Como Montar Sistema Co2


Recommended Posts

Boas

 

queria montar um sistema de Co2 num aquário plantado que vou fazer, o aquario tem 100*45*60 tem +- 270 litros

e o que eu queria saber era se com uma botija que tenho de 1 kg me da para fazer o sitema e o que tenho de comprar?

 

Pois não percebo muito de sistemas de Co2 , se me pudessem dar umas dicas, agadecia.

 

Agarrafa que possuo é esta:

e8b94ee4.jpg

 

e8b94eaa.jpg

 

e8b94e7c.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

queria montar um sistema de Co2 num aquário plantado que vou fazer, o aquario tem 100*45*60 tem +- 270 litros

e o que eu queria saber era se com uma botija que tenho de 1 kg me da para fazer o sitema e o que tenho de comprar?

 

Pois não percebo muito de sistemas de Co2 , se me pudessem dar umas dicas, agadecia.

 

Agarrafa que possuo é esta:

e8b94ee4.jpg

 

e8b94eaa.jpg

 

e8b94e7c.jpg

 

Abraços

 

Boas se esse extintor é de pó quimico nao o vais puder utilizar como CO2 para aqua... pq essa garrafa por dentro fica sempre com residuos de quimicos.. o mlh era arranjares 1 botija de cerveja

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compras um extintor de CO2 numa qq loja de extintores. Os de pó quimico não são bem a mesma coisa :roll:

 

Os de CO2 ligam directo a um regulador. Compras um regulador PARA AQUARIO se ainda nao tiveres (50€) e um extintor de CO2 de 2Kg por uns 55€. Existem extintores de CO2 de 5Kg mas nao sei o preço.

 

Mandei vir o regulador na under-water

 

abraços

Editado por 2borG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpem vir mandar agora umas larachas mas os extintores de co2 também não dão (pelo menos para quem não seja altamente habilidoso) porque tens que vasar o extintor, trocar a cabeça e depois mandar carregar e nenhuma loja te carrega um extintor modificado até porque estamos a falar de 70 Kg por cm2 (estás a ver o perigo)

 

O que podes comprar é ires a uma loja de extintores e pedires um SPARKLER exterior que tem cerca de 500 g e aí sim podes adaptar o que necessitas. O pessoal confunde os sparklers com os extintores...

 

O extintor de pó não é adequado não é só por causa dos residuos, é que os sistemas que têm co2 têm garrafa de alta pressão em aço e essa é de baixa pressão em ferro o que quer dizer que não aguenta a pressão de co2. Ninguém consciente te carregaria isso acredita

 

Eduardo

Editado por n3O
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpem vir mandar agora umas larachas mas os extintores de co2 também não dão (pelo menos para quem não seja altamente habilidoso) porque tens que vasar o extintor, trocar a cabeça e depois mandar carregar e nenhuma loja te carrega um extintor modificado até porque estamos a falar de 70 Kg por cm2 (estás a ver o perigo)

 

E porque terá de mudar a cabeça?

 

Há muita gente que usa os extintores como garrafas de Co2 para aquários, eu tenho dois de 2Kg cada.

 

Mudando a cabeça fica um pouco melhor, mas pode sempre usar a 1ª carga e depois quando for recarregar adquirir a torneira e pedir a quem os carrega que a aplique.

 

Esse extintor não dá tem de ter inscrito, Co2 ou Neve Carbónica.

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, não se retira a cabeça, apenas se rosca o regulador na saida e aperta-se o manipulo. O extintor fica intacto, quando acabar é só retirar o regulador e recarregar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal...

 

Depois de procurar no meu restaurante, lá encontrei uma garrafa que pra la tinha da super bock :onfire: , pois sempre fiquei mais contente, agora digam -me la se isto ja da para montar o sistema e o que preciso de fazer, (pois não pesco nada disto e vai ser a 1ª vez k o vou fazer) por isso vejam se me ajudam a não rebentar ca casa, pois senun vem logo a mulher a :bad-words: .... lol :wink:

 

Bem aqui ficam as fotos:

e8b78e13.jpg

 

e8b78dfb.jpg

 

e8b78dea.jpg

 

Não se esquecam de mencionar o que falta pra por isto a bombar depois ;p

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Ligas a essa saída os redutores de pressão e uma válvula de agulha para poderes dosear a saída de co2 em pequenas quantidades, se quiseres podes também ligar uma electroválvula que evita de andares todos os dias a ligar o co2 quando as luzes se acendem e a desligar quando as mesmas se apagam.

 

Redutor de pressão

Electrovalvula

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema com as garrafas velhas é que com mais de 5 anos não tas carregam sem certificação, que normalmente custa quase tanto com uma nova. Olha o meu...

IMG_7458r.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema com as garrafas velhas é que com mais de 5 anos não tas carregam sem certificação, que normalmente custa quase tanto com uma nova.

 

Segundo me disseram onde as carreguei, que segundo as normas europeias só podem ter até 10 anos.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não sabia isso mas a garrafa deve ter +- 3 / 4 anos, mas tenho la umas cheias que são da cerveja...

Quando os gajos da sagres la forem vou lhes perguntar se ma carregam e assim logo vejo a respostas deles...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num café acho que basta por a disposição que eles trocam automaticamente, o unico senão sagres superbock.

agora não sei se trocam uma por cada maquina de imperial, mas acho que não. no meu caso, através de um amigo, avisa-se na segunda que eles na terça trocam por uma cheia. o destino não necessitam de o saber. aquario ou imperial,.,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

 

Então pelo que percebi até agora é, liga-se aquela saída da garrafa o redutor de pressão e ao redutor a electrovalvula que ligamos à luz pra so deitar Co2 quando a luz tá ligada, depois liga sse uma magueirinha a isso e a mangueirinha via ligar a um difusor conta bolhas pra por no aquario certo?

 

Ou tou a trocar tudo :mrgreen: ??

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

 

Então pelo que percebi até agora é, liga-se aquela saída da garrafa o redutor de pressão e ao redutor a electrovalvula que ligamos à luz pra so deitar Co2 quando a luz tá ligada, depois liga sse uma magueirinha a isso e a mangueirinha via ligar a um difusor conta bolhas pra por no aquario certo?

 

Ou tou a trocar tudo :mrgreen: ??

 

Abraço

 

O conta bolhas não é um difusor, apenas serve para controlares a quantidade de co2 a introduzir no aquario.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada como umas fotos para exemplificar

 

Pela ordem de montagem

1 - Botija

2 - Valvula reguladora de pressão

3 - Electro valvula (solenoide)

4 - Valvula reguladora de fluxo (agulha)

Imagem1830.jpg

 

1 - Valvula anti-retorno

2 - difusor

Imagem1832.jpg

 

O difusor fica com alguma água dentro e por isso as bolhas ao sairem da mangueira passam dentro de água, permitindo a sua contagem.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Depois de uma passagem pela garagem dos meus pais pa inspecionar umas maquimnas de cerveja que la estavam sem ser usadas encontrei umas coisitas para (penso eu) usar no sistema que vou montar de Co2...

 

encontrei estes manómetros....

e8a8f902.jpg

 

e8a8f8bd.jpg

 

Então pelo que vocês me explicaram até agora a isto adiciono uma válvula de agulha, e um dispositivo para este sistema se ligar/desligar consoante a luz do aquário certo??

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS Pessoal!!!

 

Bem la mexi uns cordelinhos e falei com um amigo meu da super bock e falei-lhe na valvula de agulha e tal e ele trouxe-me uns manometros com uma valvula de agulha e gostava que voces me dissessem se aquela valvula de agulha da pra dosear a entrada da pressao no aqua.

Deixo-vos aki as fotos do dito ekipamento para voces verem:

e8989cf7.jpg

 

e8989ccf.jpg

 

e8989cb3.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que dá, mas só testando.

Em último caso, algumas lojas de aquariofilia têm válvulas de agulhas para ligar a meio do tubo de saída.

 

A Festo também tem uns reguladores de caudal para ar comprimido, que serve perfeitamente.

 

ED491960E3104223A2D0298E5DC254BB.png

Festo - GR-QS-6

MAT. NR.: 193969

Serie: V208

RM24-56

DROSSEL.R.VENT.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.