Green - X Removedor De Nitratos E Fosfatos


Recommended Posts

Recentemente e para remover algumas algas filamentosas,tipo fios de seda branco,comprei um produto que vem numas saquetas,e que se coloca dentro dos filtros.Chama-se Green-X e remove nitratos e fosfatos.Resultou,e em conjunto com 2 tpa por semana as algas enfraqueceram.A minha dúvida é se este produto a longo prazo não retirará da água nutrientes necessários para as plantas.Na embalagem diz que é para plantados, e que só remove nitratos e fosfatos,mas a experiência de cada um é a melhor prova.

Já alguém usou/usa este produto? Melhorada a situação das algas deve-se remover a saqueta ou não? (Tem duração de 3 meses) Obrigado!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens CO2? fazes fertilizações regulares? então só vale a pena tirar se começares a ver alguma alteração a nivel de cor nas folhas.... porque devidamente alimentadas a nivel de CO2 e com um fertilizante que reponha certos minerais (potassio,ferro etc) elas aguentam-se bem com o que retiram do substrato fertil.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens CO2? fazes fertilizações regulares? então só vale a pena tirar se começares a ver alguma alteração a nivel de cor nas folhas.... porque devidamente alimentadas a nivel de CO2 e com um fertilizante que reponha certos minerais (potassio,ferro etc) elas aguentam-se bem com o que retiram do substrato fertil.

Sim este aqua em questão tem substrato fértil; C02; 0,90W/L de luz.Parei à 3 dias com as fertilizações porque preciso comprar K em separado(Domingo vou fazê-lo). O meu fertilizante de Macros tinha P e K junto (+P que K) e levou a um excesso de PO4. NO3 também estavam a 15ppm por isso comprei estas saquetas,que o baixaram. O meu problema é a longo prazo as saquetas filtrem nutrientes como o carvão activado faz. Ou estas saquetas estão preparadas para absorver apenas e só os compostos a que se propõe?(neste caso NO3 e PO4)

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pela minha experiência deves usar durante no máximo 3 semanas depois disso começa a sugar nutrientes e as plantas começam a ficar com as folhas enrugadas. Digo isto porque eu tive uma praga de filamentosas e resolvi com isso mas depois começou a retirar mais do que devia e começou a dar cabo das plantas.

 

Usa com cuidado. quando reduzires as algas tiras isso secas e guardas e só usas quando precisas

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo aviso n30! É que se por acaso só absorvesse PO4 e NO3 era excelente pois não é necessária uma grande quantidade destes dois compostos para as plantas permanecerem saudáveis. Os grãos que se encontram dentro destes sacos são muito porosos,tem uns 'nano buracos' e as moleculas encaixam ai,retendo-as. Há produtos especificos para remover certo tipo de compostos,tinha fé que este se limita-se a remover PO4 e NO3 e não o potassio,ferro,magnésio,etc

Sendo assim ...é uma 'ganda' treta! :blink::smile2:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes meter foto do produto e que preciso disso tambem...

Cumps

Amanhã meto sem falta,emprestei a maquina...Mas é da Hagen.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para remover nitratos e fosfatos nada melhor que TPA's...e assim que o problema estiver resolvido...é fertilizar correctamente.

 

É que se por acaso só absorvesse PO4 e NO3 era excelente pois não é necessária uma grande quantidade destes dois compostos para as plantas permanecerem saudáveis.

 

são apenas dois dos macros principais... sendo que o N está involvido na sintese de aminoacidos/proteinas e o P de fosfolipiodos, fotossintese, etc...

 

em certos aquarios em que o nivel de peixes/crescimento das plantas se compensam em termos dos elementos, a sua adicção nao é necessaria, e em casos em que é colocado mais do que as plantas absorvem é necessario retira-los... mas...não deixam de ser importantes e dos que sao consumidos em maior quantidade pelas plantas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para remover nitratos e fosfatos nada melhor que TPA's...e assim que o problema estiver resolvido...é fertilizar correctamente.

são apenas dois dos macros principais... sendo que o N está involvido na sintese de aminoacidos/proteinas e o P de fosfolipiodos, fotossintese, etc...

 

em certos aquarios em que o nivel de peixes/crescimento das plantas se compensam em termos dos elementos, a sua adicção nao é necessaria, e em casos em que é colocado mais do que as plantas absorvem é necessario retira-los... mas...não deixam de ser importantes e dos que sao consumidos em maior quantidade pelas plantas.

Sim eu sei que são macros e que são dos nutrientes consumidos em maior quantidade (lol), e também como disseste são raros os casos em que a sua adição é necessária. Num aqua plantado, um nivel de NO3 de 3 ou 4ppm e de PO4 a 0.3ppm acho que é suficiente para as plantas não apresentarem sinais de carência destes dois nutrientes. E o Green-X por certo que não me deixaria estes 2 compostos a 0,penso eu...Ou achas que absorveria por completo? Eu tinha o NO3 A 15ppm...Mas claro cada plantado é uma´'máquina' diferente,há plantados a 'diesel' e plantados a 'gasolina' com velocidades e consumos diferentes.

Também é preciso ter em conta que neste aqua em questão estou a tentar reproduzir camarões Red Crystal,e até agora não morreu nenhum,pondo fertilizações de +- 2/3 da dose normal.

Comecei a fertilizar hoje apenas com K da Flourish e vou continuar a aplicar 3x por semana 2ml para ver a resposta por parte das plantas e... das algas que reduziram drasticamente! :D Just_me achas então que para a semana retire o Green - X?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que tiraste conclusões precipitadas... colocaste o produto... fizeste trocas de agua, começaste a adicionar potássio.

 

São más condições experimentais... não duvido no entanto que o produto resulta trata-se de uma resina de troca iónica especifica para nitratos e fosfatos...

 

agora se foi preciso e se as trocas de agua nao resolveram e nao mudaste mais nada...vais precisar novamente mais cedo ou mais tarde...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dessas algas tipo fios de seda tambem.

Onde arranjaram esse produto? Era capaz de testá-lo no meu aqua...

Já não consigo resolver o problema com TPAs.

Comprei numa loja de animais na rua Cavaleiro de Oliveira. Resulta mesmo na remoção de fosfatos ,nitritos e nitratos, as algas filamentosas quase desapareceram.

O meu problema é a falta de um estojo de testes...tenho apenas o de amonia,nitratos e ph.Tenho de arranjar isso o mais depressa possivel.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.