O Meu Tanganyka (antigo Tropheus Selvagens)


Goodfeeling

Recommended Posts

Olá a todos...

 

Vou iniciar um aquário de Tropheus assim que chegar a minha encomenda ;).

 

A minha questão vai no sentido tentar perceber o motivo de muitos dos aquariofilistas serem tão orgulhos por terem peixes F0 ou selvagens.

 

A aquariofilia não deveria evoluir no sentido de abolir a compra destes peixes evitando a sua captura em estado selvagem? Para que no futuro não existisse sequer a minima possibilidade de as especies se extinguirem?

 

Faz-me confusão como é que um peixe capturado no seu habitat natural possa ser feliz num aquario... por muito grande que seja.

 

Já agora (e já li por aqui :)) F1 são os descendentes dos selvagens? e F2 e F3 por ai adiante certo?

 

Se eu quiser tropheus e não quiser comprar selvagens nem os seus filhos (para evitar a captura dos selvagens) devo procurar um "F3"?

 

Qual o problema /desvantagem em ter peixes "F3"? São menos autenticos? Apenas isso?..

 

Obrigado pelas vossas respostas.

 

Luís

Editado por Goodfeeling
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde!

 

Este tema é muito polémico, e gera diversas opiniões contrárias! No meu caso, não me oponho à captura dos selvagens mas explico-te porquê. Mas também compreendo argumentações contrárias ao meu ponto de vista.

 

As populações da região dos grandes Lagos, bem como de quase toda a África, sobrevivem com grandes dificuldades económicas. Se não conseguirem subsistir com os recursos que têm à disposição, tentam formas alternativas de sobrevivência!! No caso do Lago Victoria esta alternativa de sobrevivência foi catastrófica para os ciclídeos: os nativos, devido às dificuldades de subsistência, introduziram a perca do nilo no lago :(:( Resultado: a extinção da maior parte das espécies de ciclídeos que lá existiam...

 

Enquanto os nativos conseguirem sobreviver com algum conforto capturando ciclídeos selvagens, não necessitarão de se virar para a pesca e introduzir predadores no Lago Malawi. Por outro lado, tendo em conta a proliferação dos Mbunas, não me acredito que as capturas efectuadas pelas populações nativas possam alguma dia conduzir à extinção de espécies!!!

Atenciosamente,

 

Vítor Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por outro lado, tendo em conta a proliferação dos Mbunas, não me acredito que as capturas efectuadas pelas populações nativas possam alguma dia conduzir à extinção de espécies!!!

Se todos pensrem assim...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e de notar que o lago malawi nao serve somente para "turistas da aquariofilia" como nos, que gostamos de os ver no akuario, mas principalmente como alimento diario dos povos que rodeiam este grande lago.... concordo que se opte por nao selvagens-.

cumps luis

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas,

 

Percebi o motivo de se poder optar por selvagens embora não concorde. Mas percebo que se pense assim :)

 

Já agora qual é a natureza dos V. peixes? F0, F1... etc...

 

A minha questão também pretendia saber se a diferença no comportamento, cor, alimentação é assim tão diferente.

 

Comprando eu F1 ou F2 como me posso certificar da sua real origem? Ao encomendar informo a natureza dos peixes que pretendo?

 

Já agora existe algum membro por aqui que faça criação de tropheus para venda?

 

Muitissimo Obrigado.

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muitos criadores que te poderão vender os que tu quiseres.

F0 nunca,temos de colocar o bem-estar do animal primeiro um peixe selvagem nunca se habituaria a um aquário,iria sempre se sentir encurralado.Compreendo e respeito o raciocinio do soaresv,mas quanto mais se caçar F0 mais se agrava o problema,não são um nem 2.Quanto mais pessoas houver a comprar mais captura irá haver. E as pessoas que os compram não produzem descendência e repoem os animais. É uma questão de mentalidades.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

F1, F2 e gerações seguintes podem ser excelentes opções para manutenção e subsequente reprodução, se os peixes não forem aparentados.

 

É comum os aquariofilistas anunciarem peixes "F1" que, em geral, são da mesma ninhada e portanto irmãos. Estes peixes não são os ideais para quem pretender a reprodução, já que a descendencia poderá apresentar deficencias congénitas devidas à consanguinidade. O ideal será tentar encontrar peixes de diferentes origens, reduzindo assim as hipoteses de serem aparentados.

 

Peixes selvagens poderão ser boas opções e, em água doce e no caso dos ciclideos, a captura para fins ornamentais não tem qualquer impacto ambiental.

 

Em geral, os ciclideos selvagens adaptam-se bem a aquário, exceptuando algumas dificuldades no caso do Tanganiyka e, claro, nos peixes de águas negras.

 

O conceito de "o peixe não se sentir feliz" é uma humanização. Na natureza os peixes estão preocupados com a própria vida: em evitarem serem comidos pelos predadores, em conseguem encontrar comida suficiente, em impedir que os parasitas tomem proporções fatais, em obterem as condições para reprodução.

 

Para alguns ciclideos, um aquário é capaz de estar muito próprio do seu conceito de paraiso: comida que nunca falta, ambiente controlado e estável, sem predadores, com cuidados de saude gratuitos, espaço para terem territórios e umas quantas fêmeas à disposição.

 

Os F0 não serão tão boa escolha para o aquariofilista como os F1, F2 ou F3, não aparentados. É que os F0 podem ter dificuldades de adaptação maiores e precisam de ser desparasitados (tarefa nem sempre assegurada pelo importador!).

 

Porém, em muitos casos, optarmos por selvagens, é a única forma de conseguirmos peixes que provém garantidamente de uma determinada população. Noutros casos, é uma forma de fortalecer as populações mantidas em cativeiro mas já muito desgastadas pela consanguinidade. Finalmente, é frequentemente a única maneira disponivel de optermos peixes adultos e prontos a reproduzir, sem esperarmos meses ou anos.

 

No caso de optarmos por selvagens devemos adquirir um grupo minimo de 6 exemplares, tentando opter reproduções de pais diferentes e divulgando lotes de F1s que incluam peixes não aparentados.

 

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde!

 

Este tema é muito polémico, e gera diversas opiniões contrárias! No meu caso, não me oponho à captura dos selvagens mas explico-te porquê. Mas também compreendo argumentações contrárias ao meu ponto de vista.

 

As populações da região dos grandes Lagos, bem como de quase toda a África, sobrevivem com grandes dificuldades económicas. Se não conseguirem subsistir com os recursos que têm à disposição, tentam formas alternativas de sobrevivência!! No caso do Lago Victoria esta alternativa de sobrevivência foi catastrófica para os ciclídeos: os nativos, devido às dificuldades de subsistência, introduziram a perca do nilo no lago ;);) Resultado: a extinção da maior parte das espécies de ciclídeos que lá existiam...

 

Enquanto os nativos conseguirem sobreviver com algum conforto capturando ciclídeos selvagens, não necessitarão de se virar para a pesca e introduzir predadores no Lago Malawi. Por outro lado, tendo em conta a proliferação dos Mbunas, não me acredito que as capturas efectuadas pelas populações nativas possam alguma dia conduzir à extinção de espécies!!!

 

Não sou adepto de ter peixes selvagens no aquario mas neste caso tenho de concordar com o soarev seria bem melhor uma exploração de sustentada de ciclideos para aquariofilia do que a indrudução da perca no lago vitoria que alem de ter prococado a extinção de muitas especies indigenas tem causado baixas humanas por ataques de corcodilos cuja população aumentou com a intrudução das percas do nilo.

Não pode é de maneira nenhuma descambar para a vergonha que foi este tipo de esploração na bacia amazonica.

 

É evidente que seria sempre desejavel que nenhuma das soluções fosse aplicavel eu pessoalmente prefiro especies criadas em cativeiro é necessario contudo intruduzir ocasionalmente animais selvagens afim de se garantir a viabilidade genitica dos mesmos em cativeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

F1, F2 e gerações seguintes podem ser excelentes opções para manutenção e subsequente reprodução, se os peixes não forem aparentados.

 

É comum os aquariofilistas anunciarem peixes "F1" que, em geral, são da mesma ninhada e portanto irmãos. Estes peixes não são os ideais para quem pretender a reprodução, já que a descendencia poderá apresentar deficencias congénitas devidas à consanguinidade. O ideal será tentar encontrar peixes de diferentes origens, reduzindo assim as hipoteses de serem aparentados.

 

Peixes selvagens poderão ser boas opções e, em água doce e no caso dos ciclideos, a captura para fins ornamentais não tem qualquer impacto ambiental.

 

Em geral, os ciclideos selvagens adaptam-se bem a aquário, exceptuando algumas dificuldades no caso do Tanganiyka e, claro, nos peixes de águas negras.

 

O conceito de "o peixe não se sentir feliz" é uma humanização. Na natureza os peixes estão preocupados com a própria vida: em evitarem serem comidos pelos predadores, em conseguem encontrar comida suficiente, em impedir que os parasitas tomem proporções fatais, em obterem as condições para reprodução.

 

Para alguns ciclideos, um aquário é capaz de estar muito próprio do seu conceito de paraiso: comida que nunca falta, ambiente controlado e estável, sem predadores, com cuidados de saude gratuitos, espaço para terem territórios e umas quantas fêmeas à disposição.

 

Os F0 não serão tão boa escolha para o aquariofilista como os F1, F2 ou F3, não aparentados. É que os F0 podem ter dificuldades de adaptação maiores e precisam de ser desparasitados (tarefa nem sempre assegurada pelo importador!).

 

Porém, em muitos casos, optarmos por selvagens, é a única forma de conseguirmos peixes que provém garantidamente de uma determinada população. Noutros casos, é uma forma de fortalecer as populações mantidas em cativeiro mas já muito desgastadas pela consanguinidade. Finalmente, é frequentemente a única maneira disponivel de optermos peixes adultos e prontos a reproduzir, sem esperarmos meses ou anos.

 

No caso de optarmos por selvagens devemos adquirir um grupo minimo de 6 exemplares, tentando opter reproduções de pais diferentes e divulgando lotes de F1s que incluam peixes não aparentados.

Miguel

 

Excelente artigo Miguel!!!

 

Sou um seguidor atento da sua (longa) experiência em aquariofilia e, nomeadamente, nos Malawis... Mas não consegue deixar de me surpreender a cada artigo que escreve: seja em revistas ou aqui no fórum... ;)

Atenciosamente,

 

Vítor Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sendo um tema largamente debatido, não deixa de manter um interesse constante. Os defensores e os retractores dos peixes F0 terão ambos as suas razões para tal.

 

Agora não podemos esquecer que para termos F1... Fn, teve que haver, algures no tempo e no espaço quem mantivesse F0 para os reproduzir!

 

Pessoalmente, e como disse o Miguel, sou mais adepto de peixes que não F0 desde que consiga garantir algumas informações cruciais:

 

- Efectiva proveniência dos Pais;

- Riscos de consaguinidade;

- Certeza de que são "filhos" das mesmas populações;

 

e isto porque, genericamente, um peixe não F0 teve já mais tempo e para se adaptar a viver em aquários que, quer queiramos quer não, é diferente (nem melhor, nem pior) do que viver no próprio lago.

 

Seja pelo apontado, seja também pela necessidade que as populações locais têm de sobrevivência, mantenho a minha opinião que, dentro de determinados parâmetros, a existência de peixes F0 é importante!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos esclarecimentos sobre este assunto.

 

Na Zona de Lisboa, Sintra, onde posso comprar Tropheus atendendo a todas estas situações a ter em consideração (consaguinidade, país de origem, ascendentes...)

 

Obrigado :|

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos esclarecimentos sobre este assunto.

 

Na Zona de Lisboa, Sintra, onde posso comprar Tropheus atendendo a todas estas situações a ter em consideração (consaguinidade, país de origem, ascendentes...)

 

Obrigado :|

 

Luís

 

Olá Luís,

 

Tenta a RedFish, junto à Loja do Cidadão. Para mim, continua a ser uma das maiores referências a nível de ciclídeos em Lisboa.

Atenciosamente,

 

Vítor Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos esclarecimentos sobre este assunto.

 

Na Zona de Lisboa, Sintra, onde posso comprar Tropheus atendendo a todas estas situações a ter em consideração (consaguinidade, país de origem, ascendentes...)

 

Obrigado :laugh:

 

Luís

 

Porque não esperas por uma importação particular. Consegues tropheus de melhor origem, e com preços muito menores.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

Tenta a RedFish, junto à Loja do Cidadão. Para mim, continua a ser uma das maiores referências a nível de ciclídeos em Lisboa.

 

SoaresV... Fica numa paralela à Avenida da Liberdade? Perto do Tivoli Forum? Se for aí dou lá um saltinho já amanha para ver.

 

NunoC... importação particular? como tenho conhecimento dessas importações?

 

Gostava de tratar já disso... mas a compra dos peixes é um passo importante.

 

Obrigado

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SoaresV... Fica numa paralela à Avenida da Liberdade? Perto do Tivoli Forum? Se for aí dou lá um saltinho já amanha para ver.

 

NunoC... importação particular? como tenho conhecimento dessas importações?

 

Gostava de tratar já disso... mas a compra dos peixes é um passo importante.

 

Obrigado

 

Luís

 

Olá Luís,

 

Referia-me à loja do cidaddão em Benfica... Vai a www.redfish.com.pt porque julgo que têm um croqui com a localização.

Atenciosamente,

 

Vítor Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NunoC... importação particular? como tenho conhecimento dessas importações?

 

 

Desde que exista um grupo de pessoal a querer comprar e um com disponibilidade para organizar a compra.

 

Pelo que tenho ouvido, julgo que já existe uma pessoa a pensar organizar a próxima. Eu já organizei duas compras e sempre com sucesso, sem precalços.

 

Tens de te manter atento :P

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Chegou o meu novo aquário. É um momento lindo!... não acham?

 

Dimensões (CxLxA):

120x50x70

Volume Real:

346 Litros

Filtragem:

1 x Rena Filstar externo 1350 l/h

Aquecimento:

2 x Rena 200 W

Iluminação:

4 x 30 W

Substrato:

50 Kg de Areia

Decoração:

Rochas: directamente de Monsanto

 

Foto do Aquario Montado e a impar aquela água "sujinha" (depois de tudo lavado):

 

gallery_514_42_79981.jpg

 

Como já disse queria ter uma colónia de Tropheus, mais precisamente os Tropheus sp. "Ikola":

 

1 - A minha próxima questão é: Querendo eu uma colónica de 10/12 Tropheus, qual o rácio M/F?

 

2 - Sendo os Tropheus Herbivoros, e a granda maioria dos outros peixes do Lago Tanganyika serem carnivoros, que outros peixes posso colocar sabendo dos problemas de Bloat para os tropheus e de sujeitar os outros peixes a comida verde exclusivamente? (gostava de ter uns cypro e uns conchicolas)

 

Nem a areia nem as pedras são de praia ou calcarias, pelo que tenho que fazer um Buffer para estabilizar os parametros. Irei testar algumas receitas caseiras. Na V. opinião será suficiente ou apostaria num Buffer comercial?

 

Obrigado pela ajuda,

 

Luís

Editado por Goodfeeling
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disse queria ter uma colónia de Tropheus, mais precisamente os Tropheus sp. "Ikola":

 

1 - A minha próxima questão é: Querendo eu uma colónica de 10/12 Tropheus, qual o rácio M/F?

 

2 - Sendo os Tropheus Herbivoros, e a granda maioria dos outros peixes do Lago Tanganyika serem carnivoros, que outros peixes posso colocar sabendo dos problemas de Bloat para os tropheus e de sujeitar os outros peixes a comida verde exclusivamente? (gostava de ter uns cypro e uns conchicolas)

 

Nem a areia nem as pedras são de praia ou calcarias, pelo que tenho que fazer um Buffer para estabilizar os parametros. Irei testar algumas receitas caseiras. Na V. opinião será suficiente ou apostaria num Buffer comercial?

 

Obrigado pela ajuda,

 

Luís

 

1. Como certamente vais adquirir tropheus juvenis, não consegues distinguir machos de fêmas.

 

2. Podes colocar sem problemas cypris e conchículas com tropheus, quanto à comida consegues comida bem equilibrada para todos.

 

3. A adicionar, caseiro.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o NunoC já disse não te preocupes muito com a comida pois consegues alimentar bem os não "herbivoros" sem desleixar os restantes!

 

Quanto à água, um buffer caseiro é eficiente e muitissimo mais barato do que os comerciais!

 

abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como se faz um buffer caseiro??

 

 

Boas,

 

Três ingredientes:

 

- Sal

- Bicarbonato de Sódio

- Sulfato de Magnésio

 

Proporções (Tanagnyika):

 

- Sal 1/4

- Bicarbonato de Sódio 1/4

- Sulfato de Magnésio 2/4

 

Aplicação:

 

- 1 Colher de Sopa da mistura por cada 30 litros de água do aquário

 

De preferência dissolver em água antes de colocar no aquário, especialmente se este já tiver peixes.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Três ingredientes:

 

- Sal

- Bicarbonato de Sódio

- Sulfato de Magnésio

 

Proporções (Tanagnyika):

 

- Sal 1/4

- Bicarbonato de Sódio 1/4

- Sulfato de Magnésio 2/4

 

Aplicação:

 

- 1 Colher de Sopa da mistura por cada 30 litros de água do aquário

 

De preferência dissolver em água antes de colocar no aquário, especialmente se este já tiver peixes.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

 

 

boas

obrigado , e já agora , as proporçoes para o malawi , sao as mesmas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos... estou a ter alguma dificuldade em decorar o aquario... Por agora está assim

 

gallery_514_42_59339.jpg

 

Estou a pensar colocar a seguinte fauna:

 

12 Tropheus moorii - kaiser (ikola)

8 Cyprichromis

2 Leolupi yellow

6 Similis

 

Entretanto o ciclo está a demorar um pouco e a água ainda está um pouco turva.

 

A ver se na próxima semana já está impecável e já tenho amónia

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais