Cosumos De Po4 Na Ordem Dos 2.5ppm Diarios, é Normal ?


apedro.1

Recommended Posts

Boas !

Tenho as paredes do aqua verdes, e algumas pedras tambem verdes.

 

Não é greenspot pois sai facilmente.

Tenho fertelizado separdaemnte NPK tendo os fosfatos e nitratos estaveis.

P - 0.5ppm quando efectuo a fertelização

N - Nao fertelizo pois estão na ordem dos 10mg/l

 

As doses diarias de fertelização sao 1.5ppm de P e 15ppm de K

 

Fertelizo ainda com ferro e micros, porque há dias efectuei o teste e estava a zero.

 

As algas que estão nos vidros aparecem passado 2 ou tres dias de os limpar.

Nas pedras estas alastram.

 

O aqua é de 60l e tenho neste momento 91w de luz. 4000k 34w e 6500k 55w ambas PLL

 

Também fertelizo com calcio e magnesio, quando o GH está muito baixo, <3º.

Injecção de Co2 de fermentação a funcionar. Renovei hoje a dose, pois pensei que poderá ser disso.

 

Também tenho uma das plantas, "limnophila sessiliflora" que comessou por ficar transparente nos caules, cor palida.

E simplesmente se partem e ficam a flutuar

De resto todas as outras plantas,

Ceratopteris thalictroides

Hygrophila polysperma

Rotala sp. ''Nanjenshan'' (''Mayaca sellowiana'')

Rotala rotundifolia

se encontram em bom crescimento.

 

O que poderá ser ?

Macros não poder ser falta, e excesso é complicado, pois so exestiria a ipotse de ser K(normalmente uso a regra que o Luis Fortunato aconcelha)

Micros uso o plant gro da nutrafim, comessei esta semana. Na semanas anteriores usei hortrilion, umas gotas.

Comprei uns cardinas japonicas e estes nem um dia duraram no aqua.

Também será que tem algum influencia ?

 

Todos os dados do aqua:

Ph: 6.5

kh: 3º

Gh: 3ª

NO3: 10mg/l

PO4: 0.5/1mg/l

 

A agua é de uma fonte da Serra da Estrela, potavel por sinal.

Vem com 0 NO3, 0 PO4 e Gh muito perto do 0, Agua muito mole

Ph: ronda os 6/6.5

 

 

O que me dizem ?

Alguma sugestão ?

 

Sem mais, André Pedro

Editado por apedro.1

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim rápido o ke j li foi pouco mas caulculo que seja da luz é verdade relaçao W/Litro tudo bem mas é capaz de estar forte de mais e o tempo nao reparei bem!!!! tempo fazes????

Fala comigo sem restrições !!!

Speaks with me without restrictions !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

Tenho as paredes do aqua verdes, e algumas pedras tambem verdes.

 

Não é greenspot pois sai facilmente.

Tenho fertelizado separdaemnte NPK tendo os fosfatos e nitratos estaveis.

P - 0.5ppm quando efectuo a fertelização

N - Nao fertelizo pois estão na ordem dos 10mg/l

 

As doses diarias de fertelização sao 1.5ppm de P e 15ppm de K

 

Fertelizo ainda com ferro e micros, porque há dias efectuei o teste e estava a zero.

 

As algas que estão nos vidros aparecem passado 2 ou tres dias de os limpar.

Nas pedras estas alastram.

 

O aqua é de 60l e tenho neste momento 91w de luz. 4000k 34w e 6500k 55w ambas PLL

 

Também fertelizo com calcio e magnesio, quando o GH está muito baixo, <3º.

Injecção de Co2 de fermentação a funcionar. Renovei hoje a dose, pois pensei que poderá ser disso.

 

Também tenho uma das plantas, "limnophila sessiliflora" que comessou por ficar transparente nos caules, cor palida.

E simplesmente se partem e ficam a flutuar

De resto todas as outras plantas,

Ceratopteris thalictroides

Hygrophila polysperma

Rotala sp. ''Nanjenshan'' (''Mayaca sellowiana'')

Rotala rotundifolia

se encontram em bom crescimento.

 

O que poderá ser ?

