Lâmpada De 6000 E 10 000k


ruipower

Recommended Posts

Olá todos, eu tenho uma aqua com musgo de Java e Vallisnérias que estão a ser iluminadas por uma lâmpada fluorescente dessa regulares T9 da marca Philips 18W de 6000 a 6400K.

Acham que chega perfeitamente?

Estive a ver umas com 10 000K sabem que cor poderá ser?

Cumprimentos. cabecadura

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá todos, eu tenho uma aqua com musgo de Java e Vallisnérias que estão a ser iluminadas por uma lâmpada fluorescente dessa regulares T9 da marca Philips 18W de 6000 a 6400K.

Acham que chega perfeitamente?

Estive a ver umas com 10 000K sabem que cor poderá ser?

Cumprimentos. cabecadura

Olá Ruipower! Musgos e Valisnérias não necessitam de muita luz. Essa lâmpada de 18W pode chegar dependendo da litragem do aqua.

 

Os Kelvins das lâmpadas funcionam assim: quanto menos K mais vermelha é a lâmpada,quanto mais K mais azul. 6500K é branca,os 10000K é mais azulada.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico...

Por acaso alguém sabe quantos kelvins têm as normais da philips de 18w?!

Tinha duas dessas, que vieram logo no aqua, dão uma luz branca.

Pesquisei e percebi que recomendam a gro-lux da sylvania para as plantas, tem supostamente 8500K ( segundo vi num forum pois no site oficial não encontro a informação... Mas a tonalidade é rosa...Logo, se as que eu já tinha eram brancas...têm supostamente mais kelvins que esta gro-lux, logo penetram melhor a àgua chegando mais facilmente até às plantas.

À parte de ter lido que as plantas gostam da luz vermelha para a fotossintese, fiquei sem perceber porque recomendam esta para plantas! E se tem mesmo os 8500K pode ter este tom rosa?!

Interrogo-me se faço bem, em trocar as minhas de luz branca( que não consigo saber quantos kelvins têm) por estas de tonalidade rosa...

 

Cumprimentos.

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico...

Por acaso alguém sabe quantos kelvins têm as normais da philips de 18w?!

Tinha duas dessas, que vieram logo no aqua, dão uma luz branca.

Pesquisei e percebi que recomendam a gro-lux da sylvania para as plantas, tem supostamente 8500K ( segundo vi num forum pois no site oficial não encontro a informação... Mas a tonalidade é rosa...Logo, se as que eu já tinha eram brancas...têm supostamente mais kelvins que esta gro-lux, logo penetram melhor a àgua chegando mais facilmente até às plantas.

À parte de ter lido que as plantas gostam da luz vermelha para a fotossintese, fiquei sem perceber porque recomendam esta para plantas! E se tem mesmo os 8500K pode ter este tom rosa?!

Interrogo-me se faço bem, em trocar as minhas de luz branca( que não consigo saber quantos kelvins têm) por estas de tonalidade rosa...

Cumprimentos.

Essa de 8500K pode ter é um tom roxo, mas rosa não estou a ver.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É estranho não é?!

Mas é mesmo...um rosa para o avermelhado... Que estranho... Já na loja que comprei eles usam estas e não parece tão avermelhado...Mas eles têm os cubos com o fundo azul por isso corta um pouco...

Que estranho... Se calhar no forum onde vi estarem a dizer que esta é de 8500K estavam enganados...

Até porque recomendam esta para as plantas, e como disse li que as plantas gostam do vermelho para a fotossintese... Aqui só não bate certo esta ser de 8500K...

Muito obrigada pela ajuda!

Cumprimentos!

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico...

Por acaso alguém sabe quantos kelvins têm as normais da philips de 18w?!

Tinha duas dessas, que vieram logo no aqua, dão uma luz branca.

Pesquisei e percebi que recomendam a gro-lux da sylvania para as plantas, tem supostamente 8500K ( segundo vi num forum pois no site oficial não encontro a informação... Mas a tonalidade é rosa...Logo, se as que eu já tinha eram brancas...têm supostamente mais kelvins que esta gro-lux, logo penetram melhor a àgua chegando mais facilmente até às plantas.

À parte de ter lido que as plantas gostam da luz vermelha para a fotossintese, fiquei sem perceber porque recomendam esta para plantas! E se tem mesmo os 8500K pode ter este tom rosa?!

Interrogo-me se faço bem, em trocar as minhas de luz branca( que não consigo saber quantos kelvins têm) por estas de tonalidade rosa...

 

Cumprimentos.

 

Não sei o que entendes por "normais"... se forem as que se mais se vendem nos hipermercados têm temperaturas baixas.

