Projecto Malawi (ajuda Precisa-se)


esguelha

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua de 120x60x40 e queria montá-lo com ciclideos africanos...

 

Mas tenho algumas duvidas,

 

qual a diferença entre malawi's e tanganyka's?

 

Qual o setup ideal para uns e para outros?

 

Tem mesmo que ter muitas pedras até acima?

 

Gostaria de ter um aqua com especies bem coloridas, por qual dos 2 devo optar?

 

E que especies é que devo escolher?

 

Quem me puder ajudar... agradeço imenso...

 

Obrigado

Editado por esguelha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Espécies bem coloridas...

 

Mbunas ou peacocks do malawi.

 

Os tanganyikas têm muitas vezes uma beleza mais subtil.

 

No caso de mbunas, muitas rochas.

 

No caso de peacocks, muita areia fina e espaço livre. Muito poucas rochas e nada de grutas (estes peixes têm uma inabilidade especial para sair delas). Algumas plantas mas nada que lhes roube muito espaço pra nadar.

 

No caso de peacocks e para evitar hibridações, um aquário só de machos.

 

wallpaper02.jpg

 

É um aquário pouco comum.

 

No caso dos peacocks não é necessário sobrepovoar o aquário, uma vez que não são especialmente agressivos. Eles não têm grande tendência a manter territórios fixos.

 

No caso dos mbunas uma forma de equilibrar o aquário é sobrepovoá-lo. Pessoalmente não gosto de ver os aquário cheios de peixes, mas assim a pancadaria é mais distribuída.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado...Muito bom... são exemplares lindissimos... é uma opção muito válida e que vou começar já a considerar...

 

No entanto, perdoa-me a pergunta, hibridar é mau??? Com exemplares desses a misturarem-se é capaz de sair uns exemplares ainda mais fabulosos... ou não? (descupem a pergunta, é que posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas eu tb gostava de ver nascer alguns peixinhos no meu aqua).

 

Quanto ao aqua, já montei algumas pedras, hoje vou ao Max Mat buscar mais algumas paras as montar, o aquário já está cheio e deverá ficar assim cerca de 15 dias, só com pedras e água, aconselham mais alguma coisa? Alguma planta? Já ouvi dizer em ir depositando comida no aquário para ciclar, é verdade? Devo fazer isso?

 

Vou ver se hoje à noite coloco cá umas fotos!

 

Abraço e Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado...Muito bom... são exemplares lindissimos... é uma opção muito válida e que vou começar já a considerar...

 

No entanto, perdoa-me a pergunta, hibridar é mau??? Com exemplares desses a misturarem-se é capaz de sair uns exemplares ainda mais fabulosos... ou não? (descupem a pergunta, é que posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas eu tb gostava de ver nascer alguns peixinhos no meu aqua).

 

Quanto ao aqua, já montei algumas pedras, hoje vou ao Max Mat buscar mais algumas paras as montar, o aquário já está cheio e deverá ficar assim cerca de 15 dias, só com pedras e água, aconselham mais alguma coisa? Alguma planta? Já ouvi dizer em ir depositando comida no aquário para ciclar, é verdade? Devo fazer isso?

 

Vou ver se hoje à noite coloco cá umas fotos!

 

Abraço e Obrigado pela ajuda

 

na minha opiniao, hibridar é muito mau, ha que evitar ao maximo pois iras estar a produzir especimes que nao existem na natureza e se por acaso essa descendencia for fertil podes estar a estragar tudo o que a natureza fez e estragar especies puras....se queres peichinhos, opta por mbunas do Malawi

em relaçao a comida para o ciclo nuncqa ouvi falar, mas apos os tais 15 dias(melhor é 20 dias) podes colocar um ou dois plecos que ajuda no ciclo e sao resistentes... plantas (se for para Mbunas), anubias, fetos de java e valisnerias

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Para dicidires as especies que queres colocar consulta páginas como o cichlid-forum ou o portugues ciclideos.com e nas listas de ciclideos vês aqueles que mais gostas.

 

O tamanho do teu aquário dá para muitos tipos de especies pois tem uma boa litragem.

 

A filtragem também é muito importante caso optes por ciclideos de um porte consideravel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Olha, estou mais ou menos como tu (talvez um pouco mais atrasado), isto é, a montar um aqua de 240lts de ciclídeos africanos.

 

Daquilo que já percebi, os Malawi são os mais coloridos e talvez maiores.

 

Os Tanganyka destacam-se pela diversidade "social" (se me permitem o termo) e formato dos peixes.

 

Tudo bom para o teu projecto!

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Era melhor só decidires a colocação de pedras depois de escolheres os peixes.

 

Quanto à hibridação, quando dois peixes de espécies diferentes se cruzam, o mais comum é sair um peixe sem "cor", muito pardacento.

 

Num aquário de peacocks pra teres criação, sugiro as seguintes estrátégias alternativas:

 

- Coloca só machos no início e deixa-os chegar à idade adula. Quando houver um dominante, coloca um par de femeas pra ele e só pra ele.

 

- Coloca um outro tipo de peixe pacífico que não cresça muito, como um casal de Protomelas Taiwan Reef (tem uns olhos característicos bastante grandes).

 

Tai_wan.jpg

 

Muita atenção que todos estes peixes levam o seu tempo a ganhar cor, se for o caso mais de 1 ano. Mas vale a pena a espera.

Editado por Arquimedes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A ideia de aquários só com machos Aulonocara parece ter sido importada dos EUA. Pessoalmente, não gosto, até porque se perdem os comportamentos de acasalamento (e a exibição de cores do macho para as fêmeas). O problema dos híbridos entre as Aulonocaras deve-se ao facto de as fêmeas de diferentes especies não se distinguirem umas das outras.

 

Uma solução é introduzir apenas uma espécie de Aulonocara (1 casal ou trio) juntamente com Haplochromis de pequeno porte (atenção que alguns Haplos crescem bastante e o teu aquário não é muito grande). Podes também juntar uns Labidochromis caeruleus pois, embora sejam mbunas, são relativamente pacíficos e têm hábitos alimentares mais diversificados.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aquário de peacocks em si é uma ideia importada dos EUA :wink:

 

Em Portugal os mbunas são muito mais populares e é raro have aquários de haps quanto mais só de peacocks

 

Em relação a perder comportamento reprodutivo, se tiver só machos, eles continuam a se exibir na mesma e se for o caso, a defender territórios temporários. Claro que não há desovas, mas os machos preparam tudo pra que haja na mesma.

 

Se tiveres femeas pro dominante ou uma espécie de protomelas pequenas, tens o comportamento reprodutivo com menos riscos de hibridações.

 

Nesse aquário evitava haps, porque não só alguns, como a grande maioria, necessita de aquários maiores, não só devido ao seu tamanho, mas principalmente devido à necessidade de espaço aberto para nadar.

Editado por Arquimedes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a perder comportamento reprodutivo, se tiver só machos, eles continuam a se exibir na mesma e se for o caso, a defender territórios temporários. Claro que não há desovas, mas os machos preparam tudo pra que haja na mesma.

 

Olá,

 

um aquário só de machos peacocks para alguém que pretende algo colorido e atraente não me parece de todo uma ideia muito interessante. A partir do momento em que um macho ganha a dominância do território, todos os outros perdem de imediato as suas cores vivas, ficando completamente desvanecidos. Não se tornam tão feinhos quanto as fêmeas, contudo deixam de lado a sua beleza e, a meu ver, tornam um aquário muito monótono e sem interesse.

 

Um abraço,

Editado por marcomonteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo Malta...

 

Depois de ler e ver todas as sugestões fiz aqui um plano de peixes a adquirir para o meu "Lago"! :?

 

3 Aulonocaras sp. (2 femeas e 1 macho)

1 casal de Protomelas Taiwan Reef

1 casal de Labidochromis caeruleus

1 casal de Copadichromis borleyi ou de Haplochromis sp.44 "Red Tail"

 

Estes a juntarem ao Pleco que já por lá anda a investigar o "lago", fico com 10 peixes... penso que seja o número ideal tendo em conta tb o crescimento dos peixes. Relembro que o meu aqua tem 120 de frente 40 de profundiade e 60 de altura.

 

Agradeço que comentem as minhas escolhas e me digam se estão adequadas ou não. Pois só irei avançar para a compra depois de ter a certeza que todos os habitantes do "Lago" terão condições para viverem felizes... cabecadura

 

Já agora, malta do porto.... Alguém me aconselha uma loja onde haja uma pessoa especializada ou pelo menos que perceba minimamente de ciclideos... corri algumas lojas e a minha desilusao é tremenda, raramente as pessoas me sbem dar informações sobre os peixes, compatibilidades, crescimentos e distinção de macho e femeas... é realmente triste.

 

Fico aguardar os comentários dos "pros"!!!

 

bang

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo Malta...

 

Depois de ler e ver todas as sugestões fiz aqui um plano de peixes a adquirir para o meu "Lago"! ;)

 

3 Aulonocaras sp. (2 femeas e 1 macho)

1 casal de Protomelas Taiwan Reef

1 casal de Labidochromis caeruleus

1 casal de Copadichromis borleyi ou de Haplochromis sp.44 "Red Tail"

 

Estes a juntarem ao Pleco que já por lá anda a investigar o "lago", fico com 10 peixes... penso que seja o número ideal tendo em conta tb o crescimento dos peixes. Relembro que o meu aqua tem 120 de frente 40 de profundiade e 60 de altura.

 

Agradeço que comentem as minhas escolhas e me digam se estão adequadas ou não. Pois só irei avançar para a compra depois de ter a certeza que todos os habitantes do "Lago" terão condições para viverem felizes... :)

 

Já agora, malta do porto.... Alguém me aconselha uma loja onde haja uma pessoa especializada ou pelo menos que perceba minimamente de ciclideos... corri algumas lojas e a minha desilusao é tremenda, raramente as pessoas me sbem dar informações sobre os peixes, compatibilidades, crescimentos e distinção de macho e femeas... é realmente triste.

 

Fico aguardar os comentários dos "pros"!!!

 

:)

 

Abraço

 

Quanto aos peixinhos, e sendo também um debutante (os prós logo darão a sua sentença)...

Parece que os Mbunas farão a vida negra aos Aulonocaras (+ tímidos e pacíficos), os Haps (open water) e Mbunas (rocks) não se misturam, pelo menos num aqua dessa dimensão,

daquilo que li os Haps só se sentem bem em frentes maiores a 1.50m. Mas venha aí a ajuda dos entendidos!

 

De resto, força com esse projecto!

 

Fica bem.

 

ps: já agora, actualiza o teu perfil com a tua zona de morada.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos peixinhos, e sendo também um debutante (os prós logo darão a sua sentença)...

Parece que os Mbunas farão a vida negra aos Aulonocaras (+ tímidos e pacíficos), os Haps (open water) e Mbunas (rocks) não se misturam, pelo menos num aqua dessa dimensão,

daquilo que li os Haps só se sentem bem em frentes maiores a 1.50m. Mas venha aí a ajuda dos entendidos!

 

De resto, força com esse projecto!

 

Fica bem.

 

ps: já agora, actualiza o teu perfil com a tua zona de morada.

 

Boas Mako... segundo me disseram e segundo eu vi... o único mbuna que tenho na lista é o Labidochromis caeruleus e é muito calmo... não devendo perturbar as outras especies...

 

Quanto aos Haps esse que disse levam vantagem mas ainda estou em fase de selecção, visto que se calhar o mais ideal serão especies que nao cresçam tanto...

 

Ainda assim, fico à espera da opiniao de quam perceba!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

boas

 

só agora vi este topico

 

1º acho que deves optar apeans por mbunas , pois porque para além de haver uma maior variedade na minha opinião metem mais graça ao aquario tanto pelas suas "corridas" como pelas suas lutas

 

2º em cima li que as hibridaçoes podem originar peixes ferteis , mas isso é pura mentira , pois , um hibrido é logo um ser infertil

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas,

 

Tenho um aqua de 120x60x40 e queria montá-lo com ciclideos africanos...

 

Mas tenho algumas duvidas,

 

qual a diferença entre malawi's e tanganyka's?

 

Qual o setup ideal para uns e para outros?

 

Tem mesmo que ter muitas pedras até acima?

 

Gostaria de ter um aqua com especies bem coloridas, por qual dos 2 devo optar?

 

E que especies é que devo escolher?

 

Quem me puder ajudar... agradeço imenso...

 

Obrigado

 

 

 

Amigo,

 

Dá uma vista de olhos neste site, pode ser que te ajude em algo.

 

 

http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=26088

 

 

Um abraço,

Ricardo

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Aproveito para colocar aqui a minha situação...

 

O aquário (120x40x50) ainda não veio e já tenho os peixes na minha posse, ou em casa do amigo.

 

5 Metriaclima estherae (2 macho e 3 fêmeas)

 

6 Cynotilapia afra (Cobue)

 

"alguns" Labidochromis caeruleus (Kakusa) que estão na casa do amigo

 

3 Pseudotropheus spec."Acei Tanzanian Black"

 

Os que tenho cá em casa estão num aquario de 112L(80x35x40) até que o outro esteja pronto e os peixes têm todos menos de 4cm

 

Ainda não te referiste à filtragem do teu aquário, mas eu até ao momento aponto no meu para 1000L/h com um eheim 2217 mais uma powerhead.

 

Uma coisa que não tinha pensado ainda mas que faz sentido, é a colocação de uma placa de esferovite por baixo do areão porque os bichos gostam de escavar e as pedras empilhadas por vezes podem cair, partindo o vidro inferior no caso de não ter protecção.

 

Não sou o expert por quem esperavas, mas espero que corrijam algum erro meu e possamos aprender os dois.

 

cumprimentos.

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º em cima li que as hibridaçoes podem originar peixes ferteis , mas isso é pura mentira , pois , um hibrido é logo um ser infertil

abraços

 

Antes de fazeres afirmações como esta ("pura mentira") devias informar-te melhor sobre o assunto em questão. Os hibridos por norma são estéreis, no entanto, acontece com muita frequência aparecerem exemplares férteis e que conseguem reproduzir-se. O problema é que esta situação apenas ocorre até à 2ª ou 3ª geração, sendo que posteriormente deixa de ser possível dar continuidade a descendência.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais