Limpar Areia


Recommended Posts

Estive a ver e gostava de saber como é que voces, em particular o pessoal do ciclideos afrincanos, limpa a areia.

 

Eu meti a areia, branquinha, imaculada, bonita. Está a ficar acastanhada, dos detritos.

 

Improvisei um aspirador, com o fundo de uma garrafa, onde aspiro a areia e sai o lixo, ficando a areia. MAs mesmo assim, apesar de ficar mais clara, não volta a ficar branca. Não precisa de ficar reluzente, basta ficar com aspecto de limpo...

 

Voces fazem como?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixei chegar à segunda página...

 

Eu tento ajudar toda a gente, ás vezes com ideias estapafurdias, mas digo qualquer coisa. Ás vezes as coisas mais estranhas estão certas. Que tal darem sugestões tambem?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu normalmente uso um daqueles sifões que sugam a água. Como aquilo começa a apanhar a areia e ela fica presa na grelha exterior acaba por voltar ao aquário. Mas enquanto está presa sofre a pressão a água a passar por isso pode ser que limpe. Eu como tenho o aquário há pouco tempo ainda não tenho lixo acumulado ao ponto de ter escurecido a areia, mas é só uma teoria!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um tubo de pvc com a mesma altura do aqua (+/-) e uma mangueira na ponta do tubo e a outra ponta na sanita, lava louças, algeroz, etc. Tens o aspirador montado. depois é aspirar a areia a cerca de 1 cm de distância. A areia como é mais pesada fica e as porcarias vão (embora às vezes tb vá areia). è uma questão de lhe apanhares o jeito.

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixei chegar à segunda página...

 

Eu tento ajudar toda a gente, ás vezes com ideias estapafurdias, mas digo qualquer coisa. Ás vezes as coisas mais estranhas estão certas. Que tal darem sugestões tambem?

 

Eu não tenho C. africanos, mas já tinha pensado nesse problema... (talvez um dia venha a ter e já me ocorreu que manter a areia branca como vejo nas vossas fotos não deve ser fácil).

 

Como queres ideias, mesmo que sejam "estapafurdias" :blink: , cá vai uma: depois de aspirar e remover os detritos, será possível com um tubo de pvc sugar uma fina camada superficial de areia (presumo que seja essa que está mais suja) e depois de deixar decantar no balde lavar para que essa sujidade se solte. Depois era "só" voltar a repor a areia que se tirou.

 

Se a ideia for muito estúpida ou não resultar, diz qualquer coisa, pois será uma que descarto quando tiver C. Africanos.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, como disse no primeiro post, tenho um aspirador DIY feito pelo je.

 

É o fundo de uma garrafa cortada e depois entra a ponta de um tubo de mangueira lá. Aquilo aspira e suga detritos e areia. Agora não volta é a ficar branca... Será que precisa de neoblanc?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho um areão branco, e a minha experiência diz-me que por muito que aspire não volta a ficar como estava.

Só quando o remexo por qualquer razão é que fica quase como era.

Mas o meu não é de granolumetria fina. É de coral moido grosso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tu não consegues ver mas a areia é porosa e á detritos que se acumulam na areia, mesmo aspirando não vais conseguir limpar.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho um areão branco, e a minha experiência diz-me que por muito que aspire não volta a ficar como estava.

Só quando o remexo por qualquer razão é que fica quase como era.

Mas o meu não é de granolumetria fina. É de coral moido grosso.

 

 

boas

tu não consegues ver mas a areia é porosa e á detritos que se acumulam na areia, mesmo aspirando não vais conseguir limpar.

 

cump.

 

 

Isto são respostas como eu queria. Então não fica igual. No problemo.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu quando quero lavar o areão, com o aqua a funcionar, monto um filtro externo, só com filtragem mecânica, (quanto mais potente melhor), ligado ao aspirador de areão, e vou remexendo todo o areão, a agua fica turva, paro, deixo estabilizar. E vou fazendo este ciclo durante um dia ou dois , limpo o filtro umas duas vezes, dá trabalho, e embora o areão seja escuro muda de tonalidade.

Isto implica desplantar tudo o que é planta.

 

Abraço

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.