Algas...


Miguel Mendes

Recommended Posts

ola a todos! :?

 

 

tenho um akua marinho e ultimamente (cerca de 12 dias) começaram a aparecer umas algas acastanhadas k cobriram praticamente todo o solo do akua e o vidro da frente do akua, os niveis de nitrato e nitrito estao normais. keria saber se o aparecimento destas algas e normal ou nem por isso! :cry: o akua tem 150l (eu sei k e pekeno...mas a carteira tb e pekena!!!) com skimmer TS2000L da queen (interno) com uma bomba da prodac(nao sei kal!). o filtro e de decantaçao com filtraçao com carvao ativado e com o termec da jbl. tenho 4kg de pedra viva das ilhas fiji (mas vou comprar mais!). a iluminaçao e feita por uma jbl nature light (axo k e axim, tipo e uma k da para akuas marinhos e para akuas doces...) de 25w(e mto pouco nao?) com 6000k.

inda nao tenho peixes ou corais!(so posso inserilos a partir de dia 30 de agosto).

 

obrigado pela atençao. :oops::?

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

no inicio do ciclo de uma aquario marinho é normal o aparecimento de algas, no entanto parece-me que podes ter algumas deficiencias na montagem do sistema e pedia-te para tentar perceber melhor o que se passa que introduzas o mais correctamente possível a descrição do teu aquario no subforum fichas pessoais do forum equipamentos... É bom que ainda não tenhas quaisquer peixes ou corais no aqua pois estás a tempo de poder alterar o que quer que seja na configuração. O facto de ser um aqua de 150l não deverá trazer quaisquer problemas pois existem muitos bem mais pequenos com resultados incriveis tens aqui o exemplo do nano do Marco Madeira que colocou fotos no forum das fots e videos. Lê bastantes livros coloca aqui todas as questões que queiras que estaremos cá para te ajudar.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Greetings!!!

 

sergio dantas aconselhas algum livro em especial????

eu tb tentei fazer o teste da amonia (NH4) (da jbl) mas tive um pekeno problema, k foi o likido k resulta do teste em vez de verde vikou acastanhado... tentei diluir a soluçao mas o resultado foi identico apesar de um pouco mais esverdeado! axas k mm sem peixes ou corais o NH4 pode estar mto alto??? kanto a onfiguraçao do akua vou tentar po-la online hoje a noite pois nao estou em casa!!!

 

obrigado tra x!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

claro que posso te aconselhar vários livros. no que diz respeito à amonia ela pode aparecer mesmo sem peixes. Após a montagem de um aquario nas primeiras semanas é normal no ciclo da amónia, nitritos e nitratos eles subirem para logo depois eles baixarem. Eu tenho algures um gráfico que espelha isso vou tentar descobri-lo para te mostrar. Por vezes a matéria morta que se encontra nas rochas vivas se elas não estiverem bem curadas é suficiente para iniciar esse ciclo. Factores como circulação insufeciente, pouca quantidade de RV, má iluminação, um substrato que não esteja bem montado, qualidade da agua usada, etc, são por vezes factores que todos juntos ou em separado influenciam o aparecimento das algas.

Mas vamos por partes, indico-te agora alguns livros, lê os topicos aqui já falados no forum e depois de ver a tua configuração posso-te dar algumas sugestões.

 

Em Português (Brasileiro)

O aquario marinho e as rochas vivas do Sérgio Gomes já é um pouco antigo mas aborda de uma forma muito interessante e de leitura leve a iniciação

Em Inglês

The Marine Aquarium Handbook - Martin A. Moe, Jr.

Reef Aquariums - John H.Tullock

The Book of the marine Aquarium - Nick Dakin

 

Para iniciação estes são porreiros e penso que suficientes no entanto existem muitos mais.

 

Nota:Preenche a ficha do teu perfil.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

greetings, again!

 

ja tenho a ficha tecnica do meu aqua no topico q referiste.

o k sao RV's???? ha alguma maneira d eu poder enviar-t fotos do aqua para veres se tal quantidade de algas e normal??

tens e-mail? se tiveres da-m o endereço, por favor...

 

mais uma vez obrigado pela ajuda!!! :):roll:

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

RV é Rocha Viva.

 

Podes enviar por MP (msg privada), tens o icone debaixo das minhas msg's podes enviar por e-mail sergio.dantas@yellowscire.pt ou então colocar aqui mesmo as fotos, talvez seja melhor pois assim alargamos a conversa a outros utilizadores do forum.

Já vi a configuração do teu aqua e desde já alguns conselhos:

Substrato tens 4 cm o ideal será entre 10 a 12cm com valores bons a 8 cm.

RV: tens 4 kg e seria muito bom que tivesses uns 20 a 30 kg pois são estas umas das principais responsaveis pelo alojamento das bacterias que tratarão da saude do sistema.

Circulação interna terás qualquer coisa como 1500l/h aconselhava uns 3000l/h.

O uso suplementar do filtro que tens com ceramicas é perfeitamente dispensável pois a associação deste com as RV's são reponsáveis pelo aumento de nitratos e atenção que este valor ao contrário dos outros é acumulável e só os retiras com as mudanças parciais de agua.

A iluminação não conheço essas lampadas por isso não vou opinar mas tens muito pouco e se um dia quiseres ter corais terás que tre bastantes mais W de iluminação, no teu caso pelo menos 80 ou 90 W e não poderás ter corais duros.

O que me leva à conclusão que naturalmente o teu sistema poderá ter grande quantidade de algas mas nada que se possa ileminar. Se poderes aumentar todos estes items verás que em duas a quatro semanas o teu problema deixará de ser. Se não houver dinheiro para aumentar tudo já pelo menos começa pelo substrato (estás a tempo de o fazer agora) e aumenta gradualmente a qtd de RV's. e depois virá o resto.

Lembra-te que é necessário acima de tudo paciencia e dar tempo ao tempo. Isto é o factor masi importante na montagem de um aquario de reef. Se as tuas intenções são apenas ter peixes poderás fazê-lo sem tanta paciencia e investimento.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

kanto ao substracto ja me tinha decidido a aumentar para 10cm...

agora em relação as RV's vou comprar mais alguns kgs mas nao sei se posso comprar ate ter 20 ou 30kg... a circulaçao da agua so posso aumentar para 2000l/h, pois e o max. do meu skimmer... nao tens nenhum skimmer k keiras vender??? assim baratinho... aconselhas a tirart as ceramicas mas e o carvao ativado???

 

para aumentar o substrato e necessario remover as algas??? ou simplesmente ponho o areao por cima delas???

 

mais uma vez obrigadao! :):roll:

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

porque o aquario ainda está em fase de maturação e sem habitantes esperar mais três ou quatro semanas acho que não é problema nenhum por isso os meus conselhos:

Colocas o sifão e retiras essas algas e colocas mais areão, mesmo por debaixo das rochas que já tens!

Colocas mais uma bomba de circulação de 1000 (estamos a falar de um investimento de 30€)

O carvão podes manter embora o funcionamento que eu dou é diferente eu coloco 1 mês a cada 6 meses.

Quanto ao skimmer por acaso até tenho um que é um sea clone que não presta e estou a pensar dar-lhe uso para um nano mas se o quiseres, tudo bem!

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

entao axas k ponha uma bomba de 1000l, mas entao ponho-a a substituir a de 430l, certo?

o k axas das bioballs??? kanto ao skimmer ele e externo ou interno???(nao tou mto por dentro de marcas, mto menos de modelos!!!) e kanto keres por ele??? podes mandar-me uma foto? ja mudei 20% da agua e aspirei as algas, na RV tinha um pouco e eu limpei com uma escova dos dentes... e tb ja aumentei o substrto...

para meados de setembro vou comprar mais RV, ontem nao tinha nenhuma na loja e vai xegar para essa altura alguma da indonesia...

kanto ha iluminaçao vou comprar um balastro novo de duas lampadas com cerca de 90w, mas tenho de encomendar... os normais sao de 60w... axas k vale a pena comprar o de 60w????(disseram-m na loja k s pusesse uma lampada k tinham la xegava...)

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

relativamente às bombas podes substituir mas porque não deixas lá a de 430l?

Relativamente às bioballs esquece não precisas. O skimmer que tenho é um SeaClone da AquariumSystems, já coloquei um anuncio no subforum particulares, ele até é capaz de ser porreiro para um aqua de 100l ou 150l mais do que isso... eu pelo menos não gosto. A iluminação é bastante relativa e está muito indexado aquilo que pretendas fazer com o aqua no futuro pois se quizeres manter apenas uns corais menos exigentes em termos de luz até chega, se pretenderes colocar algo mais exigente torna-se pouco. Até porque pelo que eu já vi em muito pouco tempo provavelmente vais querer uma HQI por isso se calhar não precisas dos 90w.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WAZUP?,(lol)

 

entao sugeres k «cole» essa bomba ao vidro do akua? so mm para circular a agua?

as lampadas de HQI sao as de mercurio??? k corais aconselhas para começar? o k axas de polipos(os zoanthids)

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

agora quem diz Wazup sou eu! heheh Não percebi a tua duvida... 'cole essa bomba ao vidro'??? so mm para circular a agua???

Então as bombas (power head) não têm ventosa atrás? elas só servem para circular agua!

As HQI são as de iodetos metálicos. zooanthids, xénias, leather's, actinodiscos, e todos destas familias são bons para começar. Mas atenção só quando o aqua estiver estável pois corres o risco de os perder...

Mais uma vez é preciso ter paciencia, ir com calma, etc...

Eu tenho um a maturar à 5 meses!!!

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GREETINGS DEAR SIR...!!!(lol tra vez!)

 

era isso mm k eu keria dizer kanto a bomba...

uma hqi e capaz d custar kanto? de kanto em kanto tempo e k posso mudar a agua do akua como ele ta agora(ta igual mas com mais areao!)

ja avisei os meus pais k vao ter o akua vazio ate pelo menos o natal... e vou pedir um emprestimo sem juros ao meu pai para comprar RV...

kanto ao sea clone diz-m kalker coisa, ok?

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A HQI poderá ter vários preços, ie, se a fizeres para uma só lampada deverá custar uns 100 €. Se a comprares numa loja de aquas custará uns 300€ ou 400€, isto para uma de 150W de 10000K. Nesta fase poderás trocar uns 10% de semana a semana.

Sei de aquas com 2 meses que se foram povoando lentamente e com cuidado e que ao fim de 5 meses já estavam bons e com bastantes animais dentro.

Acerca do seaclone falamos no outro subforum dos particulares, está bem? É só para não misturar os temas!

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yO!

 

entao onde arranjo essas lampadas a 100euros???

devo começar a povoar o akua com k??? os peixes k tava a pensar por sao:dascyllus melanurus, chromis cyaneae, zebrasoma flavescens, labroides dimiatus, nemateleotris magnifica e finalmente (e como e obvio) amphiprion ocellatis(tb tou indeciso com o amphirion frenatus ou axas k eles s dao bem?). estes sao os k eu mais gosto dentro dos k posso ter (mais em termos de experiencia...), senao eram so anthias (sao mm bonitos...). keria uma opiniao em relaçao ao numero de especies e tb ao numero de cada elemento de cada especie, ie, nao sei s e possivel ter todas estas especies num akua com as caracteristicas do meu...

 

mais uma vez muchas gracias...

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não são as lampadas a 100 euros é o conjunto. Em alguns (poucos) sitios consegues a lampada por 40€ o resto tens que comprar numa loja de material electrico.

 

A introdução dos peixes podes ir fazendo assim que achares que ele está no bom caminho de ficar estável. Vais introduzindo aos poucos, agora quais as especies e quantos mais uma vez depende daquilo que queiras fazer no futuro pois um aqua tipico de reef de 500l terá para aí uns 10 peixes depende do tamanho deles quais os habitos deles. Um ou dois cuidados:

Cirurgiões querem bastante espaço e não se dão muito bem entre eles.

Existem umas especies tipo borboletas, anjos, etc que comem corais

Outros tipo lionfish, garoupas ou moreias comem tudo o que lhes couber na boca. É assim pegas num livro lês um pouco das descrições, perguntas ao pessoal da loja (se for de confiança), e ficas a conhecer um pouco mais.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

hoje comprei a bomba... comprei uma hydor seltz 3, tem um min de 600l/h e um max de 1200l/h.

kanto a iluminaçao sou capaz d por ja as lampadas d HQI. kanto e k axas l e preciso, ie, em termos de W's? e diz-m o preço e marca e modelo k aconselhas tendo em conta o factor qualidade/preço(ou entao faz uma lista ou kk coisa do genero!)

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

hoje tornaram a começar a crescer mais algas, axo eu... pelo menos a areia começou a ficar alaranjada... k hei-d fazer????

eu mudei a agua (20%) na 4ª a noite, havera problema se tornar a mudar hoje? sera k o problema e da ilumiunaçao ser defeciente (25w para 150L), eu ja estou a tratar de por um balastro novo e mais potente no meu akua, mas nao sei se ponha um com duas lampadas de 30W cada, ou se ponha so um de 100w mas de HQI(a primeira opçao e mais viavel devido ao preço das lampadas de HQI...).

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola penso que o minimo recumendavel para o teu aqua e de 75 watts

ou seija uma vez que ja tems 25 so precisas de mais 50

seria melhor talvez dares uma vista de olhos na secçao de tampas

e fazeres uma que sirva pensa no futuro do teu aqua no que queres la meter e constroi uma tampa com a iluminaçao que iras precizar o material e relativamente barato compras a madeira ja cortada a medida

e depois so colares pregares ou aparafusares o resto e so comprar balastros e suportes e colocar 2 ou 3 fiositos.

Cuidado nao apanhes nenhum choque

8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi...

esquece isso das bacterias. Não tem nada a ver com as algas...

Como o Sergio disse, o teu aquario esta a passar pela famosa fase de algas. Não te preocupes porque é natural... é uma fase um pouco chata, mas é normal e nºao deves adicionar nenhum produto para resolver essa situação. Para melhorar essa fase, ou não se notar tanto, faz trocas de 20% semanais, adiciona uma boa equipa de limpeza (turbos, ermitas, ofiuros pepinos) e começa a dosear kalkwasser diariamente. Quanto á HQI esse aquario é optimo para levar uma HQI de 150W. Se quiseres dou-te um contacto bom que fica-te o conjunto todo mais a lampada por uns 160 euros... podes ver fotos dessa HQI no meu site...

a iluminação da HQI não tem comparação com qualquer HQI, por isso aconcelho-te vivamente a comprar uma, até para futuras aquisições.

Quanto as algas é perfeitamente normal, agora atenção á água que usas, ok... só osmose ou água natural de boa qualidade.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

desculpa a minha ignorancia, mas o k e kalkwasser???

150w nao gasta mta energia??? diz-m mais ou menos o numero de turbos e isso k aconselhas para o meu akua,por favor... tens mais informaçoes no forum de equipamentos.

se me pudesse dar mais informaçoes sobre esse sitio onde compraste a hqi agradecia!

 

obrigado pela ajuda!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Kalkwasser é hidroxido de calcio. Serve para introduzir cálcio no aquario.

Quanto a energia das HQI de facto gasta um pouco mais que qualquer lampada fluorescente pois são sempre 150W de energia.

não existe um numero certo de turbos ou de outro qualquer animal da equipa de limpeza, prevalecendo o bom senso no seu uso mas eu diria que uns 20 ou trinta para agora chegariam.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

esta semana nao foi possivel arranjar nem turbos nem hermitas, nem nada do genero, pois o fornecedor da loja onde costumo comprar estava a sair de ferias e ainda nao tinha nada de agua salgada...

ja andei a ver preços de balastros para HQI:

-balastro proprio para agua salgada:entre 250€ a 300€

-foco de 150w (ou de 80w): entre 80€ a 100€

na loja onde vi estes preços aconselharam-me a comprar os focos (ou 1 de 150w ou dois de 80w, a 2a opçao parece-m mais eficiente), e voces que acham???? axam k os focos sao um bom investimento, e e melhor 1 ou 2 focos???

 

abraços[[]]!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais