ESCLAREÇAM-ME EM RELACAO A CICLIDEOS SFF


ZANITO

Recommended Posts

Bom....ca vai...ate tenho vergonha de escrever mas q se lixe, não percebo nada de ciclideos, mas a minha namorada meteu na cabeça k ker meter num akua 100*50*40 um casal oscares, e mais uns ciclideos q sejam socializaveis com os oscares (o q eu axo dificil) pelo q andei por ai a ler em topicos. Tb ja li por ai, q existem ciclideos africanos, americanos, depois biotopos lago malawi e tanganica (n sei se é assim q se escreve mas como n percebo nada disso tenho desconto), e as minhas perguntas sao estas :

 

- biotopo malawi é exactamente o k ?

- tanganika é akele q metem mtas pedras umas em cima das outras empilhadas pa fazer esconderijos?

- como se distingue macho e femea nos oscares ?

- So poderei juntar aos oscares ciclideos americanos certo ?e kuais é q se ajustam aos parametros ph 7,2 q é o dos oscares pelo k li.

 

PS : se aguem poder meter links de fotos de akuas com oscares e outros ciclideos a mistura agradecia,

:)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

Para esse tamanho nao aconselho que coloques oscars pois e um peixe que fica com cerca de 40cm, segundo sao peixes de zonas geograficas diferentes, logo a qualidade da agua e os seus valores sao diferentes.

Os malawis sao ciclçideos africanos que habitam o lago malawi como o nome indica.

Os tanganicas sao do lago tanganica tambem em africa.

Sim algumas especies destas zonas vivem nas rochas por isso e normal veres aguarios com rochas e sem plantas.

Com esse aquario podes colocar ums peixinhos de estas zonas mas nao mistures as especies de zonas diferentes. Tambem existem especies que nao devem ser misturadas com outtras mesmo que da mesma zona geografica.

Se queres ums peixes bonitos e que nao deiam muito trabalho aconselho-te vivamente a colocares ums malawis, tipo ums pseudotropheus por exemplo. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Zanito, consulta o tópico "BIOTOPOS" tens lá tudo o que necessitas para começar com os ciclideos...ou quase tudo :?

Na net consegues complementar essa informação, procurando por palavras como: malawi, tanganyka, vitória, pseudotropheus, neolamprologus, haplochromis,...etc...etc...muito por onde procurares e informação não falta, inclusive aqui no forum.

De qualquer forma nesse akua não poderás colocar espécies muito grandes.

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zanito,

 

Como já te disseram, Malawi e Tanganika, assim como o menos conhecido Vitória são lagos em África que têm espécies endémicas com características muito peculiares.

 

Para além destes, existem também em África ciclideos de "rio" tais como, por exemplo, os famosissimos Kribensis.

 

Os Óscares são ciclideos Sul Americanos com comportamento e exigências (parâmetros da água) substancialmente distintas da maioria dos CA (Ciclideos Africanos).

 

Para além disso, os Óscares ficam ENORMES e o teu aquário não me parece o ideal para manteres Óscares saudáveis.

 

Existe, na net, muita informação sobre estes lindos peixitos, deixo aqui algumas páginas importantes:

 

http://www.malawicichlidhomepage.com/index.html

 

http://cichlidinspiration.net3services.com/

 

http://www.cichlidrecipe.com este é porreiro porque tem uma espécie de tabela de compatibilidades

 

http://www.cichlid-forum.com/articles/shel...ller_corner.php Específico sobre Shell Dweller (Lago Tanganika)

 

http://www.riftlakes.com/

 

http://www.aquaciclidos.net/

 

 

Existem muito mais na net, para além de muitos tópicos aqui mesmo no Fórum.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, ja andei ver mais topicos aki no forum, na secção ciclideos, topicos antigos, relativamente a oscares.

Quanto a parte das pedras nos akuas ja tou esclarecido, e do lago malawi e tanganica.

Quanto aos oscares, de atingirem 40 cms comprimento, concerteza q ela n desiste da ideia, e sendo mulher, ta fora kestao, por isso vai ter na mesma os 2 oscares no akua, ja li tb num site aquariofilia q penso q faz parte deste forum, aquariofilia online, que e dificil determinar macho e femea, mas aki neste forum ja reli um topico em q um user afirma ter um casal, por isso, n sei onde me basear.

:?

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois oscars num aqua desse tamanho NÃO SE DEVEM TER.

 

Ou se tem condições para ter os peixes ou mais vale não ter.

 

Sabendo de antemão que os peixes não vão ficar bem e mesmo assim insistir é não ter amor nenhuma aos animais. Isso não é de forma alguma aquariofilia.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com o que já foi dito,

 

Possuir 2 oscares num aqua tão pequeno é muito mau. Eles não se sentirão confortáveis, a água vai ser dificil de tratar porque fica suja num instante e para que queres casal?eles nesse espaço tão curto não devem criar. Depois de os meteres dentro desse aqua e eles atingirem o tamanho adulto vais perceber do que estamos a falar... secalhar aí a tua mulher vai ficar convencida que é má ideia!

 

Tenta outra espécie mais pequena. Ha tantas e tão +belas

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Como ja foi dito, oscares nesse aquario acho que está completamente fora de questão, e quando dizes que a tua namorada quer ter e vai ter porque é mulher, isso não tem logica nenhuma, porque eu sou mulher e gosto de imensos peixes, mas não os compro todos porque não tenho condições, e se os comprasse para meter todos ao molho ia ser um puro acto de egoismo, pois so pensava no meu prazer em ver os peixes e eles a sofrerem. Poe a tua namorada a ler imenso sobre os oscares e se for preciso da-lhe uns berros para ela se tocar(eu fiz co meu namorado e deu resultado), só se ela for muito insensivel é que nao vai perceber que os oscares vão sofrer num aquario desse tamanho.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Axo q vcs n podem pensar dessa maneira, por essa logica entao ninguem tinha akuarios, pk idependentemente do tamanho akuario, ira spre ser pekeno para kualker peixe, relativamente ao habitat normal. Pensando assim, entao tinham de fazer um baixo assinado para acabarem com o oceanario, pk kem la foi, deu pa ver q os peixes andam as voltas o dia todo, num tanke praticamente redondo, n concordo com vcs, e axo q kem deixou aki as opinioes, têm q ser mais suaves na maneira como dizem o q pensam, n é logo a massacrar do tipo

Dois oscars num aqua desse tamanho NÃO SE DEVEM TER.  

Ou se tem condições para ter os peixes ou mais vale não ter.

Eu apenas perguntei peixes compativeis com os oscares, n perguntei se o akua era mto pekeno para eles ou nao ou se a agua fikaria suja ou nao, mas ja vi q n adianta fazer perguntas, pk ha spre pessoal a falar mal e a criticar.

:twisted:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao e criticar, e informar:

E essa comparaçao nao e viavel.

Teres 25 guppys num aqua como o teu nao e exactamente o mesmo de ter 2 oscars no mesmo.

Ja agora desculpa la qualquer coisinha, pelo incomodo de termos tentado ajudar-te a ilucidar sobre as melhores condiçoes para teres os peixinhos.

:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

como todos te disseram o oscar é um peixe muito grande para um aqua tão pequeno e é tambem muito territorial. O mais provavel é o mais forte matar o mais fraco. Se apesar de tudo não desistes, ok. Cá vai um link de um site só de oscares

 

 

 

http://www.terravista.pt/BaiaGatas/3358/

 

 

Não fiques chateado, nos so queremos ajudar.

 

 

Abraço

 

 

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ninguem diz mal, mas não podes esperar que pessoas que adoram os peixes te digam para os teres oscars nessas condições.

 

Mas pronto a malta aprende... não vale a pena tentar ajudar certos membros, pois estes nao querem ajuda, querem só que se diga que está tudo bem.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Concordo com o que foi dito, nao era necessario tanta agressividade da tua parte.

E quanto ao deixar de ter aquarios porque o tamanho do aquario nao tem nada a ver com o tamanho do habitat deles, nao tem la muito fundamento, pois desde que seja respeitadas algumas regras e nao super povoar os nossos aquarios eu acho que os nossos peixinhos sentem-se bem, até se nao se sentissem nao se iriam reproduzir. Eu so acho que se gostamos imenso dos nosso peixinhos, devemos deixa-los o mais confortavel possivel e com espaço para nadarem.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Zanito, tu podes fazer o que quiseres mas não é correcto que critiques os que te tentam ajudar, os que perdem o seu precioso tempo para partilhar informações ou experiencias contigo. Claro que era mais agradavel se todos te dissessem que estavas a trilhar o melhor caminho, mas se reparares todos têm opinião contraria.

 

Eu tenho dois oscares, que comprei com 4/5 cm cada, na altura em que os comprei tinha um aquario com 100*30*40. Nao é impossivel mante los num aquario dessas dimensões mas... apenas por meses até que eles atingiram 15 cm, neste momento eles tem 25 cm e estao num aquario com 200*50*70. Eles não morreram no aquario pequeno mas para o final já fazia mudanças de agua de 2 em 2 dias de quase metade dos 120l e eles nao estao "felizes".

Os oscars sao verdadeiros animais de estimação e não é de animo leve que nos desfazemos deles (quase como um cao, gato ou papagaio) por isso se achas que tens possibilidade de lhe dar o espaço que ele precisa no futuro (um ano max.), força.

 

Fica aqui uma foto dos meus

 

todos.JPG

 

PS. É cientificamente impossivel determinar o sexo dos oscars sem auxilio dos testes de DNA.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

la esta saac, no teu caso começaste com um akua um pouco mais pekeno k o meu, e depois evoluiste para um maior, é claro q uma pessoa qdo os oscares tiverem grandinhos, tera q passar para outro akua, mas tudo a seu tempo, agora eu critikei a forma como certos users responderam ao post dizendo logo partida q eu n devia la meter os oscares. Nem toda gente tem condicoes para de inicio ter um akua de 2 metros, devagar se vai ao longe, e os oscares n crescem numa semana nem num mes aos 25 cms, foi por isso q critiquei, foi maneira como exposeram a opiniao, pk tiram logo vontade de uma pessoa se meter nisto. Obrigado pela foto SAAC ta mto fixe :)

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha zanito,

 

A tua atitude está a ser muito arrogante e sem nexo nenhum. Toda a gente aqui neste fórum só quer ajudar, e mesmo que alguns até nem queiram neste teu caso não tens razão nenhuma em estar chateado connosco. Se reparares bem todos te dizeram que os óscares eram muito grandes para esse aqua em adultos. é claro que se os comprares ainda em larvas podes manter num aqua de 15litros :!:

 

Se te dissessemos para ires em frente sem te avisar que eles ficariam muito grandes é que estavamos a ser irresponsáveis.

 

Trata lá de fazer o que melhor entenderes mas aqui ninguem precisa de arrogancia cheers

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais