Tricogaster Léri


Abel Brás

Recommended Posts

Caros amigos , tenho á cerca de mês e meio um casal adulto de Tricogaster Léri , a relação deles até á dois dias , quase deu em divorcio , pois o macho dáva muita tareia na femea!!!!

De á 2 dias para cá estão muito juntinhos "in love" escondidos na parte de maior vegetação do aquário.

Pergunta :

Estes peixes reprodusem-se em cativeiro ?

 

Obrigado

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem já fez reprodução ???

 

Olá Abel, tenho dois machos e duas fêmeas separados! Um dos machos mesmo sem ter a fêmea junto faz o ninho de bolhas, mas como tenho muitas criações neste momento, ainda não os juntei, pois apesar de ter 9 aquários, depois ficava sem espaço para tanto peixe... Para breve vou tentar, já li sobre a reprodução dos mesmos, mas na prática ainda não experimentei... Se entretanto conseguires vai postando aqui, senão quando tentar, pode ser que consiga e depois mostro.

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass ;)

 

Epá não tem nada que saber é a mesma coisa que se faz para os bettas. Até porque são da mesma familia.

Já fiz á muitos anos atraz e foi de facto a mesma coisa. Se bem que o aqua de criação era um cadito maior. Com os bettas até num de 30cm dá para fazer criação. Com os leri eu na altura tinha um de 60cm disponivel. Mas tenho a certeza que dá para dar a volta num aqua mais pequeno, tipo 50 ou 40 cm deve dar sem problema. O problema vem depois quando começarem a crecher pois são montes deles e ficam grandinhos hehe :?

 

Mas força com isso, só precisam de um aqua só para eles, umas plantinhas para ajudar a fêmea a esconder e tá a andar de mota. Baixas a água tambem um bocado tipo 10 a 15cm. E antes disto tudo é acondicionar muito bem os dois. Comida e mais comida. de preferencia num outro aqua para não estar a dar cabo da água. Néstas alturas a comida congelada é obrigatório. Larva vermelha e tudo o resto que eles comerem. Tipo dois aquas separados onde se vejam, ou um separado e que se vejam na mesma. Quando a fêmea ficar incrivelmente gorda, porque se nota mesmo muito, está na altura de juntar os dois no aqua de criação.

 

E depois é putos por todo o lado. Antes de fazeres isso convem arranjares os microvermes. E pronto os gajos tambem comem flocos muito esmagados e tal mas com os micros ficas garantido nos primeiros tempo e safam-se uma porrada deles.

 

Porta-te

 

;)

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Abel, tenho dois machos e duas fêmeas separados! Um dos machos mesmo sem ter a fêmea junto faz o ninho de bolhas, mas como tenho muitas criações neste momento, ainda não os juntei, pois apesar de ter 9 aquários, depois ficava sem espaço para tanto peixe... Para breve vou tentar, já li sobre a reprodução dos mesmos, mas na prática ainda não experimentei... Se entretanto conseguires vai postando aqui, senão quando tentar, pode ser que consiga e depois mostro.

Abraço e boa sorte.

 

 

Onde posso ler mais sobre a reprodução??

Obg

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde posso ler mais sobre a reprodução??

Obg

 

Olá, procura em tudo o que é livros e sites na net que falem sobre a espécie, pois por pouco que fale, dá para ir juntando toda a informação construindo uma ficha técnica muito mais completa. Lê também sobre outros anabantideos, helostomideos e labirintideos, construtores de ninhos de bolhas, etc, pois dá para ver e tirar ideias de procedimentos a ter nas tentativas de reprodução (por exemplo um suporte que se usa por cima do areão, no caso de o aquário ter substrato, para ser mais fácil o pai recolher ovos e alevins que caiem do ninho de bolhas, embora sem substrato seja mais fácil ao pai, temperatura, tamanho do aquário, plantas de superficie, etc.). Tenho imensos livros e revistas aqui em casa, como li muito na net, ficam aqui alguns sites e livros que penso que te podem ajudar:

http://www.elacuarista.com

http://fish.mongabay.com

http://www.drpez.com

etc

Livros:

The ultimate aquarium - muito bom

Criação de peixes de aquário - Inês Scheurmann - colecção habitat apesar de antigo tem muitas coisas interessantes

etc

 

E existe muito, muito mais, mas o importante é ir juntando, e, comparando a informação para ficar com uma boa ficha técnica da espécie.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais