***lago Do Luar***


Recommended Posts

Boas, amigos foristas!

Tenho um grande amigo que vai fazer um lago de 50.000 litros no seu terreno de fim-de-semana e como sabe que eu tenho aqua, pediu-me ajuda na execução do mesmo...

Ora, a questão é que eu de lagos não percebo nada mas tenho pesquisado aqui no fórum e já me surgiram várias hipóteses para a sua execução.

Passo a descrever o projecto: trata-se de um lago para Kois ou Orandas, umas rãs e uns nenúfares, em que não existe instalação eléctrica, pelo que o mesmo deverá ser auto suficiente biológicamente na medida do possível. Terá uma cascata alimentada pelas águas de uma pequena nascente...quando houver água pra isso...e uma zona envolvente de papiros ou cyperus e um muro em pedra. As dimensões aproximadas são de 8,60 metros na lateral mais comprida e 5,50 metros na lateral mais curta, com um metro de profundidade... pelos meus cálculos dará uns 50.000 litros.

Encontrei muita ajuda neste fórum, no entanto gostava da vossa opinião para a evolução do mesmo. O buraco já está feito... Perguntas:

- devemos cimentar conforme está neste belo projecto (o mais parecido com o que o meu amigo quer): http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=67484&st=0

- devemos usar várias telas especiais por cima do cimento como está neste link fantástico?: http://www.mofeliaf.com/Kohaku/index.htm

- devemos usar uma argamassa especial por cima do cimento em vez das telas?: http://www.higromedom.com/isolkote.htm

- ou devemos colocar uma tela para lago directamente por cima do buraco em vez de cimentar? http://www.jardineiro.net/paisagismo/plane...strucaolona.php

 

Embora entenda que haja várias maneiras de fazer a mesma coisa, apreciava as vossas sugestões sempre com a finalidade de fazer um lago "sem manutenção" mecânica e de baixo custo de execução.

Será que nos podem ajudar? Deixámos as fotos do local para que percebam melhor as áreas.

Ficámos à espera do vosso feed-back.

Muito Obrigado,

 

Marinho

 

lago2.jpg

lago2mod.gif

 

lago.jpg

lago1mod.gif

 

lago1.jpg

lago3mod.gif

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...eu de ti ia pela segunda ou terceira hipotese...mas melhor na segunda...se quiseres cimentar teras de usar impermeabilizante por cima do cimento e uma tinta especial por cima para nao alterar a qualidade da agua penso eu...Tens de usar impermeabilizante porque o cimento é poroso e com o tempo pode rachar...

 

Kois ou orandas?Bom as kois podem crescer ate um metro...nesse lago calcularia uns 1000 litros para cada koi...masd normalmente ronda no minimo os 800 litros por koi...estaste mesmo a referir a oradas ou a kinguios?Orandas é uma "sub-especie" de kinguio...aqui esta um oranda:

 

oranda_red_and_black.jpg

 

Varia nas cores...mas não te aconcelhava a por orandas...são mais senciveis...e essas caudas...ia mordiscar as caudas uns aos outros...

 

Se te estiveres a referir a kinguio no geral aconcelhavate aqueles vermelhos comuns.,..todos os kinguios normalmente crescem ate 25/30 cm...estes são os tais normais...sao muito coridos e de tamanho medio(25/30 cm)...

São estes:

 

GoldFish.JPG

 

Já vi em castanho , branco , vermelho , laranja , amarelo , etc...depois podes optar por aqueles de mistura de cores..tipo branco com pintas pretas e traços laranjas , etc...um concelho mete só ai peixes com uma cauda...esses são muito mais resistentes!Os de varias caudas como os orandas, telescopios, etc nao sao tao resistentes e nao sao muito adequados a lagos, mas esta é a minha opiniao...Calculas 100 litros para cada kinguio...

 

Mas não exageres na populaçao , ok?Até porque não tens filtros...Poe muitas plantas de varias especies para ajudarem na filtraçao e oxigenaçao!

 

Ja sabes que que especies de peixes vais meter? :blush:

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...eu de ti ia pela segunda ou terceira hipotese...

 

Ja sabes que que especies de peixes vais meter? :mrgreen:

 

Obrigado pela tua opinião Pedro...

Já estava inclinado para os kinguios até porque pelo que tenho lido são menos sensiveis e de mais fácil manutenção do que os Koi... mas isso é mais para o final do processo... ainda estamos no começo... :)

 

Já agora...alguém sabe onde encontrar no Norte/Porto telas para lagos, Kinguios, nenúfares... enfim, boas lojas "laguistas"?

Muito Obrigado.

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena ajuda...

 

http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?...3&iLingua=1

 

Vai actualizando este projecto, pois gostava de saber mais acerca lagos artificiais...

Por enquanto só pequenos lagos de sala!!! :mrgreen:

 

Ab

João Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom , por norma as carpas koi são mais resistentes que os kinguios...mas são ambos muito bonitos!Eu se fosse a ti punha carpas kois e kinguios...asim terás mais variedade...se puseres só carpas kois quando elas crescerem teras alguns peixe enormes e coloridos...se puseres só kinguios...terás mais peixes mas mais pequenos mas tambem sao bonitos e coloridos!Mas poe só kinguios dos mais simples...aqueles de uma cauda que são bem mais resistentes!

 

Nesse lago eu não abusaria da populaçao...como não vais ter filtro vais ter de por muitas (Muitas mesmo) plantas e alguns peixes...quase tudo o que arranjares de plantas aquaticas poe ai...lembrate...por norma no minimo para um kinguio são 100 litros de agua e para uma carpa koi no minimo são 800 litros de agua...mas o ideal é uns mil...especialmente se nao tiveres filtro nem bomba!

 

Ora no Porto tens a Ornimundo no Norte-shooping em matosinhos...penso que tem lá carpas koi...e tambem ja vi kinguios grandinhos mas tem de certeza dos pequenos...lembrate que lá nao devem ser conhecidos como kinguios...pede cometas...é como eles lá lhe chamam normalmente...ou entao peixes-dourado ou peixe-vermelho...mas sempre de uma cauda...

 

Aqui vai uma minuscula lista de nomes pelo qual eles chamam nas lojas e que podes por no lago:

 

-Peixe-vermelho;

-Peixe-amarelo;

-Peixe-laranja;

-Cometa ou cauda-de-cometa;

-Sarasa;

 

Aconcelhavate pedires só estes porque são dos kinguios mais resistentes mas se vires mais algum com uma cauda só força!

 

Poe no lago kinguios com no minimo uns 5 cm...o ideal uns 10/15 cm porque assim já têm um porte medio e ficam mais resistentes...uma vez pus uns kinguios ainda muito pequeninos e a coisa correu mal...

 

Depois tens a jardiland que é na via norte penso eu...na estrada que vai do norte-shopping para vila do conde...depois de passares a via-norte vais pela nacional 14...perto da macro...na jardiland encontras kinguios já adultos bem grandes e tambem pequenos e carpas koi pequenas e já bem grandes...lá as coisas são um pouco caras...mas prontos...tambem encontras plantas como nenufares(comrei e custoume 20 euros um...tambem há uma loja na avenida da boavista que tem nenufares...mas não sei bem a sua localizaçao...

 

Se queres um concelho não compresas carpas kois já muito grandes...porque se te morrem...lá vai um dinheirao...compra com uns 15/20 cm mas não menos de 5 cm......e depois elas lá crescem!Os kinguios compra tambem com esse tamanho...é que quanto mais velho maior é o peixe normalmente..e sai mais caro....A tela acho que podes encomendar na internet...a sera acho que tem....

 

Alguma duvida ou se presisares do link da Sera avisa...um abraço :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena ajuda...

 

 

Alguma duvida ...

 

 

Muito Obrigado aos dois...

 

A construção da "coisa" é que me está a dar a volta ao miolo pq não me consigo decidir por qual das técnicas :? .

Em relação aos peixes talvez meia duzia de kois e uma dezena de kinguios. Vou ter em conta as vossas dicas!

Plantas? Nenúfares, Cyperus e talvez uns mangues...se encontrarmos por cá... senão lá teremos de importar: http://www.mangrove.at/mangrove/english/in...p;le=1&re=0

Acham boa opção?

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho-te betão próprio para piscinas.

 

Mangais não, já experimentei e morrem de inverno.

 

Finalmente acho um GRANDE desperdicio ocupares um espaço espectacular como esse com Kois e companhia.

 

Há CENTENAS de especies que aguentam o nosso clima e que são mil vezes mais interessantes em comportamento e biodiversidade, que kois e peixes vermelhos, incluindo ciclideos, viviparos, killies, tetras, anabantideos, loricarideos, etc, etc, etc.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu é que decides....mas se queres ter um lago com peixes enormes e coloridos e peixes medios e tambem colotidos!Para alem disso é divertido dar-ljes de comer e ficar a observar!

 

 

Para alem disso eles aguentao o nosso clima!Desde que o lago tenha a profundidade necessaria!

Se repararem bem...aqueles peixes vermelhos chamados pimpoes que andam nos rios...são kinguios!Por isso aguentam bem o nosso clima!Não é a toa que se vêm muito em lagos!

 

A medida que disseste parece boa...mas podes por uns 12 kinguios...

assim ficarão 2 kinguios por carpa koi...

...e cmo sao poucos peixes se puseres muitas plantas a agua mantemse em boa qualidade para eles!Mas cmo o teu amigo os vai alimentar?Vai lá todos os dias dar-lhe de comer?Acho que há comedores automaticos!

 

Podes apostar em betão de piscina!Asim teria muita durablidade!Mas não te esqueças do impermeabilizante e da tinta!

Se quiseres doute um site que explica isso tudinho!É só dizeres!

 

Encontras montes de plantas no porto!Acho que não vale a pena encomendares!No inverno os nenufares vao desaparecer,..mas por norma reaparecem na primavera ou verao...

 

Queres o site que explica isso da tinta e impermeabilizante?

 

Um abraço :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Há CENTENAS de especies que aguentam o nosso clima e que são mil vezes mais interessantes em comportamento e biodiversidade...

Miguel

 

... a estudar... Obrigado!

 

Queres o site que explica isso da tinta e impermeabilizante?

 

Quero pois... podes enviar isso por favor? Essa parte é que me está a dar cabo da cabeça... não são os peixes! :bad-words:

Muito Obrigado!

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Caros amigos

Após algumas exitações e muitos estudos orçamentais :? decidimos avançar para a construção do lago, basicamente em cimento e executado nestes dois ultimos fins de semana.

Cá ficam algumas fotos da evolução e do resultado final. Agradeço a quem tenha plantas ou peixes para oferecer que se manifeste... era uma grande ajuda!

 

Aqui já com a base de cimento e areia grossa já colocada no primeiro fim de semana:

2710200.jpg

 

Colocação da malha sol e preparação da segunda camada de cimento:

27102001.jpg

27102007.jpg

 

Várias panoramicas do lago:

27102002.jpg

28102000.jpg

2810200255.jpg

2810200712.jpg

2810200744.jpg

28102001909.jpg

28102007767.jpg

 

Ficámos a aguardar os vossos comentários.

Abraço,

 

Marinho

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso vai ficar aí um espaço e pêras! Mais aprazível não dá. É possível alugar o banquinho durante uma tarde de Verão? Ou então eu levo uns comes e carvão, metemos aí na grelha e vamos contemplando esse laguinho. :?

 

Gostei muito mesmo, que vontade de ter um jardim desses!

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possível alugar o banquinho durante uma tarde de Verão?... eu levo uns comes e carvão, metemos aí na grelha e vamos contemplando esse laguinho. :)

 

Está combinado Ricardo! O terreno é do meu amigo Alex (aquele que aparece nas fotos) e da Inês, mas acho que posso falar por eles quando digo que se há coisa que se faz lá bem são churrascadas... tantas que já perdemos a conta. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marinho

 

Parabens aos construtores, o lago deve ter dado bastante trabalho.

 

Mas está visto que tu, tiveste ainda o trabalho extra de Tirar as Fotos.

 

Pelo que pude observar, o lago não tem escoamento de fundo, o que vai dar uma grande dor de cabeça se quizeres vazar a água do lago, ou por seu lado fazer uma limpeza da sedimentação, deves ter muito cuidado no que colocas dentro do lago.

 

É de facto um lago grande, e tem todo potencial para conseguires um xelente habitat. E acho que pela parte das plantas, elas se vão desenvolver muito bem. Pelo que pude perceber existe muita sombra no lago, e isso é meio caminho andado para uma exposição solar mais equilibrada, e vai permitir menos problemas de exposição exessiva de luz, que sempre traz grandes quantidades de algas.

 

O enquadramento do lago também é lindo, vai ficar muito bom se conseguires uma boa escolha de plantas.

 

Continua o bom trabalho, e no que puder ajudar, ja saber da minha disponibilidade.

 

cumps

 

ve a mp

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que pude observar, o lago não tem escoamento de fundo, o que vai dar uma grande dor de cabeça se quizeres vazar a água do lago, ou por seu lado fazer uma limpeza da sedimentação, deves ter muito cuidado no que colocas dentro do lago.

 

... pelo que pude perceber existe muita sombra no lago, e isso é meio caminho andado para uma exposição solar mais equilibrada, e vai permitir menos problemas de exposição exessiva de luz, que sempre traz grandes quantidades de algas.

 

... O enquadramento do lago também é lindo, vai ficar muito bom se conseguires uma boa escolha de plantas.

 

... no que puder ajudar, ja saber da minha disponibilidade.

 

Boas Hélder

Para escoar o lago... vai ser tifo sifão e muita paciência... enquanto a entremeada acaba de grelhar. :P

Realmente o local parece que foi feito de propósito para o lago... tem sombra e sol directo alternados ao longo do dia, o que é meio caminho andado para não haver uma explosão de algas.

Quanto à tua ajuda com as plantas... já falámos sobre isso... estamos a contar contigo... deixa só verificar a estanquicidade do lago e toca a decorar aquilo com mooonnntttteees de plantas. Vais é ter que fazer uma visitinha para dares o teu toque de mestre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D que maravilha. Tb quero um desses qdo for grande. Marinho tás a preparar esse lago prás solhas? :) e essas sombras são bem porreiras para os churrascos ::D: .

 

Falando muito a sério, gostei do trabalho e acho que depois de todo o esforço, realmente ficou muito giro. Agora é encher e meter uns peixes e plantas. Ali prós de Serzedo num local nosso conhecido, tem muitos peixes,pena é um gajo num poder trazer.

 

Abraço

 

carlos dourado

Editado por carlosd

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... essas sombras são bem porreiras para os churrascos :D .

 

Incrível... para comer aparecem todos!!! :silly::drinking:surprised

 

Ali prós de Serzedo num local nosso conhecido, tem muitos peixes,pena é um gajo num poder trazer.

 

Trutas... queres tu dizer... deixámos lá os putos e vamos à pesca! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Marinho!O lago esta lindo!Mas olha , ele tem mesmo 50.000 litros?Parece ter menos...qual é a pronfundidade media?

 

Quanto as plantas posso-te arranjar pelo menos duas especies para já de flutuantes...(J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] , lentilha de agua e talvez mais...Não te cobro nada pelas plantas , mas pagas os portes...

 

Se estiveres interessado manda pm...tenho varias especies...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... ele tem mesmo 50.000 litros?Parece ter menos...qual é a pronfundidade media?

 

Obrigado pelo comentário Pedro... realmente até eu tenho as minhas dúvidas... tenho de fazer melhor as contas :blink: ... acontece é que o lago é concâvo e em forma de meia lua. Creio que depois de encher terá entre 70 a 100 cm na parte mais funda... uma ajudinha com as contas?

 

Quanto as plantas posso-te arranjar pelo menos duas especies para já de flutuantes...(J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] , lentilha de agua e talvez mais...Não te cobro nada pelas plantas , mas pagas os portes...

 

Agradeço-te bastante... vou-te enviar MP para combinarmos!

 

 

Já agora, as plantas que procuro são estas e mais algumas :):

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74747

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem marinho o lago está com muito potencial mesmo.

Adorei o lago e gostei particularmente da maneira em que o "carreiro" por onde vai descair a água foi feito.

Na minha opinião isso vai ser grande projecto mesmo, adorava ter um terreno assim também para poder fazer um.

Já tenho um lago lá em casa mas não se compara a esse, pois o espaço também não e assim muito, e além disso o meu não é para pixes mas para cágados/tartarugas tenho lá 3 e estão enormes.

 

Bem quero ver a continuação desse projecto, portanto vai mostrando a evoluçao, e continua assim que esta a ir muito bem.

Depois diz lá quanto é o bilhete para a entrada do "parque", que é para a gente fazer ai uma visitinha, ok??.. :D

 

Fica bem,

Abrços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o lago e gostei particularmente da maneira em que o "carreiro" por onde vai descair a água foi feito.

 

Muito Obrigado. Por acaso também não esperávamos que ficasse tão bem! Mérito para o Alexandre!!!

 

 

Depois diz lá quanto é o bilhete para a entrada do "parque", que é para a gente fazer ai uma visitinha, ok??.. :cry:

 

::D: Mais um para a churrascada... ontem estava a falar com o Alexandre sobre fazermos uma churrascada de inauguração... parece que vai ter mesmo que avançar. O bilhete? duas fêveras e... uma plantinha para o aqua... lol

 

Abraço,

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos dos lagos

gostava de agradecer a todos as pessoas que ajudaram no lago do Luar

Ao Marinho especialmente pois foi ele o transformador da ideia inicial e chegarmos a bom trabalho trabalhou que nem um touro(signo) doido e deu ideias como devm ser

é muito agradavel trabalhar com o Marinho!

E atraves dele é que conheci este simpatico forum

uma vez mais obrigado

e a proposito ..... da churrasco

estao todos convidados

ab Alex Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais