Morte De Peixes - Agora Um Ramirezi


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Venho aquí pedir a vossa ajuda neste problema que me surgiu há uns dias...

 

Tenho um aquário de 120x40x55cm a funcionar desde Janeiro. Desde essa altura até Abril só tive plantas e esperei que o ciclo se completasse. No dia 14 desse mês comprei os primeiros peixes, dois SAEs, que só no dia 14 do mês seguinte tiveram companhia (3 Cacatuoides).

 

Até aí tudo correu bem, sem baixas, e com fauna e flora a desenvolverem-se muito bem! No dia 19 de Maio (meu aniversário) a minha irmã ofereceu-me 20 neons (10 rosa e 10 vermelhos) que, como não tenho outro aquário, tiveram de ser colocados ao mesmo tempo neste (com devida aclimatização).

 

Pareciam bem de saúde até que, no dia seguinte de manhã, apareceram 4 vermelhos mortos e nos 2 dias seguintes mais um de cada vez! Mas só os vermelhos é que morriam! Desde que fiquei com 4 pararam as mortes durante 2 ou três dias (pensava eu que poderia ter sido um pico de amónia, apesar de os testes não o indicarem, que estaria a passar). Ao 3.º dia morreu-me o primeiro rosa e no dia seguinte desapareceu outro (imagino que tenha morrido mas não o encontro em lado nenhum)! Neste momento os rosas que sobram parecem estar bem mas um dos vermelhos não me parece que vá aguentar esta noite... :(

 

O setup de aquário é o seguinte:

  • Aquatlantis Biotope 120 - 120x40x55cm
  • Filtro de decantação biológico BIOBOX (é daqueles internos colados num dos lados do vidro com uma divisão para o termostato, outra para os materiais filtrantes e outro para uma bomba)
  • Termostato de 300W
  • Calha T8 com 60W
  • Bomba de ar Elite 801

Já estive a introduzir CO2 mas tinha parado (duas semanas antes da oferta ds neons) para ver se o seu efeito se sentia nas plantas (vou voltar a fazer porque o pH subiu um pouco e quero voltar a descê-lo).

 

Resultados dos testes (todos da SERA menos o de kH):

 

pH: 7.5 (era 6,5 enquanto fazia introdução de CO2)

gH: 8

kH: 4

Amónia: 0

NO3:1

NO2:<0.1<1.3

 

que se têm mantido estáveis e sem alterações há quase 2 meses!

 

Faço T.P.A.s de cerca de 25% semanais (normalmente fazia 2 vezes por semana mas nestas últimas não tenho tido tempo) fertilizo com 10ml de micro+ da Horizonte Aquático semanalmente e tenho substrato fértil.

 

Quanto às plantas e animais tenho:

 

Plantas:

  • Eusteralis stellata
  • anúbia afzelli
  • Limnophila sessiliflora
  • Hygrophila polysperma
  • echinodorus ozelot
  • Marsileia hirsuta
  • Eleocharis "parvula"
  • Eleocharis acicularis

Animais:

  • 2 SAEs
  • 3 Apistogramma cacatuoides
  • 4 neon vermelho
  • 8 neon rosa

 

Desculpem o tamanho do testamento (devo ter ganho o prémio de post mais comprido do ano) mas agradecia mesmo muito qualquer ajuda para evitar que os meus peixinhos continuem a morrer... ;)

 

É o meu primeiro aquário e custa-me mesmo muito vê-los a desaparecer aos poucos...

 

Qualquer ajuda é bem vinda!

 

Obrigado!

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Venho aquí pedir a vossa ajuda neste problema que me surgiu há uns dias...

 

Tenho um aquário de 120x40x55cm a funcionar desde Janeiro. Desde essa altura até Abril só tive plantas e esperei que o ciclo se completasse. No dia 14 desse mês comprei os primeiros peixes, dois SAEs, que só no dia 14 do mês seguinte tiveram companhia (3 Cacatuoides).

 

Até aí tudo correu bem, sem baixas, e com fauna e flora a desenvolverem-se muito bem! No dia 19 de Maio (meu aniversário) a minha irmã ofereceu-me 20 neons (10 rosa e 10 vermelhos) que, como não tenho outro aquário, tiveram de ser colocados ao mesmo tempo neste (com devida aclimatização).

 

Pareciam bem de saúde até que, no dia seguinte de manhã, apareceram 4 vermelhos mortos e nos 2 dias seguintes mais um de cada vez! Mas só os vermelhos é que morriam! Desde que fiquei com 4 pararam as mortes durante 2 ou três dias (pensava eu que poderia ter sido um pico de amónia, apesar de os testes não o indicarem, que estaria a passar). Ao 3.º dia morreu-me o primeiro rosa e no dia seguinte desapareceu outro (imagino que tenha morrido mas não o encontro em lado nenhum)! Neste momento os rosas que sobram parecem estar bem mas um dos vermelhos não me parece que vá aguentar esta noite... :smilecolros:

 

O setup de aquário é o seguinte:

  • Aquatlantis Biotope 120 - 120x40x55cm
  • Filtro de decantação biológico BIOBOX (é daqueles internos colados num dos lados do vidro com uma divisão para o termostato, outra para os materiais filtrantes e outro para uma bomba)
  • Termostato de 300W
  • Calha T8 com 60W
  • Bomba de ar Elite 801

Já estive a introduzir CO2 mas tinha parado (duas semanas antes da oferta ds neons) para ver se o seu efeito se sentia nas plantas (vou voltar a fazer porque o pH subiu um pouco e quero voltar a descê-lo).

 

Resultados dos testes (todos da SERA menos o de kH):

 

pH: 7.5 (era 6,5 enquanto fazia introdução de CO2)

gH: 8

kH: 4

Amónia: 0

NO3:1

NO2:<0.1<1.3

 

que se têm mantido estáveis e sem alterações há quase 2 meses!

 

Faço T.P.A.s de cerca de 25% semanais (normalmente fazia 2 vezes por semana mas nestas últimas não tenho tido tempo) fertilizo com 10ml de micro+ da Horizonte Aquático semanalmente e tenho substrato fértil.

 

Quanto às plantas e animais tenho:

 

Plantas:

  • Eusteralis stellata
  • anúbia afzelli
  • Limnophila sessiliflora
  • Hygrophila polysperma
  • echinodorus ozelot
  • Marsileia hirsuta
  • Eleocharis "parvula"
  • Eleocharis acicularis

Animais:

  • 2 SAEs
  • 3 Apistogramma cacatuoides
  • 4 neon vermelho
  • 8 neon rosa

 

Desculpem o tamanho do testamento (devo ter ganho o prémio de post mais comprido do ano) mas agradecia mesmo muito qualquer ajuda para evitar que os meus peixinhos continuem a morrer... :P

 

É o meu primeiro aquário e custa-me mesmo muito vê-los a desaparecer aos poucos...

 

Qualquer ajuda é bem vinda!

 

Obrigado!

 

Olá , como sou um fã de néons , aqui vai a minha experiência , senta-te uma , 2 horas e observa os teus néons , alguma sintomatologia deves observar , alimenta-os a ver se estão fracos e não comem já , observa , depois no teu caso como já estão a morrer a pouco e pouco , tirava 5 litros de água se quiseres testá-la e uma TPA de 30% , ou seja peixes a morrer sem testes nenhuns sabes que é mau , como tal e aqui foco o antigamente , 30 anos , onde havia testes de amonia , fosfato e que mais hoje nós todos usa-mos , não havia , era o PH e já gozas , por isso observa bem os sintomas , repito estão a morrer se quiseres ter a certeza de que a água está bem tira alguma para testes e muda 30% da água , testa de novo passadas 2 horas , se algo nos testes te indica que deves fazer mais mudanças , as TPA´s são o melhor mêtodo para atrasar o desastre do ecossistema , por isso ... quando vires como se comportam = sintomas , podes ver que doença faz isso , ou se entretanto os testes revelam problemas , já começaste a conte-lo com a mudança de água, aconselho JBL biotopol para TPA´s rápidas , visto ser de efeito quase imediato na água , acllimol para o stress se for recem adquirido , activitol se for já residente á algum tempo , estas vitaminas e o aclimol anti-stress vitaminico , evita grandes sustos na aquisição de peixes , eu só adquiro peixes normalmente em um sitio , sei que lá os põem de quarentena :smilecolros: ....

 

P.S. Fica aqui o link para a página da JBL , onde selecionas online hospital e poderás através dos sintomas que observaste ,

http://www.jbl.de/factmanager/index.php?lang=en

,coloração , forma como nadam , observar a pele dos peixes bem a zona das guelras , etc,etc , tudo o que te possa ocorrer , barrigas inchadas , enfim observa e vai lá se for doença eles têm uma resposta.

 

Um abraço,

 

José Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que os cacatuoides lhes fizeram a folha.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...senta-te uma , 2 horas e observa os teus néons , alguma sintomatologia deves observar , alimenta-os a ver se estão fracos e não comem já , observa , depois no teu caso como já estão a morrer a pouco e pouco , tirava 5 litros de água se quiseres testá-la e uma TPA de 30%...

Um abraço,

 

José Palma

 

Olá! Obrigado pela resposta!

 

A questão é que tenho feito testes diariamente (às vezes mais que uma vez por dia) e os valores não alteram! Desde que parei com o CO2 as diferenças foram a subida do pH e a descida do kH e gH! Fiz T. P. A. no domingo e hoje, ambas de 40 a 50 litros... Eu sei que devia ter feito mais mas esta semana tem sido complicada... No entanto continuo sem detectar qualquer coisa nos testes que me indicie algum problema... bigsmile

 

Quanto ao comportamento, eles tem-se alimentado bem, sem aparentar fraqueza de nenhum tipo... De vez em quando há um neon que se isola dos outros e começa a ter um flutuabilidade estranha flutuando quase na superfície da água na vertical, com a cabeça para baixo! é normalmente o comportamento que exibem antes de morrerem! Será algum problema na bexiga natatória? Todos os outros peixes continuam impecáveis, com cores bonitas, a crescerem e alimentarem-se muito bem por isso começo a achar que o problema não estará no meu aquário (espero eu...) e poderá encontrar-se em peixes vendidos sem estarem em condições! Também apresentam cores mesmo muito intensas e como andei a ler sobre a injecção de hormonas também me passou isso pela cabeça!

 

Eu acho que os cacatuoides lhes fizeram a folha.

 

Espero que não! Ainda não os ví a pegarem-se uns com os outros! Aliás é muito mais frequênte andarem os neons entre eles aos empurrões e dentadas do que entre eles e as outras espécies!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Obrigado pela resposta!

 

A questão é que tenho feito testes diariamente (às vezes mais que uma vez por dia) e os valores não alteram! Desde que parei com o CO2 as diferenças foram a subida do pH e a descida do kH e gH! Fiz T. P. A. no domingo e hoje, ambas de 40 a 50 litros... Eu sei que devia ter feito mais mas esta semana tem sido complicada... No entanto continuo sem detectar qualquer coisa nos testes que me indicie algum problema... :wink:

 

Quanto ao comportamento, eles tem-se alimentado bem, sem aparentar fraqueza de nenhum tipo... De vez em quando há um neon que se isola dos outros e começa a ter um flutuabilidade estranha flutuando quase na superfície da água na vertical, com a cabeça para baixo! é normalmente o comportamento que exibem antes de morrerem! Será algum problema na bexiga natatória? Todos os outros peixes continuam impecáveis, com cores bonitas, a crescerem e alimentarem-se muito bem por isso começo a achar que o problema não estará no meu aquário (espero eu...) e poderá encontrar-se em peixes vendidos sem estarem em condições! Também apresentam cores mesmo muito intensas e como andei a ler sobre a injecção de hormonas também me passou isso pela cabeça!

Espero que não! Ainda não os ví a pegarem-se uns com os outros! Aliás é muito mais frequênte andarem os neons entre eles aos empurrões e dentadas do que entre eles e as outras espécies!

 

 

Boas zpoliveira!

 

Tu mesmo deste a resposta: peixes em más condições, isto é cheios de hormonas para crescerem rápidamente e vitaminas até dizer chega. Daí a exuberância das suas côres.

Aconteceu-me comigo à 15 dias: comprei 20 néons, todos os dias morria 1 ou 2 até que fiquei com apenas 3 que se têm estado a aguentar! Eu também pensava que era alguma coisa com o meu aquário mas nas respostas que me deram num tópico que coloquei (DOENÇAS E PRAGAS) chegámos a essa conclusão. O amigo Fausto Vicente nosso colega do fórum informou-me disso mesmo, os peixes não têm sintomas nenhuns e de repente vão desta para melhor. Segundo li num post dele, há importações vindas do Médio Oriente principalmente de Israel que chegam às nossas águas e não se adaptam. Eles usam água dessalinizada. Portanto não te preocupes com os parâmetros da tua água. Comprar Néons só em lojas onde eles já estejam em quarentena à algum tempo, caso contrário é um risco.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neons hoje em dia são um risco. Facilmente trazem doença. Ou se faz quarentena, ou alguma forma de prevenção, género filtro UV para evitar que qualquer doença se transmita aos outros peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão pelas repostas!

 

Aquele neon que eu pensava que não ia aguentar a noite acabou por aguentar e ainda aguentou todo o dia seguinte! Quando pensava que se ia safar acabou por morrer... ;)

 

A única coisa que consigo notar de sintoma é uma ligeira descoloração daquela linha vermelha deles...

 

Mas agora isto piorou um pouco!

 

Na 6ª recebi uma encomenda da Naturline (já estava encomendada há quase 3 semanas, ou seja quanto tudo corria bem com o aquário) de 3 ramirezis, fiz a aclimatização direitinho e até hoje à 1.30 da tarde estavam impecáveis! Porradinha aos outros habitantes, sempre a picarem-se entre eles, etc! Quando voltei a casa às 7 o macho estava com a boca à superfície da água (parecia que estava a tentar respirar), dei-lhe um toquezinho com a rede e ele acabou por ir para o fundo do aquário e ficou a arrastar-se pelo chão... Aos poquinhos ia-se mexendo mas parecia muito ofegante! Às 7.30 tive de sair mas ele já se mexia melhor e já nadava um pouco! Quando voltei a casa, lá para as 9 já estava ele morto... :D

 

Podem ajudar-me? Começo a achar que fiz alguma coisa errada...

 

Os testes continuam a não indicar nada e fiz TPA ontem de 30%!

 

Será que a morte do Ramirezi ainda foi por causa da viagem de Lisboa para Guimarães (os outros parecem impecáveis)?

Será que os neons me introduziram alguma doença no aquário?

 

É que isto está a deixar-me mesmo desanimado...

 

Agredeço mesmo qualquer ajuda que faça com que parem de morrer...

 

PS: Se algum moderador quiser mudar estes posts para a parte de doenças por mim não há problema nenhum!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Feito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Zpoliveira, quem me dera puder ajudar-te.

Mas comigo passou-se o mesmo.

E está a acontecer a toda a gente

É como disse o Fausto no outro tópico: andar de olho nos peixes uns dias, antes de os comprar.

E vou passar a pedir informação escrita da proveniência (o documento de importação).

Se mostrarem, muito bem, se não mostrarem, não compro.

Já se sabe que na maior parte dos casos, as lojas são retalhistas, não o importador.

Mas que o peçam ao importador.

Se toda a gente passar a fazer isto e boicotor os peixes sionistas, alguém vai acabar por perceber que não vale a pena importá-los.

A quarentena, ainda por cima com esta praga, é obrigatória.

Que diabo, isto é demais!

Tenta, de qualquer modo uma coisa de largo espectro, vg. Esha2000.

Comigo não deu resultado, mas...

Enfim!

Abraço e boa sorte.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

No caso dos neons assino o que o aquapego disse, nos ramirezis é bem posivel que tenha sido uma infeliz coincidencia, a viagem.

Os valores que indicas são aceitáveis, vai acabar por estabilizar. Não desanimes que uma das partes engraçadas da aquariofilia é termos sempre problemas para resolver :( .

Ctos

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha opta sempre que puderes por criadores que conheças , pelo menos saberás sempre o que compras e em que condições !!! Depois , bem algumas lojas fazem quarentena , a waterlife faz , um dos patrocinadores do forum , por isso , boa sorte !!! Mas néons habitua-te , morrem sempre alguns ,especialmente por causa da reprodução em massa e a maneira como são condicionados ... enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Espero mesmo que tenha sido coincidencia...

 

Segundo a Naturlife os Ramirezis ficaram em aclimatização/quarentena mais de uma semana antes de mo venderem (tinham chegado na 3.ª da semana anterior e só mos enviaram na 5.ª à noite)!

 

De qualquer maneira todos os habitantes mais antigos do aquário parecem bem de saúde por isso vou continuar em cima da situação (os que morreram também pareciam, mas...)!

 

Acham que devo apostar nesse esha2000?

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a Naturlife os Ramirezis ficaram em aclimatização/quarentena mais de uma semana antes de mo venderem (tinham chegado na 3.ª da semana anterior e só mos enviaram na 5.ª à noite)!

!

 

 

Nunca comprei peiixes na Naturline mas sempre vi bons comentários, por aqui,  á maneira como eles tratam os peixes

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca comprei peiixes na Naturline mas sempre vi bons comentários, por aqui, á maneira como eles tratam os peixes

 

Não queria levantar suspeitas sobre a Naturline! Já lá tinha comprado 2 SAEs e estão impecáveis no aquário! Sempre tiveram um bom atendimento e sabem o que fazem! Espero que tenha sido a viagem e a adaptação à minha água (que deve ser diferente da deles) que matou o Ramirezi...

 

Aliás esperaram mais de uma semana depois de receberem os peixes para mos enviarem, o que mostra que não vendem logo que chegam antes de dar problemas!

 

Infelizmente não foi lá que os neons foram comprados...

 

Vamos lá ver se hoje não morre mais nada...

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

3 dias sem baixas!

 

Todos comem e andam em grande actividade!

 

As cacatuas fêmeas estão amarelo-gema mas o macho leva porradinha de toda a gente no aquário (acho que é um bocado larilas, mas pronto...)!

 

Parece que a crise passou! Espero não estar a atirar foguetes cedo de mais...

 

De qualquer forma obrigado pelas ideias e pelo apoio!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Bem gene desculpem estar a falar neste topico mas nao sei criar um novo ... E assim comprei ontem 30 de março dois ramirezis um casal . introdusios no aquario com a devida aclimatizaçao e logo se esconderam .... hoje ao chgar vejo que estao os dois parados sobre o areao e parece que estao com dificuldade de respiraçao ... se alguem me pudesse ajudar ficaria muito grato . desde ja obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso de comprar peixes em vários sitios/lojas e sem saberem quais as suas proveniências tem muito que se diga.....

No inicio comprava em todo o lado e mais algum...e morria quase tudo. Eu sempre a pensar que a culpa era minha, da qualidade da agua, etc.....

Habituei-me a comprar num só sitio, "Aviário O Periquito", sito em S.Mamede Infesta, (ramirezzis, colisas, neons, guppys, otto, limpa fundos albinos, mollys, platys, camarões e até plantas) e as baixas que tenho são muito escassas. Claro que há sempre duvidas mas há muitas lojas em que interessa vender o "produto" e não o "animal".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais