The Unwrapped Gift


Luís Fortunato

Recommended Posts

Olá de novo.

 

Mais uma vez, aqui vos venho chataer com um update do aquário.

 

Acho que a evolução no tapete de Hemianthus callitrichoides 'Cuba' já é bastante notória ::D:

 

A ver se este fim de semana, ou para a semana dou uma poda na Elecharis para incentivar a propagar os runners...

 

E como o prometido é devido, fica também uma foto (deplorável) da Echinodorus tenellus que está bem vermelhinha bang

 

Sem mais paleio, aqui ficam as fotos:

 

Unwrapped_04_800.jpg

:mrgreen:Cliquem para ver maior

 

Unwrapped_06_800.jpg

bigsmileCliquem para ver maior

 

Unwrapped_05_800.jpg

bangCliquem para ver maior

 

Peço desculpa pelo sharp excessivo :microwave:

 

Espero que gostem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 72
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

5* quero acompanhar a evolução...

 

Já agora aproveito e deixo uma questão como fazes a poda da eleocharis... cortas tipo como se apara a relva??? lol desculpa se tou a dizer disparates!!

 

CUMPS

Editado por Luís Fortunato
Quote do post completo, desnecessário...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Luis. Desculpa se serei impertinente, mas tens o aqua infestado de caracois? Se sim, como te vais livrar deles? Ja agora, sao killies africanos que tens ai?

Um abraco.

Editado por joe faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

5* quero acompanhar a evolução...

Obrigado pelo elogio. Da minha parte, tentarei colocar sempre fotos, pelo menos uma vez por semana.

 

Já agora aproveito e deixo uma questão como fazes a poda da eleocharis... cortas tipo como se apara a relva??? lol desculpa se tou a dizer disparates!!

Sim, eu podo a eleocharis como descreves. Podes também podá-la somente a nível dos runners, ou seja, enfiando a tesoura ligeiramente no substracto e cortando os runners somente. Mas atenção, este tipo de poda, da folha, deve-se fazer somente com a planta já minimamente bem estabelecida no nosso aquário. Pois a eleocharis, a acicularis pelo menos, é muito susceptível de ganhar algas pretas de tufo na ponta quando se poda desta maneira. Daí que aconselhe sempre a só podarem a eleocharis depois de começarem a ver novas folhas.

 

Quanto à pergunta ser descabida... não há perguntas disparatadas, só respostas estúpidas.

 

Boas, Luis. Desculpa se serei impertinente, mas tens o aqua infestado de caracois? Se sim, como te vais livrar deles?

Claro que não és...

 

Quanto a infestado, o que entendes por infestação? É algum número em concreto? É uma densidade de caracóis por litro de água? :P

Os caracóis, estes pelo menos, são sempre bem-vindos num aquario. Não que comam algas, mas comem restos de comida, por isso ajudam a eliminar possíveis acumulações de detritos. Realmente são desagradáveis nas fotos, mas nada que uma 'vassourada' com uma escova de dentes ou algo do género antes das fotos não resolva. Por acaso agora estou a fazer a TPA e aproveitei para sugar uns quantos. Mas mal eles não fazem, só contribuem para o bem estar do aquário.

 

Ja agora, sao killies africanos que tens ai?

São Aplocheilichthys normani, também conhecidos por Lamp-Eyes. Sim, são Killies Africanos.

 

Podes ler mais aqui: http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSummary.php?id=2462

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente, apenas utilizei '' infestado'' porque pessoalmente nao gosto da sua presenca nos meus aquarios (mas felizmente faziam parte da ementa dos ciclideos anoes que tinha em alguns aquarios) e, achei que nao condiz com o aspecto que o teu aquario me transmite como observador (paz e simplicidade).

Fica bem e um abraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou a gostar mais :D

Quando a HC começar a subir pelas pedras vai ficar no ponto.

Só espero que tenhas posto a "trela" na eleocharis :P

Continuo a achar que com uma Blyxa tinhas ficado melhor servido...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal.

 

Como vocês não me param de chatear a pedir actualizações, aqui ficam mais duas fotos fresquinhas :P

 

Unwrapped_11_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Unwrapped_10_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Pois como podem ver, as pedras têm muitas algas pretas de tufo. Tenho tido muito pouco tempo para tratar dos aquários, então com um nano de 17 litros, qualquer variação/carência de nutrientes é complicado de gerir. Vamos a ver se esta semana já tenho o Flourish Excel para experimentar. A meu ver, é normal que tenha estas algas nas pedras, pois a sua área é muito grande, o que quer dizer que há muita luz que não é aproveitada pelas plantas e sim pelas algas que se colocam nas pedras. Isto é fácil de ver, pois as algas apenas aparecem nas pedras e no difusor e não nas plantas, filtro ou termostato.

 

Over and out...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Luís, andas a dopar a Callitrichoides?

Ehehe... basicamente. É o efeito de uma razão de 1,4 W/l de iluminação e de uma média de 1 ppm de PO4, 5 ppm de NO3, 20 ppm de K, 1 ml de Fe2+ da HA e 1,2 ml de TMG por dia... com cerca de 2 TPA superiores a 75% por semana.

 

Mas mesmo assim não consigo fazê-la crescer nestas proporções em apenas 5 dias ;)

 

Já está mesmo quase.

Yep... :D

 

Estimo que no Natal/Fim de Ano tenho a Eleocharis como quero. Não sei porquê, mas noto que esta se desenvolve melhor em Akadama do que neste substracto. Bem... também fiquei de ressaca dos plantados uns bons meses, por isso pode ser a minha cabeça a pregar-me partidas (entenda-se: pancas).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

 

1*24W PLL 8000K Luis essa iluminação nao é fraquinha para o aquario? com essa litragem nao devia ter uma iluminação de muitos mais Watts?

Hmm... achas?

 

Feitas as contas com a litragem bruta, dá uma razão de 1,37 W/L. Na minha opinião, acho que não é pouca luz. Também não digo que tenha luz em excesso, mas creio que consigo manter até a planta mais exigente em termos de iluminação (desde que caiba no aquário, claro está).

 

Tenho a Echinodorus tenellus avermelhada, e tanto quanto sei, isso só é conseguido com uma iluminação minimamente decente (não digo em excesso).

 

Acho que para as dimensões do aquário, e respectiva litragem, claro está, este tipo de lâmpada, ou 3*8W T5 é o mais adequado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas luis

parabens pelo teu aqua, esta muito bom

transmite muita paz, as plantas estao com uma vida e um desenvolvimento fantastico

isso devido a todos os cuidados dados por ti ao aqua

mas um dos cuidados e se nao o mais importante, a iluminaçao

provado por elas mesmo aqui pelas tuas fotos, penso que nao tens pouca iluminaçao

força

cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

parabens pelo teu aqua, esta muito bom

Obrigado...

 

transmite muita paz, as plantas estao com uma vida e um desenvolvimento fantastico

As plantas... minimamente, o problema é que as algas nas rochas também... banana rock

 

isso devido a todos os cuidados dados por ti ao aqua

mas um dos cuidados e se nao o mais importante, a iluminaçao

provado por elas mesmo aqui pelas tuas fotos, penso que nao tens pouca iluminaçao

E eu nem dedico muito tempo a este aquário, como já dediquei a outros que tive.

Quanto à questão da iluminação, no post anterior já discuti isso. Também creio que não tenho luz a menos.

 

Está feio, NÃO queremos mais actualizações p.f.f.

Eu ainda coloco qualquer coisa no Fórum... tu que és Moderador desta área, onde andam os teus nanos plantados? ;)

Se preferires, eu mudo este tópico para o Fotos e Vídeos de Água Doce, pode ser? cabecadura

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Hmm... achas?

 

Feitas as contas com a litragem bruta, dá uma razão de 1,37 W/L. Na minha opinião, acho que não é pouca luz. Também não digo que tenha luz em excesso, mas creio que consigo manter até a planta mais exigente em termos de iluminação (desde que caiba no aquário, claro está).

 

Tenho a Echinodorus tenellus avermelhada, e tanto quanto sei, isso só é conseguido com uma iluminação minimamente decente (não digo em excesso).

