Pressão Atmosférica


jonasguindaste

Recommended Posts

Boas,

Qualquer dia tens de me explicar esse conceito de "forma de peixe"... é que ainda não percebi lá muito bem o que queres dizer com isso!

Quanto á cor... já se sabe!

 

Nuno, quanto ao angariar fundos para dar ao Ricardo um áqua de 150x50x50 está fora de questão! Pensa bem... para quê que ele precisa de tantos litros para meter platies, rasboras, mollies e guppies?! :oops: Ainda se colocasse lá peixes a sério, como uns oscares, ainda era capaz de dar 1€!

Mas ele não dava conta do recado!!!! bang

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Arranja umas plantas flutuantes para o teu áqua! ;)

 

Forma de peixe, apesar de saber que percebeste, passo a explicar: É um peixe com forma de peixe! Vês 95% das espécies mundiais de peixes? É assim. Para veres até onde vai a tara, tambem não gosto de muitos dos peixes de reef nem de corydoras.

 

Os fundos, como pus em cima, seriam para um aqua de ciclideos africanos a sério. Oscares... bah!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 168
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Eu uso apenas para fornecer CO2 às plantas. Tenho um sistema DIY em funcionamento mas parece-me insuficiente, sendo certo que gosto de ter a água à superfície com movimento.

 

Vamos tornar este tópico mais interactivo, o Nuno não se importará... acho eu!

Quer dizer que colocas EXCEL na água para aumentares a dose de CO2, certo? Se aplicas diariamente, significa que vais manter as mesmas concentrações de CO2 no aquário; mas se aplicares uma vez por semana, vais ter ligeiras oscilações de pH uma vez que o CO2 acidifica a água...

Será que o meltdown é originado pelo produto em si ou pelas oscilações do pH?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vamos tornar este tópico mais interactivo, o Nuno não se importará... acho eu!

Quer dizer que colocas EXCEL na água para aumentares a dose de CO2, certo? Se aplicas diariamente, significa que vais manter as mesmas concentrações de CO2 no aquário; mas se aplicares uma vez por semana, vais ter ligeiras oscilações de pH uma vez que o CO2 acidifica a água...

Será que o meltdown é originado pelo produto em si ou pelas oscilações do pH?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Boas,

 

Creio que as coisas não são bem assim. O Excel não é (composto de) dióxido de carbono (CO2), pelo que não altera o PH. Isto é, pelo menos, o que diz a Seachem: http://www.seachem.com/support/FAQs/FlourishExcel_faq.html

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que as coisas não são bem assim. O Excel não é (composto de) dióxido de carbono (CO2), pelo que não altera o PH. Isto é, pelo menos, o que diz a Seachem: http://www.seachem.com/support/FAQs/FlourishExcel_faq.html

 

Será?!?!

 

"Q: Is Flourish Excel a replacement for CO2 in a planted aquarium?

A: Yes and no. It provides the same benefit as CO2, i.e. it provides the plants with a source of carbon for growth just as CO2 provides them with carbon. However CO2 by itself will give you quantitatively more growth than Excel by itself, although Excel does provide a substantial amount in comparison. If CO2 is a 10, Excel is a 6-7. Using both together provides additional benefit. One of the advantages of the Excel is no up front equipment costs and complexity of valves, hoses and regulators, etc. "

 

Afinal em que ficamos?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será?!?!

 

"Q: Is Flourish Excel a replacement for CO2 in a planted aquarium?

A: Yes and no. It provides the same benefit as CO2, i.e. it provides the plants with a source of carbon for growth just as CO2 provides them with carbon. However CO2 by itself will give you quantitatively more growth than Excel by itself, although Excel does provide a substantial amount in comparison. If CO2 is a 10, Excel is a 6-7. Using both together provides additional benefit. One of the advantages of the Excel is no up front equipment costs and complexity of valves, hoses and regulators, etc. "

 

Afinal em que ficamos?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

Na resposta à terceira FAQ, refere-se:

 

"Flourish Excel is not carbon dioxide and there is no impact on pH using Flourish Excel."

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na resposta à terceira FAQ, refere-se:

 

"Flourish Excel is not carbon dioxide and there is no impact on pH using Flourish Excel."

 

Mas por acaso já alguém fez um teste ao pH depois de aplicar o EXCEL juntamente com CO2?

Eu nunca fiz porque nunca tive meltdown das plantas quando o usei, nem sintomas anormais dos peixes.

 

Então porquê que algumas plantas fazem meltdown e as algas desaparecem? Overdose, alguicida, ácido?!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas por acaso já alguém fez um teste ao pH depois de aplicar o EXCEL juntamente com CO2?

Posso assegurar que o Excel não provoca variações de ph.

Tenho monitorização permanente de Ph e nunca constatei qualquer alteração durante a utilização.

É preciso ver que se trata de uma fonte de carbono e não do seu dióxido, que, esse sim, baixa o ph.

e as algas desaparecem? Overdose, alguicida, ácido?!

Tanto quanto julgo saber, não é o carbono que tem eficácia no combate às algas.

É sim um isómero de glutaraldehide utilizado como solvente que é muito eficaz como algicida.

Abraço

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

Posso assegurar que o Excel não provoca variações de ph.

Tenho monitorização permanente de Ph e nunca constatei qualquer alteração durante a utilização.

É preciso ver que se trata de uma fonte de carbono e não do seu dióxido, que, esse sim, baixa o ph.

Mas tu não aplicas o EXCEL directamente na água e nas doses indicadas ou aplicas?

O que estranho no EXCEL é que uma vez aplicado sobre as algas elas acabam por perder força e desaparecer após várias aplicações do produto. Creio que seja por overdose fazendo o oposto do H2O2 que as queima por asfixia. Uma vez que se aplica em alguns casos sobre as plantas para erradicar as algas, algumas fazem meltdown como já foi aqui referido; e a explicação para o meltdown é a alteração brusca dos parametros da água (falo no caso das cryptocorynes) no caso da tenellus não sei porque nunca usei.

Como tens medidor constante de pH podes ter a certeza sobre as oscilações de pH... mas afectará o gH e kH? Bem que no teu caso e devido ao volume do aquário para provocar tal oscilação terias de usar mesmo muito EXCEL.

Já tiveste algum meltdown?

 

Tanto quanto julgo saber, não é o carbono que tem eficácia no combate às algas.

É sim um isómero de glutaraldehide utilizado como solvente que é muito eficaz como algicida.

Abraço

Glutaraldehyde é um dos compostos do EXCEL? Por acaso nunca verifiquei o composto do produto, mas sendo um algicida não será prejudicial para os peixes? Já vi o efeito de um algicida (não me recordo qual) e não foi muito animador ... as algas foram-se, plantas idem e 90% dos peixes "also"!

Já vi muitos produtos á venda que se dizem algicidas para aquários de água doce e na verdade... não funcionam, de certeza que devem ter a dita glutaraldehyde.

Pelo que andei a investigar, existem muito relatos que falam de overdose (excesso de carbonatos) para eliminar as algas... mas daí até ser verdade!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Agora que falas das blyxas, as minhas desapareceram em alguns dias mas não usava Flourish nessa altura.

Não sei qual o factor que originou tal problema, mas na altura culpei os discos pelo sucedido uma vez que a andavam a comer... banana rock

Mas comer e dasaparecer vai uma grande diferença, muito mais quando ela nascia do nada! Lembro que nesse layout não tinha plantado um único pé, mas ela fez questão de nascer.

Talvez alguma oscilação de gH e kH tenham originado tal...

Pode acontecer o mesmo com as restantes plantas quando se aplica o excel directamente nelas...

Com as cryptocorynes é bem diferente, não sei se acontece com mais alguém, mas se eu as tirar do áqua e meter em água mesmo sendo do áqua e mais tarde (1 ou 2 dias) voltar a plantá-la, ao fim de 3 dias faz meltdown. Basta uma oscilação de pH ou mudança de água (não TPAS) para que as cryptos façam meltdown.

Em nenhum dos casos usei EXCEL!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já reparei que na manutenção de plantas aquáticas o pessoal se esquece sempre de uma coisa, as intoxicações.

 

Se numa planta de vaso puseres por exemplo 10x a quantidade de fertilizante indicada o que acontece?

 

Será que não há intoxicações por amónia, nitratos, fosfatos, potássio, carbono etc?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lógicamente que por aplicação directa acontecerá unica ou mais fácilmente nessa planta. O que não quer dizer que um excesso de um elemento qualquer não possa afectar as plantas no geral.

 

Há alguns sites que referem sintomas de plantas intoxicadas, já tentei encontrar onde lí isso mas foi à bastante tempo e não me lembro onde.

 

Se pesquisarem por exemplo no APC por toxicity encontrarão alguns tópicos sobre isso.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora...

Boas a todos.

Ao fim de 3 meses houveram alguns desenvolvimentos.

Morreram 2 discus, 1 deles sem explicação e 2 SAEs do quarteto maravilha.

Algas também apareceram com fartura.

Filemantosas verdes, green spot nas plantas, nos vidros, em todo o lado.

Usei Flourish Excel e a coisa ficou mais ou menos sob controlo.

 

Mas o principal problema foi mesmo a mudança radical de comportamento dos discus em relação a mim.

Quando já quase comiam da minha mão "levaram a mal" um tratamento com Fluvermal e desde então mal os vejo.

Isto já dura há quase 3 semanas...

 

E agora as fotos que é o que interessa:

 

03-01-081.jpg

 

03-01-085.jpg

 

03-01-084.jpg

 

03-01-082.jpg

 

Digam lá se estas anúbias não estão que é um mimo! :smile2:

 

03-01-083.jpg

 

P.S.: Antes que um senhor reclame pela panorâmica informo que nenhuma delas ficou apresentável. :lol:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essas fotos (excepto a última :lol:) estão uma maravilha, parabéns, que belas plantas tens aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens, pois está a ficar cada vez melhor esse aqua.

Abraço

 

Carlos Dourado

 

Ps: o sinhor que falas por acaso é o "velhote do restelo"? :D ;)

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
E...

 

...estou a proceder a uma alteração de layout.

Não estava a gostar do caminho que a rotala rotundifolia estava a levar.

Os discus estiveram em tratamentos no áqua hospital e agora de regresso ao principal já se mostram, comem à minha frente e discutem a posição.

Pena só terem "sobrado" 3.

 

Quando a alteração estiver completa coloco aqui uma foto em condições! ;)

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

Como já tinha dito iniciei uma alteração ao layout.

A rotala rotundifolia começou a tomar um rumo de que não estava a gostar.

Cresce muito, o que implica podas constantes.

E se formos sempre replantando começa a ocupar demasiado espaço.

Além disso a zona inferior começa a lançar raizes por tudo quanto é lado e começa a ficar feia.

Como tal dei inicio à sua retirada gradual e substituição com os runners que as minhas valisnérias vão lançando.

 

0001-6.jpg

 

Esta está um pouco fraca, mas é só para verem como tenho poucos reds... :rolleyes:

Imaginem isto por todo o aquário!

 

0002-3.jpg

 

Um forte abraço!

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.