Niveis De Fertilização?


Godlike

Recommended Posts

Boas pessoal.... Eu gostava de saber quais os valores q se deve manter dos nutrientes???

 

alguem me pode deixar um breve resumo.... tipo dos fosfatos potassio ferro etc etc

 

CUMPS

 

 

N - 10 a 20 ppm

P - 2 ou 3 ppm

K - +/- 20 ppm

 

É o que eu tento manter...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Até concordo... menos com os níveis de PO4 :?

 

2-3 ppm de PO4 é no mínimo dos mínimos um abuso... :laugh:

 

Acho que 0.5-1.5 é um valor aceitável. Mas lá está... isto não é uma ciência exacta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N - 10 a 20 ppm

P - 2 ou 3 ppm

K - +/- 20 ppm

 

É o que eu tento manter...

 

 

Olá Ricardo!

 

Será que me podias dizer por ex. a quantos mg/L corresponde 10 ppm? Ou onde posso ver tabelas de conversão?

 

Obrigado

 

Um Abraço.

 

Carlos SAlgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigos,

 

Quanto aos parametros citados, é sempre bom lembrar que depende das especies das plantas e da quantidade de plantas inseridas no aquario.

Não só esse niveis de PO4, NH3, Fe, K+ , mas sim tbm as concetrações de Co2 ,Ca e Mg sao muito importantes.

Quanto ao PO4 concordo com o Luís Fortunato, 2 -3 ppm é um absurdo.

Pode manter o PO4 em torno de 0.4 - 1.5 ppm, dependendo da especie de planta e do surto de algas.

Lembrando que fetos , principalmente Microsorium, nao costumam suportar altos parametros de NH3.

Enfim parametros que recomendo:

 

CO2 = entre 20-30 ppm

NO3 = entre 05-10 ppm

PO4 = entre 0,4-1,5 ppm

K+ = entre 10-30 ppm

Fe= 0,5 ppm

 

 

Algas.

 

Ciano: Deficiencia de NO3 e dureza baixa.

Green Spots = Deficiencia de PO4

Peteca= CO2 baixo.

 

Espero poder ajudar!

 

Abraços,

 

Jaypee

Editado por Jaypee
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo!

 

Será que me podias dizer por ex. a quantos mg/L corresponde 10 ppm? Ou onde posso ver tabelas de conversão?

 

Obrigado

 

Um Abraço.

 

Carlos SAlgueiro.

 

Olá! A designação de ppm dá-te a relação de microgramas por litro - mg/L. É comum ver em alguns fertilizantes "1ml - 5ppm em 100L". Isto quer dizer que a cada 1ml dessa solução aumentas em 5mg por litro num aqua de 100L.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas.

 

Ciano: Deficiencia de NO3 e dureza baixa.

Green Spots = Deficiencia de PO4

Peteca= CO2 baixo.

 

 

Já agora só um pequeno aparte. Se Green Spots = Deficiencia de PO4

 

Aparecem com regularidade no meu aqua green spots quer nos vidros quer principalmente nas folhas

das anubias e folhas mais velhas de outras plantas.

 

Tenho PO4 - 2ppm o que não é pouco. Existe alguma explicação para isto?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Falando por exeperiência própria, as Green-spot surgem com níveis errados de PO4.

Ou seja, tanto uma carência como um excesso de PO4 originam estas algas... mas se bem que o excesso é mais propício ao seu aparecimento.

 

Mas na minha opinião, é mais favorável ao crescimento destas algas um excesso de Ferro ou Micro Nutrientes que propriamente Fosfatos.

 

E sem contar, que quanto mais luz, mais facilmente elas aparecem :) Mas isso que já toda a gente sabe.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais