Recommended Posts

Boas pessoal.

Gostaria de saber quais os melhores espectros para aquários plantados..a minha ideia era alterar a iluminação do meu aquário de 100 litros, já que os 30W que vinham nao sao de todo suficientes..mas queria já por os espectros em condições para por algumas plantas com necessidades de luz médias/altas...

já agora, as lampadas economicas, que vulgarmente se usam em casa nos candeeiros, sao boas para aquários? é que as que já vi, nao têm qualquer indicação dos espectros...ajudem aqui, ideias para iluminação para 100 litros sao bem vindas..

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Podes usar várias coisas... depende sempre das plantas que tenciones colocar.

 

2*39W T5 HO ou 3*39W T5 HO

3*30W T8 ou 4*30W T8

2*36W PLL + 1*39W T5 HO

2*36W PLL + 2*30W T8

 

Potências a rondar os 100-120W já são suficientes para manter a maior parte das plantas disponíveis no aquário.

 

Convém é saber o comprimento do aquário. As opções que mencionei servem para aquários com comprimento superior a 90 cm. Se fôr mais pequeno, vais ficar com as lâmpadas a iluminar também a parte de fora do aquário... não sei se gostas esteticamente... a mim não me faz qualquer confusão.

 

Quanto a espectros, isso já foi imensamente debatido aqui no Fórum.

A minha opinião é que qualquer temperatura entre os 6000 e os 10000 K é boa para as plantas, e igualmente agradável à vista. Agora dependendo do número de lâmpadas que uses, e o seu tipo, poderá ou não ser mais simples utilizares diversos espectros no teu aquário... eu, nos aquários em que uso somente uma lâmpada, costumo usar entre 6000 e 6500 K, e não tenho razões de queixa. Tenho também um aquário iluminado com 3*24W T5 HO e o que uso é 2*6500 K + 1*8000 K.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém é saber o comprimento do aquário. As opções que mencionei servem para aquários com comprimento superior a 90 cm. Se fôr mais pequeno, vais ficar com as lâmpadas a iluminar também a parte de fora do aquário... não sei se gostas esteticamente... a mim não me faz qualquer confusão.

 

 

bem, isto é desperdício de luz, ou seja, de dinheiro, que vai estar a servir não para as plantas mas sim para iluminar o quarto; para além disso, se de 100W, 20W estiverem de fora do aquário, na prática são só 80W de iluminação!

 

Ou seja, em princípio a única coisa que faz sentido é ter lâmpadas de dimensão inferior ao aquário; o que pode levar a que alguns cantos não fiquem, tão bem iluminados - pode-se aproveitar para meter nesses cantos plantas que não necessitem de muita luz.

 

cumps

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

. . . . .

Quanto a espectros, isso já foi imensamente debatido aqui no Fórum.

A minha opinião é que qualquer temperatura entre os 6000 e os 10000 K é boa para as plantas, e igualmente agradável à vista. Agora dependendo do número de lâmpadas que uses, e o seu tipo, poderá ou não ser mais simples utilizares diversos espectros no teu aquário... eu, nos aquários em que uso somente uma lâmpada, costumo usar entre 6000 e 6500 K, e não tenho razões de queixa. Tenho também um aquário iluminado com 3*24W T5 HO e o que uso é 2*6500 K + 1*8000 K.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Olá !

 

Por acaso é assunto que também me mõe o juizo, pois até concordo contigo no espectro superior a 6000 K, mas à dias, por curiosidade fui a uma loja de propósito analisar as lãmpadas tipo "Flora glo" ditas próprias para plantas, têm espectros a rondar 2800 - 3000 K.

 

Vá-se lá perceber isto. . . cabecadura

 

Alguém pode explicar . . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !

 

Por acaso é assunto que também me mõe o juizo, pois até concordo contigo no espectro superior a 6000 K, mas à dias, por curiosidade fui a uma loja de propósito analisar as lãmpadas tipo "Flora glo" ditas próprias para plantas, têm espectros a rondar 2800 - 3000 K.

 

Vá-se lá perceber isto. . . cabecadura

 

Alguém pode explicar . . .

 

em estufas de crescimento rápido de plantas terrestres, usa-se uma combinação 2700K+6400K; os 2700K promovem o crescimento vertical.

 

Na água, com a absorção, que é maior para T mais baixas, convém usar um pouco mais; para aquários muito altos, também convém usar mais alto (por ex, para aquários de 60 cm ou mais, 10000K não é má ideia).

 

Ou seja, em teoria, o ideal é ter uma combinação da ordem 4000K+6000K.

 

A verdade prática, é que as lâmpadas que usamos têm espectros complexos, e uma coisa da ordem dos 6000K é género chapa 1, se o resto (em termos de nutrientes e tempo de iluminação) estiver bem, vai dar perfeitamente (excepto para aquários muito altos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em estufas de crescimento rápido de plantas terrestres, usa-se uma combinação 2700K+6400K; os 2700K promovem o crescimento vertical.

 

Na água, com a absorção, que é maior para T mais baixas, convém usar um pouco mais; para aquários muito altos, também convém usar mais alto (por ex, para aquários de 60 cm ou mais, 10000K não é má ideia).

 

Ou seja, em teoria, o ideal é ter uma combinação da ordem 4000K+6000K.

 

A verdade prática, é que as lâmpadas que usamos têm espectros complexos, e uma coisa da ordem dos 6000K é género chapa 1, se o resto (em termos de nutrientes e tempo de iluminação) estiver bem, vai dar perfeitamente (excepto para aquários muito altos).

Boas!

É que eu dentro de dias vou comprar o material eléctrico para fazer a calha do meu aqua de 360 L com 65 cm de altura (vidro).

 

Eu sei que o ideal talvez fosse por HQI, mas por causa dos €€€ tá decido, por 6 x 55W PLL, em que vou liga-las por 3 balastros de 2x55W cada, temporizados separadamente. (no entanto vou fazer a calha de modo a num futuro poder colocar HQI)

 

Agora que lampadas comprar é que tá a dúvida, tenho 55W de 3000K, 4000K e 6500K.

 

Tinha pensado assim:

- Temporizador 1 - Ligava 1 de 6500K e uma de 4000K

- Temporizador 2 - Ligava 1 de 6500K e uma de 4000K cerda de 15 a 30 min depois do Temp. 1

- Temporizador 3 - Ligava 2 de 6500K aí umas 3 ou 4 horas +/- a meio do periodo "solar"

 

No perido de desligar, desligava também por fases.

 

Será uma boa escolha?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar para fazer tambem uma pergunta:

 

As lâmpadas T8 "normais" que se vendem em qualquer supermercado são exactamente iguais ás que se vendem nas lojas de aquariofilia? Especificamente, uma T8 com 6400K numa qualquer loja (que com 30W se compra por uns 3 euros) é igual a uma T8 de 6400K que se vendem nas lojas de aquariofilia com nomes pomposos (daylight, floragrow e afins) e que custam de 15 euros para cima?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar para fazer tambem uma pergunta:

 

As lâmpadas T8 "normais" que se vendem em qualquer supermercado são exactamente iguais ás que se vendem nas lojas de aquariofilia? Especificamente, uma T8 com 6400K numa qualquer loja (que com 30W se compra por uns 3 euros) é igual a uma T8 de 6400K que se vendem nas lojas de aquariofilia com nomes pomposos (daylight, floragrow e afins) e que custam de 15 euros para cima?

 

não, em geral não são a mesma coisa; em princípio, as companhias estudam a resposta das plantas a determinados comprimentos de onda, e "afinam" as lâmpadas de acordo com isso; ou então, de modo a realçar a cor dos peixes.

 

mas para os fins normais as do supermercado resultam perfeitamente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o que posso dizer em relaçao as lampadas economizadoras que uso num dos meus aquas

é que dao uma luz espectacular com um baixo consumo e parece-me que as plantas tao a gostar .

em relaçao ao espectro ,as que tenho , sao de 6400 kelvin,bem maior que as flora glo ou sera plantgrow.

para mim resultam :(

 

 

 

cumps.

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas são mesmo do supermercado 6500 e 8400K e as plantas crescem bem, isto tudo tem muito a ver com o tipo de plantas que se tem, se sao pouco exigentes em termos de luz as do supermercasdo servem perfeitamente

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, em geral não são a mesma coisa; em princípio, as companhias estudam a resposta das plantas a determinados comprimentos de onda, e "afinam" as lâmpadas de acordo com isso; ou então, de modo a realçar a cor dos peixes.

 

mas para os fins normais as do supermercado resultam perfeitamente!

 

 

As minhas são mesmo do supermercado 6500 e 8400K e as plantas crescem bem, isto tudo tem muito a ver com o tipo de plantas que se tem, se sao pouco exigentes em termos de luz as do supermercasdo servem perfeitamente

 

 

Em que ficamos?

 

Não dependerá mais do espectro do que outra coisa? E não será que o "marketing" das marcas de aquariofilia agarram numa lampada de 6400K, metem numa outra outra embalagem, chamam-lhes "sun glow" e aumentam 500% o preço...?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora faço a pergunta 2x 55w pll de 6500k + 2x 55w pll de 10000k será uma boa escolha para 1 aqua q tem 60 cm de altura... mas em volume de agua suponho q nao passe dos 50cm de altura... (350lt total)

cumps

 

 

Daquilo que sei das pll (pouco) eu diria que sim, mas depende de outras medidas tambem.

 

Eu gostava era que o Luis passasse por este tópico, acabavam-se logo 90% das dúvidas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora faço a pergunta 2x 55w pll de 6500k + 2x 55w pll de 10000k será uma boa escolha . . . .

 

Boas!

 

Onde arranjas PLL 55W - 10 000K?

 

O máximo que arranjei (só o preço, ainda não comprei ) numa grande loja de electricidade e que confirmei nos sites das marcas das lampadas, foi de 6500 K.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10000K só serve para os salgados na agua doce serve para formar muitas algas

Boas!

 

Pois :wink: já não és o primeiro que vejo dizer isso, mas falta mesmo é a experiência. . . no entanto tou a pensar como já disse em cima, em colocar lampadas de 4800K e 6500K.

Até porque não encontro de 10 000K.

Mas será suficiente não achas? - ( aqua de 120 x 50 x 65 - CxLxA - 360 L)

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois :wink: já não és o primeiro que vejo dizer isso, mas falta mesmo é a experiência. . . no entanto tou a pensar como já disse em cima, em colocar lampadas de 4800K e 6500K.

Até porque não encontro de 10 000K.

Mas será suficiente não achas? - ( aqua de 120 x 50 x 65 - CxLxA - 360 L)

 

Vai pela regra 1W por litro para plantas muito exigentes em termos de luz, se as plantas nao precisarem de muita Luz 0,5W por litro chega perfeitamente (vê no site da tropica), 4800 e 6500K estao na gama de espectros aceitáveis para um aquario de agua doce.

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Mas será suficiente não achas? - ( aqua de 120 x 50 x 65 - CxLxA - 360 L)

 

a "regra" do 1 W/l serve para aquários pequenos, para 360 l os 220 W devem chegar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente a lampadas nao sei, se as tradicionais que se vendem no "continente" sao exactamente iguais ás das lojas de aquariofilia, mas para quem ainda nao sabe o Leroy Merlin vende lampadas iguais ás das lojas de aquariofilia a metade do preço, comprei as lampadas por 7/9 € cada quanto tinha compra iguais na loja por 18/19€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

chegar para quÊ? que tipo de plantas? até menos watts podem dar

 

às vezes convém ler o tópico desde o início antes de se vir com perguntas destas:

 

"plantas com necessidades de luz médias/altas"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.