 

Acho que para as dimensões do aquário, e respectiva litragem, claro está, este tipo de lâmpada, ou 3*8W T5 é o mais adequado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

luis mas ja li aqui no forum que para aquas pequenos essa regra de 1W/litro nao se aplica... eu tenho uma t8 de 14Watts num aqua de 20 litros, é pouco nao e? so la tenho musgo de java..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aplica-se, vai é depender das plantas que tenhas e do tamanho do aquário... Mas geralmente aconselha-se mais W´s e K´s nas lampadas para nanos, para fazer com que as plantas cresçam mais rasteiras e até mesmo para que com o calor das lampadas a temperatura da água fique boa e assim evitar meter termoestatos que roubam bastante espaço dentro do aquário, que já é pouco :)

O facto de sigueres a sugestão de 1w/L, não te vai impedir de ter um nano plantado, vais é ter de andar a fazer podas mais contantes e as "moitas" não te ficam tão compactas.

No teu caso como só tens musgo chega perfeitamente.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

luis mas ja li aqui no forum que para aquas pequenos essa regra de 1W/litro nao se aplica... eu tenho uma t8 de 14Watts num aqua de 20 litros, é pouco nao e? so la tenho musgo de java..

Mas eu também não estou a seguir a regra de 1 W/L... se reparares eu tenho 1,4 W/L, mais 40% se seguisse essa regra... e tal como já disse, não tenho iluminação em excesso.

 

Se só tens musgo de java, creio eu que é suficiente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não que haja grande diferença face às últimas fotos, mas mesmo assim ficam aqui mais umas fotos:

 

Unwrapped_12_800.jpg

bowdownCliquem para ver maior

 

Tenellus_01_800.jpg

:)Cliquem para ver maior

 

A maior diferença visível nas fotos é que já há pés de Echinodorus tenellus a 'invadir' o tapete de HC. De resto, tirando a Eleocharis estar ligeiramente mais desenvolvida, não há grandes novidades. Comecei ontem a administrar Seachem Flourish Excel, vamos ver no que dá (obrigado Luís Rodrigues).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Não liguem à data da primeira foto... só reparei quando coloquei aqui no Fórum.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

Sim, esse aquário serviu de inspiração para montar este...

 

Tudo bem que eu agora não tenho pachorra para tirar fotos a esta hora, mas o Flourish Excel está a dar frutos. As algas pretas de tufo nas pedras estão a desaparecer ;)

 

Quando tiver tempo coloco uma actualização.

 

Hoje comprei a recarga do meu teste de NO3, e surpreendentemente, tinha os nitratos a cerca de 25-30 ppm :crazyeyes:

Das duas, uma: Ou ontem a água da torneira tinha os NO3 muito altos, coisa que eu duvido pois estão a zero agora, ou o problema está mesmo relacionado com a alimentação.

Nunca pensei que os NO3 estivessem tão altos... agora já sei o porquê de ter tantas algas de tufo pretas :P

 

Também mudei de fauna. Coloquei 10 neons muito pequenos (1,5 cm)... vamos lá a ver se se safam.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Deixo aqui uma foto de como está hoje o aquário...

 

Unwrapped_13_800.jpg

:mrgreen:Cliquem para ver maior

 

Como podem ver, a maior parte das algas pretas de tufo já se foi embora :tongue:

Flourish Excel... és o meu herói bigsmile

Infelizmente, dos 10 neons que comprei, só 2 é que sobreviveram :unsure: No primeiro dia estiveram todos bem, e depois foram patinando 1 a 1... bang

 

Já agora, aproveito para dizer que quem estiver interessado, que o poderá ver no nosso stand do Fórum na Exposalão Batalha. É já este fim de semana...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possa, Luís, parece que estavas a adivinhas quando disseste "vamos lá ver se se aguentam"... :mrgreen: Mas acontece, paciência.

 

Quanto ao aquário, está um espectaculo, embora eu seja um bocado contra a tenelus, mas pronto.

 

Com a Eleocharis e a HCC ficava mais Zen. :(

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Depois de uma viagem à Batalha, eis que vos deixo aqui com 2 macros deste aquário.

 

Espero que gostem...

 

Unwrapped_14_800.jpg

:)Cliquem para ver maior

 

Unwrapped_15_800.jpg

:microwave:Cliquem para ver maior

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Peço desculpa por não ter limpo o vidro antes de tirar as fotos... banana rock

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.