 

Acho difícil as grolux terem 8500K, arriscava até a dizer que têm menos de 5000 (as daylight têm 5000, um pouco menos que a luz do sol) - mas pode ser que alguém tenha uma grolux e diga quanto é (eu só estou a tentar deduzir a temperatura partindo do gráfico deles, mas admito estar errado).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As grolux dão uma cor rosada porque emitem em comprimentos de onda no azul e no vermelho; ou seja, a temperatura de cor para estas lâmpadas é algo de enganador, uma vez que o seu espectro não é nada parecido com o do sol (ou com o de um corpo negro, que é como se define temperatura de cor). Na prática, o que eles tentam fazer é concentrar a intensidade luminosa nos comprimentos de onda que as plantas mais utilizam.

 

Vejam por ex.

 

http://www.sylvania.com.br/index7.htm

 

Num outro site vi alguém a dizer que a temperatura de cor é 5850K e o CRI é 93.

 

Ou seja, em princípio estas são melhores que as daylight normais. Na prática, muita gente usa as daylight sem problemas nenhum.

 

Cuidado é com as Philips, a maioria do que está à venda são soft ou warm, têm T de 2700K ou semelhante, é muito baixo e não vai resultar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico...

Por acaso alguém sabe quantos kelvins têm as normais da philips de 18w?!

Tinha duas dessas, que vieram logo no aqua, dão uma luz branca.

Pesquisei e percebi que recomendam a gro-lux da sylvania para as plantas, tem supostamente 8500K ( segundo vi num forum pois no site oficial não encontro a informação... Mas a tonalidade é rosa...Logo, se as que eu já tinha eram brancas...têm supostamente mais kelvins que esta gro-lux, logo penetram melhor a àgua chegando mais facilmente até às plantas.

À parte de ter lido que as plantas gostam da luz vermelha para a fotossintese, fiquei sem perceber porque recomendam esta para plantas! E se tem mesmo os 8500K pode ter este tom rosa?!

Interrogo-me se faço bem, em trocar as minhas de luz branca( que não consigo saber quantos kelvins têm) por estas de tonalidade rosa...

 

Cumprimentos.

 

 

As grolux dão uma cor rosada porque emitem em comprimentos de onda no azul e no vermelho; ou seja, a temperatura de cor para estas lâmpadas é algo de enganador, uma vez que o seu espectro não é nada parecido com o do sol (ou com o de um corpo negro, que é como se define temperatura de cor). Na prática, o que eles tentam fazer é concentrar a intensidade luminosa nos comprimentos de onda que as plantas mais utilizam.

 

Vejam por ex.

 

http://www.sylvania.com.br/index7.htm

 

Num outro site vi alguém a dizer que a temperatura de cor é 5850K e o CRI é 93.

 

Ou seja, em princípio estas são melhores que as daylight normais. Na prática, muita gente usa as daylight sem problemas nenhum.

 

Cuidado é com as Philips, a maioria do que está à venda são soft ou warm, têm T de 2700K ou semelhante, é muito baixo e não vai resultar!

 

 

Estive a pesquisar e olhem o que eu encontrei:

 

Philips TL-D 18W/54-765

 

A minha é mesmo esta da Philips 18W 6000 K com esta referência e tudo TL-D 18W/54-765

 

 

 

Olá Ruipower! Musgos e Valisnérias não necessitam de muita luz. Essa lâmpada de 18W pode chegar dependendo da litragem do aqua.

 

Os Kelvins das lâmpadas funcionam assim: quanto menos K mais vermelha é a lâmpada,quanto mais K mais azul. 6500K é branca,os 10000K é mais azulada.

 

Olá zogli muito obrigado pelo esclarecimento.

Fica bem. :P

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois as lâmpadas que o meu aquário trazia eram mesmo essas Philips TL-D 18W/54-765.

Agora tenho uma dessas e uma gro-lux... Vamos ver o que resulta....

Mas estou um pouco confusa, nuns sitios leio que as gro-lux( que até têm uma intensidade da luz baixa) são as melhores para as plantas, noutros leio que quanto mais kelvins tiverem melhor para as plantas... ::D:

Não consigo tirar uma conclusão...

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regra geral quanto mais kelvins melhor para as plantas e quanto aos Watt's cada watt dá para 2 litros, tipo 18W dá até um aquário de 36 Litros.

Pelo menos é o pouco que sei, cumps. :drinking:

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regra geral quanto mais kelvins melhor para as plantas e quanto aos Watt's cada watt dá para 2 litros, tipo 18W dá até um aquário de 36 Litros.

Pelo menos é o pouco que sei, cumps. :crazyeyes:

O melhor mesmo é a combinação de espectros de temp. de cor mais baixas com mais altas(Se possivel).As plantas também apreciam 4000K,6500K,temp. de cor mais baixas.

E se puseres certa plantas num aqua de 36L com 18W o mais certo é não haver sucesso no crescimento,anubias e plantas de pouca luz tudo bem,mas se falarmos em Rotalas Wallichii e Stellata,já para não falar em Glosso,é muito dificil.E ainda por cima quanto maior é o aqua mais W/L tem de haver.Eu por ex. num aqua de 20L tenho 40W de luz, 2x 6500K.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.