Montagem De Kit Co2 Com Botija


Recommended Posts

Boas, poderiam indicar-me um manual ou diagrama sobre a instalação, preparação e configuração de um Kit CO2 com botija, redutor de pressão, válvula solenóide, etc.?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesses visto o link da minha assinatura ou o Inamovível para onde ele aponta, poupavas tempo... biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando o tópico, e porque montei também um sistema idêntico há pouco tempo, é normal a electroválvula aquecer?

 

sim é normal e no meu kit veio um tubo preto mais resistente para ligar à electroválvula, pois aqueles tubos transparentes normalmente usados nas bombas de ar são mais frágeis e podem derreter

 

no meu caso, usei tubo preto para a electroválvula e redutor de pressão e depois liguei uma válvula anti-retorno entre o tubo preto e o tubo transparente, assim no interior do aquário o tubo transparente é mais estético

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesses visto o link da minha assinatura ou o Inamovível para onde ele aponta, poupavas tempo... :P

 

realmente esse tópico tem óptimas dicas, thanks! :)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

é normal a valvula electromagnetica aquecer sim, dependendo da voltagem com que as diferentes valvulas electromagnéticas trabalham...todas elas aquecem.

 

Aposto que a tua é uma papillon ;)

 

Cumprimentos

 

Sim, é uma papillon. Assim fico mais descansado, mas não imaginava que aquecesse assim tanto. Confesso que no início fiquei assustado.

 

 

no meu caso, usei tubo preto para a electroválvula e redutor de pressão e depois liguei uma válvula anti-retorno entre o tubo preto e o tubo transparente, assim no interior do aquário o tubo transparente é mais estético

 

O tubo transparente, além de mais estético é também mais maleavel. eu tentei usar o tubo preto também dentro do aquario e é muito complicado manter o difusor direito.

Editado por cacorreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação às dúvidas sobre a instalação e operação do kit co2, coloquei uma mensagem num dos tópicos existentes mas como não obtive resposta, coloco aqui também...

 

um aqua de 200 litros não muito plantado, ou seja, com uns 20 pés de plantas (cabomba caroliniana, limnophila sessiliflora, bacopa amplexicaulis)...

 

as minhas dúvidas são:

 

- a ligação entre o redutor de pressão e a válvula solenóide não encaixa, então pode ser feita com tubo preto semelhante aos das bombas de ar?

 

- quais as regulações ideais para a pressão de saída e o número de bolhas por segundo?

 

- uma botija co2 de 2kg pode ser colocada num quarto sem problemas de segurança?

 

- durante o dia tenho o filtro exterior ligado e na saída deste há uma ligeira queda de água que faz borbulhar à superfície. com a injecção de co2 há perda nessa situação? seria melhor subir o nível da água ou colocar a saída do tubo de forma a reduzir essa queda de água?

 

- qual será em princípio a duração da botija de 2kg neste setup?

 

agradecido desde já

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação às dúvidas sobre a instalação e operação do kit co2, coloquei uma mensagem num dos tópicos existentes mas como não obtive resposta, coloco aqui também...

 

um aqua de 200 litros não muito plantado, ou seja, com uns 20 pés de plantas (cabomba caroliniana, limnophila sessiliflora, bacopa amplexicaulis)...

 

as minhas dúvidas são:

 

- a ligação entre o redutor de pressão e a válvula solenóide não encaixa, então pode ser feita com tubo preto semelhante aos das bombas de ar?

 

- quais as regulações ideais para a pressão de saída e o número de bolhas por segundo?

 

- uma botija co2 de 2kg pode ser colocada num quarto sem problemas de segurança?

 

- durante o dia tenho o filtro exterior ligado e na saída deste há uma ligeira queda de água que faz borbulhar à superfície. com a injecção de co2 há perda nessa situação? seria melhor subir o nível da água ou colocar a saída do tubo de forma a reduzir essa queda de água?

 

- qual será em princípio a duração da botija de 2kg neste setup?

 

agradecido desde já

 

Boas,

- A ligação entre o redutor e a electroválvula, caso não utilizes o adaptador da papillon em metal, podes utilizar uma mangueira de pressão, vulgo mangueira preta, mas só e apenas aí nessa ligação, pois é onde aquece mais e onde a pressão é maior, embora já tenha sido reduzida pelo redutor, ainda se encontra com alguma pressão e o tubo de ar normal, poderá não aguentar tanto o calor gerado pela electrovalvula como pela pressão à saída do redutor.

 

- Quantos às regulações dos manometros, apenas um é relevante que será o da saída da valvula de agulha, visto que o outro manometro te indica o nivel de Co2 existente na Garrafa.

Geralmente é em 1 bar.

 

- Em relação às bolhas por minuto, isso poderá ser controlado com um teste, que irá ditar o teu KH com o teu PH, o que dará um numero em ppm, que poderás controlar com o teste de co2. - vê nas tabelas, embora não sejam de "confiar" - cada aquario é um caso diferente, e só tu poderás dizer/controlar, com o tempo e com o observar da situação; eu pessoalmente é mais é "a olho", mas convém o testezito ;)

 

- Posso adiantar que para litragens acima de 200ltrs, tens uma cadência média de 1 bolha por segundo, dependendo do nível de concentração de Co2 na agua,...lá vem de novo o testezito :cry:

 

- Podes ter uma ligeira "brisa" ao cimo de àgua, mas convém controlares, já que muita agitação à superficie irá por consequencia, baixar o nivel de co2, uma anula a outra - O2 - CO2.

 

- Botija de 2 kilos, dependendo do aquário, injecção de CO2, e litragem....irá durar 1 ano, 1 ano e meio no maximo.

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

- A ligação entre o redutor e a electroválvula, caso não utilizes o adaptador da papillon em metal, podes utilizar uma mangueira de pressão, vulgo mangueira preta, mas só e apenas aí nessa ligação, pois é onde aquece mais e onde a pressão é maior, embora já tenha sido reduzida pelo redutor, ainda se encontra com alguma pressão e o tubo de ar normal, poderá não aguentar tanto o calor gerado pela electrovalvula como pela pressão à saída do redutor.

 

Já agora, qual o comprimento de tubo recomendado para essa ligação. E porquê "só e apenas aí nessa ligação"? Eu deixei o meu apenas com o tamanho necessário para enfiar de um lado e de outro, mas agora, devido ao aquecimento da válvula fiquei com dúvidas. Se eu soubesse tinha comprado também o adaptador em metal... estive a ver e até nem é caro.

Cumprimentos

Editado por cacorreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, qual o comprimento de tubo recomendado para essa ligação. E porquê "só e apenas aí nessa ligação"? Eu deixei o meu apenas com o tamanho necessário para enfiar de um lado e de outro, mas agora, devido ao aquecimento da válvula fiquei com dúvidas. Se eu soubesse tinha comprado também o adaptador em metal... estive a ver e até nem é caro.

Cumprimentos

 

 

E porquê "só e apenas aí nessa ligação"?

Porque como disse em cima...é o unico "ponto" onde tem mais aquecimento e pressão.

O tamanho do tubo não interessa....desde que caiba dentro das duas uniões e que não dobre...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bean_around15, muito obrigado pelas dicas, muito úteis mesmo! :mrgreen:

 

actualmente tou com o redutor a 0.5 bar e cerca de 1 bolha a cada 2 segundos, mas isto porque ainda tenho pouca flora. em breve irei plantar melhor o aqua e aumentar então para 1 bolha/segundo ou semelhante, vou ver se arranjo o tal teste CO2.

 

entre o redutor e a válvula tenho o tal tubo preto num comprimento de aprox. 10 a 15 cm, por isso acho que tá ok né. já agora, em relação a esse adaptador em metal da papillon, onde poderei encontrar?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto já consegui encontrar info sobre o adaptador papillon...

 

um diagrama interessante...

 

uploadartikelbilderpa2521.jpg

 

http://www.aqua-design.de/produktdetails.a...mp;kennzeichen=

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.