Escalares


filipegomes

Recommended Posts

boas, na semana passada deparei-me com um cenario inacreditavel para mim: que foi uma postura de escalar em que os dois suposto casal faziam uma especie de ventilaçao sobre os ovos e nao deixavam niguem aproximar-se dos ovos, no dia seguinte encontro muitos dos ovos acastanhados, pus uma lampada o dia todo e no dia seguinte ja nada de ovos. tendo em conta que foi a primeira postura nao fiquei muito triste, a soluçao deve apenas por mudar esse suposto casal para um aquario sozinhos como de se castigo se trata-se :) .

esta semana ou melhor ontem deparei-me com um outro suposto casal numa folha cheio de ovos como se nao houvesse amanha...pelo menos so os vi ontem se calhar ja la estavam a mais tempo....mas para meu azar vejo os supostos casais a lutar e de repente vao os supostos machos para junto dos ovos e começam a comer os mesmos, fiquei danado cortei a planta e pu-la de parte com costapur...hoje de manha vi muitos dos ovos brancos...e tambem era a primeira postura deste jovem casal, que devo fazer, visto que tambem tenho mais 3 escalares separados um cardume de 9 santa filomena 3 pinguins e 4 bebados, botias palhoço e tambem corydoras...

que devo fazer ou é norma este comportamento dos escalares?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Quando estão juntos com outros peixes é normal acontecerem "azares", ou porque os outros conseguem comer os ovos, ou porque os pais se "assustam" e eles próprios comeme os ovos, etc...! Os próprios pais mesmo sozinhos podem comer os ovos por sustos ou porque são mesmo maus pais... Para confirmares os casais é meteres as posturas num aquário á parte com azul de metileno na água e bomba de ar a fazer corrente próximo dos ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando estão juntos com outros peixes é normal acontecerem "azares", ou porque os outros conseguem comer os ovos, ou porque os pais se "assustam" e eles próprios comeme os ovos, etc...! Os próprios pais mesmo sozinhos podem comer os ovos por sustos ou porque são mesmo maus pais... Para confirmares os casais é meteres as posturas num aquário á parte com azul de metileno na água e bomba de ar a fazer corrente próximo dos ovos.

bom dia, hoje fiquei um pouco surpreendido com o que vi. fui ao aquario e vi alguns ovos com coisas pretas umas riscas pretas nos ovos, e vi tambem em alguns ovos a rabiar é possivel isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia, hoje fiquei um pouco surpreendido com o que vi. fui ao aquario e vi alguns ovos com coisas pretas umas riscas pretas nos ovos, e vi tambem em alguns ovos a rabiar é possivel isso?

 

sim, é bom sinal, sinal que os ovos estao fecundados e que daqui a 5 dias tens alevins, caso não sejam comidos até lá, essa das riscas pretas já não sei explicar.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, é bom sinal, sinal que os ovos estao fecundados e que daqui a 5 dias tens alevins, caso não sejam comidos até lá, essa das riscas pretas já não sei explicar.

os ovos estao a parte niguem chega a eles...nenhum peixe espero eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao, pk nao kero atrapalhar mais ainda os peixinhos, mas assim k possa tiro fotos, nao proxima postura...dos brancos...

será que fiz mal?

os casais de escalares teimam em fazer posturas na mesma planta...ate aí tudo bem, mas das 2 primeiras vezes eu cortei as folhas e po-las a partemas se assim continuar fico sem plantas....será que nao vai influenciar em nada se retirar os ovos das folhas e coloca-los numa maternidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que fiz mal?

os casais de escalares teimam em fazer posturas na mesma planta...ate aí tudo bem, mas das 2 primeiras vezes eu cortei as folhas e po-las a partemas se assim continuar fico sem plantas....será que nao vai influenciar em nada se retirar os ovos das folhas e coloca-los numa maternidade?

 

olá , tenho acompanhado este post , se queres fazer as coisas bem , prepara um aqua para o dito casal , e coloca algo do grado deles para desovar (poderás ver exemplos por todo o forum a respeito de escalares ) quanto a tocares nos ovos , dúvido que o consigas fazer sem os danificar , quando se separa o casal dos ovos , o que supostamente estás a fazer , é fácil uma pequena agulha retira os brancos , para não fungarem os outros (os pais comem-nos) de resto arranja algo que eles gostem (eu uso cones de vasos de plástico , parecidos com o que ves de barro a usar-se para Discus) eu usei durante algum tempo e uso um frasco de shampo da garnier (o verde alface) mais pormenores lê este post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=65471

que já tens uma ideia de como se faz ,e alguns de nós fazemos, um abraço.

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja passaram cerca de 2 dias e ainda estao alguns cerca de 20 ovos do que da para ver pois os outros estao no fundo e nao me consigo aperceber do estado deles mas dos que estao nos ovos os tais 20 estao acastanhados é continuaçao de bom sinal certo?ou devo fazer mais alguma coisa?mais metileno...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja passaram cerca de 2 dias e ainda estao alguns cerca de 20 ovos do que da para ver pois os outros estao no fundo e nao me consigo aperceber do estado deles mas dos que estao nos ovos os tais 20 estao acastanhados é continuaçao de bom sinal certo?ou devo fazer mais alguma coisa?mais metileno...

 

não percebi, tiveram postura dia 4 e so ainda ves ovos, entao já eram. passado 7 dias começam a nadar.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebi, tiveram postura dia 4 e so ainda ves ovos, entao já eram. passado 7 dias começam a nadar.

desculpa se calhar expressei-me mal!certamente foi isso....este é um segundo casal porque os ditos que estava a falar ja nadam perfeitamente...agr este é uma segunda postura que ocorreu no dia 11!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artigo inside: Como manter e reproduzir escalares

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=30526

 

 

Vai lendo...

 

PS - curto à brava a minha lista de links... banana rock

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma curiosidade! alem destes 2 casais tenho mais tres esclares dos quais axo que dois deles formam casal...mas a suposta femea deste suposto casal nunca fez uma postura mas tem comportamentos parecedidos, isto é fica inchada no orgao genital durantes uns 2 dias limpa umas folhas....mas depois ovos nem ve-los....será que os come?ou nem se quer os poe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosse a ti via um pdf feito pelo valter silva que esta no topo do topico dos ciclideos, la ensina tudo.

eu normalmente tiro os ovos para um aquario a parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

engraçado, hoje....tenho posto umas lampadas mais fracas para os jovens pais e ontem como nao tinha visto nenhum ovo no local da desova, fiquei triste e pensei: bem houve guerra durante a noite e foram-se os ovos todos....

bem mas enganei-me ja pouco restava da outra postura e estava a preparar as coisas para fazer uma muda de agua e ponho uma luz mais forte e o vejo?uns ovinhos a rabear...foram os pais que mudaram os ovos de sitio....engraçado e sinal que os pais estao a portar-se bem e a cuidar bem dos filhotes, acho...mas devo mudar a agua?como uma mudança de agua normal se trata-se?é que as 2 posturas estao no mesmo aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas devo mudar a agua?como uma mudança de agua normal se trata-se?é que as 2 posturas estao no mesmo aquario...

está aqui TUDO neste link do forum http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf

 

lá mais á frente diz que deves fazer mudanças de 10 % diárias até os alevins terem 3 ou 4 semanas..O ideal mesmo era passar os alevins para um aquario em separado com filtro de esponja, bomba de ar, azulo de metileno e termostato.Sem areão para facilitar a limpeza.era melhor para os alevins que nao eram comidos, haveria maior numero de alevins a sobreviver, ficavam mais seguros.Era melhor para ti que poderias te centrar melhor na sua alimentação e para limpar , aspirar o fundo seria muito mais facil.

Abraço

fishiado

Editado por fishiado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!tenho umas duvidas....passo a citar:separei um dos casais espero ter bem...e eles estao a adaptar-se bem ao facto de tarem sozinhos....agr a outra duvida é a seguinte: ficou um outro casal no aquario comunitario e tem la uma prol de alevins e estao a tratar bem deles...mas é normal a femea ainda nao estar a despertar para uma outra postura?porque deveria de estar a mostrar sinais de uma postura para sabado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na ultima conversa que tive com o valter silva, tambem falei disso com ele, os meus hora metiam certinho, ora passavam um tempo sem meter, e o que concluimos ambos, foi que os escalares sao como o tempo, ora faz sol ora chove. quero dizer podem meter tudo certinho durante um tempo e de um momento po outro parar. ou pode estar a comer os ovos e tu nem dás conta!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na ultima conversa que tive com o valter silva, tambem falei disso com ele, os meus hora metiam certinho, ora passavam um tempo sem meter, e o que concluimos ambos, foi que os escalares sao como o tempo, ora faz sol ora chove. quero dizer podem meter tudo certinho durante um tempo e de um momento po outro parar. ou pode estar a comer os ovos e tu nem dás conta!!

mais uma vez obrigado pela ajuda, mas nao seria provavel eles comerem primeiro os alevins?o que acontece é que eles estao a cuidar muito bem dos alevins....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem sentir-se ameacados e comer os ovos. ou stressados.

tens de ver o ciclo deles pode ser 7 dias ,10 dias , 1 mes, depende.um dos meus casais mete de 10 em 10 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez obrigado pelas respostas! tenho 3 casais a fazer posturas constantemente, ou seja, ciclos iguais, tipo de 9 em 9 dias por volta das 14horas da tarde :crazyeyes: sera que devo po-los todos os casais em separado?por umas divisorias no aquario?

dicas precisam-se...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez obrigado pelas respostas! tenho 3 casais a fazer posturas constantemente, ou seja, ciclos iguais, tipo de 9 em 9 dias por volta das 14horas da tarde :? sera que devo po-los todos os casais em separado?por umas divisorias no aquario?

dicas precisam-se...

 

Olá boas , não sendo expert sobre escalares , estou ainda em experiências com alguns casais , mas eles são assim mesmo , cada animal e casal sou sentença , ciclideos e muito aparentados a Discus , a maior diferença que vejo a nivel de reprodução é mesmo os filhotes não comerem o muco aos pais nos escalares , mas como cada casal sou panka , eu cá ainda estou a estudar um casal que começou as desovas á cerca de 8 meses, ora era 10 dia , ora por várias razões comem os , ovos , filhotes , etc, até hoje esse casal e como alterei condiçoes tem lógica , só fez e cuidou de uma postura até ao fim , separei os filhotes com quase 1 mês porque eles só iniciaram ritual de desova nessa altura e separei cerca de 100 escalares que lá andam felizes da vida , depois disso já fizeram 3 desovas e zás , comida, pela fêmea o mais engraçado , vi o macho a dar-lhe na marmita , e foi bem observado quem estava mais interessado em proteger era o macho contra as minhas suspeitas , mas regra é cada casal seu aqua , quanto a tamanhos , seguindo o dos Discus 50l por animal tá mais que bom , os meus têm 30L para cada um e 5 estrelas , digo isto porque ainda ando a ganhar experiencia , os outros 3 casais que possuo adultos um já desovou uam vez , mas devido a stress (não eram meus , tenho-os á 15 dias se tanto) comeram-nos também e como dtecetei amonio a 0,5 mg/l na água á saida da torneira , pedi testes ao SMAS da area a ver o que se passa , porque amonio 0,5mg/l com PH 7.0 é = 0,005 mg/l amonia , pela conversão , isso pode ter feito que ultimamente comam os ovos , má qualidade da água , por isso muiats questões se vão levantar sobre os teus casais porque uns podem ser mais ou menos tolerantes com stress á volta do aquario , ou outros habitantes , mas para teres algum sucesso é cada casal seu aqua e pronto. um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado mais uma vez pelas dicas e ajudas....mas tenho o raio de um casal em que as ovas nao duram mais de 2 dias, desaparecem logo, mas da proxima postura vou ser eu a engana-los vou retirar as ovas, para ver o que vai dar.... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais