Alternativas A Carpas E Peixes-vermelhos


Recommended Posts

Quem é que já viu uma carpa koi ou um peixe-vermelho apresentar um comportamento interessante?

 

Estes peixes passam a vida toda a nadar, lentamente, de lado para o outro... e de um lado para o outro... e de um lado para outro.

 

Parecem um filme de Manoel de Oliveira.

 

Só acordam do sonambulismo quando é hora da paparoca mas assim que se acaba a comida... voltam ao mesmo.

 

São coloridos, claro, foram selecionados para apresentar cores artificiais e, frequentemente, formatos corporais que lhes prejudicam a saude ou atrapalham a natação. O seu único objectivo na vida é apresentarem cor. Alguns kois chegam inclusivamente a ser cegos, para que desenvolvam determinado tipo de coloração!

 

Qual é a alternativa?

 

Espécies naturais claro. Em Portugal existem algumas interessantes. Mas também podemos fazer um povoamento à base de peixes "tropicais".

 

Como eu dizia, num outro tópico, há CENTENAS de especies que aguentam o nosso clima e que são mil vezes mais interessantes em comportamento e biodiversidade, que kois e peixes vermelhos, incluindo ciclideos, viviparos, killies, tetras, anabantideos, loricarideos, etc.

 

Podemos também usar peixes puramente tropicais, desde que os retiremos em Outubro. Muitas especies de peixes puramente tropicais irão reproduzir-se muito bem no lago durante os meses de verão.

 

Por mim, gosto de chegar até ao jardim e debruçar-me no lago, ficando a observar os peixes e o seu comportamento.

 

Já tentei observar kois e peixes-vermelhos mas... perfiro ver a relva a crescer.

 

Sobretudo os ciclideos são fascinantes: namoram, guardam territórios, limpam zonas para o ninho, pastoreiam a nuvem de alevins pelo lago. Mas diversos outros peixes também nos surpreendem com "habilidades" que não lhes conhecemos no aquário:

 

Os peixes do paraiso acompanham pequenas ilhas de plantas flutuantes, à medida que estas vão sendo arrastadas pelo vento. Por vezes, subitamente, saltam para apanhar insectos próximo das margens.

 

Os zebras patrulham tudo, sempre em movimento, quase sempre em cardume. Têm curiosa reacção quando está vento: a cada sopro de vento precipitam-se para a superficie - talvez porque insectos minusculos ou ácaros sejam então arrastados para á água.

 

Os amecas criam territórios debaixo das folhas dos nenúfares, por vezes cada folha tem um macho de guarda, assim que se aproxima uma fêmea, todos saiem da sua folha, exibindo-se e tentando atraí-la.

 

Os corydoras mal os vemos, andam junto ao fundo (a especie C. paleatus aguenta perfeitamente o nosso clima) - mas de vez em quando têm ataques! Vêm trés ou quatro disparados do fundo, tocam na superficie e voltam de novo para o fundo! Grandas malucos...

 

Um lago é uma oportunidade para descobrirmos muitas coisas interessantes e inesperadas, eu recomendo vivamente um povoamento com peixes naturais.

 

Um exemplo, o meu lago:

 

lago.jpg

 

Entre outros ciclideos, é habitado por Gymnogeophagus meridionalis - estes peixes são capazes de aguentar temperaturas muito baixas e chegam a ser mantidos em lago, na Alemanha, durante o inverno! Dão-se perfeitamente no nosso clima:

 

meridionalis.jpg

 

Os meridionalis com crias:

 

http://208.17.150.221/aq/meridionalis.wmv

 

Mantenho outros ciclideos, tipicamente tropicais mas retiro-os em Outubro. É o caso dos conhecidos Pseudotropheus saulosi.

 

Um casal a reproduzir-se:

 

http://208.17.150.221/aq/saulosi_0001.wmv

 

É também no lago que tenho realizado a reprodução de Paratilapia sp "Andapa", uma espécie ameaçada. Nos últimos anos, na Europa, apenas foi reproduzida em dois locais: na Grécia e no meu quintal.

