Òscares SÂo Òscares


Recommended Posts

BOas pessoal fiz este tópico porque começei a ver que a reputação dos ÒSCARES estavam um pouco em baixo, pois para mim os óscares são os peixes que melhor se têm (criam) nos aquarios, são dos que têm a maior ligação com o dono, e dos mais inteligentes!

 

 

Para saberem ou terem uma noção do tipo de peixe que é do temperamento etc. aconcelho a lerem o syte em baixo e ler os comentarios pois alguns são muito importantes

http://www.aquariofilia.online.pt/default....amp;id_peixe=21

 

 

Sem outro assunto.

;)

Fuck Google, ask me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E viva os Oscares :x

 

Mas esse mito de haver peixes mais "inteligentes" que so outros é apenas isso, um mito... Todos os peixes que tenho me reconhecem e comem da minha mão, sejam eles Oscares, Guppies, Neons, Killies, Kribensis...

Se perguntarem ao pessoal dos Discus também vão dizer que os Discus são os peixes com mais personalidade. Se perguntarem aos amantes de Ciclideos Africanos dizem o mesmo. O segredo é o tempo que dispensamos a tratar e olhar para os peixes. Começem a reparar nos restantes peixes e a dar-lhes "mimos" como ás "estrelas", que vão ver a quantidade de personalidades que têm no aquário.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E viva os Oscares :crazyeyes:

 

Mas esse mito de haver peixes mais "inteligentes" que so outros é apenas isso, um mito... Todos os peixes que tenho me reconhecem e comem da minha mão, sejam eles Oscares, Guppies, Neons, Killies, Kribensis...

Se perguntarem ao pessoal dos Discus também vão dizer que os Discus são os peixes com mais personalidade. Se perguntarem aos amantes de Ciclideos Africanos dizem o mesmo. O segredo é o tempo que dispensamos a tratar e olhar para os peixes. Começem a reparar nos restantes peixes e a dar-lhes "mimos" como ás "estrelas", que vão ver a quantidade de personalidades que têm no aquário.

 

e mesmo isso joao , sou pussuidor de varios aquario , 1 com discus , 1 com 1 oscar e blood parrots, 2 salgados , e varios de craiaçao , a todos eles sabem a hora da comida , agora o oscar e mais interativo com o dono isso e , porque nao me perguntes mas a que a qualquer coisa neste peixe diferente isso ha.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus oscares se virem um camaroeiro dentro do aquario viram tudo do avesso mas se lhes pegar com a mão não há probema algum, também já li algures que muita gente os tira do aquario á mão para os curar.

CURAR?? Nunca tinha ouvido falar!

Fuck Google, ask me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hj consegui tirar algumas fotografias aos meus meninos...

 

Aqui ficam os momentos Kodak ;)

 

Aquario 321 l com 2 Oscars, 1 Severum, 1 botia e um peixe gato (nocturno)

 

CIMG1543.jpg

 

CIMG1564.jpg

 

CIMG1566.jpg

 

CIMG1571.jpg

 

CIMG1575.jpg

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão um bocado arranhados :puppydogeyes:

Tens tido lutas?

 

João, ou lutas, ou já viste as rochas de lava que lá estão? Só o 'coçar' normal, dá-lhes aquelas 'recordações'...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim aquelas rochas devem aleijar um pouco!

 

 

Boas :(

 

É das rochas ...da idade dos bichos e da constante troca de mimos ... embora nas fotos pareça mais do que na realidade é :)

 

A unica constante neste aquario é o facto de nada permanecer no sitio durante muito tempo, o aquario está no escritório e enquanto trabalho o unico som que se ouve é o da areia a bater no vidro e as rochas a serem arrastadas dentro do aquario. É um autentico estaleiro ... embora agora estejam um pouco mais calmos tempos houve em que todo o areão do aquario era estratégicamente colocado no vidro da frente. Agora limitam -se a move-lo de uma ponta para a outra ... mas à conta da brincadeira tenho os vidros todos riscados. Nem a desgraçada da resistencia escapa ... quando a consigo ter mais do que 3 ou 4 dias seguidos colada com ventosas a lateral do aquario é uma verdadeira vitoria lol.

 

Tou a pensar em fazer deste um aquario plantado, a minha mulher diz que está farta dos arruaceiros ... mas custa-me desfazer-me deles, por isso cá vão ficando ... vou esperar pacientemente que a hora eles chegue e depois faço a conversão.

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era onde queria chegar... Até mesmo com um simples susto, os peixes vão-se esfarelar todos.

Que tal tirares essas e colocares umas mais arredondadas e sem arestas?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era onde queria chegar... Até mesmo com um simples susto, os peixes vão-se esfarelar todos.

Que tal tirares essas e colocares umas mais arredondadas e sem arestas?

 

 

É uma ideia ... mas se for entrar nessa logica nem areão vai ficar dentro do aquario. Primeiro retira-se as rochas de lava porque os meninos qdo se assustam (o que é raro) batem nas pedras...depois retiro o tronco que lá está pela mesma razão... depois crio separadores para eles não se pegarem ...Acredito que se devem porporcionar as melhores condições possiveis para os habitantes do nosso aquario ... mas daí a criar um ambiente inocuo ... se na natureza não o têm porque o haveriam de ter em aquario?

 

Para aqueles que observaram com mais atenção as fotos as riscar brancas aparecem nos 3 ... e na mesma zona ... ou seja ( e eu proprio só me apercebi disso depois de ver as fotos e os examinar de perto) posso estar na presença de 3 Peixes doentes. A causa ... é simples (e é a que eu julgo mais provavel) sobrefiltragem com carvão activado. A doença ... Hole in the head desease e ou lateral line erosion. Solução :

 

-> Aumentar a frequencia das mudanças de agua

-> Adicionar vitaminas e comida congelada a dieta dos animais

-> Adicionar comidas em flocos uma vez que são enriquecidas com vitaminas

->Adicionar materia vegetal a alimentação

-> Diminuir a alimentação a base de coração de boi porque é pobre em vitaminas ...

-> Remover a filtragem com carvão activado.

 

Assim e uma vez que dos factores acima mencionados como causadores da doença apenas estão presentes o carvão activado e a a baixa frequencia das mudanças de agua... vou remover o carvão e aumentar o numero de mudanças de agua.

 

:roll:

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Acredito que se devem porporcionar as melhores condições possiveis para os habitantes do nosso aquario ... mas daí a criar um ambiente inocuo ... se na natureza não o têm porque o haveriam de ter em aquario?

 

Embora não discorde desta tua teoria, que me parece uma boa abordagem, assim de repente não estou a ver rocha vulcanica no biotopo dos oscares. Aliás, não estou a ver nada cuja textura se assemelhe, sequer, á textura da rocha vulcanica. Também tenho cá oscares, e pelo comportamento que lhes observo, não me parece que sejam das melhores 'decorações' que possas ai ter... Para eles jogarem 'à bola', creio que um seixo rolado serviria melhor...

 

Abraços

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente isso deve-se a uma má qualidade da água. Aumenta a regulariedade das tpa´s e aspira também o areão e aumenta a dieta vegetal. Eu costumo deitar um pouco de sal por cima deles, mas não sei se fará realmente alguma coisa... Manias minhas banana rock

Podes ter um bom aquário para os peixes sem ires ao extremo de ter só água e vidro. É claro que na Natureza também há arestas afiadas, mas também á milhões de litros de água para nadarem e no habitat deles geralmente só se roçam no troncos e na areia, não há pedras vulcânicas ;)

Olha que assustam-se mais do que um gajo pensa. Não ficam malucos, mas de noite dão uns belos arranques e levam tudo á frente. Além que quando há lutas vai ser impossivel não baterem nas pedras.

Mas o aquário é teu e está em tua casa, logo não há muito que se possa fazer sem ser aconselhar ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Eu nunca disse que no Biotopo de Oscares haveria rocha Vulcanica fausto ;) ... o que disse foi que decerto haveria algo que os pudesse magoar :)... Mas este nem nunca foi nem pretende ser um aquario de biotopo :D. Infelizmente é o aquario possivel com o tempo disponivel :)

 

Este aquario começou por ser um aquario plantado lol ... sei que parece bizarro mas foi assim que começou. Numa altura em que procurava uma mudança em relação aos seus anteriores habitantes (ciclideos africanos - Malawi), chegou a ter neons, um cardume completo de lapis...e plantas muitas plantas. Entretanto a vida de faculdade apertou e comecei por desmontar o que estava em cima deste (outro de 1,50 cm ... agua salgada com corais ), depois e como com a falta de tempo as plantas começavam a definhar um dia por brincadeira resolvi meter um casal de Oscares e um casal de Severums.

E pronto ... acabou-se o aquario em termos de estética lololol :P as plantas foram todas arrancadas e comidas e todos os restantes habitantes foram desaparecendo um a um ... a medida que os ciclideos engordavam.

 

Eu mudei de casa entretanto e o aquario ficou em casa dos meus pais .... o meu pai sempre achou piada aos bichos e como qualquer avô babado gostava era de os ver empanturrados. Ou seja foram 4 anos de pura negligencia em termos de aquariofilia ... agua só para voltar a encher e comida com fartura.

 

Aqui a uns 2 anos pedi ajuda a uns amigos e finalmente consegui transporta-lo aqui para minha casa ... os materiais que estão dentro do aquario são os restos dos outros 6 aquarios que entretanto foram sendo oferecidos.

 

 

Os animais em questão têm 9 anitos ... nas minhas mãos ... e pelo que sei estão a 1/2 ...3/4 da sua esperança de vida. Estou a pensar em desfazer-me deles para fazer deste um aquario de biotopo amazonico ... mas não é facil arranjar quem fique com eles. Resumindo e baralhando é isto ... :)

 

Em relação ao assustar ... eles já foram bem mais assutadiços, é muito raro haver restolhada no aquario (mas mesmo muito raro). Mesmo durante a noite não há grande movimentação. A unica altura em que ha mais frenesim é durante a alimentação ... e mesmo aí limita-se a chapadas de agua cá para fora ( a femea quando tinha cerca de 2 anos teve uma experiencia que penso lhe serviu de lição ... veio parar ca fora quando eu tinha saido para lavar as mãos depois dos alimentar ... teve quase a morrer ... mas como vaso ruim não quebra lololol)

 

Em relação a alimentação ... é capaz de ser mesmo falta de vitamina C e D ... vou ter de arranjar maneira de complementar e ... vou ter de aumentar as mudanças de agua ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já os tens á demasiado tempo para agora te conseguires ver livre deles :)

Aposta aí nas tpa´s e em boa comida que eles ainda este Verão dão-te uma surpresa :P

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já os tens á demasiado tempo para agora te conseguires ver livre deles starwars

Aposta aí nas tpa´s e em boa comida que eles ainda este Verão dão-te uma surpresa banana rock

 

 

Hmmm surpresa ?!? Epha mais não lololololololol :?:

 

Agora fora de brincadeiras ... de todos os peixes que tive o prazer de ver reproduzirem-se, os Oscares foram os mais faceis. Penso que o segredo dos Oscares em termos de reprodução é espaço. Estes mesmo sem grandes cuidados "botam ovos" a cada 2, 3 semanas. Felizmente nunca chegam a fase de alevim porque senão era o fim da picada lol. Tenho uma botia no aquario que faz uma limpeza geral a rocha onde eles fazem a postura ... se assim não fosse ... ai jesus lol :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais