Corrente No Aquário!


Recommended Posts

Tenho andado a reparar que a parte de alumínio do aquário parece ter uma certa corrente eléctrica!!! Então resolvi ir buscar um busca-polos para ver se havia essa dita corrente. Não encontrei corrente no alumínio mas... pus o busca-polos dentro de água e.... acusou corrente! A única coisa que está ligada é um filtro externo, por isso calculo que venha dai a corrente. Agora pergunto: nunca apanhei nenhum choque, por isso a corrente não deve ser muito forte? Os peixes e plantas sofrem com isso? Tenho lá muitos peixes e eles vivem normalmente! Há alguma forma de deixar de ter corrente na água do aquário, isto é normal ou o filtro tem algum problema? Como resolvo isto caso isto não seja normal!?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ruymar! Vê lá isso,a corrente não pode passar para a água,é estranho é como há corrente na água e nunca apanhaste um choque...não tens termostato,não será dai? Não terás o busca-pólos marado? :D Mas se o filtro é externo não pode ser do filtro,a tubagem do filtro é de plástico...Estranho...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não tens nada dentro de água? Por exemplo o termostato, alguma outra coisa?

 

O filtro externo é realmente o menos provável, mas podes sempre testar desligando e verificando se continuas ou não a ter corrente.

 

Para teres corrente na água alguma fuga existe entre algum equipamento eléctrico e a água, cuidado que a água é boa condutora da corrente eléctrica, em principio deverá ser uma pequena fuga, mas vai desligando cada equipamento 1 a 1 até identificares o que está com fuga.

 

Cpms

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho mesmo o filtro e acho que a corrente chega ao filtro pela água que filtra no filtro e vai pelas mangueiras ate ao aquário! A corrente não deve ser muita porque o filtro deve trabalhar a baixa voltagem!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho mesmo o filtro e acho que a corrente chega ao filtro pela água que filtra no filtro e vai pelas mangueiras ate ao aquário! A corrente não deve ser muita porque o filtro deve trabalhar a baixa voltagem!

Sim,sim,pus-me a pensar nisso e também coloquei essa hipotese cá para comigo. Alguma coisa no filtro não deve estar bem,qualquer fio...Eu trocava o filtro quanto antes,a não ser que seja algo normal...Espera por mais opiniões.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,sim,pus-me a pensar nisso e também coloquei essa hipotese cá para comigo. Alguma coisa no filtro não deve estar bem,qualquer fio...Eu trocava o filtro quanto antes,a não ser que seja algo normal...Espera por mais opiniões.

Tenho de ver se isto é normal, o filtro foi muito caro e não queria trocar caso fosse uma situação normal!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ver se isto é normal, o filtro foi muito caro e não queria trocar caso fosse uma situação normal!

 

 

Boas, desliga o filtro e vê se tem corrente!

Se não tiver, mete filtro num balde com água e vê se tem corrente...

 

 

Somente tens o filtro no aquario em termos de estar ligado a electricidade???

 

 

Cump´s

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desliga o filtro e vê se tem corrente!

Se não tiver, mete filtro num balde com água e vê se tem corrente...

Somente tens o filtro no aquario em termos de estar ligado a electricidade???

Cump´s

Sempre que desligo o filtro da corrente a água do aquário deixa de ter corrente, por isso a corrente vem mesmo do filtro! Eu acho que é o motor que deixa passar corrente para a água e deve ser de 24 volts que é a corrente a que o filtro trabalha, se fosse mais corrente ja me tinha apanhado! o que eu pergunto é: isto é normal? 24 volts chegam para acender a luz? Não faz mal aos peixes, pois eles já andam assim à uns anitos! Anguem testou o aquário para ver se também tem corrente?

Editado por ruymar

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre que desligo o filtro da corrente a água do aquário deixa de ter corrente, por isso a corrente vem mesmo do filtro! Eu acho que é o motor que deixa passar corrente para a água e deve ser de 24 volts que é a corrente a que o filtro trabalha, se fosse mais corrente ja me tinha apanhado! o que eu pergunto é: isto é normal? 24 volts chegam para acender a luz? Não faz mal aos peixes, pois eles já andam assim à uns anitos! Anguem testou o aquário para ver se também tem corrente?

 

 

Boas, nunca testei...

Mas penso que não tem... Isso é somente no topo da água?

Eu mudava esse filtro, qualquer dia podes ter uma descarga superior e lá se vão peixes... ( tem cuidado ctg claro... )

Vê se filtro estã bem fechado, tenta vedar com silicone e experimenta novamente!!!

era o que eu faria, visto que gostas muito desse filtro, ou então se o comprastes novo vai trocar na loja por um outro...tem de te dar garantia de 2 anos produtos novos...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, nunca testei...

Mas penso que não tem... Isso é somente no topo da água?

Eu mudava esse filtro, qualquer dia podes ter uma descarga superior e lá se vão peixes... ( tem cuidado ctg claro... )

Vê se filtro estã bem fechado, tenta vedar com silicone e experimenta novamente!!!

era o que eu faria, visto que gostas muito desse filtro, ou então se o comprastes novo vai trocar na loja por um outro...tem de te dar garantia de 2 anos produtos novos...

O filtro é externo, não dá para vedar e a garantia já lá vai, já tem uns 8 anos! Se não for normal troco. Só estou á espera de mais opiniões ou forma de o arranjar!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre que desligo o filtro da corrente a água do aquário deixa de ter corrente, por isso a corrente vem mesmo do filtro! Eu acho que é o motor que deixa passar corrente para a água e deve ser de 24 volts que é a corrente a que o filtro trabalha, se fosse mais corrente ja me tinha apanhado! o que eu pergunto é: isto é normal? 24 volts chegam para acender a luz? Não faz mal aos peixes, pois eles já andam assim à uns anitos! Anguem testou o aquário para ver se também tem corrente?

 

Boas

Se a corrente for de 24 volts não há problema e não apanhas nenhum choque por causa disso até porque há camiões a trabalhar com essa corrente, e também há busca-pólos que acendem com essa voltagem, agora verifica se o transformador está a deixar passar outra tensão.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenta colocar a ficha ao contrário.

 

Desligas, e ligas outra vez, mas rodando a ficha.

 

É como acontece nos electrodomésticos... ás vezes dão passagem, e se virarmos a ficha, deixa de dar.

 

Tenta...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem nunca tinha lido tal coisa...estranho.

 

depois diz se as técnicas sugeridas funcionaram.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem nunca tinha lido tal coisa...estranho.

 

depois diz se as técnicas sugeridas funcionaram.

 

 

No aquário, alem de ser estranho. será muito mais perigoso.

 

Mas nunca vos aconteceu tocarem num frigorífico ou arca congeladora, e sentirem um choquesito?

 

O remédio (provisório) para isso, é mesmo virar a ficha.

 

Isto porque, se for a fase que está a dar passagem, e virares a ficha, deixas de sentir o tal "choque"

 

Sobre um buscapolos acender... bem... eles até acendem se tiveres um fio de 2 condutores, ligas um à fase e o outro fica desligado.

O buscapolos acende levemente no fio que está desligado.

 

Isto, claro, se o cabo for comprido o suficiente para ficar com corrente por indução...lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... já virei a ficha e nada!

Entretanto falei com um electrecista e ele disse-me para procurar uma parte metálica no filtro para ligar terra e teria os problemas resolvidos!

Grande problema.... "o filtro é todo ele em plástico" disse-lhe eu! E ele explicou que era por isso que o filtro não tinha tomada de terra! Disse para não me preocupar com isso que é a estática e não mata niguém. Vamos ver no que vai dar!!!!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a bomba já tem 8 anos pode ter algum vedante já danificado.

Verifica se o transformador da bomba não esta danificado e a deixar passar corrente para bomba, por exemplo podes substituir o transformador por outro e verificar se passa corrente.

Mesmo que o problema agora não te pareça grande com a electricidade não se deve vacilar.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ando a ver os preços dos filtros externos (lol). Acho que vou trocar de filtro lá para o natal, não tenho outra escolha! Os 100 e tal euros que eu dei por este já se pagaram em belos momentos que o aquário me proporcionou.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... já virei a ficha e nada!

Entretanto falei com um electrecista e ele disse-me para procurar uma parte metálica no filtro para ligar terra e teria os problemas resolvidos!

Grande problema.... "o filtro é todo ele em plástico" disse-lhe eu! E ele explicou que era por isso que o filtro não tinha tomada de terra! Disse para não me preocupar com isso que é a estática e não mata niguém. Vamos ver no que vai dar!!!!

Boas!

 

Estive a ler o teu post complecto, e concluo o seguinte:

1 - É dado certo que a "fuga" vem do filtro e que 24 V não te "dá esticão", mas tem cuidado com crianças por exemplo;

2 - Quanto aos peixes . . . não te preocupes . . . não sofrem nada nem que a fuga fosse de maior tensão do mesmo modo que os passaros também não sofrem nada quando pousam nos fios eléctricos de alta ou média tensão. . . quer os peixes, quer os passaros estão com todo o corpo à mesma tensão logo não há descarga.

3 - Como tentativa de solucionar o problema, o fio terra poderá ser a solução, e tu dises:

- Mas não existe parte metálica. . . .

Se tu colocares um fio com uma ponta descarnada em contacto com a àgua, e a outra ponta ligada à terra. . . esta tensão vai ser descarregada à terra (penso eu de que. :D . . ).

 

A água aquí funciona como "componente metálico".

 

Experimenta e depois diz alguma coisa.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.