 

Dois machos a definir territórios:

 

http://208.17.150.221/apc/parafight.wmv

 

 

Et voila, quem é que me mostra então um video das suas carpas kow em comportamentos minimamente interessantes, que não sejam nadar e comer? :?

 

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel e parabéns pelo lago!Tens ai espécies muito belas! Tens outro aqua grande em casa para as transferires no Inverno? Só não concordo contigo em relação aos peixes de água fria.É que eu não gosto das Carpas e peixes Vermelhos por imitarem ou chegarem perto de atitudes humanas,gosto delas porque...sim! Se bem que tens razão quanto ao facto da pintura artificial.Porém não são todos os peixes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zooli,

 

É verdade, tenho espaço dentro de casa para colocar os peixes tropicais de inverno mas apenas para alguns - muitas das chamadas especies "tropicais" aguentam perfeitamente o inverno, pelo pelos aqui onde moro (Margem Sul).

 

Miguel

 

Boas Miguel e parabéns pelo lago!Tens ai espécies muito belas! Tens outro aqua grande em casa para as transferires no Inverno? Só não concordo contigo em relação aos peixes de água fria.É que eu não gosto das Carpas e peixes Vermelhos por imitarem ou chegarem perto de atitudes humanas,gosto delas porque...sim! Se bem que tens razão quanto ao facto da pintura artificial.Porém não são todos os peixes.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Miguel, tem um lago bastante bonito, fico contente em saber que existem pessoas interessadas em diversificar os peixes que colocam nos seus lagos, e por certo com sucesso. Parabéns. No entanto quanto aos peixes vermelhos e às carpas Koi, pessoalmente tenho algumas no meu lago e gosto imenso de os ter por vários motivos: 1º Os seus movimentos lentos e graciosos transmitem-me paz e harmonia; 2º As suas cores são variadas e dão vida ao lago e 3º As suas grandes dimensões que podem vir a atingir fascinam-me.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel Figueiredo

 

Por norma não costumo responder aos comentários depreciativos sobre os hobby’s de alguns para fazer realçar os nossos. Mas no seu caso vou abrir uma excepção.

 

Para já, concordo consigo que os filmes de Manuel de Oliveira são um pouco monótonos, mais há quem goste e deveremos respeitar o gosto dos outros.

 

Miguel Figueiredo escreveu “Estes peixes passam a vida toda a nadar, lentamente, de lado para o outro... e de um lado para o outro... e de um lado para outro.” A maioria dos peixes faz isso, é a sua forma de vida.

 

Quanto ao serem coloridos foi uma manipulação genética igual à mãe natureza só que mais rápida. Pois a natureza também manipula geneticamente todos os seres vivos. Chama-se a isso evolução das espécies.

 

Por acaso a mãe natureza também criou peixes cegos, que vivem nos fundos abissais ou em grutas.

 

O que eu não sabia é que havia Kois cegos para desenvolver uma melhor coloração. Gostava muito que me explicasse isso. E de preferência me informasse onde se baseou para obter tal afirmação. Não entendo muito bem como é que um ser invisual poderá fazer para apurar a cor. Parece-me existir uma certa contradição.

 

Falemos de kois. São peixes com personalidades próprias e cada um é distinto do outro. Podem se domesticar e vir comer á mão e em alguns casos inclusive gostam de carícias. Uns são muito dados, outros arredios, uns são lideres outros seguidores, etc. Mais, estes peixes são passíveis de ser treinados. Consegui treinar alguns dos meus a comerem quando querem, e para o conseguirem têm de puxar por um cordel que faz largar a comida. Isto é uma mudança comportamental que comprova a existência de capacidade de aprendizagem e a capacidade de adquirir comportamentos específicos, pois nem todos aprenderam a fazê-lo.

 

Como em meia dúzia de linhas lhe pude explicar e muito mais poderia dizer, quanto aos Kois, carassius e espécies afins não terem comportamentos específicos não é de todo verdade. É uma questão de prestar atenção. È lógico que os comportamentos estão em paralelo com a sobrevivência e se uns têm de ser rápidos ou outros protectores dos seus filhos é porque precisam para sobreviver. Que goste mais dos rápidos ou dos protectores compreendo, o que não compreendo nem aceito é que venha denegrir o gosto de muitos de nós. Além de ser de uma extrema indelicadeza. Como tal agradeço que pondere nas suas opiniões de forma a não ferir as susceptibilidades de bastantes de nós.

 

Umas pessoas gostam de Taichi (lento) e outros de Taekwondo (rápido) e outros de Formula 1 (rapidíssimo). Eu por exemplo gosto das três. Felizmente somos todos diferentes e viva a diferença. Mas devemos respeitar os gostos de cada um e não menosprezar e depreciar os de uns em benefício dos nossos.

 

Por ultimo julguei que iria falar de algumas espécies autóctones de Portugal, mas a surpresa foi ter falado de espécies tropicais que em principio não estão tão adaptados a viver no nosso clima.

 

A razão de muita gente optar por Kois, Carasssius e afins tem muitas vezes a ver com a adaptabilidade destes para viver num lago em climas temperados ou frios. E se puderem ser bonitos e vistosos que mal há nisso?

 

Lamento ter tido de escrever estas duras linhas, mas como diz o ditado popular, “quem não se sente não é filho de boa gente”.

 

Kohaku

 

Ps: Já agora, o seu lago é bonito, gosto especialmente do pormenor da ilha e do assentamento da pedra.

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

 

Adorei os meridionalis com crias.

 

Mas confesso que fiquei um pouco confusa com o seu texto pq fala em especies naturais de Portugal como alternativa e depois opta por colocar peixes tropicais que tem que retirar no inverno!!! :(

 

Essa de preferir vêr a relva a crescer!!!... ai os meus ricos peixinhos vermelhos. surprised

 

Vêr dois machos à porrada também não acho muita piada. banana rock

 

Cump.

MJV

Editado por mvalente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas confesso que fiquei um pouco confusa com o seu texto pq fala em especies naturais de Portugal como alternativa e depois opta por colocar peixes tropicais que tem que retirar no inverno!!! :drinking:

 

Os meridionalis e diversos outros peixes não os retiro de inverno. Porém, um lago dá-os ainda a chance de fazermos uma temporada de peixes 100% tropicais: "semeamos-los" na primavera para os colhermos no outono.

 

A grande vantagem é que estes peixes encontram, nos lagos, condições mais proximas das naturais: reproduzem-se assim mais facilmente e crescem mais saudáveis, além de nos darem o privilégio de os observar.

 

Quanto a especies portuguesas, os leucistus (escalos) dão-se muito bem, os verdemãs são bonitos peixes que, quem está atento, poderá ir observando, evoluindo sempre colados ao longo das paredes do lago ou às rochas. Outros peixes interessantes são alguns dos barbos que ficam pequenos, um caboz de água doce (o fluvialis) que cuida dos filhos à maneira dos ciclideos e o bonito Ruivaco, uma especie que só existe no nosso pais.

 

Um dos mais interessantes peixes nativos portugueses é o esgana-gata: um pequeno peixe (4 - 5 cm) que faz um ninho com se fosse um pássaro, com pedaços de plantas. Para colar esses pedaços entre si usa uma saliva especial. O Macho, na época da reprodução fica com um aspecto muito curioso, de olhos azul-neon e com a barriga vermelha.

 

Depois tens, é claro, as especies introduzidas, estilo chanchito, percas do sol, etc.

 

Com excepção do caboz, mantenho ou já mantive todos esses peixes.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Miguel,

 

Eu tenho a Percas Sol e Barbos mas infelizmente e raro vêlos, tenho muitos esconderijos no lago. Os barbos só aparecem para comer como são muito negros não se vêm bem.

É muito engraçado observar as Percas a maneira como elas se escondem para caçar, e os Barbos não podem vêr comida limpam tudo, e são muito rápidos.

 

Ainda não vi crias de Barbo mas acho que não vou vêr porque é um peixe de rio e gostam de agua corrente, não devem ter condiçoes ideais para criar, o que achas?

 

Peixes tropicais já tive o Plecos e guppys. Os guppys retirei antes do inverno mas os Plecos não consegui tirar e morreram.

Tive imensa pena dos plecos, estavam lindos, coloquei na primavera e triplicaram de tamanho, sobreviveram no inverno, mas não aguentaram as geadas de Março.

Neste momento só tenho peixes de agua fria.

 

Uma das razões por se optar por Koi e o peixe vermelho nos lagos ornamentais é que estas especies alem de serem bonitos (peixes ornamentais) eles são muito viziveis pois andam à superficie e são mansos.

 

Cump.

MJV

Editado por mvalente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro carpas kois e peixes vermelhos porque me fascinam!São lindos e coloridos!E ve-los a comer na hora da refeiçao relaxa-me a acalma-me!Quem gosta compra quem não gosta não compra!Já tive um barbo mas acabou por morrer....tambem tenho uma (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...

 

Abraço :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não vi crias de Barbo mas acho que não vou vêr porque é um peixe de rio e gostam de agua corrente, não devem ter condiçoes ideais para criar, o que achas?

 

Penso que dependerá da espécie de barbo. Os verdemãs, esgana-gatas e alguns leuciscis reproduzem-se bem em lago - muitos criprinideos (barbos...) também o fazem.

 

Claro que se for daquelas espécies que está à espera da primavera para subir os ribeiros e desovar, talvez seja mais dificil mas mesmo assim, em lagos grandes, supeito que seriam capazes de se desenrascar.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que dependerá da espécie de barbo. Os verdemãs, esgana-gatas e alguns leuciscis reproduzem-se bem em lago - muitos criprinideos (barbos...) também o fazem.

 

Claro que se for daquelas espécies que está à espera da primavera para subir os ribeiros e desovar, talvez seja mais dificil mas mesmo assim, em lagos grandes, supeito que seriam capazes de se desenrascar.

Miguel

 

Olá Miguel,

 

Obrigada pela informação, não sabia que havia tanta especie de Barbo.

Os meus já têm dois anos no lago, são compridos elegantes com tons dourados quando bate o sol, e têm umas barbas na boca tipo as carpas, consegues identificar?

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel,

 

realmente estás a ser polémico, como só tu sabes ser. É bom para acordar o pessoal.

 

Apenas quero acrescentar que também tenho lagos e que não mantenho peixes Koi ou carpas vermelhas porque não lhes acho piada nenhuma. Mas ainda bem que há pessoas que gostam delas e as mantêm. O unico contra é o tratamento genético que sofrem, mas aí não se pode argumentar muito, pois também o fazem com outros peixes e as pessoas continuam a comprá-los.

 

Nos meus lagos mantenho algumas espécies autóctones, que capturámos juntos, mas também algumas que aguentam o nosso clima o ano todo, como algumas espécies de ciclideos, killies, barbos, etc...

 

Pensem bem antes de escolher o tipo de lago que pretendem montar. Há espécies muito interessantes que se podem ter para além dos tradicionais Koi e carpas.

 

Cumprimentos a todos

 

AG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu sou nova neste forum mas acho, e espero, que pode-mos dizer todos a nossa opinião sem ter que ficar chateados uns com os outros. Todos sabemos que uns têm mais jeito para comunicar que outros, mas parto do principio que cada um que expressa a sua opinião não tenha intenção para ofender niguem. ;)

 

Voltando ao assunto, gostava de aprender mais alguma coisa de peixes de água fria e um deles é o Barbo visto que eu tenho alguns e não sei que tipo são, algum de voçês me podem ajudar? Tenho a descrição no meu post anterior.

 

Já agora tambem gostaria de saber que tipo de manipulações genéticas, e como as fazem, ás Kois e a outros peixes que é considerado tão prejudicial. Sou completamente ignorante sobre este assunto.

 

Muito Obrigado

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou nova neste forum mas acho, e espero, que pode-mos dizer todos a nossa opinião

 

É verdade mas também temos que compreender as sensibilidades.

 

É perfeitamente natural, para quem adora kois e os mantém durante anos, que falar depreciativamente deles seja desagradavel. Provavelmente eu sentiria o mesmo se... bom, se alguém falasse com menos respeitosamente das minhas paratilapias ou dos meus joias de bijagós! LOL!

 

Mas a ideia, como percebeu o severum, era realmente causar polémica, como gritar "Vivó benfica" numa reunião de sportinguistas. O objectivo era chamar mesmo a atenção para outras possibilidades de povoamento.

 

De facto, não penso assim tão mal dos koi, o seu ar calmo tem algo de majestoso e são realmente decorativos num lago. O único peixe que eu não consigo gostar é a pescada cozida. Os koi são ok.

 

Além de não serem uma especie "natural", tenho alguns problemas com os koi devido ao seu tamanho e consequente carga biológica. Por cada koi adulto posso manter 6 ciclideos. Dado que, além das plantas, não uso qualquer filtragem, os koi, para mim, não seriam peixes adequados.

 

Para quem os quer, para quem tem sistemas de filtragem potentes e lagos acima dos 10000 litros penso que manter kois pode até ser compativel com manter também outras especies, comportamentalmente mais interessantes.

 

Sobre os barbos, não te consigo dizer que especie mantêns. As especies são parecidas e os meus conhecimentos sobre barbos são limitados. Em que rio os apanhaste?

 

Sobre as manipulações genéticas dos koi, a comum é a selecção artificial intensiva de variedades, levando por vezes a problemas de consanguinidade. Que eu saiba ainda ninguem tentou colocar genes de medusa nos koi, para os tornar flurescentes, como já fizeram com diversas outras especies asiáticas.

 

Com os pimpões muita da selecção artificial ultrapassa frequentemente o que é razoavel, os cometa quase não conseguem nadar com as barbatanas deformadas, os telecópicos têm problemas de visão, etc.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora os pimpoes para ter em lago eu só aconselho mesmo aqueles mais simples vermelhos!Adoro-os!

As kois como já disse tambem as adoro...quem quer ter tem!Quem não quer tem outras opçoes!

 

Os barbos são muito bonitos!No rio tamega vejo-os sempre a nadarem em cardume e de vez em quando vai la um turista dar pão e eles são muito vorazes!Devoram tudo antes de chegarem os patos!

 

As percas-sol tem bonitas cores!Tenho uma no meu lago como já disse mas ela anda lá sempre escondida...mesmo hoje que a agua esta cristalina não a consigo ver!

 

 

Miguel, esses peixes que tens no lago são bastante bonitos!Onde os arranjaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade mas também temos que compreender as sensibilidades.

 

É perfeitamente natural, para quem adora kois e os mantém durante anos, que falar depreciativamente deles seja desagradavel. Provavelmente eu sentiria o mesmo se... bom, se alguém falasse com menos respeitosamente das minhas paratilapias ou dos meus joias de bijagós! LOL!

 

Mas a ideia, como percebeu o severum, era realmente causar polémica, como gritar "Vivó benfica" numa reunião de sportinguistas. O objectivo era chamar mesmo a atenção para outras possibilidades de povoamento.

 

De facto, não penso assim tão mal dos koi, o seu ar calmo tem algo de majestoso e são realmente decorativos num lago. O único peixe que eu não consigo gostar é a pescada cozida. Os koi são ok.

 

Além de não serem uma especie "natural", tenho alguns problemas com os koi devido ao seu tamanho e consequente carga biológica. Por cada koi adulto posso manter 6 ciclideos. Dado que, além das plantas, não uso qualquer filtragem, os koi, para mim, não seriam peixes adequados.

 

Para quem os quer, para quem tem sistemas de filtragem potentes e lagos acima dos 10000 litros penso que manter kois pode até ser compativel com manter também outras especies, comportamentalmente mais interessantes.

 

Sobre os barbos, não te consigo dizer que especie mantêns. As especies são parecidas e os meus conhecimentos sobre barbos são limitados. Em que rio os apanhaste?

 

Sobre as manipulações genéticas dos koi, a comum é a selecção artificial intensiva de variedades, levando por vezes a problemas de consanguinidade. Que eu saiba ainda ninguem tentou colocar genes de medusa nos koi, para os tornar flurescentes, como já fizeram com diversas outras especies asiáticas.

 

Com os pimpões muita da selecção artificial ultrapassa frequentemente o que é razoavel, os cometa quase não conseguem nadar com as barbatanas deformadas, os telecópicos têm problemas de visão, etc.

Miguel

 

 

...ai é! então viva o Sporting :crazyeyes:

 

Apanhei os barbos no rio Zezere. O maior tem uns 30 cm e não sei se cresce mais.

 

Quando falas em selecção artificial, falas em juntar as gametas dos machos com as fêmeas com especies na naturalmente não se juntam, ou falas em manipulação genética?

 

Há especialista em criação de Koi que preferem criar em lagos biológicos, com nutrientes e sopa de algas, este tipo de criadores tambem têm lagos filtrados com a agua cristalina para as pessoas verem os peixes mas que na natureza elas preferem lagos biológicos, ficam mais saudáveis. Por acaso achei este artigo interessante.

 

Cump.

MJV

Editado por mvalente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro:

 

Os peixes portugueses, como os verdemãs, tenho-os apanhado um pouco por todo o pais. Atenção que existem variedades diferentes de verdemãs consoante a região, não devemos misturá-los.

 

Os outros, como ciclideos ou killies tenho-os conseguido através de amigos.

 

Valente:

 

Selecção artificial é simplemente escolheres os peixes que cruzas. Por exemplo, aparece-te um koi com metade da cabeça amarela. Cruzas esse koi com um outro koi e depois voltas a cruzar os filhos com o pai de cabeça amarela... se o factor for genético, então logo nesse segundo cruzamento já poderás conseguir kois de cabeça amarela. Seguidamente cruzas esses kois de cabeça amarela entre si - et voila - tens aí mais uma nova variedade artificial.

 

O reverso da medalha: uma enorme consanguinidade, a perda da biodiversidade genética e a consequência mais evidente: o aumento das doenças recessivas: os peixes começam a nascer com defeitos, alguns bem visiveis, outros que não são tão aparentes mas que tornam estas estirpes muito mais frageis.

 

Além disso, o peixe estará mais afastado da natureza. Uma cabeça amarela (ou vermelha ou branca...) pode ser uma péssima ideia, o peixe fica muito mais visivel para os predadores e, na natureza, as suas hipoteses são reduzidas. É bem conhecido que pimpões vermelhos e kois, em lagos naturais, rios ou barragens, ao fim de anos revertem para colorações naturais: a natureza tenta rapidamente desfazer os disparates do homem.

 

Sobre os lagos "biológicos":

 

Para mim um lago deverá tendencialmente ser biólogico: nada de filtros. Eu tento obter um sistema em equilibrio, com muitas plantas para oxigenar e manter a qualidade da água e uma carga de peixes moderada.

 

Para preocupações com a filtragem, oxigenação e qualidade da água já me chegam os aquários. Para mim um lago é um sistema em equilibrio.

 

De facto, nos últimos dois anos não tenho conseguido obter água transparente, apesar das muitas plantas. Apenas o consigo de inverno. Culpo, em parte, a fertilização da relva e das árvores com adubo de longa duração. Talvez uma parte desse fertilizante, com as chuvas da primavera, acabe por escorrer para o lago. A água apresenta boa qualidade, tenho assim que tolerar a água turva de verão. De qualquer modo, ando a pensar duplicar a área disponivel para as plantas aquáticas no fundo do lago (vallisnerias). Talvez então consiga, em 2008, voltar a ter água transparente.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro:

 

Os peixes portugueses, como os verdemãs, tenho-os apanhado um pouco por todo o pais. Atenção que existem variedades diferentes de verdemãs consoante a região, não devemos misturá-los.

 

Os outros, como ciclideos ou killies tenho-os conseguido através de amigos.

 

Valente:

 

Selecção artificial é simplemente escolheres os peixes que cruzas. Por exemplo, aparece-te um koi com metade da cabeça amarela. Cruzas esse koi com um outro koi e depois voltas a cruzar os filhos com o pai de cabeça amarela... se o factor for genético, então logo nesse segundo cruzamento já poderás conseguir kois de cabeça amarela. Seguidamente cruzas esses kois de cabeça amarela entre si - et voila - tens aí mais uma nova variedade artificial.

 

O reverso da medalha: uma enorme consanguinidade, a perda da biodiversidade genética e a consequência mais evidente: o aumento das doenças recessivas: os peixes começam a nascer com defeitos, alguns bem visiveis, outros que não são tão aparentes mas que tornam estas estirpes muito mais frageis.

 

Além disso, o peixe estará mais afastado da natureza. Uma cabeça amarela (ou vermelha ou branca...) pode ser uma péssima ideia, o peixe fica muito mais visivel para os predadores e, na natureza, as suas hipoteses são reduzidas. É bem conhecido que pimpões vermelhos e kois, em lagos naturais, rios ou barragens, ao fim de anos revertem para colorações naturais: a natureza tenta rapidamente desfazer os disparates do homem.

 

Sobre os lagos "biológicos":

 

Para mim um lago deverá tendencialmente ser biólogico: nada de filtros. Eu tento obter um sistema em equilibrio, com muitas plantas para oxigenar e manter a qualidade da água e uma carga de peixes moderada.

 

Para preocupações com a filtragem, oxigenação e qualidade da água já me chegam os aquários. Para mim um lago é um sistema em equilibrio.

 

De facto, nos últimos dois anos não tenho conseguido obter água transparente, apesar das muitas plantas. Apenas o consigo de inverno. Culpo, em parte, a fertilização da relva e das árvores com adubo de longa duração. Talvez uma parte desse fertilizante, com as chuvas da primavera, acabe por escorrer para o lago. A água apresenta boa qualidade, tenho assim que tolerar a água turva de verão. De qualquer modo, ando a pensar duplicar a área disponivel para as plantas aquáticas no fundo do lago (vallisnerias). Talvez então consiga, em 2008, voltar a ter água transparente.

Miguel

 

Obrigada pela explicação, eu pensava que as Kois coloridas era uma raça especifica de carpas.

Então é por isso que os filhotes dos meus peixes vermelhos apesar de os originais serem bonitos os filhotes nasceram com aspecto mais parecido ao peixe vermelho normal. Agora já faz sentido.

 

Eu concordo contigo, eu tambem prefiro um lago "biologico", nunco concordei com muitas "mexidas" nos lagos.... aliás para mim um lago não funciona como um aquario, e há muitas pessoas que lhes custa acreditar e pensam que vão matar os peixes.

 

A água do meu no verão tambem fica um pouco verde, mas nada de especial, os peixes estão saudaveis para mim é o que me interessa, tem que se por mais plantas.

 

Eu reparei na fotografia do teu lago e reparei que tens juncos, se colocares ao pé dos Juncos uns Papiros e Tabuas, e mais um pé de nenufar, acho que ficavas com a água mais cristalina e um lago ainda mais bonito.

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lentilha-de-agua é boa parafazer sombra embora rapidamente "tome conta" do lago...mas basta retiralas com uma rede...

 

 

Se a conseguires arranjar... eu já tenho procurado por todo o lado e não encontro... em estado selvagem ou em lojas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais