entanto keria tê-lo bonito. Tou a pensar numa calha com 3*54w (T5)...será pouco? E já agora outra dúvida que me tem deixado confuso, que espectros promovem o crescimento horizontal, ou seja que evitem aquele tipo caracteristico de crescimento das plantas de caule com grandes espaços entre os rebentos das folhas?

Abraço

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, venho uma vez mais pedir uma opinião à malta dos plantados, vou montar em breve um Plantado 240L brutos (120*40*50) tou a pensar usar Akadama como substrato e as plantas serão "Hygrophila Guianensis", "Heteranthera Zosterifolia", Alternanthera Roseafolea", "Eleocharis Parvula", "Echinodorus Amazonicos" e "Echinodorus Tenellus"...neste momento tenho umas dúvidas ao tipo de iluminação a usar, keria evitar a proporção 1W/L pois ñ keria um plantado a crescer muito e a precisar de podas semanais, mas no entanto keria tê-lo bonito. Tou a pensar numa calha com 3*54w (T5)...será pouco? E já agora outra dúvida que me tem deixado confuso, que espectros promovem o crescimento horizontal, ou seja que evitem aquele tipo caracteristico de crescimento das plantas de caule com grandes espaços entre os rebentos das folhas?

Abraço

 

 

Mais uma vez, a regra do 1W/litro só serve para aquas perto dos 100 litros. Um aqua de 30 litros precisa de mais de 50 Watts de luz e um de 300 precisa de pouco mais de 170.

 

PAra o teu, 162W chega e sobra. E as plantas com muita luz tendem a amochar e ficar mais tipo mato.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

240 litros

 

1 x 54WT5 + 2x30WT8 com algumas defeciencias porque estão embutidas na tampa, a T5 espalha pouco a luz e no canto direito não incide a luz das T8

 

AngelsCreek1.jpg

 

Tem ou teve quase todas as plantas que referiste, as que não conseguí manter foi a Alternanthera por problemas com PH e a Eleocharis porque os escalares adoram arrancar aquilo e todas as outras de folha mais mole, nunca por falta de luz.

 

As lampadas que promovem o crescimento horizontal são as de Kelvins superiores com predominacia do tom azul, a minha lampada que faz mais esse efeito é uma power-glo.

 

Não te esqueças do Co2 presurizado.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua irá ter 4 lampadas de 1.20m. Quais tipos de lampadas aconcelham e a quantos kelvins+wats recomendariam a cada tipo, sabendo que o aqua terá 70 de altura e irei ter plantas rasteiras?

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá uma vez mais, antes de mais grato pela vossa prontidão em ajudar :lol:

Mais uma vez, a regra do 1W/litro só serve para aquas perto dos 100 litros. Um aqua de 30 litros precisa de mais de 50 Watts de luz e um de 300 precisa de pouco mais de 170

Ricardo também tinha esta ideia, pois já tinha lido sobre isto, no entanto como algumas das plantas que referi precisam de muita luz, estava a ficar com receio que 162W seria pouco ;)

 

1 x 54WT5 + 2x30WT8 com algumas defeciencias porque estão embutidas na tampa, a T5 espalha pouco a luz e no canto direito não incide a luz das T8

José, tava a pensar uma calha só com um tipo de lâmpada (T5), é possível que a T5 espalhe pouco a luz, mas as 3 juntas devem espalhar melhor, nesse caso que ilustraste e bem é natural que as T8 ñ incidam a luz ao longo de toda a extensão do Aqua, pois só têm 100 cm se ñ estou em erro.

 

Tem ou teve quase todas as plantas que referiste, as que não conseguí manter foi a Alternanthera por problemas com PH e a Eleocharis porque os escalares adoram arrancar aquilo e todas as outras de folha mais mole, nunca por falta de luz

Reparei nisso também, é uma feliz coincidência pra mim, também tenho uma pequena colónia de escalares pra por no meu Aqua, tenho 8 ainda juvenis, mas já com um apetite voraz :lol: tenciono aumentar a familia quando montar o 240L.

 

As lampadas que promovem o crescimento horizontal são as de Kelvins superiores com predominacia do tom azul, a minha lampada que faz mais esse efeito é uma power-glo

Hã... afinal ñ estava errado na ideia que tinha, é que em tempos entrei em contradição com um colega aqui do fórum acerca disso e tinha precisamente a ideia que era assim como dizes, no entanto fico confuso na mesma pois tenho um nano (40*25*30) 30L brutos que tem uma PLL 24W (10000K) e as plantas crescem a valer pra cima com grandes espaços entre os rebentos, porque será?

 

Não te esqueças do Co2 presurizado

Tava a pensar numa fase inicial, e porque os Euros ñ abundam, pôr 2 garrafas de CO2 fermentação, será que ñ irá resultar?

 

Abraço a todos

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tens tudo para o plantado dar certo

eu fazia logo o sitema de co2 com um garrafao de 5l

força com isso o vai postando fotos da evoluçao

cumps

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_13888_3.jpg

 

Boas, vou fazer de tudo pra que dê certo, por isso tenho estado a ver as coisas com calma e ñ me precipitar na montagem como fiz no meu de 80L, em que acabei por gastar imenso dinheiro. Fazer CO2 com garrafão de 5L? Que vantagens, além da duração da mistura, oferece? Quais são as quantidades de fermento e bicabornato que utilizas?

Abraço e obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora coloco outra questão axam que é necessário usar uma camada de substrato por baixo da Akadama? Não estarei sujeito a um excesso de nutrientes logo na fase inicial da montagem, e consequente aparecimento de algas, quando as plantas ainda ñ estão a consumir nutrientes em pleno?

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá uma vez mais, peço desculpa por tar a fugir um bocado do título do tópico, mas aproveitei pra colocar esta questão também, será que ajuda por uma camada de substrato fértil por baixo da Akadama? Os mais experientes e os já usaram, dêm um bocadinho de atenção se puderem...

Abraço e obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho num aqua substrato fértil e por cima Akadama.No inicio tens de ter atenção às tpa's para retirares nutrientes em excesso da coluna de água,mas sem dúvida que ajuda.Se o substrato for bom,fértil em Macros e Micros,nos primeiros meses é desnecessário a fertilização liquida,excepto se vires alguma carência das plantas.

 

Ao montar um aqua novo,ou quando mudo plantas para outros aquas,noto sempre um periodo de adaptação das plantas,por vezes pode não querer dizer que precisam de mais nutrientes,podem precisar é apenas de tempo para se adaptar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José, tava a pensar uma calha só com um tipo de lâmpada (T5), é possível que a T5 espalhe pouco a luz, mas as 3 juntas devem espalhar melhor, nesse caso que ilustraste e bem é natural que as T8 ñ incidam a luz ao longo de toda a extensão do Aqua, pois só têm 100 cm se ñ estou em erro.

 

Parece-me que não entendeste, a minha montagem é que foi um bocado foleira e por isso a luz não espalha muito, não é nenhum problema especifico das T5.

 

Quanto ao substrato, eu também prefiro colocar substrato fértil nas minhas montagens, tem cuidado para colocares uma boa camada do outro substrato por cima, 5 a 6 cm no minimo, não mais que 10 Cm.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que não entendeste, a minha montagem é que foi um bocado foleira e por isso a luz não espalha muito, não é nenhum problema especifico das T5.

 

Quanto ao substrato, eu também prefiro colocar substrato fértil nas minhas montagens, tem cuidado para colocares uma boa camada do outro substrato por cima, 5 a 6 cm no minimo, não mais que 10 Cm.

 

Boas, tens razão ñ tinha percebido, mas já tá esclarecido, vou optar também por por substrato fértil, obrigado a todos :new-bday:

Abraços

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais