De volta ao mundo da Aquariofilia!


ednandes

Recommended Posts

Boas,

 

Montei um aqua de 240l (120x40x55) onde tenho como ideia fazer um comunitário (para já)...

 

Montei o aqua no dia 1 de Agosto de 2006 e ficou a funcionar 5 dias só com o fundo (substrato + areão), o termostato (Jager 150w) e o filtro (Hydor Prime 30, 900l/h). O objectivo aqui era "limpar" a água do turvo que ficou quando o enchi!

 

Dia 6 coloquei alguns calhaus, 3 zebras para fazer o ciclo e 4 plantas (Echinodorus amazonicus, Anibia Anã, Valisnéria e outra que parece relva).

 

Dia 18, já tinha o ciclo mais que feito, coloquei mais algumas plantas e povoei mais um pouco o aqua, com 3 guppies (2 femeas e 1 macho), 2 platyes e 2 comedores de algas seiemeses.

 

Dia 20 foram mais 2 plantinhas (as do lado direito), o musgo de Java (muito mal posto no centro do aqua) e 1 tubarão bala.

 

Durante a próxima semana conto trazer mais uns habitantes… 1 tubarão bicolor, 1 limpa-vidros, 2 espadas, uns limpa-fundos e talvez mais 2 comedores de algas seiemeses. Também quero uns neons, mas não pode ser tudo de uma vez…

Vou ainda arranjar umas plantas que encham um pouco o lado direito do aqua, à semelhança do que fiz para tapar o filtro e o termóstato… mas ainda não sei quais…

 

Espero ainda conseguir arranjar um tronco para o meio, a minha ideia era fazer uma ponte entre as duas “colinas”, mas depois logo se vê o que se arranja…

 

 

Agora as fotos…

 

 

 

Vista geral do Aquário e móvel

DSC00430.JPG

 

 

Vista geral do Aquário

DSC00431.JPG

 

 

Vista do lado esquerdo Aquário

DSC00432.JPG

 

 

Vista do lado direito Aquário

DSC00433.JPG

 

 

Casinha de xisto

DSC00440.JPG

 

 

Será que o musgo pega?

DSC00444.JPG

 

 

 

Agradeço os vossos comentários e sugestões, visto que acho que ainda falta muita coisa!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um conselho, não compres o tubarão bicolor... é um peixe muito agressivo... tive um e fazia a vida negra a um tubarão bala que acabou por se suicidar saltando fora do aquário...

 

o aquário tá fixe... em relação à decoração não é bem o meu tipo, pessoalmente preferia uma decoração mais natural com apenas troncos e plantas, mas isto são gostos...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um conselho, não compres o tubarão bicolor... é um peixe muito agressivo... tive um e fazia a vida negra a um tubarão bala que acabou por se suicidar saltando fora do aquário...

 

o aquário tá fixe... em relação à decoração não é bem o meu tipo, pessoalmente preferia uma decoração mais natural com apenas troncos e plantas, mas isto são gostos...

 

 

Essa era um pouco a ideia que tinha do bicolor... Mas num aqua deste tamanho talves fosse mais fácil mante-lo! (pelo menos nas lojas onde fui disseram-me que podia estar descançado!, que se os bicolores se davam bem com todos os peixes, sendo que até estavam no mesmo aqua que os bala)...

 

Ter só troncos e plantas é mais ou menos o que eu quero no futuro, mas para já e para não ficar muito despido vou mantendo umas pedritas... Os xistos também gosto bastante, sendo que devem ser para manter.

 

Obrigado pela tua opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta girito sim senhora...mas para quem gosta... eu sinceramente não gosto de ver coisas tão pequininas num aquário tao grande... outra coisa, se essas plantas forem naturais, como sao em pouca quantidade, daqui a uns tempos vais ver os teus vidros todos verdes.... :shock:

.: removida a assinatura. Limite 100pixel :. MM

Luís Ranito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[quote name="ednandes

Essa era um pouco a ideia que tinha do bicolor... Mas num aqua deste tamanho talves fosse mais fácil mante-lo! (pelo menos nas lojas onde fui disseram-me que podia estar descançado!' date=' que se os bicolores se davam bem com todos os peixes, sendo que até estavam no mesmo aqua que os bala)...

[/quote]

 

Ah ok, confesso que não tinha reparado bem na capacidade do aquário... sendo assim talvez seja viável mantê-los de facto.. :shock:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta girito sim senhora...mas para quem gosta... eu sinceramente não gosto de ver coisas tão  pequininas num aquário tao grande... outra coisa, se essas plantas forem naturais, como sao em pouca quantidade, daqui a uns tempos vais ver os teus vidros todos verdes.... :shock:

 

 

As plantas são todas naturais... e sim numa semana fico com os vidros bem verdinhos... e as folhas das plantas tb carregadas de algas...

 

Desse teu comentário, posso tirar como conclusão que a quantidade de algas que aparece no aqua diminui à medida que se colocam mais plantas naturais... estou correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta girito sim senhora...mas para quem gosta... eu sinceramente não gosto de ver coisas tão  pequininas num aquário tao grande... outra coisa, se essas plantas forem naturais, como sao em pouca quantidade, daqui a uns tempos vais ver os teus vidros todos verdes.... :shock:

 

 

As plantas são todas naturais... e sim numa semana fico com os vidros bem verdinhos... e as folhas das plantas também (palavra corrigida) carregadas de algas...

 

Desse teu comentário, posso tirar como conclusão que a quantidade de algas que aparece no aqua diminui à medida que se colocam mais plantas naturais... estou correcto?

 

O idial era por uma grande quantidade de uma vez, nao terias muitos problemas acerca desse assunto...mas assim, podes ir pondo...remediava-se...

.: removida a assinatura. Limite 100pixel :. MM

Luís Ranito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta girito sim senhora...mas para quem gosta... eu sinceramente não gosto de ver coisas tão  pequininas num aquário tao grande... outra coisa, se essas plantas forem naturais, como sao em pouca quantidade, daqui a uns tempos vais ver os teus vidros todos verdes.... :wink:

 

 

As plantas são todas naturais... e sim numa semana fico com os vidros bem verdinhos... e as folhas das plantas também (palavra corrigida) carregadas de algas...

 

Desse teu comentário, posso tirar como conclusão que a quantidade de algas que aparece no aqua diminui à medida que se colocam mais plantas naturais... estou correcto?

 

O idial era por uma grande quantidade de uma vez, não (palavra corrigida) terias muitos problemas acerca desse assunto...mas assim, podes ir pondo...remediava-se...

 

Primeiro precisas de saber o Setup completo do aquário.

Imagina que o nosso amigo ia comprar plantas exigentes e estas morriam passado 'uma semanita' de quem era a culpa? Dele porque as comprou, ou 'tua' porque o incentivaste a compra-las sem saberes por exemplo que luz tinha? :shock:

Por isso, o que peço ao colega ednandes é que nos diga o Setup para em função deste, podermos ajuda-lo com nomes de plantas a acrescentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta girito sim senhora...mas para quem gosta... eu sinceramente não gosto de ver coisas tão  pequininas num aquário tao grande... outra coisa, se essas plantas forem naturais, como sao em pouca quantidade, daqui a uns tempos vais ver os teus vidros todos verdes.... :shock:

 

 

As plantas são todas naturais... e sim numa semana fico com os vidros bem verdinhos... e as folhas das plantas também (palavra corrigida) carregadas de algas...

 

Desse teu comentário, posso tirar como conclusão que a quantidade de algas que aparece no aqua diminui à medida que se colocam mais plantas naturais... estou correcto?

 

O idial era por uma grande quantidade de uma vez, não (palavra corrigida) terias muitos problemas acerca desse assunto...mas assim, podes ir pondo...remediava-se...

 

 

 

Também tenho algum medo de colocar muitas plantas, pois como não tenho difusor de CO2, que fiquem "sufocadas"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

>0,5W/L :shock:Anubias; Musgos; Valisnérias; Marsilea hirsuta; Cladophora aegagropila; Ceratophyllum demersum (Também dá a foxtail)(...) Manutenção fácil - Não precisam de grandes cuidados. (Luz potente, Adição de Co2 ou Fertelização meticulosa)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta girito sim senhora...mas para quem gosta... eu sinceramente não gosto de ver coisas tão  pequininas num aquário tao grande... outra coisa, se essas plantas forem naturais, como sao em pouca quantidade, daqui a uns tempos vais ver os teus vidros todos verdes.... :wink:

 

 

As plantas são todas naturais... e sim numa semana fico com os vidros bem verdinhos... e as folhas das plantas também (palavra corrigida) carregadas de algas...

 

Desse teu comentário, posso tirar como conclusão que a quantidade de algas que aparece no aqua diminui à medida que se colocam mais plantas naturais... estou correcto?

 

O idial era por uma grande quantidade de uma vez, não (palavra corrigida) terias muitos problemas acerca desse assunto...mas assim, podes ir pondo...remediava-se...

 

Primeiro precisas de saber o Setup completo do aquário.

Imagina que o nosso amigo ia comprar plantas exigentes e estas morriam passado 'uma semanita' de quem era a culpa? Dele porque as comprou, ou 'tua' porque o incentivaste a compra-las sem saberes por exemplo que luz tinha? :shock:

Por isso, o que peço ao colega ednandes é que nos diga o Setup para em função deste, podermos ajuda-lo com nomes de plantas a acrescentar.

 

 

Tenho 2 lâmpadas... Uma FloraGlo e um PowerGlo, não sei de quanto... provávelmente de 30w cada (logo já confirmo)... se assim for é substancialmente pouco, mesmo com uma lâmpada própria para plantas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ednandes,

Bem vindo de volta este bichinho fica para sempre não é?

Bem quanto á minha opinião sobre o teu aqua realmente não gosto muito porque gosto de decoraçoes com um aspecto mais natural ,comesando pelo papel de fundo passando pela casinha de xisto e acabando no vaso de barro, mas isto é a minha opinião porque o que realmente interessa é que quando olhes para o teu aqua gostes dele e mais nada :)

Agora quanto as plantas que podes uzar com essa iluminação e sem adição de Co2 só podem ser plantas de pouca exigencia pelo menos em relação e estas duas coisas e os nomes das que podes e deves uzar ja foram mencionadas pelo membro Axe_24_7.

De resto o que posso dizer é o seguinte: Vai em frente força com isso e queremos ver fotos da evolução do aquario.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta este bichinho fica para sempre não é?

 

É bem verdade! Há muito que queria voltar, mas finalmente agora tenho mais algum tempo e espaço por isso aqui estou eu!

 

 

Bem quanto á minha opinião sobre o teu aqua realmente não gosto muito porque gosto de decoraçoes com um aspecto mais natural ,comesando pelo papel de fundo passando pela casinha de xisto e acabando no vaso de barro, mas isto é a minha opinião porque o que realmente interessa é que quando olhes para o teu aqua gostes dele e mais nada :wink:

 

O papel de fundo foi uma sugestão do dono da loja... também não gostei do aspecto final e vou muda-lo em breve... talves para um todo preto.

A casinha de xisto é uma coisa que realmente gostei...

A anforazita foi sugestão da minha mulher e lá cedi... está bem mais escondida agora e daqui a algum tempo também sai (quando ela se esquecer!)

 

 

Agora quanto as plantas que podes uzar com essa iluminação e sem adição de Co2 só podem ser plantas de pouca exigencia pelo menos em relação e estas duas coisas e os nomes das que podes e deves uzar ja foram mencionadas pelo membro Axe_24_7.

 

O Co2 há-de entrar em breve (próximo fim-de-semana), a iluminação ainda tenho que ver como dar a volta ao problema...

 

 

Obrigado pelas sugestões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma actualização do trabalho do fim-de-semana!

 

 

Vista Geral

DSC00456.JPG

 

Centro

DSC00457.JPG

 

Lado Esquerdo

DSC00458.JPG

 

Lado Direito

DSC00459.JPG

 

 

Já tenho mais umas plantinhas, graças ao Miguel Angelo 2! É meu vizinho aqui no Cacém e tem umas coisas muito engraçadas por lá! Trouxe de lá o tronco que tenho no centro e algumas plantas (e os caracois amarelos).

 

Conto ter a adição de Co2 a bombar no próximo fim-de-semana.

Quanto à iluminação não tenho previsões de melhoria, mas vou começar à procura! (Tenho um aqua Atlantis 120cm com uma calha de iluminação e 2 lâmpadas de 25W, uma FloraGlo e uma PowerGlo)... A solução será colocar outra calha... mas tenho "medo" de ouvir o preço! :wink:

 

 

Mais uma vez aguardo e agradeço sugestões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desde já muito obrigado pelos elogios sempre que quiseres ajuda sabes dá um toque, quanto ao Co2 vamos falar amanha. estas a ficar com um aqua fixolas...

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desde já muito obrigado pelos elogios sempre que quiseres ajuda sabes dá um toque, quanto ao Co2 vamos falar amanha. estas a ficar com um aqua fixolas...

 

 

Thks tens sido uma ajuda porreira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha quanto a Co2 caseiro eu posso-te oferecer a garrafa já feita para o efeito depois só tens de fazer a mistura. se quiseres claro...

 

 

Oh meu amigo! Se não precisas dela aceito com muito gosto!

Mas mais tarde também vou querer fazer uma, para aprender como se faz, eu sou daquele tipo de pessoas que só aprende fazendo!!

 

Depois até te posso devolver essa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bemvindo de volta.

 

Eu vou ser muito sincero. Não gosto da aparência actual do aquário.

Um aquário tão grande e tão bonito merece um interior mais natural.

 

Fundo: retirava e colocava cartolina branca, preta ou azul escuro mediante layout.

 

Hardscape: na minha opinião para um aquário de baixa manutenção tens duas opções; colocas umas grandes pedras de basalto que vão sendo complementadas por outras mais pequenas descendo em relação à zona frontal. tipo isto: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0 ; a outra opção será ramos de videira mas grandinhos, proporcionais ao aquário. Encontras alguns exemplos se pesquizares no fórum.

 

Substracto: os 2 que mais gosto são akadama e areia branca de rio.

 

Plantas: algo bastante simples. No caso das videiras, musgo de java chegaria (um determinado ponto com uns fetos também ficaria bonito) e talvez umas plantas altas para a zona posterior tipo valisnérias ou outras. No caso dos basaltos umas anúbias ficariam a matar.

 

Acho que assim terias um aquário muito mais atractivo. Claro que agora investiste nessas plantas, etc. mas aqui fica a minha opinião.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fundo: retirava e colocava cartolina branca' date=' preta ou azul escuro mediante layout.[/quote']

 

Vou fazer isso e colocar cartolina azul escura.

 

 

Hardscape: na minha opinião para um aquário de baixa manutenção tens duas opções; colocas umas grandes pedras de basalto que vão sendo complementadas por outras mais pequenas descendo em relação à zona frontal. tipo isto: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0 ; a outra opção será ramos de videira mas grandinhos' date=' proporcionais ao aquário. Encontras alguns exemplos se pesquizares no fórum.[/quote']

 

Ando à procura de um ramo grande para o centro do aquário, com ramificações para os dois lados ou pelo menos para um, depois o que está no centro agora vai para o outro lado.

Ainda quero meter mais plantas, mas preciso primeiro de "meter" mais luz... (estou a tratar disto)

 

 

Substracto: os 2 que mais gosto são akadama e areia branca de rio.

 

Aqui eu prefiro o preto... Começei com areia de rio e acho que se perdem um pouco as cores dos peixes e das plantas' date=' com o fundo e areão escuro, realça muito mais. (São gostos e opiniões)

 

Plantas: algo bastante simples. No caso das videiras, musgo de java chegaria (um determinado ponto com uns fetos também ficaria bonito) e talvez umas plantas altas para a zona posterior tipo valisnérias ou outras. No caso dos basaltos umas anúbias ficariam a matar.

 

No tronco que tenho e que ainda espero vir a arranjar, já tenho musgo de java, fica muito bonito!

Plantas altas (para os lados), no lado esquerdo já tenho 1 Echinodorus amazonicus e 1 valisnéria, e no lado direito tenho 2 plantas grandes com a folha larga, acho que são valisnérias, mas diferentes... Depois tenho 3 anúbias "espalhadas" pelo aqua e mais umas que (ainda) não sei o nome (umas com a folha vermelha e outras com a folha recortada)!

 

Acho que assim terias um aquário muito mais atractivo. Claro que agora investiste nessas plantas' date=' etc. mas aqui fica a minha opinião.[/quote']

 

No que diz respeito a plantas ainda está muito despido para o que eu quero!

 

 

Obrigado Jose Miguel Gomes!

Antes de estabilizar com um aquário (se é que isso existe! :) ...), ainda tenho muito que aprender e para isso conto com a vossa ajuda e opiniões!

Não me importo de andar sempre a mudar, desde que seja para melhor! omg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui vai uma actualização... (liguem a tudo menos ao background... estou à espera de um fundo preto)

 

 

Vista Geral

DSC00510.JPG

 

 

Vista Central

DSC00515.JPG

 

 

Vista para o lado esquerdo

DSC00516.JPG

 

 

Vista para o lado direito

DSC00517.JPG

 

 

Vista lateral Esqueda

DSC00512.JPG

 

 

Vista lateral Direita

DSC00514.JPG

 

 

Vista diagonal Esqueda

DSC00511.JPG

 

 

Vista diagonal Direita

DSC00513.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pic_5050_1.jpg

 

Está a tomar forma, é preciso paciência.

Eu fazia uma coisa, passava as plantas que estão no circulo vermelho para trás, visto serem Hygrophila polysperma e crescerem muito e rapidamente

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São sim senhor..., e realmente crescem a uma velocidade estonteante..., no entanto essas que referiste estão mais "paradas" porque as puz na horizontal, para ver se pegavam os pés todos... agora sim, depois de 2 semanas estão a começar a crescer... talves as venha a mudar de sítio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.