Ajuda "o Meu 1º Aquario De Agua Doce"


Abel Brás

Recommended Posts

Ora viva!

comprei um pekeno aquario de 25 litros já com bomba e termostato.

ontem dia 23.06 comecei a prepara-lo , pedras decoração , agua e os tratamentos respectivos, mas não consigo baixar o PH :D comprei turfa , a conselho da loja e nada #food

Esta semana já keria por lá alguns peixes .

Kem me poder ajudar , agradecia....já agora alguem conhece na zona do Porto , alguma loja se saiba mesmo de peixes???lol

 

Obg

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva!

comprei um pekeno aquario de 25 litros já com bomba e termostato.

ontem dia 23.06 comecei a prepara-lo , pedras decoração , agua e os tratamentos respectivos, mas não consigo baixar o PH :D comprei turfa , a conselho da loja e nada #food

Esta semana já keria por lá alguns peixes .

Kem me poder ajudar , agradecia....já agora alguem conhece na zona do Porto , alguma loja se saiba mesmo de peixes???lol

 

Obg

 

Olá! Bem vindo a este maravilhoso Hobby!

 

Quanto ao baixar o Ph, presumo que já sabes que tipo de peixes queres colocar nesse aquário, certo? A turfa baixa o Ph, tal como a madeira própria para aquários, por exemplo.

Conheces o ciclo? Conheces a regra de 1cm de peixe para cada litro de água?

 

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva!

comprei um pekeno aquario de 25 litros já com bomba e termostato.

ontem dia 23.06 comecei a prepara-lo , pedras decoração , agua e os tratamentos respectivos, mas não consigo baixar o PH :D comprei turfa , a conselho da loja e nada #food

Esta semana já keria por lá alguns peixes .

Kem me poder ajudar , agradecia....já agora alguem conhece na zona do Porto , alguma loja se saiba mesmo de peixes???lol

 

Obg

Se já puseste turfa e o ph nao baixa...então dizme uma coisa...que areão/pedras de decoração tens no teu aquario?

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva!

comprei um pekeno pequeno aquario de 25 litros já com bomba e termostato.

ontem dia 23.06 comecei a prepara-lo , pedras decoração , agua e os tratamentos respectivos, mas não consigo baixar o PH :D comprei turfa , a conselho da loja e nada #food

Esta semana já keria queria por lá alguns peixes .

Kem me poder ajudar , agradecia....já agora alguem conhece na zona do Porto , alguma loja se saiba mesmo de peixes???lol

 

Obg

 

Viva, primeiro uma nota prévia, não percebo porque usas o k em vez do q!

 

A turva baixa o ph mas não de um dia para o outro, porque a água do Porto deve ser mediamente dura em carbonatos e vem com um ph original próximo do 8!

 

Devias esperar um pouco antes de meter peixes no aquário. Se meteres já eles vão morrer, pois o aquário não está maduro, não tem bactérias. Espera 2 semanas, coloca lá uns caracóis, depois 1 peixe da equipa de limpeza. Depois vai colocando os peixes mas 1 ou 2 de cada vez.

 

Lojas: Aquamundo (torrinha); Nomá

outro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, primeiro uma nota prévia, não percebo porque usas o k em vez do q!

 

A turva baixa o ph mas não de um dia para o outro, porque a água do Porto deve ser mediamente dura em carbonatos e vem com um ph original próximo do 8!

 

Devias esperar um pouco antes de meter peixes no aquário. Se meteres já eles vão morrer, pois o aquário não está maduro, não tem bactérias. Espera 2 semanas, coloca lá uns caracóis, depois 1 peixe da equipa de limpeza. Depois vai colocando os peixes mas 1 ou 2 de cada vez.

 

Lojas: Aquamundo (torrinha); Nomá

outro

 

 

Em 1º lugar obrigado pela resposta!

Em 2 º uso o k em vez do q , por uma questão de rapidez de esccrita!!!

Já agora , achas que devo por algum produto na agua para alem da turfa???

obg

 

Se já puseste turfa e o ph nao baixa...então dizme uma coisa...que areão/pedras de decoração tens no teu aquario?

 

 

 

Obrigado pela resposta e desde já espero contar com vocês em futuras perguntas ninhas!!!

 

ralativamente á tua pergunta, a pedrinhas que pus , são coloridas .

 

Obg.

 

Olá! Bem vindo a este maravilhoso Hobby!

 

Quanto ao baixar o Ph, presumo que já sabes que tipo de peixes queres colocar nesse aquário, certo? A turfa baixa o Ph, tal como a madeira própria para aquários, por exemplo.

Conheces o ciclo? Conheces a regra de 1cm de peixe para cada litro de água?

 

Fica bem.

 

 

Obrigado pela resposta!

Quanto á que me puseste, já tenho em vista os peixes sim! quanto ao ciclo??'não sei do que falas!!! 1cm de peixe por litro já sabia!!!

 

Obg.

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 1º lugar obrigado pela resposta!

Em 2 º uso o k em vez do q , por uma questão de rapidez de esccrita!!!

Já agora , achas que devo por algum produto na agua para alem da turfa???

obg

 

Aqui escreve-se português e sem abreviaturas ;) Tal como está escrito nas Regras gerais do Fórum

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

Quanto á que me puseste, já tenho em vista os peixes sim! quanto ao ciclo??'não sei do que falas!!! 1cm de peixe por litro já sabia!!!

 

Obg.

 

Olá, uma vez mais, Abel Brás!

E que tal partilhares connosco a tua ideia em relação aos peixes que pretendes colocar no teu aquário?

Quando te perguntei acerca do ciclo, queria saber se tinhas conhecimentos suficientes para não cometer um erro enorme logo no inicio do teu aquário, o que poderia levar-te a ficar muito triste e até desistir. Falo-te da morte dos teus peixes! Se queres ter sucesso neste hobby, existem vários aspectos que deves ter em atenção e um deles (muito importante) é o ciclo! Pesquisa aqui pelo forum por "ciclo" ou "ciclar" e lê com atenção.

Nem tudo é mau, vejo que já tens "sensibilidade" para te preocupares com o Ph, já é um bom indicador!

Fica bem, e se tiveres dúvidas é só perguntar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abel eu já disse a outro nosso amigo como eu faço o ciclo de azoto e agora fiz ''copy'' e vou colocar para ti.Atenção, eu faço desta maneira mas não quer dizer que é a verdade absoluta... Eu faço assim: coloco o substrato,decoração,as plantas e depois a água.Meto o filtro a trabalhar 2 semanas. Ao fim das duas semanas ponho comida para peixes na água iniciando assim o ciclo sem sacrificar peixes.Deixo mais duas semanas sempre a pôr um pouco de comida todos os dias.Isto vai criar bactérias no areão e filtro que vão transformar coisas nocivas do aqua,como dejectos de peixes em coisas menos nocivas. No fim deste tempo aconselhava-te a fazer testes de nitritos,nitratos e amónia e depois punha um Ancistrus ou uma corydora. Espera mais dois dias e começa a colocar os peixes lentamente,poucos a cada dia,com dias intervalados se for preciso.Quando tiverem os peixes todos espera uns dias e começa a fazer TPA's (Trocas de água) de 20% durante 3 dias,depois dia sim dia não,3 em 3 dias,4 em 4, até estabilizar o aquário. Eu faço assim pois tive dissabores no inicio. Os peixes morriam e eu não sabia porquê...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abel eu já disse a outro nosso amigo como eu faço o ciclo de azoto e agora fiz ''copy'' e vou colocar para ti.Atenção, eu faço desta maneira mas não quer dizer que é a verdade absoluta... Eu faço assim: coloco o substrato,decoração,as plantas e depois a água.Meto o filtro a trabalhar 2 semanas. Ao fim das duas semanas ponho comida para peixes na água iniciando assim o ciclo sem sacrificar peixes.Deixo mais duas semanas sempre a pôr um pouco de comida todos os dias.Isto vai criar bactérias no areão e filtro que vão transformar coisas nocivas do aqua,como dejectos de peixes em coisas menos nocivas. No fim deste tempo aconselhava-te a fazer testes de nitritos,nitratos e amónia e depois punha um Ancistrus ou uma corydora. Espera mais dois dias e começa a colocar os peixes lentamente,poucos a cada dia,com dias intervalados se for preciso.Quando tiverem os peixes todos espera uns dias e começa a fazer TPA's (Trocas de água) de 20% durante 3 dias,depois dia sim dia não,3 em 3 dias,4 em 4, até estabilizar o aquário. Eu faço assim pois tive dissabores no inicio. Os peixes morriam e eu não sabia porquê...

 

 

Bem...muito obrigado pela aula!!!

Aprendi bastante com a tua ajuda!!!

Já agora como o aquário é pequeno, 25 litros... se poser água mineral???? consigo adiantar o processo???

Obrigado

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...muito obrigado pela aula!!!

Aprendi bastante com a tua ajuda!!!

Já agora como o aquário é pequeno, 25 litros... se poser água mineral???? consigo adiantar o processo???

Obrigado

 

 

Podes adiantar o processo se comprares um produto especial, como o cicle por exemplo. Ficas a ganhar talvez uma ou duas semanas...

 

Não será melhor fazer as coisas com calma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, primeiro uma nota prévia, não percebo porque usas o k em vez do q!

 

A turva baixa o ph mas não de um dia para o outro, porque a água do Porto deve ser mediamente dura em carbonatos e vem com um ph original próximo do 8!

 

Devias esperar um pouco antes de meter peixes no aquário. Se meteres já eles vão morrer, pois o aquário não está maduro, não tem bactérias. Espera 2 semanas, coloca lá uns caracóis, depois 1 peixe da equipa de limpeza. Depois vai colocando os peixes mas 1 ou 2 de cada vez.

 

Lojas: Aquamundo (torrinha); Nomá

outro

 

Sabes de alguma loja no Porto que para alem de vender peixes, perceba de peixes????

Qual a morada???

Obg.

 

Boas Abel eu já disse a outro nosso amigo como eu faço o ciclo de azoto e agora fiz ''copy'' e vou colocar para ti.Atenção, eu faço desta maneira mas não quer dizer que é a verdade absoluta... Eu faço assim: coloco o substrato,decoração,as plantas e depois a água.Meto o filtro a trabalhar 2 semanas. Ao fim das duas semanas ponho comida para peixes na água iniciando assim o ciclo sem sacrificar peixes.Deixo mais duas semanas sempre a pôr um pouco de comida todos os dias.Isto vai criar bactérias no areão e filtro que vão transformar coisas nocivas do aqua,como dejectos de peixes em coisas menos nocivas. No fim deste tempo aconselhava-te a fazer testes de nitritos,nitratos e amónia e depois punha um Ancistrus ou uma corydora. Espera mais dois dias e começa a colocar os peixes lentamente,poucos a cada dia,com dias intervalados se for preciso.Quando tiverem os peixes todos espera uns dias e começa a fazer TPA's (Trocas de água) de 20% durante 3 dias,depois dia sim dia não,3 em 3 dias,4 em 4, até estabilizar o aquário. Eu faço assim pois tive dissabores no inicio. Os peixes morriam e eu não sabia porquê...

 

 

Muito obrigado !!

tou a ver que vim ao sitio certo saber de aquarios!!!

Obrigado!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado !!

tou a ver que vim ao sitio certo saber de aquarios!!!

Obrigado!

 

 

Ainda nem conheces 1% dos site nem do hobby... Foge em quanto é tempo, porque senão se ficas apanhado, tás aqui estás a ver peixes em todo o lado... Eu já vou para o 3º aqua...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, uma vez mais, Abel Brás!

E que tal partilhares connosco a tua ideia em relação aos peixes que pretendes colocar no teu aquário?

Quando te perguntei acerca do ciclo, queria saber se tinhas conhecimentos suficientes para não cometer um erro enorme logo no inicio do teu aquário, o que poderia levar-te a ficar muito triste e até desistir. Falo-te da morte dos teus peixes! Se queres ter sucesso neste hobby, existem vários aspectos que deves ter em atenção e um deles (muito importante) é o ciclo! Pesquisa aqui pelo forum por "ciclo" ou "ciclar" e lê com atenção.

Nem tudo é mau, vejo que já tens "sensibilidade" para te preocupares com o Ph, já é um bom indicador!

Fica bem, e se tiveres dúvidas é só perguntar.

 

 

Olá Kipo,

Relativamente a peixes , penso por : 1 Betta , 4/5 Tetra Néon , 1 limpa fundos e um limpa vidros e talvez 2 caracóis!

O que achas desto??

Já agora, ontem comprei um pequeno tranco com folhas natural e por coincidencia ou não, começou a aparecer no aquario uns micro caracois(?) será bom ou mau???

preciso de respostas urgentes!!!

Obrigado!!

 

Ontem comprei um pequeno tronco com folhas natural e por coincidencia ou não, começou a aparecer no aquario uns micro caracois(?) será bom ou mau???

 

 

Agradeço resposta

Obrigado

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Abel.

O topico foi editado por mim, mesclando varias posts teus, seguidos e com espaço de um par de minutos.

Caso queiras escrever mais alguma coisa, a seguir a teres colocado um post, deverás editar esse post e escreveres o que entenderes necessário.

Colocar um post para responder individualmente a cada membro, só irá tornar o topico mais extenso e confuso.

Obrigado

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

micro caracois....é mauzito se é que queres ter plantas nesse aqua... e são muito poucos litros e espaço para pores aí um botia palhaço que lhes ia chamar um figuinho...mas não dá para botias palhaço em 25 litros de água. por isso vais ter que os limpar a mao. agua mineral ou agua del cano não fazem diferença em termos de ciclo do aqua.... pode até fazer em termos de PH mas habitua-te já a trabalhar o PH com turfa e um tronco...já agora...um tronco para por no aqua ainda com folhas agarradas??????? isso não está verde? é que os troncos para estarem aptos a por no aquario teem que estar bem secos primeiro e depois teem que ser bem curados em agua, ou fervidos. mas em algum caso teem folhas agarradas, porque se estiverem verdes normalmente largam substancias quimicas perigosas para os peixes.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

micro caracois....é mauzito se é que queres ter plantas nesse aqua... e são muito poucos litros e espaço para pores aí um botia palhaço que lhes ia chamar um figuinho...mas não dá para botias palhaço em 25 litros de água. por isso vais ter que os limpar a mao. agua mineral ou agua del cano não fazem diferença em termos de ciclo do aqua.... pode até fazer em termos de PH mas habitua-te já a trabalhar o PH com turfa e um tronco...já agora...um tronco para por no aqua ainda com folhas agarradas??????? isso não está verde? é que os troncos para estarem aptos a por no aquario teem que estar bem secos primeiro e depois teem que ser bem curados em agua, ou fervidos. mas em algum caso teem folhas agarradas, porque se estiverem verdes normalmente largam substancias quimicas perigosas para os peixes.

 

Ok

eu comprei o troco numa loja e já estava dentro de agua , a planta que se encontra no tronco foi "agarrada" a ele!

O troco é pequeno e o ph desde ontem já baixo, agora o que me tá a chatear vsão mesmo estes pequenos caracois agarrados aos vidro.

 

Olá Abel.

O topico foi editado por mim, mesclando varias posts teus, seguidos e com espaço de um par de minutos.

Caso queiras escrever mais alguma coisa, a seguir a teres colocado um post, deverás editar esse post e escreveres o que entenderes necessário.

Colocar um post para responder individualmente a cada membro, só irá tornar o topico mais extenso e confuso.

Obrigado

Fausto Vicente

 

 

Obrigado pela dica! eu sou novo nisto!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso resolve-se... põe umas 2 folhinhas de alface na agua a noite.... depois de manhã e antes de acender a luz do aqua tiras as folhas....só isto já te deve livrar de uns quantos desses animais irrequietos.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peninha , obrigado pela dica! resultou!!!!!

Hoje o aquario recebeu os 1ºs habitantes!

1 caracol , 1 limpa-fundos e 1 limpa vidros , ou seja a proxima semana é dedicada aos trabalhadores do aquario!!

 

Isto dos aquarios é um Hobbie que eu há muito tempo pensava ter!!!

Este micro aqua já é pequeno para o que eu quero ter! , mas vou treinar neste e migrar mais tarde para um de 200 litros!

Por ele ser pequenissimo, vou lá por só 4/5 Neons e mais um ou outro maiores, aceito sugestões!

Editado por Abel Brás

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porreiro... vai com calma a povoar isso, que ainda vais sentir muito orgulho desse aqua pequeno.... agora tens que começar a fazer os testes para poderes depois introduzir o resto da bicharada.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos caracóis não te preocupes com eles. Eu tenho caracóis em todos os meus aquas plantados e o estrago nem se nota.Alguns nem estrago fazem até ajudam a remover restos de comida e a arejar o areão.Tenho 3 espécies nos meus aquas sem contar com as Pomacea Bridgesi: os Melanoides Tubercularia,Planorbis sp. e Marisa Rotula. Este ultimo é o unico que toca nas plantas mas nada de especial..Pessoalmente acho que estéticamente fica natural um aquário com caracóis e considero-os juntamente com as plantas, peixes e camarões parte essencial do mini-ecossistema.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos caracóis não te preocupes com eles. Eu tenho caracóis em todos os meus aquas plantados e o estrago nem se nota.Alguns nem estrago fazem até ajudam a remover restos de comida e a arejar o areão.Tenho 3 espécies nos meus aquas sem contar com as Pomacea Bridgesi: os Melanoides Tubercularia,Planorbis sp. e Marisa Rotula. Este ultimo é o unico que toca nas plantas mas nada de especial..Pessoalmente acho que estéticamente fica natural um aquário com caracóis e considero-os juntamente com as plantas, peixes e camarões parte essencial do mini-ecossistema.

 

 

Tendo em conta o tamanho do aqua , que peixes devo lá por???gupys, neons?? ou ouros??

Obrigado

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dado ser um aqua muito pequeno acho que podes arriscar neons...gupys tambem mas ias ver-te a braços com criação num instante.... e depois é um problema... foi por essas e outras que eu comecei com 60 L e já estão 1300 L na sala.... mas vai devagar..isso ainda nao está ciclado...deixa a equipa de limpeza aguentar a fase da subida da amonia e dos nitritos e depois logo metes peixes menos resistentes.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dado ser um aqua muito pequeno acho que podes arriscar neons...gupys tambem mas ias ver-te a braços com criação num instante.... e depois é um problema... foi por essas e outras que eu comecei com 60 L e já estão 1300 L na sala.... mas vai devagar..isso ainda nao está ciclado...deixa a equipa de linpeza aguentar a fase da subida da amonia e dos nitritos e depois logo metes peixes menos resistentes.

 

 

A equipa de limpeza tá sempre a trabalhar ou a fazer que trabalha!!!!Tambem não devem ter muito que limpar!! tenho-lhes dado uns floros para terem comida!

Lá para a semana começo a povoar o aqua!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem! o aqua recebeu hoje mais habitantes! 3 casais de Guppyies e uma viuva!

ok, acho que já chega !

Vamos lá vem no que isto dá!

 

 

 

dado ser um aqua muito pequeno acho que podes arriscar neons...gupys tambem mas ias ver-te a braços com criação num instante.... e depois é um problema... foi por essas e outras que eu comecei com 60 L e já estão 1300 L na sala.... mas vai devagar..isso ainda nao está ciclado...deixa a equipa de limpeza aguentar a fase da subida da amonia e dos nitritos e depois logo metes peixes menos resistentes.

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.