srcosta

Membro
  • #Conteúdo

    27
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por srcosta

  1. Olá Atenção que o texto está engraçado mas não está muito correcto... de qualquer forma, é bom saber mais sobre esta espécie de artémia
  2. Olá Também não me pareceu pelas fotos que as guppies estivessem grávidas ou pelo menos não prestes a parir. Os guppies reproduzem-se tão depressa que se salvares os bebés todos vais acabar com uma população enorme em pouco tempo. Os outros guppies podem não comer os filhos, mas aquele tetra que tens na primeira foto é bem capaz de os comer. Se queres mesmo ter a maternidade, transfere a fêmea só quando achares que ela está quase a parir. Eu nunca pus plantas nas maternidades, os pequenos crescem bem sem ter nada. Cheguei a por um caracol lá dentro para ir comendo os restos de comida e lixo orgânico da maternidade. Boa sorte
  3. Já tens o peixe há muito tempo? Eles às vezes podem ficar assim com o stress provocado por mudança de aquas ou por serem alvo de pancada dos outros. Se for isso e se tiveres a água em condições eles recuperam em pouco tempo, ficam bons no dia seguinte.
  4. Com o camaroeiro, sim. Ou se forem suficientemente dóceis, podes sempre apanhá-las à mão (sem as apertar, claro). Se não formos brutos com o camaroeiro não acontece nada aos peixes... no máximo ficam sem uma escamazita... Nunca ouvi falar nisso de partir a espinha... credo.
  5. srcosta

    tempo de vida

    Quanto à idade nas lojas, decerto poderá depender das lojas. Mas da minha experiência, o que tenho visto são guppies e espadas e mollys maioritariamente jovens, ou seja, já se distingue o macho da fêmea e muitas vezes já se vêem fêmeas grávidas, mas ainda crescem mais um pedaço. Por vezes vê-se um ou outro peixe já crescido, mas não é muito frequente. Também pensava como tu sobre os neons - que já estavam no tamanho 'total', mas tenho-me apercebido de que ficam depois maiores no aquário. Aliás, morre-me sempre um ou outro neon quando compro, e mais tarde quando reponho o cardume distingo bem os novos. Os neons à venda nas lojas são sempre um bocado pequenitos e magricelas. As fêmeas neon adultas até costumam ser bem roliças... Espero que tenha feito sentido...
  6. srcosta

    Alimentação

    Pois, não é muito normal... mas já me aconteceu algumas vezes. E essas coisas também só me acontecem quando não estou em casa.
  7. Ah, então ignora. banana rock
  8. srcosta

    Alimentação

    Dependendo dos peixes e das condições do aquário... podem passar os fins-de-semana sozinhos sem problemas. Férias é mais complicado, claro. Se tiveres alguém que vá lá dar uma olhada uma ou duas vezes por semana é melhor. O que deves pensar não é na comida - nunca me morreu nenhum peixe de fome. É no resto: termostatos que se avariam, filtros que deixam de funcionar porque houve um corte de electricidade,... é preciso ir vigiando isso.
  9. Há peixes que não gostam muito de fundos claros... Mas da minha experiência quem não iria gostar da areia seriam as plantas. A areia é muito fina para as raízes. Para um plantado seria melhor areão, com adição de um substrato nutritivo para as plantas.
  10. Parece-me que o teu filtro é mais que suficiente para o volume de água (outros confirmarão). Essa poeira poderá ser um boom de bactérias ou qualquer tipo de matéria orgânica fina... e deve ser mesmo de teres limpado o filtro recentemente. Em princípio assenta tudo ou acaba por ficar tudo retido e metabolizado pelo filtro no máximo em 2-3 dias.
  11. De notar que muitas vezes a maternidade é um grande factor de stress para as 'peixas', que podem acabar por abortar, ou mesmo morrer ou lesionar-se ao tentarem fugir. O melhor mesmo é fazer como fizeste: deixá-las ter os peixinhos no aquário. Depois podes sempre apanhar os pequeninos no aquário e pô-los na maternidade. A taxa de sobrevivência dos peixinhos é muito maior na maternidade do que no aquário. Nunca tinha ouvido falar num caso assim, acho que seria impossível prever uma coisa dessas e que nesse caso a maternidade não ajudaria...
  12. Pelo que ouvi dizer, uma das vantagens do sal e suprimir alguns dos microorganismos que causam doencas aos peixes, ou seja, cria-lhes 'mau ambiente'. O problema e que ha peixes que nao toleram bem o sal, embora outros ate gostem. Os mollys por exemplo dao-se muito bem.
  13. Ola, So por ter a barriga preta nao quer dizer que esteja gravida... ve se esta bem gordinha tambem. Ela andar a esconder-se nao e muito bom sinal, pode estar em stress. As gravidas nao tem um comportamento diferente dos outros peixes, e so se escondem para ter os meninos. Para que os bebes-guppy sobrevivam nao precisas de ter uma maternidade, basta dar-lhe bastantes refugios... e claro, tens e que ver se tens outros peixes no aquario que os comam.
  14. E as espadas comem os proprios filhos, sim.
  15. devia estar a trabalhar... devia estar a trabalhar...
  16. Olá! Eu também já tive plantas flutuantes e também tinham essas pulgas a saltitar nas folhas. São colêmbolos, pequenos insectos que se alimentam de matéria orgânica de várias formas (talvez restinhos de comida?). Podes fazer uma busca na internet por Collembola ou o nome vulgar inglês, springtails. Os peixes comem-nos se os apanharem, mas eles não saltam para a superfície da água a não ser que afundes as plantas. Nunca me deram problemas nem me comeram as plantas.
  17. Isso dos jerry cans de 50 L (desculpem estar a fugir ao topico)... nao se entusiasmem muito a nao ser que tenham muita forca! Eu tambem ja tive essa brilhante ideia de arranjar um que levasse um grande volume e felizmente nao encontrei - porque so me lembrei mais tarde que depois de cheio nao o ia conseguia transportar!!! :D
  18. moita é um bosque? alguma árvore que de todo NÃO se deva usar? Já usei uma raíz de oliveira e não houve queixas...
  19. Ok... se calhar sou só eu que procuro uma relação mais pessoal com os meus peixes!
  20. Se a loja é de confiança podes misturar a água do saco com a água do teu aquário... bastava soltares assim os peixinhos no aquário. Tirar os peixes do saco com uma rede não deve ser fácil... de certeza que não magoaste nenhum que insistisse em ficar no saco? Podes sempre tirá-los do saco à mão... é o que eu faço. Se o fizeres delicadamente, é praticamente impossível magoá-los.
  21. Também acho que não devias ter mudado água num aquário que ainda está a estabilizar. Acho que alguns desses peixes são um bocadinho sensíveis... mas na minha experiência, os white cloud mountain minnows são indestrutíveis. Platys ou espadas será ao teu gosto, os platys são mais afáveis e fáceis de manter e reproduzir. Se comprares vivíparos, a proporção em geral é de 1 macho para 2 fêmeas.
  22. srcosta

    Duvida

    Siamese Algae Eater, Crossocheilus siamensis.
  23. Se eu fosse a ti, deixava o aquario só com o equipamento e plantas pelo menos uma semana e depois começava, pouco a pouco, a introduzir os peixes que queiras manter. Atenção que os ciclídeos africanos são em geral um bocado mauzinhos e não se dão muito bem com outros peixes... se os introduzires tens que ter consciência de que é uma decisão que afecta tudo o resto que queiras mais tarde por no aquário.
  24. Pois é... em todo o seu esplendor. Tenho muita pena, isso é difícil de eliminar...
  25. Só um pequeno esclarecimento (sou de Biologia e sinto a obrigação moral de vos dizer o seguinte): as plantas consomem sempre O2. Estão vivas, e têm processos de respiração que consomem O2. Enquanto houver luz, elas também consomem CO2 e produzem O2. Quando não há luz não consomem CO2 nem produzem O2. Daí que muitas vezes as pessoas omitam o facto de elas respirarem de dia: o O2 que consomem é compensado pelo O2 que produzem. À noite param com a fotossíntese e deixam de consumir CO2. Baralhei ainda mais? Quanto aos teus peixes, já não posso falar como bióloga, tenho pena que tenhas esse problema... de facto parece que têm falta de O2. O Corydora teve sintomas de intoxicação - problemas com a bexiga natatória talvez - que também podem ser resultado do desequilíbrio químico da água com a falta de O2.