Garrafa De Co2 + Que Equipamento?


Recommended Posts

Boas tardes,

 

finalmente encontrei uma garrafa que me parece poder servir para 'alimentar' o meu aquário com CO2...

 

É das que são utilizadas nas imperiais e deixo aqui duas fotos para que algum de vós, com conhecimento na matéria, possa validar a utilização da mesma. Eu acho que dá, pelo que já li noutros tópicos nesta secção do fórum, mas como só a vou buscar na próxima segunda-feira, achei melhor perguntar antes de fazer asneira...

 

Eis as fotos:

29062007001.jpg

 

29062007.jpg

 

Caso a garrafa sirva, que material me falta?

Eu julgo que seja o seguinte: Manómetros com Redutor, Válvula de Agulha (para regular fluxo do gás) e Válvula Solenóide (para ligar e desligar o fluxo consoante a iluminação esteja acesa ou desligada)

 

Conhecem algum lugar onde seja fácil de encontrar este material? É coisa para custar quanto?

 

Obrigado pela vossa atenção e paciência para responderem a mais um que quer poupar uns trocos...

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar verificar isso!

 

Se estiverem a terminar esses 10 anos não há nada a fazer???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem como funciona nessas garrafas. Sei que nos extintores é assim.

 

Dependerá da seriedade de quem a enche depois. Há quem diga logo que não está valida e não enche, outros se calhar fazem-no.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém pode fazer o favor de confirmar (ou não) se é só o material que referi que me falta?

 

E, já agora, se souberem preços aproximados também agradecia...

 

OB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Manoredutor com valvula de agulha (maior precisão à saída),conta bolhas (bolhas por segundo), Válvula Solenóide (fecha / abre o co2 electricamente)valvula antiretorno (evitar que a agua vá para dentro da garrafa), e finalmente o difusor.

Reator alguem que explique que eu ainda tou a descobrir o porquê de o usar antes de difusor.

 

Lojas para comprares isso tem a:

 

www.aquaristic.net

 

www.lunapet.de

 

Procura por co2 nos menus

 

Tambem estou no mesmo dilema, tenho uma garrafa de 10 kilos de co2 e tenho de mandar vir tudo da alemanha, pois cá em Portugal é muito dispendioso.

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reactor ou difusor é o mesmo em termos de efeito. os resultados podem ser diferentes.

a quem alegua que misturar antes de entrar dilui dissolve mais o co2 sendo mais benefico para as plantas, mas ha tambem quem defenda que o sistema de difusor in aqua é mais rentavel por as bolhas se dissolverem em contacto com as folhas das plantas e restantes acessorios contidos no aquario.

má politica é , quanto a mim, usar o reactor ou sistema similar antes do filtro.

mas o reactor por norma encontra-se fora do aquario e mistura o gaz com a entrada de agua directa no aquario

o difusor irá diluir as bolas em particulas finas que se irão misturar na agua já no aquario.

usar os dois? .......para qué?

Editado por kromo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manoredutor com valvula de agulha e Valvula solenoide já encontrei nos sites que indicaste. OB! (Ainda é carote....)

Agora conta-bolhas... isso não pode ser feito manualmente ajustando com a válvula de agulha?

Valvula anti-retorno e difusor já tenho pois utilizo CO2 caseiro...

 

OB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tambem concordo com o kromo, acho que mais vale usar o difusor, não vou muito á bola com cenas que não consigo controlar até ao ínfimo pormenor.

 

Tou aqui a falar de coisas que leio nos sites e essencialmente aqui, pois estou também a planear introdizir Co2 no tanque.

 

Não leiam como alguém que sabe na prática, mas sim na teórica, que muitas das vezes dá direito a asneira quando se vai fazer na prática, aquilo que se andou a "estudar em meses"...

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas,

 

já agora aproveito o tópico e se possível solicitava umas dicas sobre o conjunto co2 que estou a instalar...

 

um aqua de 200 litros não muito plantado, ou seja, com uns 20 pés de plantas (cabomba caroliniana, limnophila sessiliflora, bacopa amplexicaulis)...

 

as minhas dúvidas são:

 

- a ligação entre o redutor de pressão e a válvula solenóide não encaixa, então pode ser feita com tubo preto semelhante aos das bombas de ar?

 

- quais as regulações ideais para a pressão de saída e o número de bolhas por segundo?

 

- uma botija co2 de 2kg pode ser colocada num quarto sem problemas de segurança?

 

- durante o dia tenho o filtro exterior ligado e na saída deste há uma ligeira queda de água que faz borbulhar à superfície. com a injecção de co2 há perda nessa situação? seria melhor subir o nível da água ou colocar a saída do tubo de forma a reduzir essa queda de água?

 

- qual será em princípio a duração da botija de 2kg neste setup?

 

agradecido desde já

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.