Natur - Criação De Camarões


Fernando Freire

Recommended Posts

Olá viva! Hoje decidi pôr mãos à obra e começar a montar o meu novo aquário de criação de camarões. Por enquanto será apenas o Hardscape

 

As espécies ainda estão algo por definir a 100%

 

Vamos ao que interessa:

 

Aquário: 50 x 25 x 25

 

Filtragem: Eheim 2040

 

Substracto: 1ª camada de Eheim EHFI Lav, 2ª Camada ADA Aquasoil Malaya 3L

 

Iluminação: Calha Starpor 14W, lâmpada ZooMed Tropic Sun

 

Flora: Ainda a definir, será possivelmente composta por:

-> Eleocharis Acicularis

-> Hydrocotyle verticillata

-> Marsilea Hirsuta

-> Vesicularia dubyana 'Christmas'

-> Microsorum pteropus 'Windeløv' / Microsorum pteropus 'Narrow'

-> Anubias barteri var. nana 'Petite'

-> Bolbitis heudelotii

 

Fauna: Também em estudo, mas deverá ser:

-> Ottocinclus sp.

-> Neocaridina White Pearl

-> Caridina Breviata Bumble bees

-> Neocaridinacf. babaulti var. green

 

Deixo um agradecimento especial ao Francisco e Pedro da Naturline, pela disponibilização de todo o material usado, e todo o conhecimento que fui adquirindo ao longo do tempo. Quero deixar também um abraço ao amigo Marco Fernandes.

 

Vamos ao que interessa:

 

Frontal:

102_4474.jpg

 

Lateral Esquerda:

102_4475.jpg

 

Lateral Direita:

102_4476.jpg

 

Como tinha dito está algo nú... dêem sugestões!

 

Podem deixar as vossas críticas e sugestões! Tudo de bom,

 

Cumprimentos,

 

Fernando Freire

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,outrora tambem fiz creação deles,infelizmente não pude continuar por motivos profissionais..

se precisares de ajuda diz

 

:D boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Muito obrigado a quem comentou, igualmente também aos elogios :lol:

 

A Flora já foi quase toda escolhida, ainda em dúvida estão duas plantas.

 

Sendo que Definitivas serão:

-> Eleocharis Acicularis

-> Hydrocotyle verticillata

-> Marsilea Hirsuta

-> Microsorum pteropus 'Windeløv'

 

Em estudo, devido à luz que irei colocar, está a Blyxa Japónica.

Também ainda não sei que musgo irei usar, talvez será o 'flame moss'

flame%20moss.jpg

 

Vou tentar brincar e jogar com plantas verticais.

 

Neste momento já tem a Marsilea hirsuta colocada, para fazer o tapete. Amanhã deve levar Eleocharis acicularis, coloco fotos assim que tiver um pouco mais "composto".

 

Cumprimentos!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia é algo tipo isso que referes, mas em menor quantidade. Não quero abusar de uma planta (apesar de carregar na Marsilea), o objectivo principal é não sobrecarregar a vista geral do aquário com uma só planta. Consegui fugir à "tradicional" Anúbia ou Feto "normal". Espero conseguir obter um conjunto de plantas não muito usual de de observar em conjunto!

 

Cumprimentos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá viva! Já tenho os primeiros habitantes, 4 Crystal Red, mas em termos de flora ainda faltam algumas coisas! Ainda só tem a Marsilea hirsuta e o Flame Moss!

 

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Crystal Red comprei-os na Naturline. Custam 9,95€. O grade anda à volta de C e B

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois mostra como está a Marsilea hirsuta. Também tenho, mas não a consigo prender ao substracto ( de forma natural ) . Pois se a "atar" no fundo ela fica lá, claro.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Antes de mais obrigado por participarem neste tópico!

 

Peço desculpa pela falta de actualizações, mas só recentemente tive os Microsorum pteropus 'Windeløv', e só o pude prender no sábado. O 'Flame Moss' já começa a crescer assim como a Marsilea hirsuta.

 

Quanto às perguntas feitas...

 

Joao Pedro Faria Postado Hoje, 11:40 AM

Já conseguiste reproduzir os red crystal?

 

Ainda não! Só os adquiri a semana passada, e eles precisam de tempo! Vejam os dos André Silvestre, 6 meses para "colher frutos"! Como não tenho pressa em reproduzi-los, vou gozando a sua beleza! Com o tempo irei, também, 'colher os meus frutos'. Para reprodução estou à espera de outro exemplar.

 

 

SeaL Postado Hoje, 12:01 PM

Depois mostra como está a Marsilea hirsuta. Também tenho, mas não a consigo prender ao substracto ( de forma natural ) . Pois se a "atar" no fundo ela fica lá, claro.

 

Não percebi bem a tua dificuldade, SeaL, a marsilea cresce do mesmo que a Glossostigma elatinoides, lança uma runner e cresce uma folha. A minha Marsilea hirsuta fica muito facilmente no Aquasoil!

 

A ver se peço a máquina digital de um amigo para tirar umas fotos... Mas ainda há alguma "vergonha" em mostrar o que está feito, ainda se vê a linha para prender o musgo e os Fetos 'Windeløv'

 

Muito obrigado a todos,

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Oh shôr Fernando, meta lá a vergonha de lado e toca a postar fotos desse aquário, bem como dos inquilinos. Isto tem piada é ver as coisas a evoluir.

 

Hoje é vê-los pequenos e o aquário despido; amanhã é ver um matagal com pequenos Crystal Red a deambular pelo aquário fora. :unsure:

 

 

Força com isso!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Oh shôr Fernando, meta lá a vergonha de lado e toca a postar fotos desse aquário, bem como dos inquilinos. Isto tem piada é ver as coisas a evoluir.

 

Hoje é vê-los pequenos e o aquário despido; amanhã é ver um matagal com pequenos Crystal Red a deambular pelo aquário fora. ;)

Força com isso!

Abraço,

André

 

Apoiado!! tb quero ver isso!!

pois parece estar muito bom!! detesto este suspance!!! hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok ok, vocês pediram e eu mostro... Mas 1º 3 aspectos:

 

- A planta de fundo ainda estão em indecisão: Blyxa japónica ou Eleocharis acicularis, e porquê a dúvida? Pretendo usar basicamente plantas de crescimento vertical, e a Blixa não é exactamente isso. Mas os camarões simplesmente adoram andar no meio da Blyxa. Além de óptima para os juvenis e recém nascidos. Mas é algo clara... Enquanto a eleocharis é mais compacta, mais vertical e mais escura... enquadra-se mais... Portanto Beleza vs Preferência Animal.

Aceitam-se sugestões!!!

 

- A linha é vermelha porque era a única que tinha em casas de momento, e acho que plantei no dia em que o meu Sporting perdeu 3-0, e o Benfica ganhou 6-1!! Agora a sério, era a única que tinha

 

- Não sei bem o Grade dos Crystal Red Shrimp, mas deixo aqui 2 fotos do melhor, os outros são menos "vistosos". Foi o único que apanhei a jeito.

 

Dito isto, peço desculpa pela má qualidade das fotos, o Fotógrafo deixa MUITO a desejar e a máquinha não ajuda muito (Kodak 3.1Mega Pixels)

 

Foto Geral:

102_4495.jpg

 

Crystal Red Shrimp:

102_4497.jpg

 

102_4499.jpg

 

Pormenor do crescimento do "Flame Moss" (Muito Obrigado Xico ;) )

102_4496.jpg

 

Penso que é tudo! Amanhã tiro fotos melhores, vou pedir uma máquina emprestada, a ver se tiro a todos os camarões e a pormenores!

 

Cumprimentos a todos :D

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá viva!

 

Olá Pedro, muito obrigado :)

 

Olá Sérgio, adiciono 2 vezes por semana 0,5ml de Tropica Master Grow, 0,25 Potássio e 0,1 de Ferro, ambos da ELOS. CO2 ainda não adiciono...

 

Muito obrigado a todos,

 

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Fernando, muito porreiro o aquário. Acho que tem tudo para que os camarões se sintam bem. É manter o pH entre os 6.5 e os 7, temperaturas entre os 22ºC e os 25ºC e, acima de tudo, estáveis, sobretudo quando os pequenos nascerem. :)

 

Queres um conselho? Não adiciones CO2 e fertiliza apenas se vires grandes carências nas plantas. Com essa luz, não há necessidade de injectares CO2 e trocas de água 2 vezes por semana são o suficiente para suprimires a necessidade das plantas que aí tens, já para não falar do próprio substracto... Com estes gajos não vale a pena andar a inventar pois arriscamo-nos a que haja um azar ou, mesmo não indo tão longe, nunca atingirmos as condições ideais de procriação. No meu aquário não fertilizo, não injecto CO2, tenho 2 X 18W e as plantas estão impecs. Os Crystal? Descobri hoje uma 5ª fêmea ovada e para a semana já devo ter pequenas surpresas por lá. ;)

 

Quanto ao grade do camarão que mostraste, isso já é um grade B. Parabéns! Quando as condições de criação estiverem reúnidas e eles fizerem aquilo que sabem fazer melhor, é começar a selecionar os melhores para apuramento.

 

Vai actualizando.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá a todos!

 

Já à um bom bocado que não actualizava isto :twisted:

 

Introduzi, devido a um acidente, um Cambarellus patzcuarensis... Brevemente deve voltar à origem... ou então ofereço uma prenda a mim mesmo :twisted:

 

Entrou também um cardume de 10 Celestichthys margaritatus "Rásbora Galaxy", mas ando desconfiado que andam-me a comer crias de Crystal red... já vi 2 Crystal com ovos, mas nunca vi crias.... Enfim, logo vejo com mais atenção :twisted:

 

Aqui vai uma foto do aquário há 1 semana atrás. A Marsilea criou uma alga feia, então arranquei toda, cortei as folhas, e voltei a plantar as raízes. O Musgo é lindo, mas os Microsorum Pteropus 'Windelov' estão a acusar falta de CO2... Futuramente devo substituir por Bolbitis. Na parte de trás levou Microsorum pteropus 'Narrow'

 

E aqui fica uma geral do Aquário, e 2 (tentavivas de) Macro ao Mr.Cambarellus.

 

IMGP1539.jpg

 

IMGP1551.jpg

 

IMGP1552.jpg

 

Um abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Fernando.

 

Nota-se perfeitamente a evolução do aquário. Isso vai aos poucos mas vai.

 

Já fizeste a substituião dos fetos? Acho que os Bolbitis ficariam aí muito bem.

 

O teu CPO está muito bonito, quem o viu e quem o vê.

 

Vê se consegues sacar umas fotos dos Crystal Red para ver a sua evolução.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando,

Grande evolução! Mas para te ser sincero eu não gosto lá muito desses fetos, mas gostos não se discutem. :drinking:

Continua com isso e vai postando actualizações love you

 

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais