Recommended Posts

Meus amigos, tenho de facto um problema grave, no3, sempre elevado, a companhia aqui tanto tem o no3 alto como baixo, agora o problema e que nao percebo o que faço de mal.

Tenho um balde de 60L e encho-o diariamente com agua sem no3 elevado, mas no dia a seguir ele esta alto, como os valores do no3 mesmo da companhia anda a variar bastante, gostaria de saber o que posso arranjar para poder meter directo da torneira para os aquarios.

Não queria recorrer a osmose pelos facto de ser cara, mas nao havera filtros para remoção do cloro.

 

outra coisa, eu para fazer tpas de alguma litragem aqueço a agua, mais ou menos assim, como sao 60L fervo 8L de agua num aparelho de ferver e meto a temperatura na pretendida, existe problema em ferver a agua??

 

Cumprimentos

Editado por Nuno Figueiredo

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

fever a agua, acho que não há problema, desde que seja num recepiente que não liberte nada para a agua, se for em aço inox não deve ter problema

para o cloro há no mercado vários produtos para o remover, eu uso AQUASAFE, segundo lá diz, a remoção do cloro é quase instantanea

Depois há tambem quem diga que tira a agua directamente do torneira para o aqua, e nunca tiveram problemas

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que peixes tens? Se não forem muito sensiveis a variações, podes colocar directamente da torneira se a percentagem da água nova colocada não for muito elevada em relação á já existente. Podes ajudar o processo colocando a água com o chuveiro.

Mas atenção, porque se dizes que os parametros da água da companhia são irregulares, o melhor é não colocares directamente. Tens também a solução que o andorina disse, sai bastante caro a longo prazo, mas é na realidade o mais seguro.

O que está a fazer confusão, é como o no3 aumenta se não estás a adicionar nada á água... Alguma coisa tem de estar a influênciar a água para ela alterar os seus parametros.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que peixes tens? Se não forem muito sensiveis a variações, podes colocar directamente da torneira se a percentagem da água nova colocada não for muito elevada em relação á já existente. Podes ajudar o processo colocando a água com o chuveiro.

Mas atenção, porque se dizes que os parametros da água da companhia são irregulares, o melhor é não colocares directamente. Tens também a solução que o andorina disse, sai bastante caro a longo prazo, mas é na realidade o mais seguro.

O que está a fazer confusão, é como o no3 aumenta se não estás a adicionar nada á água... Alguma coisa tem de estar a influênciar a água para ela alterar os seus parametros.

 

Bem eu encontrei solução , mas claro os parametros da minha água são estáveis , seja como for , retirar cloro sem osmose , (eu tenho KH0 e GH4) osmose para alguns :) montei um sistema de rega automática que faz mudanças automáticas , com uso da gravidade , simples , 45 L em 24 horas , as gotas nem afetam , o cloro assim que a gota vai a entrar no aqua já quase perdeu 100% do cloro ao embate na água , simples e barato , 50 euritos um kit de rega para 20 vasos com tudo no AKI , adaptem ás vossas necessidades , eu cá a minha marquise foi o ideal para isto , esgoto da máquina de lavar e a torneira da água da máquina 5 estrelas para o efeito, água fria , sim desde que não muda a temperatura + de 2 graus , não costuma haver stress, e neste sistema de gota a gota , nem muda nada ...um abraço.

 

 

José Palma

 

 

P.S. Em breve postarei fotos com o DIY deste sistema , não sendo para todos , pode ajudar a alguém montar o seu próprio ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre recolher água da torneira um dia antes de fazeres a TPA. Deixas o recipiente da água aberto durante um dia, que o cloro evapora-se todo. Outra coisa, se utilizares este método, enche o recipiente com água quente que é haver uma evaporação mais rápida do cloro.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre recolher água da torneira um dia antes de fazeres a TPA. Deixas o recipiente da água aberto durante um dia, que o cloro evapora-se todo. Outra coisa, se utilizares este método, enche o recipiente com água quente que é haver uma evaporação mais rápida do cloro.

 

pois mas a questão é que o "Balde" não esta em contacto com mais nada, e quando eu meço da torneira e da 10mg e no dia seguitne dentro do balde já esta bastante elevado é que é esquecito.

 

Cumprimentos

 

btw os peixes que tenho são

 

Escalares

guppys

limpa vidros

corydoras

 

ph: 7

no2: 0

no3 : Não tenho coragem de vos dizer

temp: 28

 

não meço mais nada

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Uma pergunta estupida, o balde é feito de quê?

 

não é uma pergunta estupida, mas é uma pergutna que eu não te sei responder, é daqueles valdes usados nas vindimas.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio se for de plastico, não altera os valores da agua de um dia para o outro.

Para os valores serem alterados enquanto a agua repousa, das duas uma, ou o material do balbe ou algum produto que esteve em contacto com o balde.

Fora isso não estou a ver qual a causa.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, arrisquei, num aquario de 240L troquei +- 80L directos da torneira, antes sifunei bastante bem o fundo, coisa que tenho vindo a fazer constantemente, a agua acusava +- 5mg de nitratos, mesmo depois de ter trocado tanta agua continuo com os nitratos elevadissimos no aqua.

Algo de grave se passa aqui.

Alguma ideia,

tenho apenas um mini tronco, que ja la esta a uns 5 meses, penso que nao seja dai.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, arrisquei, num aquario de 240L troquei +- 80L directos da torneira, antes sifunei bastante bem o fundo, coisa que tenho vindo a fazer constantemente, a agua acusava +- 5mg de nitratos, mesmo depois de ter trocado tanta agua continuo com os nitratos elevadissimos no aqua.

Algo de grave se passa aqui.

Alguma ideia,

tenho apenas um mini tronco, que ja la esta a uns 5 meses, penso que nao seja dai.

 

 

Acho melhor é fazeres um TPA com água do Lidl. Podes Fazer o teste, se essa agua também se alterar, talvez seja do balde. Se não se alterar então é da tua água da torneira.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos, tenho de facto um problema grave, no3, sempre elevado, a companhia aqui tanto tem o no3 alto como baixo, agora o problema e que nao percebo o que faço de mal.

Tenho um balde de 60L e encho-o diariamente com agua sem no3 elevado, mas no dia a seguir ele esta alto, como os valores do no3 mesmo da companhia anda a variar bastante, gostaria de saber o que posso arranjar para poder meter directo da torneira para os aquarios.

Não queria recorrer a osmose pelos facto de ser cara, mas nao havera filtros para remoção do cloro.

 

outra coisa, eu para fazer tpas de alguma litragem aqueço a agua, mais ou menos assim, como sao 60L fervo 8L de agua num aparelho de ferver e meto a temperatura na pretendida, existe problema em ferver a agua??

 

Cumprimentos

 

 

Parece-me que há aqui alguma confusão.

Se enches o balde com água da torneira com um determinado NO3 no dia seguinte ele deve estar mais ou menos igual.

Mesmo que nesse intervalo de tempo tenhas metido lá um peixe cagão.

Como podes verificar aqui:

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Primeiro aparece a amónia depois o nitrito e só mais ou menos ao fim de uma semana começa a aparecer o nitrato.

Explica lá melhor o que se passa com essa água para se descobrir uma solução :microwave:

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.