O K Têm Estes Bettas?


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Cumprimentos a todos os membros do forum!

À pouco tempo a minha namorada adquiriu um Betta splendens macho, muito bonito e o colocou num aquario de 23x13x15 (cerca de 5L)...

Também eu acabei por adquirir um femea qua achei particularmente bonita :P

Coloquei essa femea no meu aquario comunitario de 30L ontem tinha um pequeno cardume de neons (5) e 2 bótias palhaço e uma decoraçao com muitos esconderijos (rochas, conchas, buzios, plantas). Ora durante o primeiro dia de permanencia da minha Betta no comunitario verifiquei que ela investia algumas vezes contra os neons, mas achei natural face ao perfil agressivo deste peixe, mesmo sendo uma femea. Mas no final do 2º dia quando estava a alimentar os palhaços com comida de peixe de fundo (que eles adoram), vi a Betta a investir contra um neon que se tinha afastado do cardume e arrancar-lhe um olho fora!!

De imediato percebi que se deixasse a Betta dentro do comunitario ficaria sem cardume num abrir e fechar de olhos, por isso retirei-a e coloquei-a num pequeno aquario que transformei numa Betteira, apenas para ela. O neon veio a morrer passado pouco tempo. Agora verifiquei que a minha betta femea faz imensas bolhas de ar na superficie da betteira, comportamento que também se verifica no betta macho da minha namorada... Será que me venderam um macho como sendo uma femea? omg

Sabem se este comportamento é normal nas bettas femeas? E nos machos é indicio de que estão prontos a acasalar? Já agora, como é que sei que a minha femea está pronta a acasalar? Li umas coisas sobre riscas horizontais a tornarem-se verticais, mas parece-me que ela apenas tem linhas horizontais...a mudança é evidente?

Desde já obrigado a quem me possa ajudar!

 

(ficam as fotos da Betta, e do conjunto de bolhas que se parece com as descrições do "ninho" feito pelos machos, n sei se isto vai postar as fotos, se nao der, abram os links sff!)

http://bp1.blogger.com/_NTkiHY2-biY/RuPsHZ...RrChhHyyeo/s400

http://bp2.blogger.com/_NTkiHY2-biY/RuPsnp...GA/Gf1FGSeO2tM/

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pelo menos nao consigo ver as fotos..

 

Sim as femeas tambem costumam ser assim de agressivas, mas tambem pode ocorrer o caso de te terem vendido um macho novo ou plakat por uma femea..

No caso dos machos, quando realizam um pequeno ninho de bolhas, mesmo sem femea, em regra indica que estao protos a acasalar..

 

Em relaçao as riscas verticais, sim sao muito evidentes em femeas de cor acentuada, ou seja azul, verde, vermelhas.. nas brancas ou com o corpo claro é mais dificil de observar, no entanto essas riscas apenas aparecem quando esta tem contacto com o macho e nao quando está sozinha num aquario..

 

Espero ter ajudado =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois na realidade como o membro Niarctaa escreveu pode tratar-se de um macho plakat bastante agressivo, mas o bom para determinar tal sera, conseguirmos ver as fotos e assim dar uma opinião mais certa e concreta.

 

Compr.

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pelo menos nao consigo ver as fotos..

 

Sim as femeas tambem costumam ser assim de agressivas, mas tambem pode ocorrer o caso de te terem vendido um macho novo ou plakat por uma femea..

No caso dos machos, quando realizam um pequeno ninho de bolhas, mesmo sem femea, em regra indica que estao protos a acasalar..

 

Em relaçao as riscas verticais, sim sao muito evidentes em femeas de cor acentuada, ou seja azul, verde, vermelhas.. nas brancas ou com o corpo claro é mais dificil de observar, no entanto essas riscas apenas aparecem quando esta tem contacto com o macho e nao quando está sozinha num aquario..

 

Espero ter ajudado =)

 

ainda nao consegui muito bem perceber como postar as fotos aqui... vou tentar de outra maneira e espero em breve conseguir mostrar as fotos aqui para me ajudarem a tirar as duvidas! É que o "ninho" que o/a Betta esta a fazer esta bastante grande já... obrigado pelos esclarecimentos!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, obrigado pelas respostas mas já descobri a resposta ao problema... ELE é um belo macho!!!

Meti um espelho em frente do aquario e tcharam! Ele ficou todo inchado... e já tenho um belo ninho pra começar criação! Amanha já devo comprar uma femea verdadeira!

Os melhores cumprimentos e boa aquariofilia!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, obrigado pelas respostas mas já descobri a resposta ao problema... ELE é um belo macho!!!

Meti um espelho em frente do aquario e tcharam! Ele ficou todo inchado... e já tenho um belo ninho pra começar criação!

 

Tens razão, pela foto dele, a segunda, é um macho novo, deixa crescer um pouco mais, nao o ponhas a acasalar por agora, deixa crescer mais as barbatanas.

Proteja o ambiente, imprima só se fôr mesmo necessário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, pela foto dele, a segunda, é um macho novo, deixa crescer um pouco mais, nao o ponhas a acasalar por agora, deixa crescer mais as barbatanas.

 

Pois... na realidade ele já está é a fazer o ninho... mas vou então seguir o conselho e só lhe vou dar femea daqui a mais uns mesinhos! :-D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando comprei a femea não tinha muito por onde escolher pois em todas as lojas que fui em torres vedras apenas uma tinha bettas femeas naquele momento. Tenho a femea numa bolinha e quando a trouxe ao inicio ela tinha riscas horizontais vincadas. Agora essas riscas desapareceram, mas ela nem parece particularmente "gorda" nem apareceram ainda riscas verticais. Portanto acho que ela deve estar quase pronta, mas ainda tenho de esperar uns dias!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais