Reprodução Em Comunitário


Marco Teixeira

Recommended Posts

Boas, ontem tive uma feliz surpresa quando vi que as minhas colisas estavam em "abraços" e beijinhos no aqua comunitário (100x30x40 - 120Lt).

 

A companhia destes agradaveis seres é: 2 femeas betta, 4 puntius titteya, 2 kuhlis e Red's.

 

A minha questão é:

 

Sei que no comunitario qq hipotese de sucesso é de 0,001%, queria saber é se posso fazer alguma coisa para aumentar a taxa de sucesso, como passar os alevins para outro aqua, quando nascem, quando nadam, ou é para esquecer mesmo?!?!!?

 

 

Abraços

 

Marco.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ontem tive uma feliz surpresa quando vi que as minhas colisas estavam em "abraços" e beijinhos no aqua comunitário (100x30x40 - 120Lt).

 

A companhia destes agradaveis seres é: 2 femeas betta, 4 puntius titteya, 2 kuhlis e Red's.

 

A minha questão é:

 

Sei que no comunitario qq hipotese de sucesso é de 0,001%, queria saber é se posso fazer alguma coisa para aumentar a taxa de sucesso, como passar os alevins para outro aqua, quando nascem, quando nadam, ou é para esquecer mesmo?!?!!?

Abraços

 

Marco.

 

Olá, Marco.

 

Para poderes safar os pequenos avelins o macho tem que os cuidar bem ate eles nascerem que demora aproximadamente 36 horas dependendo da temperatura do aquário.

Então em essa altura retiras os pequenitos com ajuda de uma mangueira de 5 m/m para um aquário mais pequeno, mas tens que estar mesmo atento já que ao eles nascerem vão parecer uns mosquitos tontos a fugir do Baygon, e isso é o ideal para o resto da comunidade do aquário ficar loucos atrás dos pequenitos a papar.

 

O mais acertado é sempre colocar o macho de reprodução em um aquário sozinho para ter bastante paz e cuidar dos filhotes ate eles começarem a nadar bem.

 

Por isso sorte com estes.

 

Compr.

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Amigo Marco bem olha e mesmo o melhor que fazes é metelos num aqua nao uses filtros nem nada usa filtros de esponja podes sempre fazer um é facil e eficaz ate se quiseres poderei fazer um ;) desta vez consegui safar uma colisa esta numa maternidade ja esta com o tamanho de um alevim guppy acabado de nascer esta bem fixe :) espero ir ate ao fim agora com o novo filtro e com os aquas controlados com 9 horas de luz e sem algas meti os a criar novamente agora vamos ver o que sai daqui... amigo Martinho quando os alevins nascerem 5 dias depois de ja comerem o jbl fluid posso retirar as plantas do ninho?? e que eu apenas estou a usar umas plantas flutuantes o meu aquario nao e mesmo plantado apenas meto as flutuantes umas que o amigo Marco me arranjo parece "alfaces"

Editado por Hugo_animais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfaces=ceratopteris cornuta :D

 

 

Martinho, eu sei que o ideal era estarem separados dos outros, mas não fazia intenções de criar colisas, elas é que expontaneamente fizeram ninho e postura ;)

 

mas uma vez a postura feita a minha inteção é mesmo tentar salvar o max que conseguir, hoje faz 48h, amanhã vou estar atento.

O macho não sai debaixo do ninho e não deixa ninguem aproximar como é normal, por isso espero que esteja a fazer o trabalho completo, no entanto, fizeram o ninho numa zona de pouca visibilidade e não dá para controlar muito bem.

 

Obrigado pelas dicas.

 

Abraços.

 

 

 

PS: para o ninho o raio da colisa desfez-me a eleocharis ........ e o musgo..... e tudo o que apanhou até ficar satisfeita ..... :D

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco, dou-te uma sugestão que tenho utilizado com várias criações de diferentes espécies, que é a seguinte: Colocar um separador dentro do aquário (eu utilizo uns DY em acrilico furado, ou, rede mosquiteira) isolando o macho, e, os alevins no espaço onde fizeram o ninho. Quando for a altura retiras o macho para o outro lado do aquário, e, podes deixar crescer os alevins no espaço onde nasceram. Outra hipótese claro que é sempre o aquário à parte, eu utilizo esta forma em casos como o teu em que sou apanhado de surpresa.

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Marco disso nao se safa eles vao destruir o aquario todo para tirar plantas o melhor qu tem a fazer e mesmo arranjar um aqua a parte se nao esse aquario fica de pantanas.... acério... agora que tenho filtro de esponja e tenho as algas controladas e tenho uma maneira boa de fazer tpas vou ver se desta tenho sorte da outra pustura tenhu 1 colisa numa maternidade que ja ta com 2 semanas e pelo menos esta estou a conseguir safar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais