Fertilização,


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Boas a todos,

 

tenho os fertilizantes em separado, e tenho colocado normalmente tentando sempre que estejam "nivelados" pelos valores ditos normais.

 

A minha dúvida é quando saber que se tem que fertilizar (especialmente o potássio).

 

Li algures num tópico em que o Luís Fortunato, dizia que realizava os testes, 15 a 20 minutos depois de efectuar a fertilização, isto indica a quantidade exacta que fertilizamos, mas quando (ou será como?) sabemos quando voltar a fertilizar.

 

Fazemos regularmente testes? 2 em 2 dias? 4 em 4? semanais?

 

Peço desculpa se já responderam a isto, tive a tarde toda a efectuar pesquisa no fórum e não consegui encontrar mais informação.

 

Cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já que o meu nome é referido, aproveito e mando o meu bitaite :)

 

Eu aconselho a regularem sempre a fertilização com testes diariamente, nos seguintes casos:

 

:wink: Início de montagem. Aqui é óbvio, porquê... as plantas ainda se estão a adaptar, não há micro-vida nenhuma no substracto (ciclagem), as plantas ainda não consomem os nutrientes à velocidade "máxima permitida" (quando o aquário já está maturado).

 

;) Sempre que façam uma grande poda. Pois vão estar a modificar o metabolismo das plantas, e não sabem em que estado é que elas vão ficar depois da poda. Nesses casos os consumos, geralmente, variam do normal.

 

:arrow: Casos em que tenham muitas algas. Não é fazer as coisas à toa sem se perceber o que está a passar dentro dos 5 vidros... às vezes basta fertilizar com o correcto, e em 2-3 dias as algas/problema desaparecem. Digo isto porque muita gente tem a mania de aconselhar logo TPA's e UV's e mais não sei o quê... não digo que não resultem, bem pelo contrário, mas muitas vezes não é o caminho mais lógico/fácil a seguir.

 

Após o consumo de nutrientes (PO4 e NO3) ser estável, obviamente que a frequência com que se devem fazer os testes já não é tão grande. Eu, por exemplo, após 1-1.5 meses depois de ter o aquário montado, raros são os testes que realizo. Só mesmo quando apanho alguma algazita, ou noto que as plantas têm uma carência, para despistar somente possibilidades.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

faço "mea culpa", o teu nome tá ali referido por alguma razão especifica :wink:

 

Sim concordo, eu tive ausente uns dias valentes e lá o aquário acabou por sofrer as consequências disso, algas com fartura (verdes), tou a corrigir utilizando testes, mas não tenho (nem sei se existe) teste de potássio, como tal, que se faz ai?

 

cumprimnetos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Fazes como 99% do pessoal faz... fertilizas a olho.

 

Eu costumo fazer e aconselhar, que fertilizem na proporção de 2 ppm de K para cada 1 de NO3 que fertilizem, e de 10 ppm de K por cada 1 ppm de PO4.

 

Ou seja, se tiveres que fertilizar, por exemplo, com 0,5 ppm de PO4 e com 5 ppm de NO3, o Potássio que deverás adicionar será:

 

0,5 * 10 = 5 ppm de K

5*2 = 10 ppm de K

 

Como isto é um equilíbrio, estas contas não são aditivas, logo "ganha" a conta/parcela que nos indica mais potássio a fertilizar.

Ou seja, o senso comum indica-nos que deveríamos fertilizar com 15 ppm de K, mas não... devermos fertilizar somente com 10 ppm de K. Eu sei que isto é estranho, e difícil de explicar/compreender... no outro dia na net, a explicar isto vi-me à rasca.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora vou aproveitar o tópico para expôr aqui também uma duvida em tudo idêntica à do trocado, que espero possa ajudar a ele e a mim.

 

Eu fiz uma TPA (30%) no meu plantado e logo a seguir uma fertilização de 2 ml de Tropica Master Grow. a isso adicionei ainda 15 ml de Bright K pois a glosso e a cuba estão a começar a ganhar algumas folhas amarelas, pelo que percebo isso poderá ser da falta tanto do ferro como do Potassio, mas segundo me aconselharam, resolvi primeiro adicionar Potassio.

Após 20/30 minutos fiz os testes que me deram isto:

 

PH -> 6.5

GH -> 4

KH -> 2

NH4/NH3 -> 0,5 mg/l

NO3 -> 3 mg/l

PO4 -> 0,1 mg/l

Ferro -> 0,1 mg/l

NO2 -> 0,1 mg/l

 

Visto que tenho mais peixes(a serem alimentados a flocos) à relativamente pouco tempo (5 dias) os valores de NO3 compreendo que ainda sejam baixos, mas depois de uma fertilização de K o PO4 não deveria aumentar??

Devo aumentar imediatamente a dose de PO4 ou terá a ver com o facto do aquario ainda estar instável? tem +- 1 mês

Já agora, devo aguardar para ver os resultados da alimentação aos peixes no niveis de no3? para depois aumentar o PO4?

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quero tambem perguntar uma coisa que desde sempre me intriga, mas ainda nunca perguntei, nem vi aqui esclarecida:

 

Quando fertilizam? Com isto quero perguntar, fertilizam assim que a luz acende, ás escuras, horas depois de a luz ligar, mesmo antes de apagar...

 

é que eu tenho o fotoperiodo para estar das 14 ás 24. Fertilizo quando dou comida à bicharada, lá prás 21. O potássio é absorvido de outra forma ou fica lá, no escuro, à espera do próximo fotoperiodo?

 

Eu sei que pode parecer simplista para alguns de vós que mantêem plantados à alguns anos, mas para mim é importante.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

mas depois de uma fertilização de K o PO4 não deveria aumentar??

:D Hmm? Porque carga de água deveria o PO4 aumentar quando adicionas K? Bem pelo contrário, até deve diminuir, mas apenas passadas umas horas pois as plantas conseguem assimilá-lo devido a terem mais K disponível.

 

A minha opinião é que deverias aumentar a fertilização de NO3 e de PO4 para 5-15 ppm, e 0.5-1.0 ppm, respectivamente.

 

Quando fertilizam? Com isto quero perguntar, fertilizam assim que a luz acende, ás escuras, horas depois de a luz ligar, mesmo antes de apagar...

Isso já foi discutido aqui no Fórum...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=377441

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

:D Hmm? Porque carga de água deveria o PO4 aumentar quando adicionas K? Bem pelo contrário, até deve diminuir, mas apenas passadas umas horas pois as plantas conseguem assimilá-lo devido a terem mais K disponível.

 

A minha opinião é que deverias aumentar a fertilização de NO3 e de PO4 para 5-15 ppm, e 0.5-1.0 ppm, respectivamente.

Isso já foi discutido aqui no Fórum...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=377441

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Andei à procura e não tinha encontrado... e até foi à relativamente pouco tempo.

 

TY.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela ajuda,

 

pois... tens toda a razão... com tantas voltas que dei não sei lá como fui relacionar o PO4 com o K... para o K não existem testes, peço desculpa... então significa que provavelmente até estou com K a mais e com mto pouco PO4 e NO3... tenho que comprar urgentemente esses fertilizantes em separado... Alguém me aconselha algo? Pelo que li a horizonte aquatico tem os melhores, mas se calhar demoram muito tempo a entregar-me visto a urgência que tenho certo?

Já agora, achas que devo adicionar ferro em separado ou o TMG tem o suficiente?

 

Luis, mais uma vez obrigado pela ajuda

 

Cumprimentos,

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela ajuda,

 

pois... tens toda a razão... com tantas voltas que dei não sei lá como fui relacionar o PO4 com o K... para o K não existem testes, peço desculpa... então significa que provavelmente até estou com K a mais e com mto pouco PO4 e NO3... tenho que comprar urgentemente esses fertilizantes em separado... Alguém me aconselha algo? Pelo que li a horizonte aquatico tem os melhores, mas se calhar demoram muito tempo a entregar-me visto a urgência que tenho certo?

Já agora, achas que devo adicionar ferro em separado ou o TMG tem o suficiente?

 

Luis, mais uma vez obrigado pela ajuda

 

Cumprimentos,

André Costa

 

Boas em relação a entrega pela HA penso que tudo vai depender do pagamento isto é se fizeres a transferência duma conta do mesmobanco que eles, e se eles tiverem em stock, penso que no dia seguinte te podem enviar isso, isto é se encomendares hoje, e o teu pagamento for também processado hoje, penso que te poderão enviar já amanhã e assim na sexta já teres a encomenda, mas aí também só falando com eles, pode ser que ainda te possam enviar já hoje e assim já tinhas amanhã..

 

Explicas-lhes o caso pode ser que seja possivel o rápido envio...

 

Sem ser na HA não sei onde poderás encontrar, espera por respotas de outros membros ou procura por lojas de animais, que tenham esses produtos para venda, ou até algum membro perto de ti que te possa arranjar algum enquanto encomendas...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e desde já peço desculpa pela pergunta, mas a nível de fertilização em aquários sou completamente ignorante.... :P

 

Gostaria de saber mais sobre a fertilização. Já li o magnífico tópico do André Silvestre sobre as carências e sintomas das plantas, mas continuo com uma grande dúvida (ou várias).

Que quantidade de fertilizante dar (e quais devo dar)? Quais os valores que devem ter os teste (e que testes devo efectuar)? E o que é ppm (as minhas aulas de química já vão distantes). bang

 

Sei que são muitas dúvidas, e muitas delas se calhar já foram debatidas aqui no fórum, mas não consegui encontrar um que me fosse completamente esclarecedor e orientador.

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e desde já peço desculpa pela pergunta, mas a nível de fertilização em aquários sou completamente ignorante.... :P

 

Gostaria de saber mais sobre a fertilização. Já li o magnífico tópico do André Silvestre sobre as carências e sintomas das plantas, mas continuo com uma grande dúvida (ou várias).

Que quantidade de fertilizante dar (e quais devo dar)? Quais os valores que devem ter os teste (e que testes devo efectuar)? E o que é ppm (as minhas aulas de química já vão distantes). bang

 

Sei que são muitas dúvidas, e muitas delas se calhar já foram debatidas aqui no fórum, mas não consegui encontrar um que me fosse completamente esclarecedor e orientador.

 

Obrigado,

Sérgio Costa

 

 

Quanto às quantidades podes ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62369

o que deves fazer é tentar manter os valores dentro desses niveis atraves da fertilização

 

em relação ao significado de ppm vê aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62542

 

espero ter ajudado,

 

Cumprimentos,

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem de volta ao tópico e para declarar oficialmente que tou farto de algas (verdes tipo cabelo) :|

 

Já não sei o que fazer, tenho controlado o NO3, PO4 adiciono conforme falta, em simultâneo adiciono o K

 

Adiciono micros + e ferro

 

(Micros + , ferro, NO3 PO4 são da Horizonte Aquático).

 

Faço mudas de agua duas vezes por semana de 30%.

 

Não sei do que possa ser, já retirei plantas, coloquei podas que estavam boas, mas volta tudo ao mesmo :S

 

O mais certo é deixar de vez as plantas, é uma pena pq adoro ver os aquários plantados, mas não algarios :roll:

 

Que mais posso fazer?

 

Cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem de volta ao tópico e para declarar oficialmente que tou farto de algas (verdes tipo cabelo) :|

 

Já não sei o que fazer, tenho controlado o NO3, PO4 adiciono conforme falta, em simultâneo adiciono o K

 

Adiciono micros + e ferro

 

(Micros + , ferro, NO3 PO4 são da Horizonte Aquático).

 

Faço mudas de agua duas vezes por semana de 30%.

 

Não sei do que possa ser, já retirei plantas, coloquei podas que estavam boas, mas volta tudo ao mesmo :S

 

O mais certo é deixar de vez as plantas, é uma pena pq adoro ver os aquários plantados, mas não algarios :roll:

 

Que mais posso fazer?

 

Cumprimentos,

 

HRS

 

Boas,

 

É preciso é não desesperar, eu até me tenho estado a safar, mas estão a começar a aparecer-me também as primeiras algas, penso que deve ser Falta de K porque uso o Brighty K da ADA, e depois uso NO3 e PO4 da Horizonte aquatico, ou seja, os dois da horizonte aquatico eu facilmente consigo acertar nas quantidades, o K como é relacional e eu não faço ideia da concentração devo estar a falhar, mas amanhã vou fazer um post com fotos das minhas algas e do estado das minhas plantas, para ver se alguém mais expriente nos ajuda.

 

Mas não desistas, isto é um hobby de paciência...

 

Cumprimentos,

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não penso desistir tão facilmente, o problema é ir ter que comprar novas plantas para o lugar das que lá estão pois estão já cheias de algas desse tipo :S

 

Agora queria entender era o pq das mesmas, se controlo os nutrientes, se adiciono K como o luís Fortunato me explicou, não entendo....

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem já consegui resolver o meu problema. Consegui identificar o que causava tantas algas e faz +/- uma semana que algas nem vê-las.

 

Então o que se passou foi o seguinte, tinha lido aqui num tópico no fórum, alguém que usou uma bomba de O2 da Hydror eléctrica ligada ao CO2 caseiro.

 

Fui comprar a dita bomba, e assim o fiz, realmente milhares de bolhas de CO2 constantemente a sair .... e apareceram as ditas algas verdes tipo cabelo, limpei as plantas e voltaram a aparecer, e com testes realizados tudo estavas nos conformes.

 

Andei a ler mais algumas coisas, neste mesmo fórum, encontrei um link para um fórum inglês e lá fui eu, lá andei a pesquisar as algas e vi um conselho de baixar o CO2, lembrei-me de retirar o sistema eléctrico da hydror e deu tudo certo nunca mais as ditas algas.....

 

Cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já consegui resolver o meu problema. Consegui identificar o que causava tantas algas e faz +/- uma semana que algas nem vê-las.

 

Então o que se passou foi o seguinte, tinha lido aqui num tópico no fórum, alguém que usou uma bomba de O2 da Hydror eléctrica ligada ao CO2 caseiro.

 

Fui comprar a dita bomba, e assim o fiz, realmente milhares de bolhas de CO2 constantemente a sair .... e apareceram as ditas algas verdes tipo cabelo, limpei as plantas e voltaram a aparecer, e com testes realizados tudo estavas nos conformes.

 

Andei a ler mais algumas coisas, neste mesmo fórum, encontrei um link para um fórum inglês e lá fui eu, lá andei a pesquisar as algas e vi um conselho de baixar o CO2, lembrei-me de retirar o sistema eléctrico da hydror e deu tudo certo nunca mais as ditas algas.....

 

Cumprimentos,

 

HRS

 

Boas Trocado,

sem querer estar a duvidar, mas de certeza que o difusor da hydor que falas é mais eficaz do que estás a utilizar agora? é que pelo que descreves parece-me mais plausível ter sido uma falta de CO2 a criar a situação (pois uma falta de carbono pode limitar o crescimento das plantas e subsequente absorção de nutrientes) do que propriamente CO2 em excesso.

Digo isto porque pelo menos eu desconheço (corrijam-me se estiver errado) efeitos indesejáveis nas plantas por excesso de CO2.

 

PS:Parabéns pela vitória contra as algas, aora há que continuar assim nyah

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Perguntas bem mas certezas eu não tenho lol

 

Eu li no tal fórum que a dica era descer o numero de bolhas por segundo (penso que era qualquer coisa dentro de descer de 3 para 2).

 

Tb nunca tinha lido nada deste género, por isso mais estranhei mas realmente a verdade é que foi na mudança do "difusor" que as algas atacaram.

 

Sem dúvida que é estranho mas tenho quase (pois é lá tá o quase) a certeza que o hydor liberta mais (quantidade) e mais pequenas, bolhas de CO2 do que o difusor da dymax que eu uso.

 

certezas? Só que as ditas algas acabaram.

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola a todos

Eu ja ha bastante tempo tenho as algas k falam so n verdes mas sim pretas ea verdade é k n m consigo livrar delas ja tentei aumentar ao co2, baixar ao ph, tenho 7 comedores de algas e nada.Depois de pesquisar tentei fertilizar mais as plantas mas temo nao estar a fazer de maneira correcta. O aquário nao apanha luz directa e tem 8 horas de ciclo diurno enitritos inferior a 0,3. Inclusivamente ja utilizei removedor de nitratos e fosfatos e nada. Alguem me pode ajudar com isto? Ja agora devo ter comprado alguma planta k trazia caracois e agora apesar d todos os dias os tirar aparecem sempre mais, sabem m dizer se a armadilha da sera ou o tratamento quimico que a sera prpoem surte bons efeitos?

Obrigado pela atençao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais