Tapete Debaixo Do Aqua


cliov6

Recommended Posts

Boas ppl tou aqui com uma curiosidade tenho um amigo meu que montou ontem um aqua de 60cm mas nao pos nem esferovite nem aqule tapete de borracha :puppydogeyes: agora esta aflito pk ta com medo que aconteca alguma coisa ao aqua !!! estive a medir com um nivel e o movel esta direitinho sera que tem problema tipo rebentar .... ou o problema e mesmo so estragar o movel devido ao pesso ???

Editado por cliov6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl tou aqui com uma curiosidade tenho um amigo meu que montou ontem um aqua de 60cm mas nao pos nem esferovite nem aqule tapete de borracha :puppydogeyes: agora esta aflito pk ta com medo que aconteca alguma coisa ao aqua !!! estive a medir com um nivel e o movel esta direitinho sera que tem problema tipo rebentar .... ou o problema e mesmo so estragar o movel devido ao pesso ???

 

Esses tapetes ou esferovite são uteis porque ajudam a nivelar o peso, mas tambem ajudam a manter a temperatura servindo de isolante no caso de falhas de eletricidade.

Pelos vistos o móvel não tem pertuberancias que possa ter magoado o vidro senão ele já tinha dado por isso.

logoah7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ate agora o aqua ta impecavel . Mas cm disses te o tapete nivela e corrige alguns mm no caso do chao estar torto . Que aqui parece ter um desnivel de 3mm . Sera que ha perigo de a agua fazer mais pressao sobre o vidro e rebentar .? Enfim o homem ta preocupado . O aqua tem 50l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ate agora o aqua ta impecavel . Mas cm disses te o tapete nivela e corrige alguns mm no caso do chao estar torto . Que aqui parece ter um desnivel de 3mm . Sera que ha perigo de a agua fazer mais pressao sobre o vidro e rebentar .? Enfim o homem ta preocupado . O aqua tem 50l

 

 

Mesmo que tivesse 500L não correrias esse problema apenas ficas com mais água no topo do aquario de um lado que do outro.

logoah7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok td bem mas se existe mais agua de um lado dv haver mais pressao sobre esse vidro penso eu . Entao n axas que o moço tenha que desmontar o aqua para lhe por o tapete . Podera ficar descansado ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

O tal tapete, como voces lhe chamam, tem como função principal distribuir o peso uniformemente por toda a area da superificie do aqua, de modo a não criar ponte de tensão no aquario. Tem tambem como função absorver qualquer irregularidade que esteja presente na superficie de contacto entre o vidro do aqua e o tampo da mesa. Pode parecer irrisório, mas basta um grão de areiaou uma irregulariedade no tampo da mesa para, com a força de centenas de quilos, fazer rachar vidro.

Depois, é claro, tambem serve para isolar o aqua em termos termicos.

Fundamental, quanto a mim.

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

O tal tapete, como voces lhe chamam, tem como função principal distribuir o peso uniformemente por toda a area da superificie do aqua, de modo a não criar ponte de tensão no aquario. Tem tambem como função absorver qualquer irregularidade que esteja presente na superficie de contacto entre o vidro do aqua e o tampo da mesa. Pode parecer irrisório, mas basta um grão de areiaou uma irregulariedade no tampo da mesa para, com a força de centenas de quilos, fazer rachar vidro.

Depois, é claro, tambem serve para isolar o aqua em termos termicos.

Fundamental, quanto a mim.

Fausto Vicente

Boas ta visto que vai sobrar para mim ;) bem la vou eu ter que tirar 50ltrs de agua jesus mas pk nao me deu ouvidos :mrgreen: e a mania das pressas... ja agora no aki devem vender jarricans de 50 nao ??? assim era facil a muda. lembrei me agora o tal ponto de pressao o aqua tem uma calha preta por baixo sera que isso nao ajuda a eliminar pontos de pressao???

Editado por cliov6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jerrys de 10 e 20 litros têm, mais acho que não. Os de 10 lts aqui no Aki de Setubal está a 7.5 euros e o de 20 a 9 euros e qualquer coisa, mas já tive informação de outros colegas que em outros Aki's estão a outros preços (mais caros)

 

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jerrys de 10 e 20 litros têm, mais acho que não. Os de 10 lts aqui no Aki de Setubal está a 7.5 euros e o de 20 a 9 euros e qualquer coisa, mas já tive informação de outros colegas que em outros Aki's estão a outros preços (mais caros)

 

Cumps

Fausto Vicente

 

Epa assim sem jarricans vai ser um pincel . . . . ou entao que compre 2 de 20 lol . bem mas se aquilo tivesse que raxar ja teria nao ??? ja que foi montado a ja 24h ... e ta impecavel hum hum ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ate agora o aqua ta impecavel . Mas cm disses te o tapete nivela e corrige alguns mm no caso do chao estar torto . Que aqui parece ter um desnivel de 3mm . Sera que ha perigo de a agua fazer mais pressao sobre o vidro e rebentar .? Enfim o homem ta preocupado . O aqua tem 50l

Boas

Corrige as irregularidades do tampo mas não nivela o aquário. A pressão neste caso é irrelevante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Corrige as irregularidades do tampo mas não nivela o aquário. A pressão neste caso é irrelevante.

Boas mas em relacao ao tampo pelo que ele me disse foi limpo e nao tem inrregularidades pelo menos viciveis ... se estala se ja teria acontecido nao ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mas em relacao ao tampo pelo que ele me disse foi limpo e nao tem inrregularidades pelo menos viciveis ... se estala se ja teria acontecido nao ???

 

Pode não ter visíveis, e pode durar muito tempo, mas poderá bastar alguém fazer o móvel se deslocar um mm sem querer e adeus Aqua...e muito trabalho para limpar...

 

Aconteceu com um colega, a placa. no meu caso de esferovite, evita tudo isso, não nivela obviamente o aquário, mas evita qualquer rachadela incomoda...ou pior...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode não ter visíveis, e pode durar muito tempo, mas poderá bastar alguém fazer o móvel se deslocar um mm sem querer e adeus Aqua...e muito trabalho para limpar...

 

Aconteceu com um colega, a placa. no meu caso de esferovite, evita tudo isso, não nivela obviamente o aquário, mas evita qualquer rachadela incomoda...ou pior...

Pois tambem e verdade estava a ver se evitava pk vai sobrar para mim a tarefa pois o moço esta desmoralizado lolololol mas vai ter que ser .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, pode utilizar-se uma placa não de esferovite mas de cartão?

 

Depende da litragem do aqua e do tipo de cartão. Se for de baixa litragem, e se o cartão for grosso, do tipo canelado, creio que sim...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dos jerry cans de 50 L (desculpem estar a fugir ao topico)... nao se entusiasmem muito a nao ser que tenham muita forca!

Eu tambem ja tive essa brilhante ideia de arranjar um que levasse um grande volume e felizmente nao encontrei - porque so me lembrei mais tarde que depois de cheio nao o ia conseguia transportar!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É tipo roleta russa..tanto pode correr bem, como dar raia.

Senão for antes, pelo menos quando te fartares desse layout actual e 'mexeres' no aqua, sugirote que reforces isso...

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão do cartão é que tem, com o peso em cima, tendencia para compactar muito facilmente, perdendo boa parte das suas caracteristivas maleaveis/deformáveis...

Não digo que não tenha a sua utilidade, aliás no aqua de menor litragem, ca em casa , era cartão canelado grosso que eu usava, mas era um aqua de 20 litros em vidro de 6...cem litros em vidro de 6;8 ou 10, na melhor das hipotese, é um risco muito maior (e se for risco, já é bom, o pior é se estala :D )

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem contar que as pingas que caiem quando metemos as mãos no aquario, vão ensopando o cartão aos poucos.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem contar que as pingas que caiem quando metemos as mãos no aquario, vão ensopando o cartão aos poucos.

as pingas João???? isso és tu que tens imenso jeito, eu quando ando a aspirar o areão ou a tratar das plantas e a podar é cada encharcadela no chão que até assusta.... sinceramente, acho que por baixo do aqua só mesmo esferovite ou daquela placa azul de fazer isolamentos nas paredes, que ainda é melhor...mas para esta litragem uma boa placa de esferovite de 2cm de espessura dá e sobra.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal problema resolvido deu ca uma trabalheira :bad-words: agora fui eu que nao fiz a coisa la mt bem mas penso que nao tem problema lol . e o seguinte a por o tal tapete mesma a medida. numa das arestas cortou se um pouco cabecadura o que o aqua de um lado ficou com menos um pouco na ponta sera que tem problema ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não quero de forma alguma entrar em discussão com os outros foristas que lhe responderam, mas nos aquários que têm uma calha de plático em toda a volta do vidro de baixo o dito tapete não tem utilidade nenhuma porque essa calha serve exactamente para evitar que se rache o vidro... a meu ver é uma preocupação desnecessária.

 

Eu no meu caso tenho uma dessas calhas de plástico no meu aqua (hagen) e a marca desaconselha vivamente a utilização de isopor ( a tal esponja ).

 

Acho que não se deveria preocupar tanto ainda mais com uma litragem tão baixa e desfrutar do aquário

 

Já agora, se tiver o azar de o esferovite ter um ponto de resistência lateral mais fraco de um dos lados o efeito será o contrário...

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.