Macros não poder ser falta, e excesso é complicado, pois so exestiria a ipotse de ser K(normalmente uso a regra que o Luis Fortunato aconcelha)

Micros uso o plant gro da nutrafim, comessei esta semana. Na semanas anteriores usei hortrilion, umas gotas.

Comprei uns cardinas japonicas e estes nem um dia duraram no aqua.

Também será que tem algum influencia ?

 

Todos os dados do aqua:

Ph: 6.5

kh: 3º

Gh: 3ª

NO3: 10mg/l

PO4: 0.5/1mg/l

 

A agua é de uma fonte da Serra da Estrela, potavel por sinal.

Vem com 0 NO3, 0 PO4 e Gh muito perto do 0, Agua muito mole

Ph: ronda os 6/6.5

O que me dizem ?

Alguma sugestão ?

 

Sem mais, André Pedro

 

Oi!

 

91 w para 60 litros!!!!???? jesus pá...eu tambem acho que tens luz a mais!Retira um pouco de luz que vais ver que isso fica bom bigsmile! Se nao sairem e forem filamentosas verdes compra um sae que limpa-te isso num instante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

Normalmente tenho 8/9h.

 

O que me aconcelham ?

Visto diminuir a luz não deve ser a principal razão do problema.

A questão está nos nutrientes o que se passa e como os estabelizar.

 

Ps: O Luis Fortunato é que podia dar uma palavrinha sobre o assunto, e outros menbros entendidos.

 

 

Sem mais,

Editado por apedro.1

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis Fortunato diriga-se ao balcão cinco...

Sr. Luis fortunato, balcão cinco.......

 

 

Não sou o sr.Luis.

nem sou entendido...

mas como os anteriores desentendidos disseram antes, talvez, digo talvez tenhas luz a mais...

para provaveis poucas plantas...

 

mas não sou um entendido :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O aqua é de 60l e tenho neste momento 91w de luz. 4000k 34w e 6500k 55w ambas PLL

Sim... definitivamente luz a mais. Baixa isso para 70 no máximo... ou então terás de dopar ainda mais as tuas plantas. Entenda-se por dopar, fertilizar muito mais (e aí basta um deslize/descuído e é pior a emenda que o soneto).

 

Apesar de serem fáceis de remover, também creio que são Greenspot. Até podem ser algas diferentes (diferentes espécies), mas eu chamo-lhes Greenspot às desse tipo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sim... definitivamente luz a mais. Baixa isso para 70 no máximo... ou então terás de dopar ainda mais as tuas plantas. Entenda-se por dopar, fertilizar muito mais (e aí basta um deslize/descuído e é pior a emenda que o soneto).

 

Apesar de serem fáceis de remover, também creio que são Greenspot. Até podem ser algas diferentes (diferentes espécies), mas eu chamo-lhes Greenspot às desse tipo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luis, obrigado pela resposta.

A questão é, essse tipo de algas aparece porque ?

É que a nivel de Macros nao consigo entender alguma falha, pois diariamente sao consumidos cerca de 1.5ppm de PO4 e fertelizo k com o correspondente.

Logo é sinal que elas estão a consumir, e cada vez que efectuo fertelização efectuo testes e dá-me sempre 0.5mg/l.

O que provavelmente pode ser é que tenho ainda algumas plantas em fase de crescimento. Se aumentar a quantidade de plantas será que mesmo com 91w consigo resolver o problema ou é mesmo de todo desaconcelhado ?

Casso contrario a ipotse que tenho é deixar apenas a PLL de 55w ligada.

 

Eu nas 2 primeira semanas depois de montar o aqua consigui te-lo sem nenhuma alga e as plantas com um crescimento luxuriante, a partir dai mudei de agua (agua de fonte) e fertelizei com calcio e magnesio para subir o gh, e comessei a ter problemas com algas. Será algo na agua que faz com que prolifere este tipo de alga ?

 

 

Sim a luz poderá estar elevada, mas não será a unica justificação.

 

Sem mais,

 

Ps: agradeço os posts a todos os membros

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A questão é, essse tipo de algas aparece porque ?

Já aqui foi dito... devido ao excesso de luz.

 

Pega em água da torneira, num garrafão, mete ao sol, e mesmo não sendo mais rica em nutrientes que a do aquário, vai ficar verde em 3 tempos.

 

Óbvio que os nutrientes também influenciam, mas nesse tipo de algas, o factor predominante é mesmo o excesso de iluminação.

 

Aliás, essas algas, quando em números reduzidos, até são indicadoras de bons parâmetros para as plantas no aquário.

É raro o aquário plantado, mesmo maturado e equilibrado, que não as tem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Já aqui foi dito... devido ao excesso de luz.

 

Pega em água da torneira, num garrafão, mete ao sol, e mesmo não sendo mais rica em nutrientes que a do aquário, vai ficar verde em 3 tempos.

 

Óbvio que os nutrientes também influenciam, mas nesse tipo de algas, o factor predominante é mesmo o excesso de iluminação.

 

Aliás, essas algas, quando em números reduzidos, até são indicadoras de bons parâmetros para as plantas no aquário.

É raro o aquário plantado, mesmo maturado e equilibrado, que não as tem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Bem quanto ao excesso de luz o problema ja foi resolvido.

Tenho agora duas vias separadas.

36w para incio do temp de exposição do aqua e 55w para depois de ligado.

 

Penso que assim irei ter entao melhores condições.

 

Mais uma vez obrigado.

 

Sem mais, André Pedro

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

Outra questão, será boa ideia fazer um tpa generosa e fertelizar como se tivesse 0 de nutrientes ?

 

Ou com o tempo as coisa vão lá ?

 

Sem mais, André Pedro

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É para isso mesmo que serve uma TPA.

 

Há mais tipos de fertilização. Há quem preze TPA's pouco frequentes (ou em percentagens não tão grandes), e que fertiliza com menos.

 

Agora para aquários com níveis de fertilização elevados, que é o caso do teu, pois tens muita luz, TPA's frequentes e em grandes percentagens, tornam-se vitais para uma boa manutenção da qualidade da água.

 

Eu pelo menos, fertilizo dessa maneira. Óbvio que acarreta uma maior manutenção, e em que qualquer descuido pode ser gravemente prejudicial, mas que a meu ver traz melhores resultados.

 

TPA's perto dos 100%, eliminam os "restos" dos fertilizantes utilizados pelas plantas. Sendo que depois de repormos a água, ficamos com esta practicamente limpa desses mesmos "restos", podendo nós fertilizar o aquário como se os níveis estivessem a 0.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permitam-me discordar, não é luz a mais que causa algas... posso citar o exemplo do aquario do andre Nobrega que ganhou o concurso na feira da batalha há alguns anos...e penso que eram entre 20-40L com um foco de 70W HQI.

 

Claro que á medida que se aumenta a luz, os cuidados com a fertilização teem de ser aumentados.

 

Mas a verdade é que desde que nao se chegue ao limite da foto-inibição pela planta, luz a mais é coisa que não existe e com essa potência, ainda estas longe dos limites de foto-inibição para a maior parte das plantas.

 

Quanto a ser greenspot se a sua remoção é facil, então não é greenspot, alias a greenspot, se não estou em erro, não é uma familia de alga, é uma alga especifica: Choleochaete orbicularis.

 

 

Se estás a fertilzar tanto, experimenta brincar com a quantidade de micro-nutrientes que estas a colocar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permitam-me discordar, não é luz a mais que causa algas... posso citar o exemplo do aquario do andre Nobrega que ganhou o concurso na feira da batalha há alguns anos...e penso que eram entre 20-40L com um foco de 70W HQI.

 

Claro que á medida que se aumenta a luz, os cuidados com a fertilização teem de ser aumentados.

 

Mas a verdade é que desde que nao se chegue ao limite da foto-inibição pela planta, luz a mais é coisa que não existe e com essa potência, ainda estas longe dos limites de foto-inibição para a maior parte das plantas.

 

Quanto a ser greenspot se a sua remoção é facil, então não é greenspot, alias a greenspot, se não estou em erro, não é uma familia de alga, é uma alga especifica: Choleochaete orbicularis.

Se estás a fertilzar tanto, experimenta brincar com a quantidade de micro-nutrientes que estas a colocar.

 

Porque afirmas que deva bricar com os micros ?

Para mais ou para menos ! lol

 

Sem mais,

 

Ps: Novamente Obrigado a todos

Editado por apedro.1

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

Depois de ter limpo parte das algas, pois estas removem-se facilmente, continuam a aparecer mesmo com apenas 55w para 60l.

Como o pessoal dizia o problema estava no excesso de luz, mas o que noto é que elas desenvolvem-se com a mesma rapidez que com 90w.

Logo suponho que o problema nao está no excesso de luz.

As plantas estão a desenvolver-se bem.

 

 

Se alguem ja teve o mesmo prob de sugestoes.

Agora até nas folhas grandes da lotus, no centro, comessaram a crescer.

Nos troncos forma-se uma fina camada de verde, tipo lodo.

 

Nos vidros com 2 passadelas com o limpador fica sem qualquer tipo de alga.

De qualquer modo elas aparecem de um dia para o outro nos vidros.

 

Agradecia sugestões.

 

Sem mais,

Editado por apedro.1

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

também estou com o mesmo problema, ao fim de poucos dias começa a aparecer uma camada de algas nos meus vidros que sai muito facilmente, ficando apenas algumas greenspot.

Posso-te dizer que o problema apareceu, ou acentuou-se gravemente, quando mudei o aquário para um local junto à janela e que agora 1/4 do aquário leva luz directa. É exactamente esse lado que começa com as algas e fica pior, especialmente junto ao filtro que fica com o tal lodo verde.

O meu aquário é de baixa manutenção, tem 1m(115L), luz 30w+15w(logo não consigo ter plantas de tapete e as outras apesar de crescerem que nem umas malucas em baixo ficam feias), o solo é akadama, não fertilizo(ponho mais comida para os peixes) e é raro fazer TPAs.

 

Ou seja, a minha conclusão do problema, é que seja também um problema de luz. Não seja só o excesso, mas também a disposição/espectro da mesma.

A lâmpada de 30w no inicio era a original da aquapor, quando substitui por uma floraglow as plantas ficaram bem melhor. A de 15w(gro-lux) tem metade do comprimento estando apenas num lado do aquário, e era apenas aí que dantes eu tinha umas greenspot. Acredito que apenas tinha aí porque a luz não chegava a nenhuma planta.

 

Espero ter ajudado,

João França

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ainda nao consegui resolver o problema, de qualquer modo vou reduzir ainda mais a luz.

 

Tenho outra questão que me intriga bastante.

Será possivel que um aqua estas condições mediamente plantado, tenha um comsumo de PO4 de 2.5ppm diarios ?

Consequentemente fertelizo com 25ppm de K.

E de NO3 ter que fertelizar apenas 4ppm dia sim dia nao.

 

Não tenho qualquer alga a nao ser a que se cola aos vidros e se remove facilmente.

 

É de frisar que o aqua tem poucos peixes, apenas 5 neons, 2 saes e 1 octo, e dou comida em granulado.

Pois ando a tentar solucionar o problema.

 

É normal, ou algo está errado ?

 

 

Sem mais, André Pedro

Editado por apedro.1

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, parece que a luz nao era o problema pois nao?

 

quanto aos fosfatos que estás a colocar para os nitratos, eu apostava primeiro em:

 

1- verificar se os teus testes estão bons, nitrato e fosfato. se tiveres uma solução que saibas o que contem, faz testes com ela para ver o que obtens nos testes.

 

Se estiverem bons,verifica que composição é que teem os micros da nutrafin.

 

não queres meter uma foto do aquario?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for o plant gro, e pela composição que teem na pagina...nao me parece grande coisa... parece-me muit o desregulado pelo que se sabe hoje...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for o plant gro, e pela composição que teem na pagina...nao me parece grande coisa... parece-me muit o desregulado pelo que se sabe hoje...

 

Antes de mais obrigado,

 

Sim presumo que a luz não é problema, do mesmo modo baixei para 36w apenas.

Com 55w 6400k durante duas semanas nao notei qualquer melhoria.

Amanha vou efectuar os testes.

 

Sim os micros são os da nutrafin plant gro.

Que micros aconcelhas ? da HA ?

 

Posto foto logo que possa.

 

Sem mais, André Pedro

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boas apedro.I

 

Estou com o mesmo problema que tu tens/tiveste, chegaste a resolver? se sim podes indicar qual foi a solução encontrada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais