Problema Com Nitratos


Artur Jorge

Recommended Posts

Boas!!

 

Tenho um aqua de 240l semi plantado que prentendo transformar progressivamente em plantado. Neste momento tem muitas valisnérias, hygrophila disformis, polysperma, anubias e 3 grandes echinodorus amazonicus.

Os parâmetros do aqua são:

 

Ph : 7.1

kh: 30 ppm

gh: 80 ppm

ca: 20-30 ppm

fe: 0.2

PO4: 1.5 ppm

NO3: +/- 50 ppm

 

A fauna existente consiste em:

 

-2 discus com 8cm

-5 cardinais

-2 corydoras

-1 pleco

- 1 SAE

- 1 raposa voadora

 

Há 3 semanas que faço duas TPA's por semana mudando 40 l de cada vez. Desde há 3 dias que fertilizo com 15 ppm de K diariamente. A comida que dou aos peixes desaparece em cerca de 3/4 minutos nunca se acumulando em sitio algum. O filtro do aqua é fluval 304 e a luz tem uma potência de 190w. As plantas estão a crescer bem mas algumas algas pretas com aspecto gelatinoso e aderente às folhas e vidros teimam em crescer.

 

Posto isto qual julgam poder ser a causa do elevado número de nitratos?? Que aconselham??

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

eu também tenho um problema parecido com as algas apesar de já estar melhor... e vou experimentar um produto para ajudar a reduzir os nitratos (purigen da seachem) pelo que diz no site deles parece ser uma boa ajuda com os nitratos...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse produto será uma resina?? Ou essas apenas absorvem fosfatos?? Alguém sugere outra abordagem??? Vou tentar combater com mais TPA's...

 

cumpts...

 

Se a água da torneira tiver com nitratos elevados também, de nada te compensam TPA's. O que te acondelho a fazer é aumentares o PO4 para dois, adicionar mais K na proporção de 10ppm de K para 1ppm de PO4 que adiciones. Não te esqueças: CO2 com fartura, micros e K. Dentro de pouco tempo tens isso establizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da torneira vem com 5 ppm... Li algures que a proporção entre N P K deverá ser 5 1 10. É correcto?? Então tendo em conta que tenho uns 50 ppm de NO3 devo adicionar P e K até atingir, respectivamente, 10 e 100??? Acho que não deve ser grande ideia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da torneira vem com 5 ppm... Li algures que a proporção entre N P K deverá ser 5 1 10. É correcto?? Então tendo em conta que tenho uns 50 ppm de NO3 devo adicionar P e K até atingir, respectivamente, 10 e 100??? Acho que não deve ser grande ideia...

 

olá,

 

não sei a quantidade necessária de água para as TPA's senão podias tentar numa fonte ai da tua zona de certeza que trazia níveis mais baixos...

 

já agora o tal produto, Purigen da Seachem, segundo eles é para retirar nitratos, nitritos, amónia entre outros...

 

"Seachem Purigen 100 ml bagged

Purigen is a premium synthetic adsorbent that is unlike any other filtration product. A 100 mL bag of Purigen purifies and polishes up to 100 gallons of water for up to six months

 

It is not a mixture of ion exchangers or adsorbents, but a unique macro-porous synthetic polymer that removes soluble and insoluble impurities from water at a rate and capacity that exceeds all others, even HyperSorb™, by over 500%. Purigen™ removes proteins, nitrites and nitrates, ammonia, and a broad spectrum of organics, yet its impact on trace elements is minimal. It significantly raises redox. It polishes water to unparalleled clarity. Like HyperSorb™, Purigen™ darkens progressively as it exhausts, and is easily renewed by treating with household bleach. A 100 mL bag of Purigen™ purifies and polishes up to 100 gallons of water for up to six months. Purigen™ is designed for both marine and freshwater use.

DIRECTIONS: Rinse before use. Use in a fine mesh filter bag. Each 250 mL treats up to 250 gallons for up to six months. Exhaustion is indicated by a pronounced discoloration of the beads to dark brown or black."

 

mas eu não tenho comissão da Seachem (lol) se tu usares... eu vou experimentar e achei que podia ser uma ajuda para ti também e como não é muito caro...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da torneira vem com 5 ppm... Li algures que a proporção entre N P K deverá ser 5 1 10. É correcto?? Então tendo em conta que tenho uns 50 ppm de NO3 devo adicionar P e K até atingir, respectivamente, 10 e 100??? Acho que não deve ser grande ideia...

 

Não.

 

Algo em torno de:

15 de N

2 de P

30 de K

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Quando falamos destes valores, estamos a falar de plantados, o problema com que o colega se depara no aquário é NO3 bastante elevado. Então nada como plantar espécies de crescimento rápido e adicionar diáriamente cerca de 15 ml de K todos os dias, sem esquecer as TPA's semanais. Possivelmente ao fim de 8 dias tem os nitratos a zero. Convém ir efectuando testes para não cairmos no exagero!

Espero ter ajudado e toca a plantar.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quando falamos destes valores, estamos a falar de plantados, o problema com que o colega se depara no aquário é NO3 bastante elevado

Não sabia que os valores "óptimos" para "Semi-plantados" eram diferentes dos aquários plantados. lol!!!

 

 

e adicionar diáriamente cerca de 15 ml de K todos os dias

Como é que sabes que é 15ml de K que ele precisa de utilizar? 15ml de K podem ser mais que 15ppm's/l... ou seja, sem saberes a concentração desses tais 15ml não sabes a concentração da solução. Tiro no escuro.

 

 

Cumprimentos,

Fábio Gomes.

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Não sabia que os valores "óptimos" para "Semi-plantados" eram diferentes dos aquários plantados. lol!!!

Como é que sabes que é 15ml de K que ele precisa de utilizar? 15ml de K podem ser mais que 15ppm's/l... ou seja, sem saberes a concentração desses tais 15ml não sabes a concentração da solução. Tiro no escuro.

Cumprimentos,

Fábio Gomes.

 

 

Boas!

 

Como é óbvio os valores que dizes "óptimos" são iguais para semi e plantados!!! Mas se lesses toda a mensagem que tentei passar e que possivelmente não foi entendida por alguns membros, passava pela "quantidade" de NO3 presente no aquário num determinado momento e para um determinado número de plantas. Quando disse para adicionar 15 ml de K, basiei-me no meu aquário e na minha experiência que não tem nada de cientifica, contudo e até hoje posso dizer-te que não sei o que são algas num plantado que tem 5 meses e é fertilizado todos os dias com os nutrientes da H.A. Mais, em aquariofilia " 1 + 1 podem não ser 2 ". Eu penso que todos devemos fazer as experiências necessárias até acharmos um ponto de equilíbrio mais ou menos perfeito. Também disse para plantar mais plantas de crescimento rápido por uma razão muito básica. Se dividires 40ppm de NO3 por 3 ou 4 plantas possivelmente elas demoram 1 mês a assimilá-lo, mas se o dividirmos por 20 possivelmente em 8 dias ficas com o NO3 a zero. Conclusão básica: os 15 ml de K que aconselhei é um valor para um ponto de partida, a partir daí Há que fazer testes! Já agora podias dizer-me qual o valor que recomendarias para aquela quantidade de NO3?

Mais informo que o valor que dei foi baseado também em produtos H.A. (líquidos)

Finalmente quero apenas dizer que há por aí " muitas fórmulas" que só servem para arranjar "pulgas para nos coçar-mos", não sei se percebeste. Chegou a hora de colocar os livros de parte e passar à prática.

 

Cumprimentos

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sem me querer meter na "guerra" dos nitratos/fosfatos e afins,queria apenas referir ao Artur que conheço bem essas algas pretas que ele refere e que normalmente a injecção de CO2 no aqua e o consequente baixar do valor do PH para a zona acida(«7) fà-las desaparecer.

No entanto com valores de nitratos e fosfatos muito altos não há mézinha que salve um aqua de ter algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Como é óbvio os valores que dizes "óptimos" são iguais para semi e plantados!!! Mas se lesses toda a mensagem que tentei passar e que possivelmente não foi entendida por alguns membros, passava pela "quantidade" de NO3 presente no aquário num determinado momento e para um determinado número de plantas. Quando disse para adicionar 15 ml de K, basiei-me no meu aquário e na minha experiência que não tem nada de cientifica, contudo e até hoje posso dizer-te que não sei o que são algas num plantado que tem 5 meses e é fertilizado todos os dias com os nutrientes da H.A. Mais, em aquariofilia " 1 + 1 podem não ser 2 ". Eu penso que todos devemos fazer as experiências necessárias até acharmos um ponto de equilíbrio mais ou menos perfeito. Também disse para plantar mais plantas de crescimento rápido por uma razão muito básica. Se dividires 40ppm de NO3 por 3 ou 4 plantas possivelmente elas demoram 1 mês a assimilá-lo, mas se o dividirmos por 20 possivelmente em 8 dias ficas com o NO3 a zero. Conclusão básica: os 15 ml de K que aconselhei é um valor para um ponto de partida, a partir daí Há que fazer testes! Já agora podias dizer-me qual o valor que recomendarias para aquela quantidade de NO3?

Mais informo que o valor que dei foi baseado também em produtos H.A. (líquidos)

Finalmente quero apenas dizer que há por aí " muitas fórmulas" que só servem para arranjar "pulgas para nos coçar-mos", não sei se percebeste. Chegou a hora de colocar os livros de parte e passar à prática.

 

Cumprimentos

 

Carlos Salgueiro.

 

 

Que concentração têm 15ml de K da Horizonte Aquática? O que quero que percebas que estou a tentar fazer com que seja sublinhado, é o facto de 15ml no teu aquário poder ser pouco e no aquário do mg17 não ser nada. Devemo-nos regular por ppm's e não ml, pelo simples facto que, 15ppm's são 15ppm's, enquanto que 15ml são indefinidos ppm's porque tudo varia consoante a concentração.

Tudo o resto concordei contigo (em relação à adição de plantas). Mais plantas são uma ajuda preciosa em caso de excessos de nutrientes e picos não desejados.

A que valor te referes quando me perguntas: "Já agora podias dizer-me qual o valor que recomendarias para aquela quantidade de NO3?", refereste a K ou P?

A última parte que escreveste, foi a que mais gostei de ler. Eu estou a sugerir o que até agora tem dado resultado comigo (que por acaso foi seguindo regras mais ou menos impíricas) :mrgreen:

 

 

Cumprimentos.

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que concentração têm 15ml de K da Horizonte Aquática? O que quero que percebas que estou a tentar fazer com que seja sublinhado, é o facto de 15ml no teu aquário poder ser pouco e no aquário do mg17 não ser nada. Devemo-nos regular por ppm's e não ml, pelo simples facto que, 15ppm's são 15ppm's, enquanto que 15ml são indefinidos ppm's porque tudo varia consoante a concentração.

Tudo o resto concordei contigo (em relação à adição de plantas). Mais plantas são uma ajuda preciosa em caso de excessos de nutrientes e picos não desejados.

A que valor te referes quando me perguntas: "Já agora podias dizer-me qual o valor que recomendarias para aquela quantidade de NO3?", refereste a K ou P?

A última parte que escreveste, foi a que mais gostei de ler. Eu estou a sugerir o que até agora tem dado resultado comigo (que por acaso foi seguindo regras mais ou menos impíricas) ;)

Cumprimentos.

 

 

Boas!

 

1ml = 1ppm para 100 litros de água (H.A.). Depois é só fazer as contas ao volume de água. Claro que existem as quantidades de N e P que temos que verificar também, mas isso é do conhecimento geral do pessoal dos plantados!

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
olá,

 

não sei a quantidade necessária de água para as TPA's senão podias tentar numa fonte ai da tua zona de certeza que trazia níveis mais baixos...

 

já agora o tal produto, Purigen da Seachem, segundo eles é para retirar nitratos, nitritos, amónia entre outros...

 

"Seachem Purigen 100 ml bagged

Purigen is a premium synthetic adsorbent that is unlike any other filtration product. A 100 mL bag of Purigen purifies and polishes up to 100 gallons of water for up to six months

 

It is not a mixture of ion exchangers or adsorbents, but a unique macro-porous synthetic polymer that removes soluble and insoluble impurities from water at a rate and capacity that exceeds all others, even HyperSorb™, by over 500%. Purigen™ removes proteins, nitrites and nitrates, ammonia, and a broad spectrum of organics, yet its impact on trace elements is minimal. It significantly raises redox. It polishes water to unparalleled clarity. Like HyperSorb™, Purigen™ darkens progressively as it exhausts, and is easily renewed by treating with household bleach. A 100 mL bag of Purigen™ purifies and polishes up to 100 gallons of water for up to six months. Purigen™ is designed for both marine and freshwater use.

DIRECTIONS: Rinse before use. Use in a fine mesh filter bag. Each 250 mL treats up to 250 gallons for up to six months. Exhaustion is indicated by a pronounced discoloration of the beads to dark brown or black."

 

mas eu não tenho comissão da Seachem (lol) se tu usares... eu vou experimentar e achei que podia ser uma ajuda para ti também e como não é muito caro...

 

Eles querem dizer Amônia ou Amoníaco?

É que a tradução de Ammonia é igual pra os dois...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso tem a ver com os nomes das espécies em inglês e em português:

 

NH4+ ião monopositivo, chama-se amónia (Português) e ammonium (Inglês)

 

NH3 espécie electricamente neutra, chama-se amoníaco (Português) e Ammonia (Inglês)

 

Por isso, é fácil trocar o NH3 pelo NH4+, mas do ponto de vista químico não tens de te preocupar com isso. Em aquários de água doce, nos pH's com que a gente trabalha, estas espécies (base e ácido conjugados uma da outra) estão preferencialmente no estado NH4+ que é menos tóxico. Não quer dizer isto, que não façam mal aos habitantes do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais