Tubarões No Comunitário


ednandes

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um comunitário com 240 litros com "montes" de ovovivíparos, 5 corydoras, neons e um tubarão bala com cerca de 9 cm.

 

Este tubarão é o peixe mais pacífico do aqua... na "luta" pela comida, até dos alevins com 1 cm foge...

 

 

 

Ontem ofereceram-me mais dois tubarões... um martelo e um bicolor (ambos com menos de 5 cm).

 

Sempre tive receio de colocar outro tipo de tubarões no aqua além dos Bala.

Acho que os bicolor são um pouco territoriais e os martelo costumam ter momentos de "loucura"...

 

 

O que fariam no meu lugar?

 

 

 

Abraços,

Eduardo

Editado por ednandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tens a certeza que é o bicolor?...é que existem 2 tipos de tubarão iguais, o Labeo Bicolor - Epalzeorhynchos bicolor, e o Labeo Frenatus - Epalzeorhynchos.

 

"O Labeo frenatus, que faz parte da família dos ciprinídios e do gênero Labeo, leva a fama de um peixe agressivo, voraz e pouco indicado para aquários comunitários, mas quem o conhece de verdade sabe que não é assim. Ele não deixa de ser um peixe territorial, mas é sociável, raramente ataca os companheiros de aquário e é muito brincalhão.

Ele se assemelha muito com o Labeo bicolor, o tubarão de cauda vermelha, devido o seu corpo alongado e cauda bastante desenvolvida. A diferença entre eles é a coloração, o L. frenatus possui o corpo cinza-grafite e todas suas nadadeiras são avermelhadas, enquanto o Bicolor possui o corpo negro e apenas a nadadeira caudal é vermelha." - fonte - http://www.geocities.com/Petsburgh/4047/labeofren.htm

 

De qualquer modo, seja um ou outro, ja ficas aí com a info.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tens a certeza que é o bicolor?...é que existem 2 tipos de tubarão iguais, o Labeo Bicolor - Epalzeorhynchos bicolor, e o Labeo Frenatus - Epalzeorhynchos.

 

"O Labeo frenatus, que faz parte da família dos ciprinídios e do gênero Labeo, leva a fama de um peixe agressivo, voraz e pouco indicado para aquários comunitários, mas quem o conhece de verdade sabe que não é assim. Ele não deixa de ser um peixe territorial, mas é sociável, raramente ataca os companheiros de aquário e é muito brincalhão.

Ele se assemelha muito com o Labeo bicolor, o tubarão de cauda vermelha, devido o seu corpo alongado e cauda bastante desenvolvida. A diferença entre eles é a coloração, o L. frenatus possui o corpo cinza-grafite e todas suas nadadeiras são avermelhadas, enquanto o Bicolor possui o corpo negro e apenas a nadadeira caudal é vermelha." - fonte - http://www.geocities.com/Petsburgh/4047/labeofren.htm

 

De qualquer modo, seja um ou outro, ja ficas aí com a info.

 

Cumprimentos

 

 

Espectáculo!

Pela descrição e pelo pouco tempo que o tive a ver ontem, parece-me então que é um Frenatus, o corpo é cinza e não negro...

Como ainda me parece juvenil, vou arriscar deixa-lo lá "na molhada"... vou seguir atentamente o seu comportamento nos próximos dias.

 

Mais uma vez muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectáculo!

Pela descrição e pelo pouco tempo que o tive a ver ontem, parece-me então que é um Frenatus, o corpo é cinza e não negro...

Como ainda me parece juvenil, vou arriscar deixa-lo lá "na molhada"... vou seguir atentamente o seu comportamento nos próximos dias.

 

Mais uma vez muito obrigado!

 

 

Boas,

 

é uma questão de procura/encontra....

 

 

http://www.aquaonline.com.br/content/view/1589/52/ - Frenatus

 

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tubarão de cauda vermelha é um peixe bem territorial... já tive um no primeiro aquário e ele deixava alguns dos outros residentes em stress quase permanente... não recomendo... aliás faz parte da minha lista negra de peixes de aquário... :)

 

já o tubarão martelo, também chamado de tubarão azul, é um dos peixes mais inofensivos e fascinantes... tenho dois num aquário comunitário e são extremamente pacíficos... pelo que tenho lido só não são recomendados com peixes pequenos tipo neons pois podem confundi-los com alimento.. hehe... de resto, são muito porreiros e têm uma forma de nadar muito elegante... de vez em quando, quando se faz a limpeza do aquário com sifão ou se mexe nas plantas, eles podem é ficar assustados e são extremamente sensíveis a pequenos ruídos, então por vezes disparam pelo aquário contra os vidros, mas é uma situação pontual e no geral estão sempre calminhos e durante o dia preferem os locais menos iluminados pois são mais activos durante a noite.

 

Se fosse eu, provavelmente ficaria com o martelo e dispensava o bicolor... mas é só a minha opinião...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em tempos tive um bicolor num comunitário, e era do mais pacifico que podia existir.

 

Era de tal maneira pacifico que dividia um tronco com um botia palhaço.

 

Depois tanto um como o outro cresceram imenso e no tronco mal cabia um quanto mais os dois.

 

Mas mesmo assim nunca se atacavam, apenas se empurravam com os lados do corpo.

 

Era girissimo de ver estas cenas.

 

O tubarão de quando em quando obrigava o outro pessoal do aquário a um exerciciozinho forçado (estáva-lhe na massa do sangue).

 

Mas nunca o vi morder em nenhum peixe apenas os perseguia e nada de exageros.

 

Isto à cerca de 10 anos atrás.

 

Reinicei este ano e claro comprei este bicolor.

 

img7883pa8.jpg

 

Corria tudo bem até o meu filho ter comprado este

 

img7997np4.jpg

 

Resultado: help

 

 

Mas como o aqua tem muitos esconderijos vamos ver como corre.

 

Não sei se tenho tido sorte com os bicolor (adoro o peixe)

 

img7873on1.jpg

 

mas até à grande asneira de o misturar com outro tubarão esteve sempre relativamente calminho.

 

Isto é apenas um comentário das experiências vividas, e ainda por cima suspeito porque para mim é um peixe magnifico, agora cada aqua e cada peixe é diferente mesmo sendo da mesma espécie.

 

Por isso só o tempo dirá se ele é dos calmos ou dos agressivos.

 

Com um Abraço

 

João Pedro Bento

Editado por JPB

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.