Como Fazer Mudança De Aquário De Uma Casa Para Outra


zx-9r

Recommended Posts

Boas,

 

Sabem-me aconselhar a melhor maneira de transportar um aquario populado de uma casa para outra causando o menor perigo possível para os peixes?

 

O aquário em questão não é muito grande, 60cm comprimento, cerca de 70litros de água.

 

estava a pensar encher garrafões de 5l de água com a água do aquário, deixar o mínimo de água possível no aquário de forma que os peixes consigam aguentar 1h ou menos de mudança, e depois na casa nova voltar a encher o aquário com a água que tinha retirado.

 

Porém agradecia sugestões de quem já tenha feito mudanças que envolvam aquários.

 

cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso é algo que eu terei de fazer tb porque no final deste ano vou ter de mudar de casa.

 

Acho que a melhor maneira é esvaziar completamente o aqua e usar essa àgua para encher aquas mais pequenos que devem estar já na nova casa para que os peixes possam lá ser acomodados até que volte a encher o aqua principal com a mesma àgua que tinha antes . Mesmo que não seja possível voltar a encher o aqua até cima com a àgua que lá estava antes, deve-se sempre conseguir manter 60-70 % do volume com a àgua original, sendo que os restantes podem ser repostos com àgua da torneira da nova casa, devidamente tratada e testada.

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

primeiro, guardar o máximo de água possível é bom; depois, é essencial não des-ciclar o filtro: se estiver sem funcionar mais de 2 ou 3 horas, as bactérias começam a morrer por falta de oxigénio. Se as casas não forem muito longe, uma maneira possível é:

 

Preparar no dia anterior, na casa nova, um "aquário", que pode ser um alguidar, com 50% de água do anterior, e meter uma pedra difusora a oxigenar, e termostato à temperatura adequada.

No próprio dia, transportar os peixes, em água do aquário, e metê-los no alguidar - também podes meter as plantas no alguidar - com cuidado, deixando equalizar a temperatura.

Enquanto isso, deixaste o aquário com o filtro a funcionar (portanto tiveste que re-encher). Retiras o areão e outras coisas, desligas o filtro, esvazias o aquário, e transportas tudo o mais rapidamente possível.

Voltas a montar o aquário, com o máximo de água do anterior possível, e o resto com água nova, de preferência já armazenada há alguns dias para não ter cloro (isto com um aquário pequeno é fácil!). Dá prioridade a ligar o filtro o mais depressa possível. Mete nitrivec ou outras bactérias liquídas quaisquer, directamente na massa filtrante.

Os peixes vão no fim, para dentro do aquário já montado. Não lhes dês comida uns 3 dias antes da mudança, para eles poluirem a água do alguidar o minímo possível.

Tem cuidado se tiveres camarões ou alevins, por vezes eles escondem-se em coisas género troncos ou quejandos.

 

Para mudanças grandes, género de Faro a Bragança, bem, também é possível! Os peixes bem embalados aguentam, e o filtro pode ir a funcionar se necessário (por ex com uma ups, ou ligado ao isqueiro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico por se estar a discutir a necessidade de o filtro não deixar de funcionar muito tempo...

Então e quando mudamos de filtro?

Eu por exemplo vou comprar num futuro próximo um filtro exterior da eheim, agora tenho um interno, nestes casos que se faz?

Mantem-se o antigo a funcionar ao mesmo tempo que o novo até este estar preparado para fazer o seu trabalho?

Se assim é, quanto tempo deverei deixar ambos a trabalhar?

Obrigada!

Cumprimentos!

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico por se estar a discutir a necessidade de o filtro não deixar de funcionar muito tempo...

Então e quando mudamos de filtro?

Eu por exemplo vou comprar num futuro próximo um filtro exterior da eheim, agora tenho um interno, nestes casos que se faz?

Mantem-se o antigo a funcionar ao mesmo tempo que o novo até este estar preparado para fazer o seu trabalho?

Se assim é, quanto tempo deverei deixar ambos a trabalhar?

Obrigada!

Cumprimentos!

 

Boas,

 

Eu comprei à pouco tempo um filtro exterior para substituir o antigo que é interno. Mas, neste momento até tenho os dois ligados, daqui por 3 semanas tiro o antigo. Uma opção mais rápida é colocares a esponja filtrante do filtro interno (sem lavar nem nada) como materia filtrante no filtro externo, nesse caso evitas ter dois filtros a funcionar. Eu só não o fiz por preguiça :microwave:

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico por se estar a discutir a necessidade de o filtro não deixar de funcionar muito tempo...

Então e quando mudamos de filtro?

Eu por exemplo vou comprar num futuro próximo um filtro exterior da eheim, agora tenho um interno, nestes casos que se faz?

Mantem-se o antigo a funcionar ao mesmo tempo que o novo até este estar preparado para fazer o seu trabalho?

Se assim é, quanto tempo deverei deixar ambos a trabalhar?

Obrigada!

Cumprimentos!

 

Uma outra hipótese é passares parte das matérias filtrantes do filtro interno para o externo e deixares os 2 a trabalhar durante algum tempo, umas 2/3 semanas deve ser suficiente.

 

cumps

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagina eu que vou ter que mudar 4 no fim do mês. Ate' perco a pica. São so' 300km. Vai dar molho de certeza bigsmile

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu mudei 6 em Julho... não correu mal, o pior mesmo foram os aquas onde tinha alevins e aqueles com vegetação em que não queria mexer, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Mas faz-se. Se não quiseres desmontar totalmente o aqua (fiz isto com um de 70 litros também) e a viagem for de 2 horas no máximo, deixas o aqua com uns 5 cm de água - aqui é imprescindível retirares os peixes de maior porte e levá-los à parte, é que se 5 cm de água parece alguma coisa, a partir do momento em que o aqua está no carro e este começa a andar as forças centrífugas vão fazer subir e descer constantemente o nível da água no aqua, por muito cuidado que tenhas a conduzir. Convém também tirar pedras e troncos que se possam soltar no aqua (senão arriscas-te a ouvir um vidro estalar durante a viagem, para já não falar de esmagar algum peixe). O filtro, depende, se for um interno leva-o dentro de um recipiente fechado com água do aquário.

Pronto, todas estas operações devem ser feitas com extremo cuidado (especialmente carregar com o aqua), eu fiz isto e não perdi nenhum peixe, nem durante o transporte nem posteriormente com problemas que pudessem haver com a colónia de bácterias.

Fazeres isto com mais que 5 cm de agua não aconselho, o que te explico aqui é apenas uma solução de compromisso... alguma coisa tens sempre que desmontar.

Já agora, o encheres o aquário com a água antiga não me parece essencial (a menos que as características da água sejam muito diferentes de um sítio para o outro), a colónia de bactérias está no material filtrante e também no areão, a mudança quase total da água pode ser vista como uma TPA gigante - que mal não faz.

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagina eu que vou ter que mudar 4 no fim do mês. Ate' perco a pica. São so' 300km. Vai dar molho de certeza :P

 

pfui!!!.... pois vai!!! Não lhes dês de comer mas é 1 semana pelo menos!!!... tens que contar com a desciclagem completa! Se possível, o ideal era meter um aquário a funcionar na casa de destino umas semanas antes, com um filtro a funcionar, e depois dividir as matérias filtrantes entre os outros filtros à chegada. Agora compreendo que vai ser complicado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POis, acho que vou mesmo levar um aquário para lá antes. Nem imagino se perder alguns peixes :?

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POis, acho que vou mesmo levar um aquário para lá antes. Nem imagino se perder alguns peixes :silly:

 

isto é uma ideia tola: que tal encher uma caixa de plástico que tenha capacidade para uns 30 l com meio de água; meter lá dentro alguma matéria orgância em decomposição; abrir dois furos na tampa, um para saída e outro para retorno; colar a tampa à caixa com silicone para não salpicar no caminho; colar também os tubos com silicone; e ligar o filtro maior, cheio de massa filtrante biológica (ou seja, sem as esponjas que só fazem filtragem mecânica), na viagem toda, através de uma boa UPS? UPSs há por aí aos montes, é arranjar uma emprestada só para o transporte. Vais precisar de um cabo ocm fichas apropriadas para a UPS num lado e fêmea normal no outro para ligar ao filtro. À chegada, dividias as matérias filtrantes pelos outros filtros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.