Bufêr


Aquaman

Recommended Posts

Boas,

 

Está tudo dito ;)

 

Mas se usares a função de pesquisa encontrarás, bem recentemente, referências a este tema.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado nelson

só duas questões

posso colocar num frasco de plástico ou tem de ser de vidro?

e já agora alguem sabe de uma farmácia que tenha sulfato de magnesio??

É que já procurei e nenhuma tem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado nelson

só duas questões

posso colocar num frasco de plástico ou tem de ser de vidro?

e já agora alguem sabe de uma farmácia que tenha sulfato de magnesio??

É que já procurei e nenhuma tem...

 

 

Podes armazenar em qualquer recipiente que seja estanque, eu dou preferência ao vidro, mas não é obrigatório!

 

Atenção ao Sulfato de Magnésio, pois muitas vezes o que se arranja nas farmácia é Sulfato de Magnésio Heptahidratado. Não existe um verdadeiro problema, pois também serve, mas o que acontece é que quando "seca" (o que acontece facilmente pois tem apenas 7 moleculas de água por cada molécula de sulfato de magnésio) fica extremamente duro e compacto o que dificulta a sua dissolução na água.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

ainda bem porque o que tinha arranjado é de vidro

mas ainda não consegui o sulfato de magnésio alguem

me pode ajudarrrrrrrrrrrrrr

Eu comprei numa farmacia, eles nao tinham mas pedi que encomendassem, e assim foi passado 2 dias fui buscar.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes armazenar em qualquer recipiente que seja estanque, eu dou preferência ao vidro, mas não é obrigatório!

 

Atenção ao Sulfato de Magnésio, pois muitas vezes o que se arranja nas farmácia é Sulfato de Magnésio Heptahidratado. Não existe um verdadeiro problema, pois também serve, mas o que acontece é que quando "seca" (o que acontece facilmente pois tem apenas 7 moleculas de água por cada molécula de sulfato de magnésio) fica extremamente duro e compacto o que dificulta a sua dissolução na água.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

O que escreves significa que este seca facilmente porque "tem apenas 7 moleculas de água por cada molécula de sulfato de magnésio"?

Então o outro sulfato de magnésio tem mais?

 

Então quantas moléculas de água tem o "outro"??

 

Presumo que "o outro", seja ele qual for, é melhor... isto quando dizes que "este", não é um verdadeiro problema...

 

Já agora, qual é o que tens em casa?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que escreves significa que este seca facilmente porque "tem apenas 7 moleculas de água por cada molécula de sulfato de magnésio"?

Então o outro sulfato de magnésio tem mais?

 

Então quantas moléculas de água tem o "outro"??

 

Presumo que "o outro", seja ele qual for, é melhor... isto quando dizes que "este", não é um verdadeiro problema...

 

Já agora, qual é o que tens em casa?

 

Cumps

 

Boas,

 

Por acaso o que escrevi não foi o que disseste...

 

O Sulfato de Magnésio é um pó muito fino e absolutamente seco! O que tenho em casa (heptahidratado) e que ao contrário de ser um pó fino, é mais tipo cristal de sal, é que ao perder as moléculas de água que tem aglutina-se, formando "torrões" muito duros e consistentes que dificultam a sua dissolução na água.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por acaso o que escrevi não foi o que disseste...

 

O Sulfato de Magnésio é um pó muito fino e absolutamente seco! O que tenho em casa (heptahidratado) e que ao contrário de ser um pó fino, é mais tipo cristal de sal, é que ao perder as moléculas de água que tem aglutina-se, formando "torrões" muito duros e consistentes que dificultam a sua dissolução na água.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

 

Sabes que o que queremos escrever nem sempre é o mesmo que escrevemos (se leres, o que eu disse foi tirado do que escreveste, algumas frases são citadas). O que querias escrever já me esclarece mais.

 

Esse pó muito fino também são cristais (só que menores). Esse sulfato que falas é o anidro. Mas o MgSO4 tem uma grande tendência a "captar" moléculas de água, "transformando-se" na forma MgSO4.7H2O, daí não ser fácil mantê-lo anidro (na forma anidra até se usa/pode usar para "secar" (meios reaccionais em que não se quer ter vapor de água, por exemplo, dada a sua capacidade para "agarrar" essa água).

 

Para que ele perca a água tem que se colocar em estufa (não sei a que temperatura e se há condições especiais porque não fui pesquisar).

 

No teu caso, pode até ser que continues a ter sulfato sob a forma hidratada (pode ter secado a "água" que tinha no frasco e manter-se na constituição dos cristais), pois não sei em que condições o tens guardado. (em condições normais deve ser "difícil" tê-lo anidro).

 

Mas eu até nem tenho sulfato de Mg em casa, por isso pode ser que me esteja a escapar algum pormenor.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquaman... queres um buffer mais nartural possível? Rochas calcárias e areia da praia... sempre fiz isso com os meus conchículas e sempre mantive o ph estável. love you

 

Esse é sem duvida a receita melhor para fazeres um buffer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas zaad

eu tenho rocha calcária e areia da praia mas li algures alguém dizer que é sempre melhor ter um buffer para estabilizar

A rocha calcaria e a areia podem nao ser suficiente para se manter os parametros desejaveis. Mas mais vale uns parametros estaveis do que parametros desejaveis mas instaveis.

E claro que o buffer alem de ajudar a evitar as quedas bruscas dos parametros da agua, ajuda a atingir os que pretendemos.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes que o que queremos escrever nem sempre é o mesmo que escrevemos (se leres, o que eu disse foi tirado do que escreveste, algumas frases são citadas). O que querias escrever já me esclarece mais.

 

Esse pó muito fino também são cristais (só que menores). Esse sulfato que falas é o anidro. Mas o MgSO4 tem uma grande tendência a "captar" moléculas de água, "transformando-se" na forma MgSO4.7H2O, daí não ser fácil mantê-lo anidro (na forma anidra até se usa/pode usar para "secar" (meios reaccionais em que não se quer ter vapor de água, por exemplo, dada a sua capacidade para "agarrar" essa água).

 

Para que ele perca a água tem que se colocar em estufa (não sei a que temperatura e se há condições especiais porque não fui pesquisar).

 

No teu caso, pode até ser que continues a ter sulfato sob a forma hidratada (pode ter secado a "água" que tinha no frasco e manter-se na constituição dos cristais), pois não sei em que condições o tens guardado. (em condições normais deve ser "difícil" tê-lo anidro).

 

Mas eu até nem tenho sulfato de Mg em casa, por isso pode ser que me esteja a escapar algum pormenor.

 

Cumps

 

 

Boas,

 

Sim acabas por ter razão no que dizes... depois de ler o que escrevi inicialmente, não disse, de facto, o que queria dizer! Contudo, a mensagem que queria passar penso que ficou.

 

A verdade é que o Sulfato de Magnésio "normal" ou anidro sempre se aguentou bem cá em casa sem se alterarem visualmente as suas características pois manteve-se, sempre, um pó fino (referi-me a ele assim para melhor identiicar as diferenças) ao passo que o Heptahidratado "encaroçou" e torna-se muito difícil de dissolver.

 

Todavia, obrigado pela correcção e esclarecimentos prestados, pois só desta forma todos, sem excepção, continuaremos a aprender e a evoluir neste hobbie e , no fundo, esse é o objectivo deste espaço.

 

 

Quanto à questão especificamente no meu caso particular, rochas calcareas, areia de coral e areia da praia não foram suficientes para aumentar o pH, KH e gH para os valores que pretendia, apesar de os valores conseguidos não serem de todo maus.

 

Optei pela utilização de Buffer pois quando fiz uma simulação de TPA de 40% com água da torneira apenas tratada com "anti-cloro" tive uma queda abrupta dos vários parâmetros.

 

Com a adição do buffer consigo maior estabilidade nos parâmetros.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim acabas por ter razão no que dizes... depois de ler o que escrevi inicialmente, não disse, de facto, o que queria dizer! Contudo, a mensagem que queria passar penso que ficou.

 

A verdade é que o Sulfato de Magnésio "normal" ou anidro sempre se aguentou bem cá em casa sem se alterarem visualmente as suas características pois manteve-se, sempre, um pó fino (referi-me a ele assim para melhor identiicar as diferenças) ao passo que o Heptahidratado "encaroçou" e torna-se muito difícil de dissolver.

 

Todavia, obrigado pela correcção e esclarecimentos prestados, pois só desta forma todos, sem excepção, continuaremos a aprender e a evoluir neste hobbie e , no fundo, esse é o objectivo deste espaço.

Quanto à questão especificamente no meu caso particular, rochas calcareas, areia de coral e areia da praia não foram suficientes para aumentar o pH, KH e gH para os valores que pretendia, apesar de os valores conseguidos não serem de todo maus.

 

Optei pela utilização de Buffer pois quando fiz uma simulação de TPA de 40% com água da torneira apenas tratada com "anti-cloro" tive uma queda abrupta dos vários parâmetros.

 

Com a adição do buffer consigo maior estabilidade nos parâmetros.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

 

Acontece com "todos" (para o caso de haver alguém sobredotado para estas coisas da comunicação)... e não é só no que se escreve. Por vezes, depois de escrever, tenho que reformular muita coisa ou só quando sou questionado sobre o significado do que escrevi é que vejo que não era bem aquilo que queria escrever (e até dizer).

 

Ainda não tenho ciclídeos africanos mas estou a pensar nisso... o que acabas de escrever vai ser uma grande ajuda. Obrigado!

 

Caso não consiga uma estabilidade dos parâmetros também optarei por um tampão, dado que me parece que os tampões para a zona básica têm muito menos "contra-indicações" que os tampões para a zona ácida.

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rocha calcaria e a areia podem nao ser suficiente para se manter os parametros desejaveis. Mas mais vale uns parametros estaveis do que parametros desejaveis mas instaveis.

E claro que o buffer alem de ajudar a evitar as quedas bruscas dos parametros da agua, ajuda a atingir os que pretendemos.

 

Nelson, acho que isso são apenas opiniões... eu sempre os mantive apenas com esses dois "buffers" naturais e nunca houve nem picos nem quedas de parametros da agua... e sinceramente... "químicos" no meu aquário, já bastam akeles que vêem pelo cano... mas aí está é apenas a minha modesta opinião...

 

Defendo a "naturalidade" dos acontecimentos... posso-e dar o exemplo do meu salgado, que tive duas "ninhadas" enormes de camarões, e eu deveria de os apanhar para os separar, pois assim se se safar algum, deverá dar para contar pelos dedos de uma mão... mas quero intervir ao mínimo nos meus sistemas, pois com o pouco espaço que têem (por maior que seja o aquário) acho que têem direito ao minimo de intervenções nossas... mas isto sou eu...

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson, acho que isso são apenas opiniões... eu sempre os mantive apenas com esses dois "buffers" naturais e nunca houve nem picos nem quedas de parametros da agua... e sinceramente... "químicos" no meu aquário, já bastam akeles que vêem pelo cano... mas aí está é apenas a minha modesta opinião...

Repara o que referi

A rocha calcaria e a areia podem nao ser suficiente para se manter os parametros desejaveis. Mas mais vale uns parametros estaveis do que parametros desejaveis mas instaveis.

Logo concordo que nalguns casos, com esses dois "materiais" rochas e areia, poderá ser suficiente, mesmo não tendo os parametros desejados.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Tenho procurado o sulfato de magnésio e não encontrei, já várias farmacias disseram que mamdavam vir e nada...

 

 

Não te posso ajudar aqui em mem martins tambem em todas as farmacias me dizem que esta esgotado nos fornecedores

Editado por JASMIM

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais