Espaço Desaproveitado


severum

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Aproveitei este Domingo para fazer algo que planeava há uns dias. Tenho este espaço que está cheio de tralha.

 

DSC08734.jpg

 

Depois de limpinho ficou assim.

 

DSC08736.jpg

DSC08737.jpg

 

Que fazer com isto? Tem cerca de 160cmx110cm e 100cm de altura. Baixinho não é?

 

Bom, após pensar um bocado, e depois de convencer a minha mulher, resolvi fazer um tanque para as raias que vou encomendar. É o espaço ideal. Tem uma área boa e é num compartimento fechado, ideal para não gastar muito em aquecimento. Tenho água, esgoto e electricidade o que facilita imenso.

 

Então como fazer? Bem, primeiro forrar as paredes com esferovite. Aproveitei algum que cá tinha e comprei mais umas placas. Gastei uns 10€ com o esferovite.

Tive uma grande ajuda do meu filho e da minha mulher. Aliás, se não fosse ela não conseguia pois a altura é pouca.

DSC08741.jpg

 

De seguida coloquei uma placa de madeira para fechar o tanque.

DSC08742.jpg

DSC08743.jpg

DSC08745.jpg

 

Depois de tudo pronto, colocar o liner. Mais uma vez com ajuda.

DSC08746.jpg

DSC08747.jpg

DSC08749.jpg

Gastei cerca de 50€ com o liner. É daquele com 6m de largura. Coloquei-o dobrado. Assim fica mais resistente.

 

Depois foi só encher

DSC08750.jpg

DSC08753.jpg

DSC08754.jpg

 

Fiz um filtro biológico com material que já cá tinha em casa.

DSC08752.jpg

 

E pronto. Já está a funcionar.

 

Ainda vai levar uns toques relativamente ao filtro.

 

Gostaram?

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com muita pinta

olá

estou a pensar num projecto identico no meu quintal. no leroi marlin vi uma tela preta para lagos.tambem estava outro ao lado que parecia aquela espoja para chão flutuante. será esse liner que dizes? já agora ondes compras e o preço por m2?

aproveito para dizer que tens ai um belo trabalho nas estufas o que demonstra o espirito de bom gosto pela aquariofilia.aqui ficam as minhas felicitações. tenho seguido o tópico com muito entusiasmo . continuação de bons trabalhos e que tenham bons resultados.

quando estiver aberto a visitas tambem quero ir ver esse lindo trabalho.

um abraço

joaquim marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com muita pinta

olá

estou a pensar num projecto identico no meu quintal. no leroi marlin vi uma tela preta para lagos.tambem estava outro ao lado que parecia aquela espoja para chão flutuante. será esse liner que dizes? já agora ondes compras e o preço por m2?

aproveito para dizer que tens ai um belo trabalho nas estufas o que demonstra o espirito de bom gosto pela aquariofilia.aqui ficam as minhas felicitações. tenho seguido o tópico com muito entusiasmo . continuação de bons trabalhos e que tenham bons resultados.

quando estiver aberto a visitas tambem quero ir ver esse lindo trabalho.

um abraço

joaquim marques

 

O liner é a tela preta. Essa esponja é a que se põe sob a tela para evitar que esta se danifique. Por acaso comprei esta no sitio que referes. Não deverá ser o sitio mais barato mas aproveitei quando lá fui. O resto já sabes pois enviei-te resposta à tua mp.

 

Quanto a visitas é só combinar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As motoro são lindas ::D:

Mas as leopoldi ... :D ( €€€€€€ )

 

Adiante, muito bem pensado esse teu projecto, as raias merecem :D

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raias? onde é que arranjas as raias? tens alguma foto?

 

Podes ver o meu macho aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61287

 

São a minha nova paixão. É um vicio. Se quiseres saber mais manda pm ou escreve no tópico acima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As motoro são lindas ::D:

Mas as leopoldi ... :D ( €€€€€€ )

 

Adiante, muito bem pensado esse teu projecto, as raias merecem :D

 

É verdade. Em Portugal não conheço ninguém que tenha Leopoldi. Conheces?

 

Vamos lá ver se elas vão gostar da nova morada. É só até ao próximo Verão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, leopoldi não.

 

Eu muito em breve mesmo, vou arranjar um casal de motoro...vamos la' a ver como corre...mas vão para um aquário sem areão ::D:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então e novidades dessa banheira?

 

Está a ciclar :oops: . Construi o filtro mais louco que já imaginei. Creio que é o mais eficiente que consegui imaginar. Amanhã tiro umas fotos e mostro-vos.

Hoje estou estoirado. O dia inteiro a tratar da minha estufa e tanques. Já nem posso ver peixes à frente.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então cá vai.

 

Comprei esta coisa

DSC08899.jpg

DSC08898.jpg

 

é usado para rega.

 

Depois adaptei na tampa do balde

DSC08900.jpg

DSC08901.jpg

DSC08902.jpg

DSC08903.jpg

 

De seguida foi só utilizar.

 

O balde ficou pendurado no tecto. Claro que neste caso não há crise. Mas fica feio.

DSC08904.jpg

DSC08905.jpg

DSC08906.jpg

DSC08907.jpg

 

Mas tirem ideias pq a ideia é muito boa. Acreditem. A água é espalhada por toda a área de bioballs

 

Que vos parece?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

severo, lol...

boa ideia...

Boas:

a ideia está agradável ,no entanto penso e pegando no que já fizeste que tal fazeres um sistema como o filtro para as piscinas, ou seja no balde e estando o expersor (penso que é assim que se chama) por cima colocares por baixo criando uma separação para as matérias filtrantes? fazendo a saida da agua por cima estou a falar nesta situação pois no filtro de areia que tenho na piscina o funcionamento é identico ao sistema que já montaste mas desta forma.

de qualquer forma parabéns pela ideia.

Cumprimentos

Visite meu site


Um Abraço
Paulo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

a ideia está agradável ,no entanto penso e pegando no que já fizeste que tal fazeres um sistema como o filtro para as piscinas, ou seja no balde e estando o expersor (penso que é assim que se chama) por cima colocares por baixo criando uma separação para as matérias filtrantes? fazendo a saida da agua por cima estou a falar nesta situação pois no filtro de areia que tenho na piscina o funcionamento é identico ao sistema que já montaste mas desta forma.

de qualquer forma parabéns pela ideia.

Cumprimentos

 

Não sei se percebi muito bem a tua ideia. Mas o que estás a propor obriga a que o balde fique cheio de água sem espaço para oxigénio. É isto?

 

É que a minha ideia é fazer um género de seco/humido e não um filtro biológico submerso.

 

Que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia, assim espalha a água por todas as bioballs.

Depois mete umas fotos das raias nyah

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se percebi muito bem a tua ideia. Mas o que estás a propor obriga a que o balde fique cheio de água sem espaço para oxigénio. É isto?

 

É que a minha ideia é fazer um género de seco/humido e não um filtro biológico submerso.

 

Que acham?

Ok. percebi a ideia então mais uma vez parabéns pela ideia.

Cumprimentos

Editado por PJCD

Visite meu site


Um Abraço
Paulo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, aproveitando a ajuda de um amigo que esteve cá em casa decidi fazer mais um filtro para o meu novo tanque das raias.

 

Adquiri dois reservatórios como este

 

DSC09113.jpg

 

Fizemos-lhes uns furos nas tampas

 

DSC09114.jpg

 

e enchemos de Leca.

 

Depois roubei mais uma caixa plástica à minha mulher, que começa a ficar farta da brincadeira, e fizemos-lhe mais uns furos.

 

DSC09118.jpg

DSC09115.jpg

DSC09116.jpg

DSC09117.jpg

DSC09119.jpg

DSC09120.jpg

DSC09121.jpg

DSC09122.jpg

 

Este reservatório superior servirá para filtrar a água através de lã de vidro e para recolha de água que vem do motor.

 

Por fim em posição e a funcionar.

DSC09123.jpg

DSC09124.jpg

DSC09125.jpg

DSC09126.jpg

DSC09127.jpg

 

O que se faz pelos nossos animais de estimação.

 

Mais uma vez quero agradecer ao meu amigo que muito me tem ajudado nestas maluquices e à minha familia que me atura.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, esta um show, com essa capacidade para materias, deves ficar com uma filtragem exemplar, o unico senao, é o espaço que ocupa e o aspecto menos estetico...

 

Sim, em termos de filtragem acho que a coisa fica impecável e com fácil manutenção. É só levantar a tampa da caixa plástica e sacar a lã para lavar.

 

Mas realmente é muito feio. O meu objectivo neste caso não é ser bonito mas sim eficiente e deixar a maior área possivel liberta para as raias.

 

Se fosse noutro sitio mais visivel preocupar-me-ia com esse aspecto. Mas concordo plenamente fica muito feio.

 

A ideia está lá e pode ser adaptada por qualquer um.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas severum.. só uma questão visto que não percebo muito disto e estou a tentar convencer o meu pai a ajudar-me num projecto para um filtro externo, o que utilizas como bomba para fazer a agua entrar no filtro ou sair???

 

 

tks..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas severum.. só uma questão visto que não percebo muito disto e estou a tentar convencer o meu pai a ajudar-me num projecto para um filtro externo, o que utilizas como bomba para fazer a agua entrar no filtro ou sair???

tks..

 

Existem muitas bombas de muitas marcas que podes utilizar.

Neste caso estou a utilizar uma bomba que faz 3.000lt hora. Mas acho que vou mudar para colocar uma ainda mais potente.

 

Se ainda tiveres duvidas manda-me uma mp pois não queria estar a referir modelos ou marcas (não sei se posso).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais